Todo ser humano possui aspirações.
Uns almejam a fortuna, outros a fama, outros o poder, outros paz, outros uma bela família, e assim por diante.
Estou plena e completamente convencido de que a maior aspiração que um ser humano pode ter nesta existência é a amizade do próprio Deus, e assim como Abraão, poder chamar Deus de amigo e ser por Deus assim também chamado.
Digam-me o céu e a terra se pode haver aspiração mais empolgante, magnífica e grandiosa do que esta? Ser amigo íntimo do Criador!
Estamos aqui falando de um mistério, de um assunto acessível somente aos que a Bíblia chama de crentes, justos e fiéis.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Deus nos chama em Cristo para dele nos tornarmos filhos pela fé no Evangelho do Filho, pelo novo nascimento, pela operação do Espírito Santo.
E sabemos que em uma grande casa, há filhos mais chegados aos pais, assim como há outros menos chegados, menos íntimos. Estamos aqui nos referindo à santa intimidade de Deus. Examinemos, pois, dois trechos das Escrituras, os quais, para os sem entendimento aparenta ser contraditório, todavia nenhuma contradição há entre eles, muito pelo contrário, mas sim doce, bela e magnífica harmonia.
“Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.
Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.” Romanos 4:1-5
Antes de passarmos ao segundo trecho bíblico que mencionei, citarei outro que corrobora o que acima está escrito:
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” Romanos 3:28
Agora o segundo trecho bíblico, o que para alguns pode aparentar apresentar alguma contradição com os dois trechos bíblicos acima citados:
“Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz:
Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.” Tiago 2:21-24
Não somente não há contradição alguma entre estes trechos bíblicos assim como são estes mesmos trechos bíblicos que nos ensinam como nos tornarmos amigos íntimos de Deus, ou seja, sermos seus amigos.
O Caso de Abraão
Abraão era um homem temente a Deus, e diante do Senhor se expunha e externava sua tristeza por não ter um filho e ,consequentemente, não poder deixar descendência.
“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.
Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça.” Gênesis 15:1-6
“Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque.” Gênesis 21:1-3
Certamente Abraão se alegrou muitíssimo com o fato de o Senhor lhe ter concedido um filho, assim como havia prometido, Isaque, e este era seu único filho. Algum tempo se passou e algo surpreendente acontece, Deus pede que Abraão mate seu único filho que Deus lhe dera, que o ofereça como holocauso ao Senhor.
“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.” Gênesis 22:1,2
Imaginemo-nos nos lugar de Abraão. Somente aos cem anos de idade foi que Deus lhe concedeu um único filho e a quem Abraão tanto amava. Era a sua grande alegria, uma indescritível motivação para viver, e é justamente a ele, a Isaque, que o Senhor Deus requereu que Abraão matasse, oferecendo-o ao Senhor em holocauso.
Diante disso, Abraão bem que poderia ter dito a Deus algo mais ou menos assim: “O que?! Mas que história é essa?! Então eu passo cem anos aguardando por um filho, o Senhor me dá esse filho, eu com ele me alegro, e agora o Senhor requer de mim que eu o mate, oferecendo-te meu único filho em holocausto?! Nunca! Jamais farei tal coisa! Isto é um absurdo, uma crueldade!”
Porém, diz a Escritura:
“Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos.” Gênesis 22:3-6
Abraão não discutiu com Deus, não questionou o Senhor, por mais terrível que fosse a tal prova com a qual Deus estava provando a fé de Abraão. Abraão obedeceu o Senhor.
“Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar—O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abraão e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.” Gênesis 22:7-18
A fé de Abraão foi provada, e de que maneira! Porém, o resultado final de toda essa situação foi a grande vitória de Abraão e de cuja descendência, segundo a carne, veio o Messias, Jesus Cristo, ainda que não tenha sido o Senhor Jesus gerado por gametas humanos, mas foi gerado pelo Espírito Santo, no ventre de uma virgem casada com José, o qual era da descendência de Isaque, filho de Abraão.
Abraão foi, e é até hoje, honrado por todos os lados, todavia todas estas honras lhe sobrevieram por ter crido em Deus e por ter consumado de modo grandioso a sua fé.
O Significado da Fé
A fé é um dom de Deus, é um posicionamento espiritual através do qual nosso espírito e alma se alinham em harmonia, em adoração, em honra, temor, respeito e amor para com Deus. É o meio pelo qual nos relacionamos com Deus e dizemos a todos que estamos posicionados ao lado de Deus, negando e rejeitando todos os princípios de Satanás. É também o modo pelo qual proclamamos ao céu e à terra, diante de anjos e diante de homens, que Jesus Cristo é Senhor absoluto sobre nossas vidas, aceitando deste modo tudo o que o Filho nos ensina a respeito do Pai e, consequentemente, rejeitando todas as mentiras que Satanás diz a respeito de Deus.
A fé é o meio, o único meio, a fim de que possamos escapar da ira vindoura, pois Deus, o Criador, está prester a falar ao mundo em grande ira, tomando vingança contra todas as maldades praticadas pelos filhos dos homens ao longo de toda a história. Muitos haverá que sofrerão a ira de Deus ainda neste mundo, e por fim, serão lançados no inferno eterno, onde, segundo nos diz o Senhor:
“Ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13:42
Mas aos que são da fé, sobre estes diz a Escritura:
“Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Hebreus 10:39
A Fé não é Igual em Todos
Não é verdade que o homem já nasça com fé. A fé é concedida ao homem por Deus. E um dos trechos bíblicos que evidencial isto é o seguinte:
“Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos.” 2 Tessalonicenses 3:1,2
Ora, se a fé não é de todos, como afirmam as Escrituras, como dizer que os homens nascem com fé, como afirmam alguns?
Em suas próprias palavras, o Senhor Jesus Cristo nos mostra como há diferenças entre fé e fé. Vejamos.
