terça-feira, 22 de março de 2011

Gillard opõe-se a eutanásia e a casamento homossexual

Primeira-ministra australiana discorda de propostas dos Verdes relativas à legalização da eutanásia e diz-se "conservadora" no que diz respeito ao casamento homossexual.
"Algumas coisas importantes do passado precisam de continuar a fazer parte do presente e parte do futuro". Foi esta a resposta de Julia Gillard quando ontem foi questionada na Sky News sobre a legalização do casamento homossexual.
A chefe do Governo australiano e líder dos trabalhistas diz-se "conservadora" no que diz respeito a esta questão e considera que a lei do casamento tem um "estatuto especial".
Sobre a eutanásia, Gillard disse compreender que pessoas que chegaram à última fase da sua vida desejem poder escolher, mas refere que as propostas pró-eutanásia apresentadas nunca ofereceram garantias suficientes.
Citada pelo The Australian, a primeira-ministra destacou a "importância de perceber as histórias da Bíblia". "Não por ser uma defensora da religião, algo que claramente não sou, mas porque a Bíblia compõe uma parte muito importante da nossa cultura", explicou Gillard.

Notícias Cristãs com informações do DN Globo

Aposentada cai no mesmo golpe três vezes em uma semana em SP Estelionatários diziam à vítima que parente tinha se envolvido em acidente. Dois criminosos foram presos em flagrante.

Uma aposentada de 84 anos perdeu R$ 13 mil em uma semana em um golpe aplicado por quatro estelionatários. Por telefone, os criminosos disseram à idosa que uma sobrinha dela havia se envolvido em um acidente de carro e precisava de dinheiro para tirar o carro da oficina.
Em outros dois telefonemas, os estelionatários disseram que a sobrinha da vítima teve que dar entrada em um hospital e precisava de verba para arcar com o tratamento. Uma integrante do grupo se identificava como a sobrinha da idosa.
Após dar dinheiro para os criminosos por três vezes, a idosa, acompanhada por parentes, procurou a polícia. Enquanto conversava com os policiais, ela recebeu várias ligações solicitando mais dinheiro.
Orientada pela polícia, ela marcou um encontro com um motociclista para entregar o dinheiro. Ele apareceu no local combinado e acabou sendo preso em flagrante. Segundo a vítima, era ele que a acompanhava até o banco para que ela retirasse o dinheiro.
Um homem que agia com ele também foi detido. Eles vão responder por crime de extorsão e formação de quadrilha. Os outros suspeitos ainda não foram presos.

G1

Redes evangélicas lançam campanha contra turismo sexual de crianças

Redes evangélicas lançam campanha contra turismo sexual 
de crianças

Lançamento oficial será nesta terça-feira (22), em São Paulo
Junto com a alegria do futebol, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil pode trazer mais violência contra crianças e adolescentes. Além do esporte, o turismo sexual é um grande atrativo para quem vem de fora do país. Segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o país recebe em um ano.

Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em João Pessoa (esta cidade foi incluída na pesquisa porque é considerada cidade-dormitório, devido à proximidade com Recife e Natal).

Para denunciar e lutar contra esta realidade, redes e organizações evangélicas iniciam a Campanha de Enfrentamento ao Turismo Sexual da Criança e do Adolescente na Copa 2014. O lançamento oficial será nesta terça-feira, às 18h30, em São Paulo.

Liderada pela Rede Evangélica nacional de Ação Social (RENAS), a campanha já começa, no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes) com a Marcha contra a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O projeto pretende unificar outras campanhas evangélicas já existentes em favor da infância, como: o Mutirão de Oração pelas Crianças em Risco e a Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos de Crianças.

A Campanha Copa 2014 tem como slogan “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes: exploração sexual não é um jogo. Denuncie!” e está estruturada em torno de 12 comitês de trabalho, um em cada cidade-sede da Copa do Mundo. Um dos maiores desafios é envolver igrejas locais, escolas, universidades, grupos, redes, ONGS e conselhos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, órgãos de comunicação, e organizações governamentais, com o objetivo de desenvolver ações estratégicas de prevenção ao turismo sexual de crianças e adolescentes, para atuar em áreas críticas onde haverá jogos da Copa  em 2014.

