segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE


Introdução: Recentemente o jornal inglês “The Sunday Telegraph” relacionava os cataclismos que têm assolado a Terra com os 4 cavaleiros do Apocalipse “os modernos cavaleiros do Apocalipse estão aí, os seus nomes são Guerra, Fome, Pestilências e Morte.” Este artigo de várias páginas era ilustrado com os cavaleiros um com uma espada na mão, outro com uma balança, um outro com um arco e flechas, o último com uma forquilha. Era também ilustrado com fotos da destruição das florestas, a perda dos glaciares, dilúvios, erosão do solo, crianças africanas desnutridas e os furacões que têm assolado a América Central e do Norte.

Será que esta descrição tem alguma coisa a ver com os quatro cavaleiros do Apocalipse?

1- O cavalo branco:
Apocalipse 6:2.

Nota explicativa: No Apocalipse a cor branca é sempre um símbolo de Cristo, ou de algo associado com Jesus, como por exemplo vitória espiritual:
• Jesus glorificado tem cabelos brancos como a neve. Apocalipse 1:4
• Os fiéis receberão uma pedrinha branca, com um novo nome escrito sobre ela. Apocalipse 2:17
• Os vestidos dos salvos são brancos. Apocalipse 3:4,5,18
• Aos mártires são dadas vestes brancas. Apocalipse 6:11.
• Vestida de branco estará a grande multidão (os redimidos de todas as eras). Apocalipse 7:9-13
• O Filho do homem é visto sobre uma nuvem branca. Apocalipse 14:14
• No julgamento final, Deus é visto assentado num trono branco. Apocalipse 20: 11
• Não resta dúvida entre associação da cor branca e Cristo e os Seus fiéis.
Assim, o branco é a cor de Cristo e da Sua justiça. Significa que o primeiro cavaleiro representa a verdadeira religião bíblica, ou o verdadeiro cristianismo, que oferece a Palavra de Deus “pão da vida ou pão dos anjos”. O cavaleiro não é violento, é portador da paz interior e do pão da vida. O verdadeiro cristianismo é o oposto da guerra, da fome e da morte.

2- O cavalo vermelho:
Apocalipse 6:4.

Nota explicativa: Houve mudanças, agora já não é um cavalo branco, mas vermelho. Se o primeiro cavaleiro representava o verdadeiro cristianismo, este cavalo é da cor do sangue. Descreve com rigor o período desde o ano 100 até ao ano 313 d.C., quando Constantino assina em Milão o Édito de Tolerância. Se o branco representa a pureza da fé, então o cavalo vermelho deve considerar-se como a corrupção da fé pela introdução de inúmeras heresias. Crenças pagãs como adoração do sol, (deus principal de Constantino que se fez passar por cristão, aceitando o baptismo à hora da morte) e ritos estranhos à fé cristã substituíram grande parte dos princípios estabelecidos por Cristo e ensinados pelos Seus Apóstolos.
São Paulo profetizou acerca deste período em que as doutrinas santas passariam por um processo de paganização (Actos 20:27-31; II Tessalonicenses 2:6; II Timóteo 4:1-4). São Pedro também não ficou em silêncio em relação a este assunto (II Pedro 2:1-3). A igreja tradicional que absorveu estes ritos continua a mantê-los apesar de serem frontalmente contra a Palavra Santa.
Roma cristã não crucificou pessoas como o fizera a Roma pagã. Não, Roma cristã queimou-as vivas!
Roma pagã torturou criminosos que roubavam. Roma cristã torturou os seguidores de Cristo que liam a Bíblia!
Foi a igreja que conquistou o mundo, ou foi o mundo que conquistou a igreja?

3- O cavalo preto:
Apocalipse 6:5.

Nota explicativa: Representando o cavalo branco vitória e pureza (veja o que diz São Paulo aos Colossenses 1:23), deve considerar-se que o cavalo preto indica derrota, ou que a sua cor denota uma ainda maior corrupção da fé genuína.
A balança (em grego zugós “jugo”) pela semelhança dos braços da balança. Considera-se que este símbolo descreve a condição espiritual dentro da igreja depois que o cristianismo foi legalizado a partir do século IV, quando se uniram a igreja e o estado. No seguimento dessa união, a igreja preocupou-se especialmente com os assuntos seculares; em muitos casos houve um esquecimento total da espiritualidade.
A balança é certamente símbolo da preocupação material. Não se trata aqui de uma guerra vitoriosa na proclamação do Evangelho, nem tão pouco de derramamento de sangue como no segundo cavalo, mas de um efeito muito mais perverso e terrível: a fome. A fome espiritual a que foram votados os cristãos, e o mundo necessitado do pão da vida.

