segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As 95 Teses de Martinho Lutero

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, de onde posteriormente veio a Igreja Presbiteriana, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.


Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade discutir-se-á em Wittemberg, sob a presidência do Rev. padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que não puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o poderão fazer por escrito.
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
 
1ª Tese
Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos...., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contínuo arrependimento.
2ª Tese
E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes.
3ª Tese
Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.
4ª Tese
Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.
5ª Tese
O papa não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acordo com os cânones, que são estatutos papais.
6ª Tese
O papa não pode perdoar divida senão declarar e confirmar aquilo que Já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.
7ª Tese
Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.
8ª Tese
Canones poenitendiales, que não as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas aio Impostas aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanças, não dizem respeito aos moribundos.
9ª Tese
Eis porque o Espírito Santo nos faz bem mediante o papa, excluído este de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema
10ª Tese
Procedem desajuizadamente e mal os sacerdotes que reservam e impõem aos moribundos poenitentias canonicas ou penitências para o purgatório a fim de ali serem cumpridas.
11ª Tese
Este joio, que é o de se transformar a penitência e satisfação, Previstas pelos cânones ou estatutos, em penitência ou penas do purgatório, foi semeado quando os bispos se achavam dormindo.
12ª Tese
Outrora canonicae poenae, ou sejam penitência e satisfação por pecadores cometidos eram impostos, não depois, mas antes da absolvição, com a finalidade de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar.
13ª Tese
Os moribundos tudo satisfazem com a sua morte e estão mortos para o direito canônico, sendo, portanto, dispensados, com justiça, de sua imposição.
14ª Tese
Piedade ou amor Imperfeitos da parte daquele que se acha às portas da morte necessariamente resultam em grande temor; logo, quanto menor o amor, tanto maior o temor.
15ª Tese
Este temor e espanto em si tão só, sem falar de outras cousas, bastam para causar o tormento e o horror do purgatório, pois que se avizinham da angústia do desespero.
16ª Tese
Inferno, purgatório e céu parecem ser tão diferentes quanto o são um do outro o desespero completo, incompleto ou quase desespero e certeza.
17ª Tese
Parece que assim como no purgatório diminuem a angústia e o espanto das almas, nelas também deve crescer e aumentar o amor.
18ª Tese
Bem assim parece não ter sido provado, nem por boas ações e nem pela Escritura, que as almas no purgatório se encontram fora da possibilidade do mérito ou do crescimento no amor.
19ª Tese
Ainda parece não ter sido provado que todas as almas do purgatório tenham certeza de sua salvação e não receiem por ela, não obstante nós termos absoluta certeza disto.
20ª Tese
Por isso o papa não quer dizer e nem compreende com as palavras “perdão plenário de todas as penas” que todo o tormento é perdoado, mas as penas por ele impostas.
21ª Tese
Eis porque erram os apregoadores de indulgências ao afirmarem ser o homem perdoado de todas as penas e salvo mediante a indulgência do papa.
22ª Tese
Pensa com efeito, o papa nenhuma pena dispensa às almas no purgatório das que segundo os cânones da Igreja deviam ter expiado e pago na presente vida.
23ª Tese
Verdade é que se houver qualquer perdão plenário das penas, este apenas será dado aos mais perfeitos, que são muito poucos.
24ª Tese
Assim sendo, a maioria do povo é ludibriada com as pomposas promessas do indistinto perdão, impressionando-se o homem singelo com as penas pagas.
25ª Tese
Exatamente o mesmo poder geral, que o papa tem sobre o purgatório, qualquer bispo e cura d'almas o tem no seu bispado e na sua paróquia, quer de modo especial e quer para com os seus em particular.
26ª Tese
O papa faz muito bem em não conceder às almas o perdão em virtude do poder das chaves (ao qual não possui), mas pela ajuda ou em forma de intercessão.
27ª Tese
Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatório.
28ª Tese
Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa vêm o lucro e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem à vontade e ao agrado de Deus.
29ª Tese
E quem sabe, se todas as almas do purgatório querem ser libertadas, quando há quem diga o que sucedeu com Santo Severino e Pascoal.
30ª Tese
Ninguém tem certeza da suficiência do seu arrependimento e pesar verdadeiros; muito menos certeza pode ter de haver alcançado pleno perdão dos seus pecados.
31ª Tese
Tão raro como existe alguém que possui arrependimento e, pesar verdadeiros, tão raro também é aquele que verdadeiramente alcança indulgência, sendo bem poucos os que se encontram.
32ª Tese