Organização promotora: RENAS

Organizações apoiadoras: Associação Educacional Beneficente Vale da Benção, Exército de Salvação, Makanudos de Javeh, Rede Mãos Dadas, Rede FALE, Rede CLAVES e Visão Mundial
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Igreja vira Templo do Rock


Joseph Moore é co-pastor da Igreja Presbiteriana na qual acontecem shows do SxSW

A Igreja Presbiteriana Central de Austin, Texas, tem apenas duas regras para os roqueiros que usam seu santuário como parte do festival South by Southwest (SxSW): Não beber e não estragar os vitrais. Fora isso, vale quase tudo.

“Até agora ninguém arrancou a cabeça de um morcego”, brinca o co-pastor Joseph Moore, assegurando que as regras mínimas têm sido obedecidas até agora.

Este é o sexto ano que sua igreja é escolhida para hospedar os concertos oficiais desse tradicional festival realizado no Texas. Com isso, tornou-se um dos lugares mais badalados para se curtir música ao vivo na cidade de Austin. A 25a edição do SxSW ocorreu de 11 a 20 de março. Além de música, há uma mostra de cinema.

Os motivos são até óbvios: depois de uma semana vagando pelas ruas e enchendo a cara, a igreja é um dos poucos lugares onde se pode sentar e realmente escutar a música. Sem falar que a igreja construída mais de 200 anos atrás oferece boa acústica, com um som surpreendentemente claro.

“É um dos lugares mais agradáveis em ​​que você poderia assistir a um show”, escreveu a Revista Paste, que cobre o festival.Além disso, há toda essa dicotomia céu-inferno na cabeça de quem entra ali. O rock and roll tem a reputação de ser a música do demônio. Igreja é ponto de encontro de Jesus, algo impossível esquecer na Presbiteriana Central, que tem uma enorme cruz na parede atrás do palco.

Moore, pastor de 33 anos de idade, veste uma camiseta do Superman e tênis Nike durante a entrevista e afirma que há muito em comum entre a Igreja e a música, não importa o gênero. ”A música… nos aponta para algo maior que nós mesmos”, disse ele. ”Em termos gerais, as igrejas e a religião deveriam fazer o mesmo”.

Ele nunca pensaria em interferir no que os músicos fazem. A igreja não censura canções. Moore disse que só quer ver gente nova entrar na igreja e se divertir. Alguns músicos usam palavras que ele não falaria do púlpito, mas ele não parece se importar. ”Não somos esse tipo estereotipado de igreja, que diz ‘venha pra Jesus ou você vai para o inferno”, disse ele. Este ano foram 7 dias de shows, com 6 a 7 apresentações, começando às 19h e terminando depois da 1h30.

Sua única grande preocupação com o rock tocado nesse lugar santo é o vitral centenário. Embora pareça uma cena de desenho animado, Moore está realmente preocupado que a música seja tão alta que possa estourar os vitrais do santuário. Para evitar isso, limita o número de amplificadores de cada músico. Durante os shows, Moore e outros voluntários do festival andam para cima e para baixo nos corredores, colocando as suas mãos nos vidros para verificar se as vibrações da música profana não estão demasiadamente altas. Em alguns casos, eles já tiveram de pedir para algumas bandas abaixar o volume.



Com informações Agência Pavanews - CNN - Paste

O Cristianismo Nasceu em Torno das Refeições O biblista José Tolentino Mendonça considera que as origens do cristianismo estão intimamente ligadas aos alimentos e à relação que se estabelece em torno da refeição.

 
Os quatro evangelhos, livros que na Bíblia narram as palavras e actos de Jesus, “são muito contados à mesa” porque ela é “a estrutura comunitária por excelência em todas as culturas”, afirma o tradutor de grego e hebraico em entrevista transmitida pelo programa ECCLESIA .

“O grande símbolo cristão, a eucaristia, que começa com a última ceia, é alguma coisa que se faz à volta da mesa”, sublinha o responsável pela relação da Igreja católica portuguesa com o mundo da cultura.

Tolentino Mendonça assinala o resultado das interações estabelecidas à volta da refeição: “À mesa alimentamo-nos do mesmo alimento, mas sobretudo, e é essa a força dela, alimentamo-nos uns dos outros”.

As implicações da refeição na narrativa bíblica ultrapassam as questões ligadas à nutrição, tornando-se imagem de um novo sistema de relações: “Não é por acaso que a mensagem cristã se vai alojar nessa plataforma de intimidade que é a mesa”, refere o poeta madeirense.