4- Cavalo amarelo:
Apocalipse 6:8.

Nota explicativa: Amarelo, a cor do temor e da morte. “o que estava sentado sobre ele tinha por nome Morte”. Como compreender este simbolismo ? Que se terá passado na história da igreja e da civilização que leve a pensar em “morte, inferno, poder para matar à espada, fome, peste...”. Parece relacionar-se com degradação progressiva da moral, problemas de saúde que se agravam, pragas e pestilências. Morte nas águas, morte da terra, poluição do ar.
A religião que não satisfaz as necessidades profundas da alma, o aproveitamento e multiplicação de “vendedores da fé” sem preocupação com a religião pura e sem mácula, a que foi fundada pelo Senhor Jesus.
É tempo, de procurar o pão de Deus. É tempo de viver sob o poder de Cristo. Os impérios (religiões) construídos sob a força e saber humano desmoronam-se, mas a verdade edificada sobre Cristo permanece para sempre.
Ainda que a verdade, como a rosa, tenha espinhos, os homens rectos levam-na junto do coração. As nossas almas devem ser o santuário e o refúgio da verdade. Mesmo que a verdade doa, aceite-a de qualquer maneira.
Respondendo à pergunta inicial devemos dizer: Deus revela o futuro, não o futuro que Ele quis que fosse, mas o futuro que os homens, gerindo a liberdade prerrogativa dada por Ele, constróem com Deus ou sem Ele. E sem Deus as forças do mal são implacáveis.
Deus continua a ser o que foi para Abraão “Eu sou o teu escudo” (Génesis 15:1) e para Davi “o Senhor é a minha força e o meu escudo” (Salmo 28:7; Salmo 119:114).
Faça a sua história ao lado de Jesus e terá paz no meio das agruras, esperança no meio das lágrimas, equilíbrio emocional num mundo de doentes depressivos. Aceite agora Jesus como seu Salvador e Companheiro na jornada da vida, porquê hesitar?

Estudo das Profecias

Governador convida a sociedade (e a igreja) a influir por justiça social no governo do RS

Governador convida a sociedade (e a igreja) a influir por justiça social no governo do RS Com a instalação das últimas novas secretarias de Estado nesta sexta-feira, 7 de janeiro, a foto oficial e a primeira reunião com o Pleno do Secretariado, segue o trabalho para pôr em prática o programa de governo aprovado pela maioria do povo do Rio Grande do Sul. E o primeiro governador eleito no primeiro turno na história política gaúcha quer um “debate público permanente” com a sociedade. Na terra onde está a casa da presidenta Dilma, o petista Tarso Genro obviamente não citou igrejas evangélicas em seu discurso de posse, mas basta lembrar um pouco do básico em ciências sociais para saber que elas estão incluídas na convocação para uma união “em torno das causas fundamentais” do Rio Grande: “será um governo de intensa participação social e política das comunidades organizadas, dos movimentos sociais, das entidades empresariais, de todos aqueles agrupamentos sociais que formam, que produzem opinião e que a remetem, as suas demandas, sobre o Estado”, disse Tarso.
Os discursos foram feitos na Assembleia Legislativa (Plenário 20 de Setembro) e, depois, da sacada do Palácio Piratini, na manhã de sábado (1 de janeiro). Segundo o novo e entusiasmado governador, Rio Grande do Sul é “de todos os partidos, de todos os setores da sociedade, de todos os movimentos sociais, de todas as instituições de representação da sociedade civil, de todas as organizações empreendedoras”.

Ainda para a reflexão dos fortes líderes de comunidades cristãs, que, por vezes, não se reconhecem como tal (até porque, infelizmente, dos poucos que percebem tal força de influência, alguns acabam utilizando-a em benefício próprio, para enriquecimento pessoal, ao invés da busca por justiça social e defesa de direitos dos menos favorecidos), o governador enfatizou verbos como “conversar”, “dialogar”. E, dentre os três compromissos fundamentais assumidos, um deles é “desenvolver um sistema de participação popular que vai restaurar o orçamento participativo, que vai valorizar os conselhos e a consulta, que vai criar meios virtuais de participação, inclusive, para que a população possa controlar o Estado, informar-se e também opinar. Vamos criar um cinturão de cidadania, de controle, de discussão, de elaboração política de um processo decisório aberto que nós já criamos aqui a partir do governo Olívio Dutra, em Porto Alegre, e agora temos que aperfeiçoá-lo, modernizá-lo e colocá-lo num patamar novo para abranger cada vez mais pessoas e atingir cada vez mais os pontos mais extremos do nosso território”.