“E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.” Mateus 15: 22-28
“E, quando chegaram para junto da multidão, aproximou-se dele um homem, que se ajoelhou e disse: Senhor, compadece-te de meu filho, porque é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo e outras muitas, na água. Apresentei-o a teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo. Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino. E Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino; e, desde aquela hora, ficou o menino curado. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.” Mateus 17:14-20
Vemos, pois, que na primeira situação o Senhor Jesus Cristo claramente manifestou sua apreciação ao ver a grande fé daquela mulher, e o resultado disso foi que a mulher, após ter recebido do Senhor honra e aprovação lhe disse:
“Faça-se contigo como queres” Mateus 15:28
Diferentemente, o Senhor expressou seu desagrado diante da pequenez da fé de alguns de seus discípulos, razão pela qual exclamou:
“Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?” Mateus 17:17
Todavia, no mesmo trecho bíblico, o Senhor Jesus Cristo nos ensina que esta não é uma situação estanque, mas sim passível de mudança, pois ele disse, ensinando:
“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.” Mateus 17:20
Isto nos mostra que não somente podemos, como também devemos, buscar o aprefeiçoamento da nossa fé, o que se dá através da aceitação submissa da vontade de Deus, em momento algum nos permitindo colocar em resistência diante da vontade de Deus, mas à semelhança de Abraão, darmos ao Senhor seja lá o que for que ele nos solicite. E isto quer o compreendamos ou não, pois a fé está acima da lógica, é superior à razão e por mais poderoso que seja o intelecto humano, a fé não é por ele acessível. A fé se encontra no território espiritual, nesse mesmo território onde Deus habita. A fé transcende a razão, pois é superior a ela, pois ninguém pode conhecer a Deus pela capacidade humana, mas tão somente pela fé, como está escrito:
“Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” Mateus 16:13-17
Agradou-se o Senhor Jesus da grande fé daquela mulher, porém se desagradou ao ver a pequenez da fé de alguns de seus discípulos, como está escrito:
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus.” Hebreus 11:6
Há, ainda, os que não possuem fé alguma, são indigentes espirituais, autênticos desgraçados, os quais permanecerão na vaidade de seus próprios pensamentos e concatenações mentais, julgando-se sábios, mas esquecendo-se de seu próprios pecados e não podendo atentar para a monstruosidade de sua incredulidade, e é sobre esses que está escrito:
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” Apocalipse 21:8
Murmuração, a Contraposição à Fé
Focando-nos nas atitudes de fé que teve Abraão diante de Deus, e por causa delas tendo sido chamado de amigo de Deus, e isto até hoje, bem podemos entender como nos tornarmos amigos de Deus também nós. Abraão obedeceu a Deus sem questioná-lo, foi-lhe submisso e temente, razão pela qual grandemente se alegrou Deus com a fé de Abraão, pois que pela fé Abraão tornou-se semelhante ao Autor e Consumador da Fé, Jesus Cristo, o qual jamais discutiu com Deus, seu Pai, nunca jamais dele discordou, mas foi obediente até à morte, e morte de cruz.
“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.” Hebreus 12:1-3
E a respeito do Filho, do céu disse o Pai:
“E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus 3:17
O objetivo do Evangelho é a nossa salvação, e esta se dá pela fé em Jesus Cristo, na imagem de quem somos transformados, pelo Espírito Santo, mediante a fé.
“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:17-18
Por outro lado, a incredulidade é a expressão da rejeição da verdade e da inimizade contra Deus. E Deus expressou, de modo terrível, seu descontentamento com a incredulidade dos que, a despeito de terem visto a grandeza de Deus, a ele não se renderam em submissão, mas questionaram-no, dele duvidaram e contra ele se rebelaram, razão pela qual não puderam entrar no descanso de Deus. E a manifestação maior de sua incredulidade foi a murmuração.
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade.” Hebreus 3:12-19
E prossegue a Escritura:
“Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Embora, certamente, as obras estivessem concluídas desde a fundação do mundo.” Hebreus 4:1-3
Estes incrédulos de quem nos fala a Escritura foram aqueles judeus que, mesmo tendo presenciado a majestade de Deus, o qual com mão poderosa os tirou da escravidão do Egito, tendo visto as maravilhas de Deus, murmuraram contra ele, manifestando sua incredulidade e rebelião, foram considerados inimigos de Deus, para sempre.
“Nossos pais, no Egito, não atentaram às tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho. Mas ele os salvou por amor do seu nome, para lhes fazer notório o seu poder. Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou; e fê-los passar pelos abismos, como por um deserto. Salvou-os das mãos de quem os odiava e os remiu do poder do inimigo. As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou. Então, creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma. Tiveram inveja de Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do SENHOR. Abriu-se a terra, e tragou a Datã, e cobriu o grupo de Abirão. Ateou-se um fogo contra o seu grupo; a chama abrasou os ímpios. Em Horebe, fizeram um bezerro e adoraram o ídolo fundido. E, assim, trocaram a glória de Deus pelo simulacro de um novilho que come erva. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que, no Egito, fizera coisas portentosas, maravilhas na terra de Cam, tremendos feitos no mar Vermelho. Tê-los-ia exterminado, como dissera, se Moisés, seu escolhido, não se houvesse interposto, impedindo que sua cólera os destruísse. Também desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra; antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do SENHOR.” Salmos 106: 7-25
E o que lhes sucedeu foi deixado registrado por nossa causa, para nos servir de exemplo, a nós os que, neste final dos tempos, estamos sendo chamados à amizade de Deus. Temos pois o belíssimo exemplo da fé de Abraão, amigo de Deus, e também temos o exemplo dos que murmuraram contra Deus, tendo se tornado seus inimigos, separados de Deus, para sempre.
Vemos, pois, que a fé se expressa por obras, e a incredulidade também. E assim como os atos de obediência e de submissão de Abraão foram a expressão de sua grande fé, não tendo ele negado a Deus aquilo o que lhe era mais precioso, a saber a vida de seu próprio filho Isaque, a murmuração daqueles judeus foi a evidência de sua incredulidade. O homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei, todavia a fé de cada um de nós será posta à prova, como está escrito:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. 1 Pedro 1:3-9
Não basta crer em Deus, mas é necessário que a fé que nele depositamos seja posta à prova a fim de que possamos ser aprovados por Deus, pois a fé genuína só pode habitar em corações verdadeiramente submissos a Deus e em espíritos humildes.