Irão para o diabo juntamente com os seus mestres aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante breves de indulgência.
33ª Tese
Há que acautelasse muito e ter cuidado daqueles que dizem: A indulgência do papa é a mais sublime e mais preciosa graça ou dadiva de Deus, pela qual o homem é reconciliado com Deus.
34ª Tese
Tanto assim que a graça da indulgência apenas se refere à pena satisfatória estipulada por homens.
35ª Tese
Ensinam de maneira ímpia quantos alegam que aqueles que querem livrar almas do purgatório ou adquirir breves de confissão não necessitam de arrependimento e pesar.
36ª Tese
Todo e qualquer cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados, sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgência.
37ª Tese
Todo e qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, dádiva de Deus, mesmo sem breve de indulgência.
38ª Tese
Entretanto se não deve desprezar o perdão e a distribuição por parte do papa. Pois, conforme declarei, o seu perdão constitui uma declaração do perdão divino.
39ª Tese
É extremamente difícil, mesmo para os mais doutos teólogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da indulgência e ao contrário o verdadeiro arrependimento e pesar.
40ª Tese
O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo: mas a profusão da indulgência livra das penas e faz com que se as aborreça, pelo menos quando há oportunidade para isso.
41ª Tese
É necessário pregar cautelosamente sobre a indulgência papal para que o homem singelo não julgue erroneamente ser a indulgência preferível às demais obras de caridade ou melhor do que elas.
42ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos, não ser pensamento e opinião do papa que a aquisição de indulgência de alguma maneira possa ser comparada com qualquer obra de caridade.
43ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos proceder melhor quem dá aos pobres ou empresta aos necessitados do que os que compram indulgências.
44ª Tese
Ê que pela obra de caridade cresce o amor ao próximo e o homem torna-se mais piedoso; pelas indulgências, porém, não se torna melhor senão mais seguro e livre da pena.
45ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que vê seu próximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com indulgências, não adquire indulgências do papa. mas provoca a ira de Deus.
46ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem fartura , fiquem com o necessário para a casa e de maneira nenhuma o esbanjem com indulgências.
47ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos, ser a compra de indulgências livre e não ordenada
48ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa precisa conceder mais indulgências, mais necessita de uma oração fervorosa do que de dinheiro.
49ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos, serem muito boas as indulgências do papa enquanto o homem não confiar nelas; mas muito prejudiciais quando, em conseqüência delas, se perde o temor de Deus.
50ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa tivesse conhecimento da traficância dos apregoadores de indulgências, preferiria ver a catedral de São Pedro ser reduzida a cinzas a ser edificada com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.
51ª Tese
Deve-se ensinar aos cristãos que o papa, por dever seu, preferiria distribuir o seu dinheiro aos que em geral são despojados do dinheiro pelos apregoadores de indulgências, vendendo, se necessário fosse, a própria catedral de São Pedro.
52º Tese
Comete-se injustiça contra a Palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo à indulgência do que à pregação da Palavra do Senhor.
53ª Tese
São inimigos de Cristo e do papa quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a Palavra de Deus nas demais igrejas.
54ª Tese
Esperar ser salvo mediante breves de indulgência é vaidade e mentira, mesmo se o comissário de indulgências, mesmo se o próprio papa oferecesse sua alma como garantia.
55ª Tese
A intenção do papa não pode ser outra do que celebrar a indulgência, que é a causa menor, com um sino, uma pompa e uma cerimônia, enquanto o Evangelho, que é o essencial, importa ser anunciado mediante cem sinos, centenas de pompas e solenidades.
56ª Tese
Os tesouros da Igreja, dos quais o papa tira e distribui as indulgências, não são bastante mencionados e nem suficientemente conhecido na Igreja de Cristo.
57ª Tese
Que não são bens temporais, é evidente, porquanto muitos pregadores a estes não distribuem com facilidade, antes os ajuntam.
58ª Tese
Tão pouco são os merecimentos de Cristo e dos santos, porquanto estes sempre são eficientes e, independentemente do papa, operam salvação do homem interior e a cruz, a morte e o inferno para o homem exterior.
59ª Tese
São Lourenço aos pobres chamava tesouros da Igreja, mas no sentido em que a palavra era usada na sua época.
60ª Tese
Afirmamos com boa razão, sem temeridade ou leviandade, que estes tesouros são as chaves da Igreja, a ela dado pelo merecimento de Cristo.
61ª Tese
Evidente é que para o perdão de penas e para a absolvição em determinados casos o poder do papa por si só basta.
62ª Tese
O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.
63ª Tese
Este tesouro, porém, é muito desprezado e odiado, porquanto faz com que os primeiros sejam os últimos.
64ª Tese