Os dois outros compromissos dão as metas gerais de tal participação: “gerar um desenvolvimento que seja ao mesmo tempo um crescimento econômico do emprego, do trabalho, da inclusão social e educacional” e “desenvolver um sistema de transparência e de combate à corrupção”.

Em detalhes: “Nosso projeto é um projeto humano, social, vital, agregador, que olha a pirâmide social e sabe onde está o seu objetivo. O objetivo é aqueles que estão na base da pirâmide social, que precisam de políticas públicas decentes, que precisam de intervenção regulatória do Estado, que precisam de políticas educacionais e de saúde capazes de promover o bem-estar da nossa comunidade trabalhadora”, explicou o governador.

Num terceiro discurso, agora no interior do Palácio Piratini, Tarso afirmou ser “um integrante responsável de uma rede de construção de um movimento político que tem um compromisso com o futuro do Rio Grande e das futuras gerações”. Para demonstrar fontes de sua inspiração em "sua jornada como governador de todos os gaúchos sem distinção de partido, de ideologia, de religião”, fez citações aos gaúchos Erico Verissimo (“que abriu os olhos de todos nós para o significado do Rio Grande. Que no seu “O Tempo e o Vento” promoveu um auto-reconhecimento do Rio Grande do Sul, que formulou com a sua literatura provavelmente a obra mais profunda da nossa identidade moderna e que nos apresentou o Rio Grande guerreiro, lutador, construído processualmente por muitas contendas, por muitas revoluções e por muitas generosidades e acordos”) e Raymundo Faoro (“tão caro para nós advogados, militantes do direito, mas também um sociólogo e um historiador ainda que sem titulação formal na universidade, doutor de várias universidades. Um porta-voz solitário de um povo excluído, manipulado pelos formalismos de uma democracia já superada, uma velha democracia sem conteúdo”). Também lembrou de Nelson Mandela, “uma representação espiritual, moral e política de um novo projeto democrático da esquerda mundial e da esquerda brasileira que queremos representar aqui no governo do Estado”.

Em seguida, o governador Tarso Genro mencionou novamente igrejas e religião em seu discurso de posse: “Esses três homens inspiraram muitos de nós, ao povo gaúcho, trabalhadores de serviço público, operários de todas as raízes, empreendedores do meu Estado, mulheres e homens do campo e das cidades, cidadãos e cidadãs com capacidades especiais, jovens que lutam para formar-se, que trabalham, pessoas religiosas de todas as confissões e igrejas. Agora eu sou o representante não de uma facção política, mas um governador comprometido com um programa que todos os gaúchos são destinatários. Isso não me torna um ser político neutro, mas me orienta para o diálogo com finalidade, para o debate respeitoso e para consideração das razões do outro como dignas de serem ouvidas, de serem processadas, inclusive de serem incorporadas na própria vida política e vida de gestão de Estado que começaremos agora”.

Leia a íntegra dos discursos de posse do governador gaúcho Tarso Genro em 1/1/2011. (transcritos por Jornal PIONEIRO)

Dilma nega que tenha mandado retirar crucifixo e Bíblia do gabinete presidencial

Dilma nega que tenha mandado retirar crucifixo e Bíblia do gabinete presidencial A assessoria da presidenta Dilma divulgou, às 14:54 de domingo, 9 de janeiro, esclarecimentos sobre notícias de que teriam sido retirados do gabinete presidencial um crucifixo e uma Bíblia. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o crucifixo teve que ser devolvido ao dono, o ex-presidente Lula, e a Bíblia continua onde sempre esteve, “na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa”. Leia a íntegra da nota oficial:
“Jornais, revistas e sites na rede mundial de computadores divulgaram algumas notícias sobre a primeira semana de trabalho da presidenta Dilma Rousseff que merecem esclarecimentos:

1 – Não houve a retirada do crucifixo do gabinete presidencial. A peça pertencia ao ex-presidente Lula que a recebeu de um artista no início do governo. É de origem portuguesa.

2 – Ao contrário daquilo que afirmaram na mídia, não houve a retirada do exemplar da Bíblia de seu gabinete. Ela [a Bíblia] permanece na sala contígua ao gabinete, em cima de uma mesa – onde por sinal a presidenta já encontrou ao chegar ao Palácio do Planalto.

3 – Embora goste de trabalhar com laptop, a presidenta não mudou o computador da mesa de trabalho. Continua sendo um desktop.”