“É belo ver que Jesus rompe com a ritualidade estabelecida e instaura uma nova, em que os últimos serão os primeiros, em que há espaço para todos”, salienta.

O biblista lembra que “o cristianismo é a única religião em que se pode comer de tudo, com todos”, depois de Jesus ter tornado a “mesa o grande ícone do reino de Deus”.

O estilo de Jesus, “aberto” e “inclusivo”, manifestou-se também nas “suas ações e palavras”, que “não tinham uma interpretação única” e que ainda hoje continuam a suscitar questionamentos.

“Dizem-se, em todos os tempos, coisas muito diferentes sobre Jesus, porque acerca dele, e nele, nós refletimos as perguntas do próprio coração humano”, assinala Tolentino Mendonça.

Para o professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, “Jesus é uma pergunta, mais do que uma resposta”, pelo que “nunca nada é imediato” em relação a ele.

“Jesus utiliza uma linguagem que não é fechada nem de sentido único”, o que “dá à sua palavra uma riqueza enorme” e solicita uma leitura que não seja passiva.

O intérprete da Bíblia fala da “responsabilidade de apropriação” que cada leitor e ouvinte é chamado a realizar “de forma original”, ao mesmo tempo que acompanha essa reflexão com o “exercício do compromisso” e “discipulado” em relação a Jesus.

O diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura destaca também a “curiosidade enorme” sobre Cristo e a forma “secular” e “laica” como ele passou do “vitral” das igrejas para a “montra” das livrarias.

Para o sacerdote, “a quantidade de publicações, filmes, conversas e as tentativas – muitas vezes tentações – de entrar por veredas um pouco estranhas representam o desejo de tocar Jesus”.

“Aquela imagem que os evangelistas nos dão, da multidão que se acotovelava em torno a ele para o tocar, continua a ser a situação do homem contemporâneo” diz o sacerdote.



Com informações Agência Ecclesia/PTE/PRE/RM

Cristãos exortam igrejas a colaborarem com governos

Cristãos exortam igrejas a colaborarem com governos

Bispo na Angola exorta às igrejas a terem participação com o governo no resgate de valores morais
Bispo emérito da Igreja Metodista Unida em Angola, Emílio de Carvalho, exortou, na cidade de Huambo, às Igrejas do país a colaborarem com o governo nas ações tendentes ao resgate dos valores morais e cívicos da sociedade.

Carvalho deu uma palestra sobre “o papel da Igreja no resgate dos valores morais e cívicos da sociedade angolana,” que esteve no contexto da comemoração dos 126 anos da Igreja Metodista Unida na Angola. Segundo ele, as Igrejas também têm como missão moralizar e educar a sociedade.

Ele afirmou que o resgate dos valores morais, por ser um processo demorado, não deve ser responsabilidade única do governo, defendendo, portanto, o maior envolvimento das Igrejas para o efeito.

“A destruição dos valores morais, cívicos e culturais leva muito pouco tempo, mas a sua recuperação leva anos e anos, pelo que é necessário um esforço redobrado de todas as forças vivas, com realce para a Igreja," declarou.

Membros do governo local, dirigentes de partidos políticos com assento no parlamento, deputados do círculo provincial e líderes de diferentes denominações religiosas participaram da palestra.

Na semana passada em Luanda, o bispo proferiu uma palestra subordinada ao tema: “As Marcas do Metodismo em Angola,” dizendo que as atividades de caráter social sempre constaram das preocupações da Igreja Metodista por constituir um meio de contribuir para o bem-estar das crianças, idosos e ou outros grupos em situação de carência. No discurso ele relembrou Jhon Wesleym fundador do movimento metodista na Inglaterra no século XVIII, que optou por anunciar e viver um evangelho com dimensão social.

“A ação social não pode ser vista apenas como dever no sentido de uma obrigação formal e farisaica, pois ela é parte integrante da missão da Igreja e deve ser acholhida como fruto natural de uma fé integral,” considerou.

Existe parceria entre a Igreja Metodista Unida e o Governo na área de educação, funcionando em diversas escolas de ensino espalhadas no país, e uma universidade em Luanda, com cursos de licenciatura em Direito, Engenharia Mecatrônica, Industrial e Civil, Administração e Gestão de Empresas.

A Igreja ainda desenvolve ações no setor da saúde, através da criação de postos médicos em diferentes representações, bem como um centro de formação profissional.