Enquanto isso o tesouro das indulgências é sabiamente o mais apreciado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros.
65ª Tese
Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram as redes com que se apanhavam os ricos e abastados.
66ª Tese
Os tesouros das indulgências, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens.
67ª Tese
As indulgências apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.
68ª Tese
Nem por isso semelhante indigência não deixa de ser a mais Intima graça comparada com a graça de Deus e a piedade da cruz.
69ª Tese
Os bispos e os sacerdotes são obrigados a receber os comissários das indulgências apostólicas com toda a reverência-
70ª Tese
Entretanto têm muito maior dever de conservar abertos olhos e ouvidos, para que estes comissários, em vez de cumprirem as ordens recebidas do papa, não preguem os seus próprios sonhos.
71ª Tese
Aquele, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e arrogantes dos apregoadores de indulgências, seja abençoado.
72ª Tese
Quem levanta a sua voz contra a verdade das indulgências papais é excomungado e maldito.
73ª Tese
Da mesma maneira em que o papa usa de justiça ao fulminar com a excomunhão aos que em prejuízo do comércio de indulgências procedem astuciosamente.
74ª Tese
Muito mais deseja atingir com o desfavor e a excomunhão àqueles que, sob o pretexto de indulgência, prejudiquem a santa caridade e a verdade pela sua maneira de agir.
75ª Tese
Considerar as indulgências do papa tão poderosas, a ponto de poderem absolver alguém dos pecados, mesmo que (cousa impossível) tivesse desonrado a mãe de Deus, significa ser demente.
78 ª Tese
Bem ao contrario, afirmamos que a indulgência do papa nem mesmo o menor pecado venial pode anular o que diz respeito à culpa que constitui.
77ª Tese
Dizer que mesmo São Pedro, se agora fosse papa, não poderia dispensar maior indulgência, significa blasfemar S. Pedro e o papa.
78ª Tese
Em contrario dizemos que o atual papa, e todos os que o sucederam, é detentor de muito maior indulgência, isto é, o Evangelho, as virtudes o dom de curar, etc., de acordo com o que diz 1Coríntios 12.
79ª Tese
Afirmar ter a cruz de indulgências adornada com as armas do papa e colocada na igreja tanto valor como a própria cruz de Cristo, é blasfêmia.
80ª Tese
Os bispos, padres e teólogos que consentem em semelhante linguagem diante do povo, terão de prestar contas deste procedimento.
81ª Tese
Semelhante pregação, a enaltecer atrevida e insolentemente a Indulgência, faz com que mesmo a homens doutos é difícil proteger a devida reverência ao papa contra a maledicência e as fortes objeções dos leigos.
82 ª Tese
Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma só vez todas as almas do purgatório, movido por santíssima' caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para a construção da catedral de S. Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante Insignificante?
83ª Tese
Outrossim: Por que continuam as exéquias e missas de ano em sufrágio das almas dos defuntos e não se devolve o dinheiro recebido para o mesmo fim ou não se permite os doadores busquem de novo os benefícios ou pretendas oferecidos em favor dos mortos, visto' ser Injusto continuar a rezar pelos já resgatados?
84ª Tese
Ainda: Que nova piedade de Deus e dó papa é esta, que permite a um ímpio e inimigo resgatar uma alma piedosa e agradável a Deus por amor ao dinheiro e não resgatar esta mesma alma piedosa e querida de sua grande necessidade por livre amor e sem paga?
85ª Tese
Ainda: Por que os cânones de penitencia, que, de fato, faz muito caducaram e morreram pelo desuso, tornam a ser resgatados mediante dinheiro em forma de indulgência como se continuassem bem vivos e em vigor?
86ª Tese
Ainda: Por que o papa, cuja fortuna hoje é mais principesca do que a de qualquer Credo, não prefere edificar a catedral de S. Pedro de seu próprio bolso em vez de o fazer com o dinheiro de fiéis pobres?
87ª Tese
Ainda: Quê ou que parte concede o papa do dinheiro proveniente de indulgências aos que pela penitência completa assiste o direito à indulgência plenária?
88ª Tese
Afinal: Que maior bem poderia receber a Igreja, se o papa, como Já O faz, cem vezes ao dia, concedesse a cada fiel semelhante dispensa e participação da indulgência a título gratuito.
89ª Tese
Visto o papa visar mais a salvação das almas do que o dinheiro, por que revoga os breves de indulgência outrora por ele concedidos, aos quais atribuía as mesmas virtudes?
90ª Tese
Refutar estes argumentos sagazes dos leigos pelo uso da força e não mediante argumentos da lógica, significa entregar a Igreja e o papa a zombaria dos inimigos e desgraçar os cristãos.
91ª Tese
Se a Indulgência fosse apregoada segundo o espírito e sentido do papa, aqueles receios seriam facilmente desfeitos, nem mesmo teriam surgido.
92ª Tese
Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há Paz.
93ª Tese
Abençoados sejam, porém, todos os profetas que dizem à grei de Cristo: Cruz! Cruz! e não há cruz.
94ª Tese
Admoestem-se os cristãos a que se empenhem em seguir sua Cabeça Cristo através do padecimento, morte e inferno.
95ª Tese
E assim esperem mais entrar no Reino dos céus através de muitas tribulações do que facilitados diante de consolações infundadas.