(Ah tá! Ao menos a presidente já mostrou que entende de Gerenciamento de Crise )



agência soma



Missões em Honduras

Missões em Honduras

Em relatório, missionários destacam salvação no país
O casal de missionários alagoanos, pastor Ivaldo Cruz e Fátima Cruz, registrou, em relatório divulgado pela Secretaria de Missões da Assembleia de Deus em Alagoas (Semadeal) que várias pessoas estão se convertendo ao Evangelho em Comayagua, que fica em Honduras. Eles destacaram também que passam por provações espirituais, mas estão firmes no propósito de ganhar almas para o reino de Cristo.

Este foi o último relatório do ano de 2010 enviado pelos missionários. De acordo com a Semadeal, no dia 21 de janeiro o casal completa um ano de trabalho em outra nação. Atendendo ao pedido do pastor-presidente, José Antonio dos Santos e do secretário de missões, pastor Paulo Mesquita, o pastor Ivaldo têm se mantido atento ao envio dos relatórios da obra, que são repassados por meio do site, informando a igreja do Senhor sobre aquele campo missionário.

Com informações de Thiago Gomes AD Alagoas
Redação CPAD News

Pesquisa - Por que os jovens estão saindo da igreja? Autor sugere aos membros mais velhos da igreja construir relacionamentos com os jovens

Pesquisa - Por que os jovens estão saindo da igreja? Pesquisas e levantamentos mostram que muitos ateus, agnósticos e pessoas que não tem afiliação religiosa são ex-cristãos. Mas não havia nenhum livro baseado em pesquisa que explicasse em profundidade porque as pessoas se desviam.

O livro Generation Ex-Christian (A geração dos ex-cristãos), lançado recentemente por Drew Dyck, gerente editorial da equipe do ministério em Christianity Today International, divide o "abandono" da igreja em seis categorias: abandono pós-moderno, recoilers, abandono moderno, neo-pagãos, rebeldes e indecisos.

Essas categorias foram formadas após Dyck entrevistar cerca de 100 pessoas. "Eu não sou um sociólogo ou estatístico, mas sabia que como jornalista poderia trazer algo acerca desta questão através da introdução de pessoas e de histórias por trás das estatísticas. Apenas fornecer os perfis desses, que eu chamo de ‘abandono’, destes que com 20 e poucos anos ou no início dos seus 30 anos se afastaram da fé. E em seguida, fornecer algum tipo de dica sobre como engajá-los em conversas sobre Deus que acabará por trazê-los de volta”.

As categorias

Embora se saiba muito sobre os desafios em atingir um público pós-moderno e moderno com o evangelho, pouco ou nada foi dito sobre as outras quatro categorias no livro Dyck.

O recoilers não são facilmente identificáveis como uma categoria de abandono porque tendem a evitar falar sobre sua infância dolorosa ou suas experiências de adolescente com a igreja, que são os principais motivos por que deixaram a fé.

Se pressionado para explicar por que deixaram a fé, muitos encontrarão razões intelectuais para guardarem suas razões emocionais, escreve Dyck.

"Para uma criança que sofre algum tipo de abuso, os danos espirituais resultantes podem assombrar a pessoa por toda a vida. Tal é o caso de muitos recoilers - muitas vezes eles tiveram algum tipo de abuso em nome de Deus. Eles tornaram-se desiludidos com a fé, porque as pessoas que consideravam santas lhes decepcionaram”, explica o autor no livro.

Se alguém descobrir um recoiler, deve concentrar-se em ouvir a história da pessoa e mostrar empatia com sua dor. É importante estabelecer uma amizade e ganhar a confiança deles, Dyck escreve, e ajudá-los a se reconciliarem com Deus diante do seu povo.

Entre os que abandonam, considerados da categoria neo-pagãos, o autor destaca Wicca, que é a religião que mais cresce nos Estados Unidos. De todas as categorias, segundo relatórios de Dyck, os neo-pagãos têm "a mais forte reação emocional à fé cristã".

Wiccans têm sentimentos negativos em relação aos cristãos, porque eles têm sido repetidamente retratados pelos fiéis como adoradores de Satanás e acusado de sacrificar animais, além de rumores de assassinato de bebês.

Dyck disse que o primeiro passo para ter um relacionamento significativo com os Wiccans é desarmar seus sentimentos negativos, mostrando familiaridade com as suas crenças básicas e perguntando-lhes o que os atraiu para a Wicca e quais os problemas que eles têm com o cristianismo.

"Ao chegar aos neo-pagãos, comece mostrando uma valorização da natureza e o desejo de protegê-la, ao mesmo tempo direcionando-os para Deus, de que a natureza é um reflexo grande", escreve Dyck

Além disso, os neo-pagãos são atraídos para a espiritualidade, por isso é útil para os cristãos não serem tímidos para falar sobre as suas experiências espirituais.

