Com mais de 100 expositores confirmados, em agosto acontece o 4º Salão Gospel, onde diversos lançamentos tecnológicos, musicais, cinematográficos, literários e industriais vão estar à disposição dos visitantes da feira. Diante do mercado do Senhor não ficam dúvidas que sem fé é impossível agradar a Deus e aos vorazes consumidores.

Uma boa oportunidade para se aproximar desse setor com segurança é visitar o 4° Salão Internacional Gospel, feira anual que representa o segmento, organizada e idealizada pelo Grupo MR1, que acontece de 6 a 8 de agosto de 2015, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que é o mais conhecido e completo do meio, reúne gravadoras, editoras, distribuidoras, empresas de instrumentos musicais, sonorização, iluminação, vídeo, tecnologia, faculdades, universidades, igrejas, comunidades, alternativos, exposições culturais e apresenta um grande mix de produtos, sendo um verdadeiro balcão de negócios que acompanha toda a efervescência, popularidade e profissionalização de um mercado abençoado por Deus e bonito por natureza, que não conhece crise e não para de crescer.
Todos os dias são diversos produtos que chegam às prateleiras de todas as lojas do Brasil. Só a Música Gospel brasileira fatura bilhões e chama a atenção de todos dispostos a mergulhar nesse mar de ritmos e cifrões, cheio de oportunidades e grandes peixes. Pesquisas recentes revelam que esse segmento promissor, que cresce 14% ao ano é um dos mais rentáveis no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), o estilo está presente entre os 20 CDs mais vendidos no Brasil. A Música Gospel, que tinha espaço apenas dentro das igrejas no início do século XIX, hoje é executada em todos os cantos do mundo. No Brasil, espalhada em hipermercados, lojas de conveniência e de discos, ela é um sucesso! E não existe exagero nos números, não. A verdade é que atualmente o mercado evangélico brasileiro movimenta cerca de R$ 21,5 bilhões por ano. É o segundo lugar em volume de vendas, são R$ 330 milhões em venda de instrumentos musicais, acessórios e sonorização de um total de R$ 650 milhões, mais de R$ 500 milhões em venda de CD’s e DVD´s.

Outras novidades é o concurso cultural “Meu pequeno autor cristão” que tem o objetivo de incentivar a criatividade, a escrita e no futuro o aparecimento de novos autores consagrados. Podem participar crianças até 12 anos e o ganhador além de uma cesta de livros será colaborador por um ano da Revista Panorama Cristão, que é uma publicação do setor. Ou ainda a Exposição ” A imprensa Evangélica Brasileira de Todos os Tempos” que pretende resgatar a história dos principais veículos de comunicação evangélicos e de seus fundadores ao longo do tempo.
Mais um destaque é o mercado de games e de esportes direcionado aos evangélicos.Para isso o Espaço Gospel Games” foi criado dentro do Salão Internacional Gospel, dedicado às crianças e jovens que visitarem a feira, é um termômetro disso. Quem chegar no espaço poderá sentar e jogar seus jogos preferidos bíblicos e até participar de desafios que serão lançados dentro da feira. Hoje pesquisas revelam que se somar a quantidade de horas que cada jovem com menos de 18 anos gasta com jogos on-line é possível chegar em algo como 3 bilhões de horas. A dedicação a esses jogos é tamanha que especialistas acreditam que em breve passar tantas horas jogando deixará de se tornar um problema, pois os jogos serão uma ferramenta educacional e para os evangélicos os jogos constituem mais um instrumento de evangelização. “É também uma poderosa ferramenta para se levar o evangelho a uma faixa etária que não desgruda dos joguinhos”, afirma Luciana Mazza, organizadora do Salão Gospel e idealizadora do espaço Gospel Games. “Pretendemos trazer os melhores jogos do nosso segmento para dentro desse espaço. Além de aprender sobre a Bíblia, as pessoas vão ter um momento de diversão sadio e edificante junto a grande família cristã”. Para Carlos Magalhães, diretor de Web da Rede Novo Tempo de Comunicação, o crescimento do número de pessoas alcançadas por esses aplicativos é uma realidade. Ele falou a respeito: “Podemos dizer que está havendo um crescimento, sim, em função da curiosidade das pessoas por materiais com esse direcionamento”, disse. Outro dado que confirma este crescimento é a versão do aplicativo Profecias para Crianças nas línguas inglês e espanhol, uma forma de alcançar cristãos de outros países com a mensagem bíblica. No esporte, conta os organizadores do evento, que o destaque será uma pista de skate no meio da feira que será visitada por skatistas famosos evangélicos. São do Pastor Wanderley Bolão que chegou a ser um dos 5 melhores skatistas do Brasil a declaração:” Jesus é o caminho. E eu vou de skate para o céu!”