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?” Tiago 2:17-20
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:21-23
“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” Senhor Jesus Cristo, João 15:14
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quinta-feira, 31 de maio de 2012
Abraão, Amigo de Deus. O Significado da Fé
Bíblia e Missões é tema do VIII Fórum de Ciências Bíblicas
A Sociedade Bíblia do Brasil (SBB) tem o prazer de convidar você a participar do VIII Fórum de Ciências Bíblicas. Com o tema “Bíblia e Missões”, o encontro ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Eventos – Museu da Bíblia (MuBi), em Barueri (SP).
Na abertura do evento, no dia 21, a partir das 14h45, será ministrada a palestra “Aspectos transculturais da tradução bíblica e da obra missionária”, a ser conferida por Paulo César Duarte de Oliveira, coordenador de Missiologia da Área das Américas da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) e da Aliança Global Wycliffe.
Na abertura do evento, no dia 21, a partir das 14h45, será ministrada a palestra “Aspectos transculturais da tradução bíblica e da obra missionária”, a ser conferida por Paulo César Duarte de Oliveira, coordenador de Missiologia da Área das Américas da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) e da Aliança Global Wycliffe.
Mais informações sobre inscrições e programação do VIII Fórum de Ciências Bíblicas podem ser obtidas aqui.
VIII Fórum de Ciências Bíblicas
Data:21 e 22 de junho
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos – Museu da Bíblia Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri (SP)
Inscrições: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3474-5827 end_of_the_skype_highlighting
Data:21 e 22 de junho
Horário: das 14h30 às 21h30
Local: Centro de Eventos – Museu da Bíblia Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri (SP)
Inscrições: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3474-5827 end_of_the_skype_highlighting
A EXPERIÊNCIA DE ZACARIAS, O SACERDOTE
Lucas é detalhista em relatar este episódio na vida dos pais de João Batista, aquele que foi o precursor da vinda de Jesus. O texto também nos mostra que havia um grande problema, um desafio na vida desse casal. Izabel era estéril, não podia gerar filhos.
Aqui já se quebra um mito: aquele que diz que a pessoa que passa por provas é porque está em pecado.
“E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”
(Lucas 1:6), este texto nos mostra o contrário.
“E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor”
(Lucas 1:6), este texto nos mostra o contrário.
Embora justos e irrepreensíveis, íntegros, estão vivenciando uma dificuldade, uma impossibilidade. Logo
, lutas na vida do cristão não é para desistirmos ou fracassarmos! Dificuldade na vida de um discípulo desatado é combustível para oração e semente para milagre!
, lutas na vida do cristão não é para desistirmos ou fracassarmos! Dificuldade na vida de um discípulo desatado é combustível para oração e semente para milagre!
Queridos do Eterno, eu não sei como estava Zacarias naquele tempo, com ou sem dinheiro, desanimado, triste, cansado ou feliz... eu só sei que quando ele foi convidado a entrar no Santuário não perdeu a oportunidade, e aqui o Eterno começa a mudar a sua sorte.
Agora, não adianta chegar no Santuário e ficar somente no Átrio, você tem que entrar no Lugar Santo.
Agora, não adianta chegar no Santuário e ficar somente no Átrio, você tem que entrar no Lugar Santo.
Muitas vezes entrarmos no Santuário como Zacarias:
“Já conheço as coisas daqui, já conheço a liturgia, o altar, a hora das ofertas”. Só que o Eterno assim como fez com Zacarias, pode fazer com você, surpreendê-lo.
O Eterno vai interromper o seu culto racional para fazer você entender e ver o que você não viu ainda!
“Já conheço as coisas daqui, já conheço a liturgia, o altar, a hora das ofertas”. Só que o Eterno assim como fez com Zacarias, pode fazer com você, surpreendê-lo.
O Eterno vai interromper o seu culto racional para fazer você entender e ver o que você não viu ainda!
Às vezes estamos no Santuário, mas a cabeça está lá fora; os olhos estão voltados para aqueles que sentam e levantam.
Para visualizarmos o que o Eterno tem para nossa vida, precisamos estar focados no Altar! Quando Zacarias olha para o Altar, ele ouve: “E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lucas 1:11-13).
Para visualizarmos o que o Eterno tem para nossa vida, precisamos estar focados no Altar! Quando Zacarias olha para o Altar, ele ouve: “E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lucas 1:11-13).
1)- Zacarias já servia ao Eterno, mas ainda não tinha intimidade com o Altar, ainda tomava susto, com algumas coisas que ainda o incomodavam. Veja o princípio da dádiva de Deus: “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento” (Lucas 1:14).
O Eterno não nos dará nada que nos dê angústia ou tristeza. O prazer do Eterno é de nos abençoar! “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe” (Lucas 1:15). Nós precisamos transicionar nossa mente, pois Deus não faz coisas pequenas e mesquinhas. Servimos a um Deus de coisas grandes e grandes coisas!
Imagine se fosse você no lugar de Zacarias? Qualquer discípulo estaria glorificando, saltando na presença do Eterno. Todavia, em (Lucas 1:18) Zacarias está cheio de argumentos da alma: “Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade”
(Lucas 1:18).
Amados, o Eterno não está preocupado em saber quem é você, principalmente quando entra em Sua presença cheio de argumentos; nesse lugar o melindre vai ter que cair por terra! “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas” (Lucas 1:19).
“E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir” (Lucas 1:20).
2)- A reação que eu tenho diante da promessa determinará como eu viverei até que ela se cumpra. Amados, a incredulidade lesiona a alma de discípulos almáticos. Tem muito crente lesionado, não realizando a obra do Eterno como deveria.
“E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo”
(Lucas 1:21). Haverá sempre pessoas te esperando lá fora. Nós, hoje somos responsáveis a levar do Altar o Evangelho para quem está lá fora.