Os indecisos, entretanto, são os cristãos cuja fé nunca foi tão profunda. Como o próprio nome sugere, se afastaram sem aviso prévio. Eles não argumentam contra o Cristianismo e não tem bagagem emocional a partir da fé. Eles ainda se identificam como cristãos, mas sua vida em nenhuma maneira reflete um compromisso com Cristo. Eles são o tipo que se misturam, vão com o fluxo.

Além disso, é bom para os indecisos formarem laços intergeracionais dentro da igreja, em vez de somente se associarem com o grupo de jovens.

Na entrevista com o Christian Post, Dyck disse que considera o mais difícil para trazer de volta a Jesus Cristo é o rebelde espiritual. “São aqueles que têm dificuldade em aceitar a autoridade divina de Deus. Eles não têm uma objeção intelectual, mas um problema de coração”, observa Dyck. A única sugestão que ele tem para alcançar os rebeldes espirituais é orar muito por eles, e formar relacionamentos com essas pessoas.

O outro tipo de rebelde é aquele que gosta de festa. Este tipo de rebelde não tem um problema intelectual ou emocional com a fé, mas simplesmente se recusam a obedecer à moral cristã.

"Muitos jovens estão indo embora, não só da igreja, mas de sua fé. E eu não acho que eles vão voltar automaticamente”, disse Dyck.

O autor sugere aos membros mais velhos da igreja para construir relacionamentos com os jovens. "Muitas vezes o que eu achei foi que a ruptura de sua fé veio no contexto de relações, algo deu errado com um jovem pastor, um pai, ou alguma autoridade espiritual”.

 
Fonte: Christian Today

Dilma retira Bíblia do gabinete no Palácio do Planalto

Em sua primeira semana, Dilma Rousseff fez mudanças em seu gabinete. Substituiu um computador por um laptop e retirou a Bíblia da mesa e o crucifixo da parede. Durante a campanha eleitoral, a então candidata se declarou católica e foi atacada pelos adversários sob a acusação de ter mudado suas posições religiosas.
A presidente também trocou móveis para deixar o ambiente “mais confortável”. Os estofados coral, usados no Palácio do Catete no governo Vargas, foram substituídos por poltronas e um sofá da linha Navona, do arquiteto Sergio Rodrigues.
Dilma começou a trabalhar às 9h30. O primeiro compromisso é com Helena Chagas (Comunicação Social) para se informar; a seguir, com o chefe de gabinete, Gilles Azevedo; depois com Antonio Palocci (Casa Civil).
A presidente não tolera atrasos. Pede objetividade e não gosta de expressões como “eu acho”. Apesar do estilo rígido, um interlocutor que acompanhou os primeiros dias de Lula no poder diz que a sensação é de que Dilma está “mais à vontade”.
No período inicial, uma semelhança entre eles: Lula priorizou a agenda interna. Dilma faz o mesmo ao ter o trabalho dominado por reuniões com ministros.
Fonte: Folha de São Paulo

Perdão de Pecado



 Sabe aquela hora em que parece não haver mais remédio?

Esta é a hora da melhor oportunidade de nossas vidas. O momento em que podemos nos encontrar com alguém que é capaz de não apenas nos curar, mas nos transformar por completo, nos dar uma nova vida. 
Jesus Cristo é o filho de Deus que veio a este mundo, morreu na cruz do Calvário para pagar o preço por todos os pecados da humanidade e ressuscitou. Ele derramou seu próprio sangue para que você tivesse vida abundante, eterna. 
Ele mesmo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11:28). Achegue-se a ele e receba a paz que dura para sempre. 

Receba, agora mesmo, a paz de Jesus Cristo 
Não há um homem justo sobre a terra. Mesmo que faça o bem ele peca e portanto está separado de Deus que é santo. 

Você precisa receber Jesus Cristo como salvador pessoal
 Jesus foi o único homem que fez o bem, nunca pecou e voluntariamente deu a vida pelos pecadores para que todos os que o receberem sejam perdoados e feitos filhos de Deus.
  
Você pode receber o perdão dos seus pecados e a salvação agora mesmo.
 É simples. Basta falar com Deus. Repita esta oração:

Querido Senhor Jesus, reconheço agora que sou pecador. Aceito o teu sacrifício na cruz do Calvário. Abro meu coração e te recebo como meu Senhor e Salvador. Perdoa meus pecados, me dá o teu Santo Espírito, escreve meu nome no livro da vida e faz de mim uma nova criatura”. 

Se quiser conversar mais sobre este assunto ou sobre sua nova vida, mande email: 

 ubpes@yahoo.com.br

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...