Mulher "ressuscita" pouco antes de ser enterrada na Colômbia

Uma mulher de 45 anos "ressuscitou" quando o corpo era preparado para o sepultamento em uma funerária da cidade colombiana de Cali, informa a imprensa local.
O caso surpreendente, descrito pelos médicos como "síndrome de Lázaro", aconteceu na madrugada de terça-feira, cinco horas depois da mulher ter sido declarada morta na clínica em que havia sido internada na segunda-feira em estado grave, por uma doença neurológica.
"Os instrumentos eletrônicos aos quais a paciente estava conectada mostravam que não tinha pressão arterial, nem frequência cardíaca", afirmou o médico Miguel Ángel Saavedra.
Ele explicou que o médico responsável pelo caso e a enfermeira chefe da clínica assinaram o atestado de óbito. Pouco depois, funcionários de uma funerária levaram o corpo, que seria preparado para o enterro.
"Quando seria aplicado o formol, a paciente começou a respirar novamente e a fazer movimentos", disse Saavedra. "Não há uma explicação científica para o fato", completou. A mulher, que não teve a identidade revelada, foi novamente internada na mesma clínica e e está em coma.
AFP

Valdemiro Santiago transformou sua Igreja Mundial num novo império evangélico diz Revista Época


Em janeiro, Valdemiro Santiago quase recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu altar. A ocasião era um culto no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, com público estimado em 50 mil pessoas. Lula chegou a confirmar presença, mas não apareceu, porque teve uma crise de hipertensão. Para representá-lo, compareceram dois petistas: o prefeito Luiz Marinho e o senador Aloizio Mercadante. “Eu não conhecia Valdemiro”, disse Mercadante. “É mesmo impressionante. Ele prega de forma muito direta, autêntica e popular. Lembra as manifestações que a gente fazia aqui neste mesmo lugar com os trabalhadores, um movimento forte, espontâneo e que incomoda as elites.” Mercadante prometeu articular um encontro de Valdemiro com Lula. Até a semana passada, nenhuma reunião tinha sido agendada.
Valdemiro procura cultivar contatos com políticos de diversas tendências. Mantém boas relações com o tucano Marconi Perillo, senador por Goiás, e com Ivo Cassol (PP), governador de Rondônia. “Imagine uma pessoa íntegra, boa, verdadeira. É ele, Valdemiro. Ele faz coisas que só Deus pode fazer”, diz Cassol. Ele costuma recebê-lo em sua fazenda, em Rondônia, para pescar. Entre os políticos de destaque, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), é o único com quem Valdemiro tem relacionamento dúbio. Em 2008, Valdemiro pediu votos para Kassab. No ano passado, quando a sede da Mundial no Brás, centro de São Paulo, foi lacrada por falta de segurança e excesso de barulho, Kassab passou a ser tratado como inimigo.
A sede do Brás é um galpão enorme e antigo, que funcionava como fábrica da família Matarazzo. Ocupa uma área de 43.000 metros quadrados e foi comprado pela igreja por R$ 60 milhões em 60 parcelas. O embargo ocorreu porque o imóvel tinha fiação exposta, piso e teto comprometidos e não contava com saídas de emergência, além de produzir muito barulho. Enquanto providenciava reformas, Valdemiro dizia que o fechamento era uma “perseguição dos poderosos à obra de Deus”. Várias vezes ameaçou retaliar Kassab nas urnas. A sede, que ficou 53 dias lacrada, é a principal fonte de renda da Mundial. “O fechamento da nossa igreja provocou um prejuízo de milhões e milhões de reais”, disse Valdemiro num culto em fevereiro, enquanto pedia mais ofertas aos seguidores.