“E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo” (Lucas 1:22). Mas Zacarias só se expressava com acenos, mudo. Isabel, sua esposa, ficou na expectativa, ficou entristecida sem ouvir, sem saber o que aconteceu!
Fique tranqüilo, você serve um Deus Justo! Se quem está do seu lado não produz alegria, o Eterno levará alguém à sua casa para lhe alegrar.
Uma jovem chamada Maria está chegando!
Seis meses se passaram e Zacarias continuava mudo. O Eterno chama o anjo Gabriel à sua presença e lhe concede um outro comando: “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.” (Lucas 1:26-28).
3)- No Santuário, o Anjo se colocou no Altar, mas em casa, o Anjo sabe de quem pode se aproximar. Quem é discípulo desatado, íntimo do Pai, nunca se assusta com a presença do Anjo e do sobrenatural de Deus!
“E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lucas 1:29-32)
Se Zacaria não creu, com Maria foi diferente. Ela não entende, mas não duvida. Amados, Zacarias, o Sacerdote, conhecia a história de Sarai que era estéril e gerou. Ele também conheceu a história de Rebeca, mulher estéril que também foi curada pelo Eterno. Zacarias também conheceu a história de Ana e suas aflições ao se deparar com Penina e sua esterelidade, mas também engravidou. Ainda conheceu a história da mãe de Sansão, que também era estéril.
Mas que história Maria, tão nova conhecia? Daí o porque de não entender em alguns momentos, mas nunca duvidar. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lucas 1:34)
É quando o Anjo de Deus percebe a intenção sincera do coração e afirma: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).
Em outras palavras, sabe o que o anjo está dizendo? “Deixa comigo, pois quem cumpre a promessa é o Eterno, Aquele que pode todas as coisas.” É nesse texto que vemos a primeiras manifestação da Trindade no Novo Testamento. Existem três pessoas trabalhando hoje para sua promessa se cumprir: O Pai, o Filho e o Espírito Santo!
4)- Sabe o que o Eterno está nos dizendo: “Fica do lado daqueles que acreditam em milagres”. A partir daqui, Zacarias desaparece; ficam só Maria e Isabel. Queridos, a gente sente, percebe quando alguém cheio de fé chega perto da gente. Não é mesmo? Isabel viu e percebeu a chegada de Maria cheia de fé!
Quando nos aproximamos de pessoas cheias do Espírito Santo e fé, o Eterno despertará em nós até dom que ainda não fora despertado. Isabel profetiza: “E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1:42-43).
Aleluia, pois a partir daí Maria começa a louvar até mesmo antes de ver cumprida a promessa. E até o feto de Isabel, João Batista, se expressa no ventre.
CONCLUSÃO:
Fique tranquilo, a sua hora vai chegar. A dsciplina não é para lhe castigar, mas sim para lhe fazer crescer. Queridos, falhos ou não, o milagre vai acontecer. E não vão faltar pessoas para querer denominar a sua bênção. “Qual vai ser o nome da criança, Isabel?” R: João!
“E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome.” (Lucas 1:61). Não pode ser João, por quê? Por que não houve João antes? Você não poderá ser formar porque antes ninguém se formou. Você também não poderá ter casa própria porque ninguém na sua família tem.
O tempo de você ficar mudo (como Zacarias), se expressar com acenos em escrever em tábuas, termina este mês! Pois a incredulidade será removida de sua vida em nome de Jesus! “E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus.” (Lucas 1:64)
VIA GRITOS DE ALERTA
diferença entre pastor, bispo e presbítero?
No Novo Testamento, as palavras pastor,
bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3;
Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de
Deus.
As várias palavras identificam os mesmos
servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido
ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma
congregação.
Pastor é uma palavra
comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas
responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as
ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento
num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. Deus é chamado de Pastor
desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49:24-25). Salmo 23 descreve o Senhor
como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude,
descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores. Moisés
descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27:17).
Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os
pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10). No Novo
Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do
Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).
Bispo vem da palavra
grega episkopos, que quer dizer supervisor ou superintendente. Em 1
Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para
descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de
Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo
3:2; Tito 1:7).
Presbítero (ancião em
algumas versões da Bíblia) descreve alguém de idade mais avançada. A palavra é
usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de
Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas
locais foram freqüentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23;
15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1
Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos
crentes. Necessariamente são alguns dos mais maduros dos cristãos na
congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e
ensinar o povo de Deus.
Pastores, bispos e presbíteros não são
três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes
dos mesmos homens.
Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos
e presbíteros não somente fogem do padrão bíblico como também perdem a riqueza
das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de
Deus.
via GRITOS DE ALERTA
BRINCANDO COM FOGO - Gretchen diz que Lui Mendes se converteu ao evangelismo no celeiro de "A Fazenda 5
Lui Mendes disse ter aceitado Jesus na tarde desta quarta-feira (30)
O ator Lui Mendes aceitou a Jesus como salvador na tarde desta quinta-feira (30), de acordo com Gretchen, nesta edição de "A Fazenda". A dançarina revelou para os peões da sede que o ator "aceitou Jesus hoje à tarde", termo utilizado pelos evangélicos quando alguém aceita se converter para a religião neopentecostal.
Enquanto a dançarina explicava para os peões da sede da fazenda como foi ficar no celeiro e como estavam os participantes, comentou que era a evangélica do celeiro. Em seguida falou sobre a decisão de Lui.
Gretchen venceu uma prova de afinidades em "A Fazenda 5" e pôde sair do celeiro e ir para a sede, eliminando o risco de sair do reality. Os outros cinco peões que continuam no celeiro farão nova prova na sexta-feira (31) para que mais um vá para a sede, mas por enquanto permanecem na berlinda.
Protestantismo
Gretchen faz parte da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, igreja protestante neopentecostal surgida em 1972, em Goiás. As igrejas neopentecostais seguem a teologia da prosperidade, que assegura que a felicidade e o sucesso devem ser encontrados nessa vida, e têm hábitos morais menos rígidos que os pentecostais tradicionais. A dançarina já fez três filmes pornôs com o ex-marido e é conhecida como a "rainha do rebolado".