Diariamente, as igrejas recebem novos convertidos, que passam a consumir vorazmente os produtos cristãos. E a música, que é o carro-chefe deles, é o único segmento fonográfico que cresce em venda de discos no País. Além desses, outros números chamam a atenção: recente matéria publicada na Revista Veja chegou a classificar o segmento como “um mercado que não conhece dificuldade” por ser pouco afetado pela pirataria moderna e pelo compartilhamento de mp3 na Internet. O que era antes um nicho pequeno, fechado em si, com produções de baixa qualidade, passou a ser um grupo forte e com um poder econômico avassalador. Segundo a revista e o Salão Internacional Gospel, são 600 rádios brasileiras que transmitem programação Gospel no Brasil, 157 gravadoras. Sendo que a faixa etária que concentra a maioria dos fãs do gênero é de 25 a 40 anos, onde 66% são do público feminino e 56% da Classe C. Na mesma velocidade em que cresce o rebanho cristão, multiplicam-se as lojas de vestuários evangélicos, blogueiras, sacoleiras que compram no atacado artigos de grifes e lojas virtuais tentam dar conta da demanda de quem não pode ir a São Paulo no Salão Internacional Gospel, o centro de moda cristã. Evangélicas chegam a gastar, em média, R$ 6 mil por mês com roupas e sapatos. O livro sagrado respalda a vaidade: “A mulher de verdade cuida bem da aparência e dos que dela dependem”, diz o provérbio. Na igreja ou no trabalho, as fiéis devem se vestir de acordo com a palavra de Deus. “Que Deus ponha em nossos corações a vontade de sermos fiéis a Ele e que possamos dar bom testemunho através do nosso vestir”, citou a blogueira Mari Raugust, no blog ‘Passarela Estreita’.
Para Marcelo Rebello, organizador e idealizador do Salão Gospel e também teólogo que dá palestras sobre marketing e religião, o mercado continua inchando, reforça: são 4.500 artistas e bandas onde são lançados no mínimo 10 CDS por mês, ou seja, 1 a cada 3 dias e cerca de 4.000 novas obras musicais anualmente, fomentando a receita com arrecadação de direitos autorais. A área de educação também se destaca, com 740.000 alunos em 934 instituições de ensino controladas por evangélicos. Ele prevê, baseado em estudos feitos pela Sepal (Servindo aos Pastores e Líderes), que em 2020 os evangélicos chegarão à marca de 109,3 milhões (52%), num total de 209,3 milhões de brasileiros, isto obviamente se a taxa de crescimento se mantiver nos patamares anteriores, sendo metade da população brasileira formada por evangélicos.