De todos os assuntos relacionados à vida de Valdemiro, um dos mais polêmicos e misteriosos é sua saída da Universal. Valdemiro é o único dissidente de Edir Macedo que prosperou criando sua própria igreja. Depois de ocupar posições de destaque em São Paulo, Paraíba, Pernambuco e em Moçambique, Valdemiro rompeu com a Universal em 1997. Sua importância pode ser medida pelas participações societárias que acumulou. No último ano de Universal, tinha em seu nome duas TVs e três rádios FM da igreja. Há várias versões para a ruptura. Alguns dizem que Valdemiro foi expulso por desviar dinheiro da Universal. Outros dizem que ele discordou de Edir Macedo na nomeação de um bispo. Há quem diga que ele caiu em desgraça porque brigou com autoridades de Moçambique e atrapalhou a expansão da igreja por lá. Sua saída não foi amigável. “Sabe o que o Macedo fez com ele? Deu R$ 50 mil e um Gol velho. Jogou na mesa. Foi assim que o Macedo fez, ó: ‘Se você ficar, vou te dar uma liderança forte, um Audi, tudo. Se sair, leva R$ 50 mil e um Gol velho’”, afirma Didini, que deixou a Universal na mesma época. “Ganhei R$ 100 mil quando saí. O cara (Valdemiro) foi um líder, trabalhou 18 anos lá, deu a vida pela igreja e só levou R$ 50 mil.”
Desde a criação da Mundial, Edir Macedo nunca manifestou nenhum tipo de temor sobre a concorrente. Dias atrás, ele publicou um post em seu blog em que cita pela primeira vez a Mundial. Edir Macedo reproduziu a carta de uma fiel que teria passado pela igreja de Valdemiro. Ela diz que na Mundial viu sua vida espiritual “caindo a cada dia”. Os parceiros de Valdemiro comemoraram. Para eles, Edir Macedo passou um atestado de preocupação.
Fonte:  Época

Acaba de sair mais uma edição da REVISTA IGREJA, não perca

Por: Redação Creio
     Polêmica. Essa é a palavra que permeia os 29 anos de ministério do pastor Silas Malafaia, 52 anos. Presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, antiga Assembleia de Deus da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, com cerca de 12 mil membros, Malafaia é conhecido entre os evangélicos e não evangélicos no Brasil. Sua opinião é forte que, na maioria das vezes, geram desafetos e defensores. Há quem diga que Malafaia interpreta um grande personagem, no entanto, quem o conhece de perto, sabe que o pregador tem pulso firme a tudo que entra em contradição à sua fé...

     Para continuar lendo a matéria de capa da Revista do Líder Cristão IGREJA, edição número 30, do mês de outubro/novembro, compre agora mesmo na banca mais próxima de sua casa.
     Além dessa surpreendente matéria do pastor Silas Malafaia, confira a entrevista com o escritor evangélico americano Philip Yancey, que esteve no Brasil durante a EXPOCRISTÃ.
     Confira também tudo que rolou durante a maior feira de serviços e produtos cristãos da América Latina, a 9º edição da EXPOCRISTÃ.

Bispo Manoel Ferreira e Reverendo Moon: Parceria infernal




O que o leitor verá à seguir é uma das denúncias mais graves já feitas neste site: São as provas da associação entre o deputado, líder principal da Assembléia de Deus do ministério Madureira e presidente da convenção CONAMAD, bispo Manoel Ferreira, e o reverendo Moon, líder da seita "Igreja da Unificação", da Coréia do Sul. O vídeo foi editado pelo pastor Enoque Lima, da AD Madureira.