Já Lui Mendes interpretou dois casais gays em novelas e chegou a gravar uma cena de beijo que seria a primeira de dois homens se beijando em uma telenovela brasileira, além de ter se envolvido em um escândalo envolvendo uma prostituta e dois travestis em 2007. As igrejas evangélicas geralmente caracterizam o homossexualismo como pecado.
VIA GRITOS DE ALERTA.
Inf . UOL
Enquanto a dançarina explicava para os peões da sede da fazenda como foi ficar no celeiro e como estavam os participantes, comentou que era a evangélica do celeiro. Em seguida falou sobre a decisão de Lui.
Gretchen venceu uma prova de afinidades em "A Fazenda 5" e pôde sair do celeiro e ir para a sede, eliminando o risco de sair do reality. Os outros cinco peões que continuam no celeiro farão nova prova na sexta-feira (31) para que mais um vá para a sede, mas por enquanto permanecem na berlinda.
Protestantismo
Gretchen faz parte da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, igreja protestante neopentecostal surgida em 1972, em Goiás. As igrejas neopentecostais seguem a teologia da prosperidade, que assegura que a felicidade e o sucesso devem ser encontrados nessa vida, e têm hábitos morais menos rígidos que os pentecostais tradicionais. A dançarina já fez três filmes pornôs com o ex-marido e é conhecida como a "rainha do rebolado".
Já Lui Mendes interpretou dois casais gays em novelas e chegou a gravar uma cena de beijo que seria a primeira de dois homens se beijando em uma telenovela brasileira, além de ter se envolvido em um escândalo envolvendo uma prostituta e dois travestis em 2007. As igrejas evangélicas geralmente caracterizam o homossexualismo como pecado.
VIA GRITOS DE ALERTA.
Inf . UOL
Pregador mirim canta que homossexuais não entrarão no céu e causa polêmica
Pregador mirim canta que homossexuais não entrarão no céu e causa polêmica
Ainda repercute o culto na Igreja Batista de Maiden, na Carolina do Norte, onde o pastor Charles Worley afirmou que se os homossexuais fossem isolados seriam extintos, por serem incapazes de se reproduzir. Sua afirmação de que os gays deveriam ser confinados em uma cerca eletrificada gerou ondas de protestos, enquanto muitos defenderam seu direito de expressão.Mas esta semana um novo vídeo passou a ser foco de manifestações pró e contra a homossexualidade na internet, sobretudo nas redes sociais. Há alguns “pregadores mirins” que recitam a mensagem do evangelho com fervor e cativam a atenção dos fiéis. Contudo, quando um garoto canta uma mensagem antigay em uma igreja, gera surpresa de alguns e terror em outros.
Uma reunião recente do Apostolic Thruty Tabernacle [Tabernáculo da Verdade Apostólica] em Greensburg, Indiana, foi filmada e tem recebido muita atenção por conta de um menino não identificado cantando uma música que afirma “Nenhum homossexual vai pro céu”.
Como ele não tem mais que cinco anos de idade, esta demonstração foi classificada como “intolerante” e já gerou protestos, onde os críticos afirmaram que a igreja está fazendo uso de “violência contra a criança”.
Após o final da canção, o vídeo mostra a multidão de adultos aplaudindo, alguns de pé. Uma voz masculina pode ser ouvida gritando: “Esse é o meu garoto.” A reação geral, ao que parece, mostra que o conteúdo da música agradou os fiéis.
A questão é se uma criança tão pequena entende o que diz a letra: “A Bíblia está certa, alguém está errado, A Bíblia está certa, alguém está errado. Romanos um, 26 e 27, nenhum homossexual vai pro céu”…
O Huffington Post destaca que uma série de sites e blogs ligados ao movimento LGBT teceram comentários incisivos contra o vídeo, alegando que o menino foi, sem dúvida, treinado por adultos para cantar na igreja.
A escritura Anne Rice, famosa pelo romance “Entrevista com o Vampiro” também postou o vídeo em sua página do Facebook , acrescentando que “Neste país, os cristãos podem ensinar crianças a odiar e perseguir, e nós, através da isenção fiscal automática para igrejas, ajudamos a financiar isso”.
Assista:
Traduzido e adaptado de Huffington Post e The BlazeFonte: http://noticias.gospelprime.com.br/pregador-mirim-canta-que-homossexuais-nao-entrarao-no-ceu-e-causa-polemica/#ixzz1wRfvPTCu
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Prefeito segura repórter pelo pescoço em Mato Grosso
O prefeito de Barra do Bugres (150 km de Cuiabá), Wilson Francelino (PSD), segurou pelo pescoço uma repórter de TV que tentava entrevistá-lo.
A agressão foi cometida contra a repórter Elissa Neves, da TV Independência (afiliada à Rede Record).
O vídeo do episódio, ocorrido na sexta passada (18) durante um evento esportivo promovido pelo município, foi postado no You Tube e já teve mais de 15 mil acessos.
As imagens mostram quando o prefeito, que é conhecido na cidade como "Wilson Pescador", pressiona o pescoço da jornalista, enquanto fala ao seu ouvido.
Após ser solta, a repórter se queixa da violência, mas o prefeito sorri e adota um tom irônico. "Eu não estou sendo agressivo com você", diz, em um trecho.
A reportagem não conseguiu contato com a repórter. O diretor de jornalismo da TV, Cristiano Rodrigues, disse que foi registrado um boletim de ocorrência por agressão.
"Na hora, ela ficou sem reação, sem saber o que fazer. O prefeito não tinha o direito nem de tocar nela, quanto mais apertá-la no pescoço daquele jeito", disse.
À repórter, segundo o diretor, o prefeito disse que só daria entrevista com o microfone desligado ou em uma participação ao vivo no jornal local.
Rodrigues atribui a reação à "cobertura investigativa" que, segundo ele, a TV vem fazendo da administração municipal. "Estamos acompanhando tudo e ele está irritado com isso", disse.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso qualificou o episódio como uma "agressão covarde e sem justificativa".