A semana do Metodismo começou nesta segunda-feira (dia 15) com palestras sobre a história da Igreja na Angola, implantada desde 1885, por missionários americanos.

Fonte: Christian Post

Reavivamento no Brasil: Verdades Sobre a Explosão no Crescimento das Igrejas. Confira!


Recentemente, tem se falado sobre o reavivamento no Brasil, visto a explosão demográfica da população evangélica, estimada em 57,4 milhões para este ano de 2011 de acordo com recente estimativa da Missão Internacional Servindo aos Pastores e Líderes (SEPAL).

O Reverendo Hernandes Dias Lopes, apresentador de programa na TV Presbiteriana do Brasil sobre o “reavivamento e o sepultamento,” disse em entrevista ao The Christian Post, hoje, que não acredita que a explosão do crescimento da Igreja evangélica do Brasil seja um sinal de um reavivamento espiritual.

“A explosão de crescimento numérico da Igreja brasileira tem muito a ver com um evangelho que eu chamaria de um evangelho híbrido, sincrético, com práticas completamente estranhas à palavra de Deus,” afirmou ele.

E adicionou “Um evangelho voltado apenas para a questão da prosperidade, para a questão das curas, o evangelho focado e centrado no homem.”

Para ele, as pessoas estão procurando “aquilo que funciona,” “aquilo que o povo gosta” e não procurando “aquilo que glorifica a Deus.”

“Esse crescimento tem extensão mas não tem profundidade.”

Luis André Bruneto, missionário da SEPAL, que anunciou em estudo realizado em 2010, a projeção para a população evangélica chegará a 109,3 milhões em 2020, seguindo uma taxa de crescimento anual de 7,42%.

Apesar dessas estimativas, o pesquisador da SEPAL também não acredita que esteja acontecendo um reavivamento, caracterizado por profundas mudanças na sociedade.

Entretanto, para muitos isso pode se tratar de um reavivamento da Igreja brasileira. Teólogos e antropólogos ouvidos pela conhecida revista brasileira éPOCA em 2010, disseram que a população evangélica, a partir do crescimento numérico, contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos.

Alguns motivos de porque a Igreja brasileira está crescendo tanto, o Bruneto listou, “o evangelismo aguerrido dos evangélicos, a adoção de regras menos rígidas, a ampliação da visão da vida cristã para dentro da sociedade, a flexibilidade dos costumes e o aumento da classe média.”

O Reverendo Hernandes explicou que o reavivamento se expressa pelo arrependimento do pecado, pela sede de santidade, pela volta à Escritura, pela volta à oração, à evangelização.”

“Quando a Igreja se volta para Deus não por aquilo que Deus dá, mas por aquilo que Deus é, é aí que a Igreja experimenta um reavivamento.”

Na opinião do Reverendo, a Igreja evangélica brasileira precisa passar por uma reforma, voltando-se para as escrituras, tendo “os mesmos valores e princípios que inspiraram a reforma do século 16, ou seja, só a escritura, só a graça, só a Cristo, só a Fé, só a Deus a glória.”

O Reverendo alertou que essa mudança começa pelos pastores, dizendo “o reavivamento começa nos púlpitos e não nos bancos ... Porque se os pastores forem inflamados pelo reavivamento espiritual eles serão então esses instrumentos de Deus para atear este fogo também nos crentes.”

A história da Igreja evangélica brasileira, segundo Johnny Torralbo Bernardo, apologista fundador do Instituto de Pesquisas Religiosas do Brasil (INPR) apresenta o surgimento da força evangélica nacional através das Igrejas pentecostais, com a Assembléia de Deus fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren, vindos dos EUA, em princípios do século 20.

“Foi a primeira onda do pentecostalismo brasileiro,” informou Bernardo ao The Christian Post.

Em seguida, o Brasil viria a ser tomado por uma onda de “neopentecostalismo,” com as principais denominações do país tais como a Igreja Internacional da Graça de Deus (com mais de 2.000 igrejas em todo o mundo sem informações do número de fiéis no país) e a Igreja Apostólica Renascer em Cristo (com cerca de 120.000 fiéis no país).

O apologista citou o método de “Igrejas em células” advindo da Igreja coreana Full Gospel Church, na Coreia do Sul que foi implantado no país. Assim de pouco menos de 20 membros hoje há Igrejas que contabilizam uma média de cinco a seis mil crentes que frequentam os cultos regularmente, no Brasil.



Christian Post

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