Para aqueles que não conhecem, a Igreja da Unificação é uma seita fundada por Sun Myung Moon, o qual teria nascido para completar a salvação dos homens, sendo ele mesmo a concretização da segunda vinda de Cristo. Em síntese, o grupo afirma que Jesus fracassou em sua primeira vinda e cabe ao Reverendo Moon completar sua missão, redimindo a humanidade.



No vídeo, o pastor assembleiano aparece em alguns eventos relacionados à seita, e confere a benção em uma cerimônia religiosa na igreja do Reverendo Moon. Ao contrário do que possa parecer, este não é um evento ordinário na liturgia do grupo, mas um dos eventos mais importantes para os membros da seita, pois é através do casamento que os fiéis se tornam filhos espirituais do reverendo Moon:

"De acordo com a teologia do Moonismo, o destino final dos homens é serem casados e terem uma família perfeita. Isso porém não pode atualmente se realizar por que Jesus falhou, e assim não executou a salvação completa. No Entanto, como comenta Bjornstad, "uma Nova Era teve início em 1960: 'Naquele tempo, a profecia sobre as bodas do cordeiro, que se encontra no capítulo 19 de Apocalipse, cumpriu-se. Assim, o Senhor do Segundo Advento e Sua Esposa tornaram-se os Verdadeiros Pais dos homens" (1960 happens to be the year in which Rev. Moon married his wife Hak-Ja Han) - Grifo nosso.

"Este messias irá estabelecer a família perfeita, tarefa esta Jesus conca completou. Outras famílias perfeitas serão formadas, as quais irão formar uma sociedade perfeita que se expandirá por todo do mundo.
" (The Moon Is Not The Son, pp. 62-63).

Já não se trata de mero denuncismo, mas de provas cabais de que o bispo Manoel Ferreira apostatou da fé e está dando ouvidos a doutrinas de demônios. Assim sendo, penso que não resta outra opçãoo aos pastores da Assembléia de Deus - ministério Madureira, do que a oposição aberta ao bispo Ferreira e sua exclusão por apostasia. Omitir-se em uma situação como esta significa ser conivente com sua apostasia, a qual vem manchando não só a integridade do bispo, mas da igreja Assembléia de Deus, min. Madureira.

Desejo concluir este artigo com uma frase de Martin Luther King, que ironicamente ilustra o blog do bispo Ferreira, parecendo um ultraje aos pastores da CONAMAD:

"O que mais me preocupa nao é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons"


***
Incentivamos a reprodução deste texto desde que citada as fontes e preservado seu formato original, bem como sua veiculaçao por meio de twitter, facebook, orkut ou outras redes sociais. Se você é membro da AD Madureira, faça com que este vídeo e os esclarecimentos acerca da seita do Reverendo Moon cheguem ao conhecimento do seu pastor. Tal atitude não significa rebeldia, mas conformidade com a sã doutrina e zelo pelo evangelho de Cristo.

domingo, 7 de novembro de 2010

Moradores de rua estão sendo exterminados no Brasil , em quanto isso a igreja dorme um sono de bela adormecida.

por pastor Roberto Torrecilhas.


É estarrecedor ver como a igreja dorme em meio a tantas desgraças no Brasil , pois em quanto a igreja dorme um sono de bela adormecida , o próprio diabo se incumbiu de implantar seu sistema corrupto por aqui.
vemos pastores envoltos em escândalos, pedofilia,roubos , construções de megas templos etc , em quanto isso o Brasil caminha em passos largos para a destruição da moral , pois quem foi chamado para dar bons testemunhos tem falhado.
Muitos preocupados em pagar milhões em programas de televisão e se esquecendo dos pobres e miseráveis que nas ruas vivem a perambular , muitos preocupados em gastar milhões com megas templos , em quanto isso  muitos de seus membros não tem o que comer , passam fome.
Eu provo isso e mostro , pois hoje sou pastor , mas antes eu era membro de igreja de renome e pude presenciar  esses acontecimentos .
Cade o verdadeiro amor , cade os verdadeiros homens e mulheres de Deus , cujo o chamado foi operar a salvação dos perdidos e não ficarem iludindo as pessoas com chantagens espirituais , que o que faz é somente acharcar pessoas ?
Fico indignado com tantas falsas expressões de fé que iludem as pessoas e as levam a um cativeiro espiritual , pois em quanto tomam seu ónibus para irem a igreja , seus lideres se locomovem de jatinhos e outros meios de transportes de ultima geração .
Que Deus tenha misericordia e intervenha com seu poder contra esses falsos mestres.