"A violência no trato com a colega da profissão deixou a diretoria do sindicato e a categoria indignados", diz a nota.
Também em nota, o prefeito negou que tenha agredido a repórter. "O prefeito aproximou-se da entrevistadora com o fim único de falar-lhe ao ouvido que naquele momento não poderia dar a entrevista", disse, em um trecho.
Ainda segundo a nota, o toque no pescoço teria se dado de forma acidental. "Ao levar as mãos aos ombros da entrevistadora, acabou por alcançar seu pescoço sem a intenção de lhe causar algum mal, o que pode ser conferido nas próprias imagens."
O prefeito acusou a emissora de fazer "oposição explícita" à sua gestão. "As imagens são claras e demonstram que a entrevistadora se manteve tranquila e ouvindo normalmente os argumentos do chefe do Executivo."
FOLHA.COM
A agressão foi cometida contra a repórter Elissa Neves, da TV Independência (afiliada à Rede Record).
O vídeo do episódio, ocorrido na sexta passada (18) durante um evento esportivo promovido pelo município, foi postado no You Tube e já teve mais de 15 mil acessos.
Após ser solta, a repórter se queixa da violência, mas o prefeito sorri e adota um tom irônico. "Eu não estou sendo agressivo com você", diz, em um trecho.
A reportagem não conseguiu contato com a repórter. O diretor de jornalismo da TV, Cristiano Rodrigues, disse que foi registrado um boletim de ocorrência por agressão.
"Na hora, ela ficou sem reação, sem saber o que fazer. O prefeito não tinha o direito nem de tocar nela, quanto mais apertá-la no pescoço daquele jeito", disse.
À repórter, segundo o diretor, o prefeito disse que só daria entrevista com o microfone desligado ou em uma participação ao vivo no jornal local.
Rodrigues atribui a reação à "cobertura investigativa" que, segundo ele, a TV vem fazendo da administração municipal. "Estamos acompanhando tudo e ele está irritado com isso", disse.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso qualificou o episódio como uma "agressão covarde e sem justificativa".
"A violência no trato com a colega da profissão deixou a diretoria do sindicato e a categoria indignados", diz a nota.
Também em nota, o prefeito negou que tenha agredido a repórter. "O prefeito aproximou-se da entrevistadora com o fim único de falar-lhe ao ouvido que naquele momento não poderia dar a entrevista", disse, em um trecho.
Ainda segundo a nota, o toque no pescoço teria se dado de forma acidental. "Ao levar as mãos aos ombros da entrevistadora, acabou por alcançar seu pescoço sem a intenção de lhe causar algum mal, o que pode ser conferido nas próprias imagens."
O prefeito acusou a emissora de fazer "oposição explícita" à sua gestão. "As imagens são claras e demonstram que a entrevistadora se manteve tranquila e ouvindo normalmente os argumentos do chefe do Executivo."
FOLHA.COM
O que a Bíblia Ensina
Sobre a Organização da Igreja?
A divisão e a confusão que existem no mundo religioso em nossos dias são contrárias à oração de Jesus na noite anterior à sua morte (João 17:20- 21). Há centenas de denominações ensinando e praticando coisas diferentes. Sabemos que Deus não criou essa confusão. O modelo que ele dá na Bíblia não é difícil de entender, nem impossível de praticar. O problema é que séculos de "modificações", "tradições" e "melhoramentos" humanos anuviaram nossa visão da simplicidade do plano original revelado pelo Espírito Santo no Novo Testamento. Em lugar nenhum isto é mais evidente do que na diversidade dos planos de organização de igrejas. Neste artigo, quero desafiar cada leitor a tentar deixar de lado tradições humanas e idéias pré-concebidas para ver claramente a simplicidade do padrão do Novo Testamento de organização de uma igreja. Tão certamente quanto os primitivos cristãos foram capazes de organizar-se em agrupamentos que funcionam, conhecidos como igrejas locais, sinceros seguidores de Jesus podem fazer o mesmo hoje em dia. Mas como? Como em todas as outras facetas da vida, precisamos pôr de lado nossas preferências, opiniões e políticas, para humildemente etudar e aplicar o ensinamento das Escrituras (Tiago 1:21-25).
O Modelo de Organização de
Igrejas Locais no Novo Testamento
Precisamos começar por um entendimento básico da idéia bíblica de uma igreja. No Novo Testamento, uma igreja é simplesmente um grupo de cristãos que seguem a Cristo. A palavra pode ser usada para falar de todos aqueles que servem ao Senhor, não importa onde estejam (Hebreus 12:22-23). É freqüentemente usada para descrever grupos locais de discípulos que se encontram para adorarem, para edificarem uns aos outros e para proclamarem o evangelho de Jesus. É neste sentido que lemos sobre a igreja em Antioquia da Síria (Atos 13:1), sobre as igrejas em Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia (Atos 14:21-23), sobre a igreja em Éfeso (Atos 20:17), a igreja em Corinto (1 Coríntios 1:1; 2 Coríntios 1:1), as igrejas na região da Galácia (Gálatas 1:2) e a igreja dos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1). É neste ambiente de igrejas locais que encontramos homens escolhidos para supervisionar e guiar. Os sistemas comuns de superestruturas de denominações, de ligas internacionais de igrejas e de hierrquias que ligam e até governam milhares de igrejas locais, são invenções do homem. Não há modelo bíblico de tais arranjos. No Novo Testamento, os cristãos serviam juntos em congregações locais. Eles eram gratos pelos seus irmãos em outros lugares, mas não tentavam criar algum laço de organização onde os cristãos de um lugar pudessem dirigir ou governar o trabalho de discípulos de outro lugar. Veremos este modelo mais claramente quando considerarmos o ensinamento específico sobre a organização de uma igreja local.
