domingo, 14 de novembro de 2010

Anabolizantes podem causar alterações cerebrais

Da Redação

Arca UniversalUma pesquisa feita com camundongos no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) chegou à conclusão de que os anabolizantes, frequentemente, diminuem a produção de receptores de serotonina em regiões do cérebro relacionadas ao controle da agressividade. A substância, responsável por controlar emoções fortes, não pode passar suas informações de um neurônio para outro sem o receptor. Por isso, usuários de produtos para aumentar os músculos e o rendimento físico têm grande chance de se tornarem mais impulsivos, agressivos e ansiosos.
Para realizar o estudo, o biólogo Guilherme Ambar criou dois grupos de camundongos em condições idênticas. A partir do terceiro mês de vida, quando os roedores já são adultos jovens, um dos grupos recebeu o anabolizante nandrolona por 28 dias. As doses foram semelhantes às usadas em academias — 10 a 100 vezes maiores do que as utilizadas pelos médicos em tratamentos.
A partir do 16° dia recebendo injeções diárias de nandrolona, os animais foram submetidos a uma série de testes de comportamento. Camundongos que receberam o anabolizante tiveram mais sinais de ansiedade em situações desconhecidas, foram mais impulsivos e mostraram maior agressividade.
Para medir a hostilidade, os pesquisadores colocaram mais um roedor da espécie na gaiola das cobaias e observaram as reações. Cerca de 75% dos camundongos que receberam anabolizantes atacaram o intruso nos primeiros 15 minutos, enquanto somente 30% do outro grupo reagiram com violência. Os animais que tomaram nandrolona também agrediram de forma mais impulsiva: eles demoraram, em média, 6 minutos para atacar o intruso; a média do outro grupo foi de cerca de 10 minutos e meio.
“Os animais se comportaram como as pessoas que abusam de anabolizantes. Camundongos têm no cérebro um sistema para controlar emoções parecido com o nosso. Por isso, há fortes indícios de que os anabolizantes podem mudar a expressão de genes também no cérebro humano”, explica a professora Silvana Chiavegatto, orientadora da pesquisa.
Segundo informações do Centro Brasileiro de Drogas Psicotrópicas (Cebrid), o Deca-durabolin é um dos anabolizantes mais utilizados no País. Um levantamento do Cebrid, realizado em 108 cidades, em 2005, mostra que 0,9% da população já utilizaram substâncias desse tipo alguma vez. Os maiores consumidores são homens entre 17 e 34 anos e o uso é maior na região Sudeste.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...