Na esfera política, primeiro no Estado do Rio de Janeiro, a Música Gospel foi reconhecida como manifestação cultural e está inclusa na Lei 5.826, de 20 de setembro de 2010, de autoria do Deputado Edson Albertassi, sancionada pelo Governador Sérgio Cabral. A lei criou facilidades na obtenção de patrocínios de empresas privadas para os eventos, ampliando ações e estimulando o crescimento do segmento. Em janeiro de 2012, houve o reconhecimento nacional da Música Gospel como manifestação cultural. A Lei 12.590 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, alterando a Lei Rouanet para estender os benefícios da renúncia fiscal também à Música Gospel. O texto abrange no escopo da Lei Rouanet (legislação que define o leque de atividades culturais passíveis de financiamento público), o artigo 31-A, que estabelece o seguinte: “Para os efeitos desta Lei, ficam reconhecidos como manifestação cultural a Música Gospel e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas”. Em São Paulo, os evangélicos também vêm ganhando o seu espaço, em agosto de 2014, o Salão Internacional Gospel que faz parte do Calendário Oficial do Estado, foi homenageado na Assembleia Legislativa e na ocasião foi lançado o “primeiro tijolo simbólico” do Museu Cristão, idealizado também pelos responsáveis pela feira da cultura cristã e apoiado pelo deputado Fernando Capez (PSDB-SP), mais votado em todo o estado nas últimas eleições e atual presidente da casa. Para Capez, o foco do museu deve ser “histórico e cultural”, e não religioso. São também de Luciana Mazza, curadora do museu, as palavras: “Entendemos que existe uma cultura evangélica a ser preservada, hábitos, costumes, registros musicais e editoriais. Notícias em todos esses anos que vão estar nesse acervo. Ocorreu uma grande mudança através do tempo e essa história deve ser resgatada e contada. O resgate da memória é de suma importância devido à construção de uma identidade consistente de um determinado povo. Para isso é necessário que não deixe de rememorar, ir em busca das raízes, das origens, do âmago da sua história, etc. A memória tem um caráter primordial para elevação de uma nação e de um grupo étnico, pois aporta elementos para sua transformação. Essa é a intenção do Museu Cristão. Somos muito gratos a Deus pela oportunidade de esta a frente de um projeto como esse e de ter ao lado pessoas que acreditam no nosso setor.O Deputado Fernando Capez é uma dessas pessoas que inclusive será homenageado na Cerimônia de Abertura do 4º Salão Gospel.

Na opinião dos responsáveis da feira do mercado cristão, os jornalistas Marcelo Rebello e Luciana Mazza, a chegada da modernidade é inegável e teve um lado muito positivo trazendo consideráveis avanços para os evangélicos, eles lembram: “Hoje temos diversas facilidades que não existiam no passado, muitos horários ocupados na TV por evangélicos, e-commerce especializado para esse público, turismo diferenciado, redes sociais, entretenimentos direcionados, tecnologias avançadas. Falando sobre tecnologia, as lideranças evangélicas buscam cada vez mais as inovações tecnológicas e as soluções para os seus problemas, principalmente em áudio, vídeo e segurança, a mudança dos equipamentos analógicos para digitais abriu um leque de possibilidades por um custo infinitamente melhor. Durante os cultos já é possível ver dentro das igrejas modernos equipamentos de som, circuito de TV, projeções em telões e até transmissão em tempo real. Em 2014, empresas como a Newtek e a Pinnacle estiveram no Salão Internacional Gospel e foram homenageadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo Deputado Fernando Capez. Esse ano, a participação das empresas ligadas à tecnologia serão bem mais abrangentes. No Palco 360º teremos um Tricaster 3play, que em telões distribuídos pela feira por meio de fibra óptica vão passar as melhores entrevistas e conteúdo dinâmico durante todo o evento e a feira será transmitida em tempo real pelo site e pelas redes sociais com grande cobertura da mídia especializada. Os visitantes e expositores poderão interagir digitalmente, ampliando as possibilidades de contato e gerando ainda mais notícias e negócios.Esse ano eventos como o show “Cristãos Unidos Contra o Câncer feito pela Cruz Vermelha com a feira onde vão se apresentar nomes como Fernando Cester, Pastor Massao Suguihara , Fex Bandollero e no Encontro Atmosfera da Adoração Fat Family, Marina Ava serão alguns dos nomes das 200 apresentações que acontecem durante os três dias de feira. Sem contar as novidades desse ano como a pista de skate para os skatistas de Jesus e os destaques dos expositores Exemplo é Dealer que pretende levar a nova linha de microfones Shure que são desenvolvidos para igrejas com baterias recarregáveis. Tudo isso e muito mais, afirmam, vai poder ser encontrado dentro do 4° Salão Internacional Gospel, a grande casa da família cristã que reúne toda uma cadeia produtiva, sendo um momento único do setor para se fechar grandes negócios com segurança e conhecer mais sobre o povo de Deus. A feira tem uma programação totalmente cultural, será gratuita e aberta ao público durante os três dias, sem dúvida o evento mais esperado do ano para os evangélicos e para aqueles que pretendem investir no setor!”, concluem.
4º Salão Internacional Gospel
De 6 a 8 de agosto de 2015
Organização: Grupo MR1
Local: Expo Center Norte
Visitação Gratuita
De 6 a 8 de agosto de 2015
Organização: Grupo MR1
Local: Expo Center Norte
Visitação Gratuita
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