A Formação de Igrejas Locais
Conforme se espalharam pelo mundo, partindo de Jerusalém, cada cristão levou o evangelho a outras pessoas. A semente (a palavra S Lucas 8:11) foi plantada e produziu fruto (cristãos S Lucas 8:15; 1 Coríntios 3:7). Estes novos discípulos começaram a adorar e a trabalhar juntos no serviço de Deus (Atos 2:44; 16:40). Em cada cidade onde homens e mulheres obedeciam ao evangelho, as igrejas eram formadas (Atos 14:21-23). As igrejas se reuniam regularmente para participar da Ceia do Senhor (Atos 20:7; 1 Coríntios 11:20-34), para servir a Deus e edificarem uns aos outros (1 Coríntios 14:26; Hebreus 10:23-25). Os membros destas igrejas locais contribuíam voluntariamente para a obra que Deus incumbiu à congregação (1 Coríntios 16:1-2; 2 Coríntios 9:7).
A Supervisão da Igreja Local
Quando estas congregações se formaram, eram grupos de recém-convertidos que tinham que crescer (1 Coríntios 3:1-2). Quando amadureciam, desenvolviam-se homens que satisfaziam às qualificações exigidas por Deus para prover supervisão a essas congregações. Esses homens eram selecionados para servirem como presbíteros (Atos 14:23). A Bíblia também usa a palavra bispo para descrever os mesmos homens, e diz que o seu papel é pastorear (Atos 20:17, 28; 1 Pedro 5:1-2). A distinção que muitos grupos religiosos fazem entre pastores, bispos e presbíteros não é baseada na Bíblia. Estes presbíteros serviam na igreja local para pastorear "o rebanho de Deus", no meio do qual estavam (1 Pedro 5:1-2). Sua responsabilidade e autoridade para supervisionar não iam além do rebanho local. Não há nenhuma base bíblica para presbíteros de um local supervisionarem uma igreja em outro local. É também interessante e importante observar que as passagens que falam de bispos, presbíteros ou pastores nunca falam de apenas um servindo numacongregação. O modelo do Novo Testamento é ter uma pluralidade de bispos numa igreja local (Filipenses 1:1). Deus não autorizou nenhum homem a supervisionar sozinho uma igreja local.
Qualificações de Presbíteros/Pastores/Bispos
A divisão e a confusão que existem no mundo religioso em nossos dias são contrárias à oração de Jesus na noite anterior à sua morte (João 17:20- 21). Há centenas de denominações ensinando e praticando coisas diferentes. Sabemos que Deus não criou essa confusão. O modelo que ele dá na Bíblia não é difícil de entender, nem impossível de praticar. O problema é que séculos de "modificações", "tradições" e "melhoramentos" humanos anuviaram nossa visão da simplicidade do plano original revelado pelo Espírito Santo no Novo Testamento. Em lugar nenhum isto é mais evidente do que na diversidade dos planos de organização de igrejas. Neste artigo, quero desafiar cada leitor a tentar deixar de lado tradições humanas e idéias pré-concebidas para ver claramente a simplicidade do padrão do Novo Testamento de organização de uma igreja. Tão certamente quanto os primitivos cristãos foram capazes de organizar-se em agrupamentos que funcionam, conhecidos como igrejas locais, sinceros seguidores de Jesus podem fazer o mesmo hoje em dia. Mas como? Como em todas as outras facetas da vida, precisamos pôr de lado nossas preferências, opiniões e políticas, para humildemente etudar e aplicar o ensinamento das Escrituras (Tiago 1:21-25).
O Modelo de Organização de
Igrejas Locais no Novo Testamento
Precisamos começar por um entendimento básico da idéia bíblica de uma igreja. No Novo Testamento, uma igreja é simplesmente um grupo de cristãos que seguem a Cristo. A palavra pode ser usada para falar de todos aqueles que servem ao Senhor, não importa onde estejam (Hebreus 12:22-23). É freqüentemente usada para descrever grupos locais de discípulos que se encontram para adorarem, para edificarem uns aos outros e para proclamarem o evangelho de Jesus. É neste sentido que lemos sobre a igreja em Antioquia da Síria (Atos 13:1), sobre as igrejas em Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia (Atos 14:21-23), sobre a igreja em Éfeso (Atos 20:17), a igreja em Corinto (1 Coríntios 1:1; 2 Coríntios 1:1), as igrejas na região da Galácia (Gálatas 1:2) e a igreja dos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1). É neste ambiente de igrejas locais que encontramos homens escolhidos para supervisionar e guiar. Os sistemas comuns de superestruturas de denominações, de ligas internacionais de igrejas e de hierrquias que ligam e até governam milhares de igrejas locais, são invenções do homem. Não há modelo bíblico de tais arranjos. No Novo Testamento, os cristãos serviam juntos em congregações locais. Eles eram gratos pelos seus irmãos em outros lugares, mas não tentavam criar algum laço de organização onde os cristãos de um lugar pudessem dirigir ou governar o trabalho de discípulos de outro lugar. Veremos este modelo mais claramente quando considerarmos o ensinamento específico sobre a organização de uma igreja local.
A Formação de Igrejas Locais
Conforme se espalharam pelo mundo, partindo de Jerusalém, cada cristão levou o evangelho a outras pessoas. A semente (a palavra S Lucas 8:11) foi plantada e produziu fruto (cristãos S Lucas 8:15; 1 Coríntios 3:7). Estes novos discípulos começaram a adorar e a trabalhar juntos no serviço de Deus (Atos 2:44; 16:40). Em cada cidade onde homens e mulheres obedeciam ao evangelho, as igrejas eram formadas (Atos 14:21-23). As igrejas se reuniam regularmente para participar da Ceia do Senhor (Atos 20:7; 1 Coríntios 11:20-34), para servir a Deus e edificarem uns aos outros (1 Coríntios 14:26; Hebreus 10:23-25). Os membros destas igrejas locais contribuíam voluntariamente para a obra que Deus incumbiu à congregação (1 Coríntios 16:1-2; 2 Coríntios 9:7).