A OBRA DE DEUS NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO




INTRODUÇÃO.
1. DEFININDO PERSONALIDADE, TEMPERAMENTO E CARÁTER
- Personalidade
- Qualidade daquilo que é pessoal;
- É o que nos distingue dos outros;
- A personalidade é constituída em função do temperamento e do caráter.
- Temperamento
- É o conjunto de características negativas e positivas com as quais nascemos;
- Nenhum pai pode saber ou determinar com qual temperamento seu filho nascerá;
- O temperamento precisa ser lapidado, aperfeiçoado, por meio da disciplina e educação na infância, por meio da prática e doutrinação religiosa;
- O temperamento visa gerar no indivíduo um bom caráter.
- Caráter
- Conjunto das características morais de uma pessoa;
- Deriva do grego charaxo, que quer dizer gravar;
- O perigo da má influência familiar, de amigos, líderes religiosos, etc.
ESTUDANDO OS TEMPERAMENTOS
A teoria dos Temperamentos foi estabelecida a partir de Hipócrates (460 a.C.) que os dividiu em: sangüíneo, colérico, melancólico e fleumático. Em seu livro “Temperamentos Transformados”.

SANGUÍNEO

QUALIDADES

DEFEITOS
Comunicativo
Entusiasmado
Simpático
Compreensivo
Bom companheiro
ORADOR
VENDEDOR



Impulsivo
Indisciplinado
Egocêntrico
Barulhento
Exagerado

COLÉRICO

QUALIDADES

DEFEITOS
Enérgico
Resolvido
Independente
Otimista
Líder
Audacioso
LÍDER
CONSTRUTOR



Iracundo
Impaciente
Prepotente
Intolerante
Insensível
Estúpido

MELANCÓLICO

QUALIDADES

DEFEITOS
Habilidoso
Minucioso
Sensível
Perfeccionista
Idealista
Dedicado
ARTISTA
INVENTOR
PROFESSOR



Egoísta
Mau humorado
Confuso
Anti social
Crítico
Inflexível

FLEUMÁTICO

QUALIDADES

DEFEITOS
Calmo
Eficiente
Prático
Líder
Diplomático
Bem humorado
DIPLOMATA
ADMINISTRADOR PROFESSOR



Temeroso
Indeciso
Calculista
Introvertido
Desmotivado
Desconfiado
Estudaremos agora a vida de quatro personagens da Bíblia, enfatizando a obra do Espírito em suas vidas.
PEDRO, O SANGUÍNEO – Lc 22:59-62
- Impulsivo – Mt 4:20 – Deixou as redes e imediatamente seguiu a Jesus. Ele quis andar sobre o mar = Mt 14:28-29; Jó 18:10 = Cortou a orelha de Malco.
- Sociável e hospitaleiro = Mc 1:29-31. O problema é que ele pouco pensava.
- Falante – Mt 16:13-20. Falou coisas boas e depois, coisas precipitadas.
- Fanfarrão, inconstante e de vontade fraca – Mt 26:33-35.
- Tratamento – Jo 21:15-19 – Este contato deve ser influenciado profundamente a Pedro, dando-lhe forças para consolidar em sua personalidade o que Deus esperava dele. Na nossa vida também, diante de um encontro marcante com Deus, podemos subir muitos degraus nos níveis de espiritualidade.
- Pedro cheio do Espírito Santo
- At 1:21-22 – A sua liderança
- At 2:14 – Habilidades como orador
- Estás indo à oração, tem auto-disciplina At 3:1.
- Emoções controladas e sabedoria no falar – At 4:19-20.
- Estava sempre alegre e não reclamava diante de dificuldades – At 5:41.
- Um homem paciente e compreensivo – At 12:12-15.
PAULO, O COLÉRICO – At 9:1-2
- QUALIDADES – É um líder natural, obstinado e muito otimista. Têm muitas idéias, projetos e objetivos e geralmente os realiza. São bons políticos, generais, diretores de empresas, soldados.
- DEFEITOS – Auto-suficiente, genioso, impetuoso, áspero, sarcástico.
- At 7:57 a 8:1 – Um Saulo colérico e sem Deus na vida.
- At 13:13 e 15:36-40 – Incompreensível – O episódio com João Marcos.
- At 20:33-34 – Auto suficiente.
- At 27:21-25 – Liderança agressiva e dinâmica.
- 2 Co 11:23-27 – Era muito motivado. Não desanimava dos projetos.
- 1 Co 9:24-27 – Força de vontade e auto-determinação.
- Tratamento – At 9:5,6,17. Assim Deus se comporta com os homens - Sl 18:25-27.
- Depois de convertido passou a ser um homem cheio de amor, gratidão e paz interior. Isso não é encontrado em um colérico inconverso (2 Tm 4:11).
- 2 Co 12:7-10- Um recurso de Deus para que esse colérico não perdesse a humildade - Espinho na carne.
MOISÉS, O MELANCÓLICO
Ao estudarmos as características positivas desse temperamento, concluímos que é muito rico, caracterizando pessoas bastante talentosas. Uma lista de pessoas da Bíblia com caracteres predominantes desse temperamento, inclui Jacó, Salomão, Elias, Eliseu, Jeremias, Isaías, Daniel, Ezequiel, Jonas, João Batista, os apóstolos João e Tomé, entre outros. É oportuno, no entanto, nos basearmos em Moisés, o mais importante israelense do Antigo Testamento.
- QUALIDADES – É talentoso, sensível, abnegado, perfeccionista, leal. Podem ser grandes artistas, compositores, filósofos, inventores e teóricos.
- At 7:22 – Confirma que ele era talentoso e esmerado nos estudos.
- Hb 11:23-27 – Abnegação, chegando ao sacrifício. Essa atitude é tomada com maior facilidade pelo melancólico.
- DEFEITOS
- Ex 3:10 em diante. Complexo de inferioridade. Isso é um problema para todo o melancólico. No caso de Moisés, havia profundos ressentimentos acumulados nos 40 anos de exílio. Deus tratou com ele de modo compreensivo. O Senhor é misericordioso para com as nossas fraquezas (Hb 4:15-16).
- Tendência para a ira – Ex 16:20; Ex 32:19 – Apesar de nem sempre ser errada, a ira acaba muitas vezes sendo prejudicial (Tg 1:20).
- Nm 20:8-12 – Veja como a ira descontrolada atrapalhou esse grande homem de Deus.
- Tendência para a depressão – A auto-piedade é o cerne da depressão. Tente ver como Deus tratou a depressão. Outros dois melancólicos que desejaram a morte devido à depressão foram Elias e Jonas. Tente ver como Deus trabalhou na vida dos seus servos.
- O perfeccionismo de Moisés foi muito útil para o cumprimento de sua missão. No entanto uma das conseqüências do perfeccionismo é a dificuldade para delegar tarefas. O conselho de Jetro foi sensato para aperfeiçoar o trabalho de Moisés (Ex 18:19-24).
- Tratamento – Ex 3:11, 4:1, 10, 12, 13 – Moisés passou por profundas mudanças depois de exposta a um contato explícito com Deus na sarça ardente.
ABRAÃO O FLEUMÁTICO
Esse é o temperamento mais simpático e agradável na convivência. Entre as pessoas com componentes fleumáticos da Bíblia, podemos citar Noé, Samuel, José (marido de Maria), Natanael, Felipe e Tiago o apóstolo. Porém, o exemplo mais marcante é o de Abraão, representando como Deus pode transformar um fleumático num grande homem (ou mulher), através da ação transformadora do Espírito Santo.
- QUALIDADES – Calmo, acessível, agradável, eficiente, conservador, confiável, prático. São bons diplomatas, professores, médicos, cientistas, escritores e editores.
- DEFEITOS – Cauteloso, indeciso, amedrontado, pouco motivado, apático, displicente, pão-duro.
- Tratamento – Gn 12:1-3.
- Ao ser solicitado para sair da sua terra, era muito dependente dos familiares e não conseguiu cumprir a determinação divina, que era ir sozinho.
- Ele foi independente e precipitado ao sair para o Egito.
- Foi precipitado ao aceitar Agar como concubina.
- Devido ao medo, mentiu para Abimeleque sobre sua esposa Sara, e esteve em complicações.
- O fleumático se torna uma bênção somente quando aprende a confiar somente em Deus (ter fé). No caso de Abrão isso demorou vários anos. Veja como Deus foi trabalhando no tempo para construir aquele que foi denominado de “o nosso Pai na fé”.
- Gn 22:17-18 – Abraão foi homem aprovado. Passou numa prova tremenda.

postado por Pastor Roberto Torrecilhas

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