A Supervisão da Igreja Local
Quando estas congregações se formaram, eram grupos de recém-convertidos que tinham que crescer (1 Coríntios 3:1-2). Quando amadureciam, desenvolviam-se homens que satisfaziam às qualificações exigidas por Deus para prover supervisão a essas congregações. Esses homens eram selecionados para servirem como presbíteros (Atos 14:23). A Bíblia também usa a palavra bispo para descrever os mesmos homens, e diz que o seu papel é pastorear (Atos 20:17, 28; 1 Pedro 5:1-2). A distinção que muitos grupos religiosos fazem entre pastores, bispos e presbíteros não é baseada na Bíblia. Estes presbíteros serviam na igreja local para pastorear "o rebanho de Deus", no meio do qual estavam (1 Pedro 5:1-2). Sua responsabilidade e autoridade para supervisionar não iam além do rebanho local. Não há nenhuma base bíblica para presbíteros de um local supervisionarem uma igreja em outro local. É também interessante e importante observar que as passagens que falam de bispos, presbíteros ou pastores nunca falam de apenas um servindo numacongregação. O modelo do Novo Testamento é ter uma pluralidade de bispos numa igreja local (Filipenses 1:1). Deus não autorizou nenhum homem a supervisionar sozinho uma igreja local.
Qualificações de Presbíteros/Pastores/Bispos
Duas passagens indicam claramente as
qualificações que um homem tem que possuir para servir como bispo (1 Timóteo
3:1-7; Tito 1:5-9). Nenhum homem que não possua todas estas qualificações
deverá ser selecionado para servir como presbítero/pastor/bispo. Antes de
selecionar seus pastores, os membros da igreja local deverão estudar
cuidadosamente estas listas para estarem certos de que tenham dois ou mais
homens verdadeiramente qualificados. Paulo falou de qualificações familiares:
esposo de uma só mulher, governa bem a própria casa, tem filhos crentes que
não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Ele deu uma extensa
lista de exigências espirituais e morais: irrepreensível, temperante, domínio
de si, sóbrio, modesto, hospitaleiro, tem bom testemunho dos de fora, não dado
ao vinho, não violento, cordato, inimigo de contendas, não avarento, não
arrogante, não irascível, amigo do bem, justo, piedoso. Um bispo precisa
também ter experiência e capacidade para ensinar: apto para ensinar, não
neófito, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha
poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o
contradizem. É claro que Deus quer homens espiritualmente maduros que se
dedicarão aos seus irmãos para servir como presbíteros. Este não é o trabalho
dos jovens, dos novos convertidos, ou homens que ainda não aprenderam a guiar
suas próprias famílias, nem é papel atribuído a mulheres. Estas qualificações
não se adquirem recebendo diplomas de cursos de seminários, mas dedicando-se ao
serviço do Senhor.
Outros Servidores
Diáconos são homens especialmente qualifi-cados e escolhidos para servir sob a supervisão dos presbíteros. Suas qualificações são encontradas em 1 Timóteo 3:8-12: "Quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.... O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa."
Evangelistas ou pregadores são homens que proclamam as boas novas de Jesus Cristo. Eles não têm papéis de autoridade ou supervisão na igreja. Eles servem o Senhor como seus ministros e têm que ser completamente fiéis a sua palavra (2 Timóteo 4:1-5). A prática comum de chamar um pregador de "o pastor" e de lhe dar autoridade para governar uma igreja não tem base nas Escrituras.
Outros Servidores
Diáconos são homens especialmente qualifi-cados e escolhidos para servir sob a supervisão dos presbíteros. Suas qualificações são encontradas em 1 Timóteo 3:8-12: "Quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.... O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa."
Evangelistas ou pregadores são homens que proclamam as boas novas de Jesus Cristo. Eles não têm papéis de autoridade ou supervisão na igreja. Eles servem o Senhor como seus ministros e têm que ser completamente fiéis a sua palavra (2 Timóteo 4:1-5). A prática comum de chamar um pregador de "o pastor" e de lhe dar autoridade para governar uma igreja não tem base nas Escrituras.
A Simplicidade do
Plano de Deus
Numa era quando muitas igrejas se assemelham a corporações multinacionais, o plano simples de Deus de organização de igreja parece muito simples. Seguindo este plano, qualquer grupo de crentes biblicamente batizados pode começar a adorar a Deus e a trabalhar unido como uma igreja local. Não precisam de treinamento em algum seminário. Não precisam de permissão de nenhuma diocese ou convenção. Não precisam filiar-se a nenhuma denominação ou liga de igrejas. Não precisam esperar que algum corpo eclesiástico lhes envie um padre ou pastor. Eles precisam é de um inabalável respeito à Palavra de Deus, e uma determinação a fazer tudo o que ele exige, e nada do que ele não autorizou. Que possamos amar bastante a Deus para retornarmos ao seu modelo!
Numa era quando muitas igrejas se assemelham a corporações multinacionais, o plano simples de Deus de organização de igreja parece muito simples. Seguindo este plano, qualquer grupo de crentes biblicamente batizados pode começar a adorar a Deus e a trabalhar unido como uma igreja local. Não precisam de treinamento em algum seminário. Não precisam de permissão de nenhuma diocese ou convenção. Não precisam filiar-se a nenhuma denominação ou liga de igrejas. Não precisam esperar que algum corpo eclesiástico lhes envie um padre ou pastor. Eles precisam é de um inabalável respeito à Palavra de Deus, e uma determinação a fazer tudo o que ele exige, e nada do que ele não autorizou. Que possamos amar bastante a Deus para retornarmos ao seu modelo!
Pastores Aprovados por Deus
Há pastores na maioria das igrejas. Muitas
pessoas almejam o cargo de pastor. Biblicamente, a função dos pastores é cuidar
do rebanho (igreja) de Deus (veja 1 Pedro 5:1-2; Atos 20:28). Como servos de
Deus, os verdadeiros pastores mostrarão a sua preocupação com a vontade do
Senhor, fazendo e ensinando o que ele diz.
Nosso estudo de pastores, necessariamente,
se baseia na Bíblia. Antes de entrar no estudo, quero explicar meus motivos.
Estou escrevendo este artigo para ajudar pessoas honestas a servirem ao Senhor.
Conforme o padrão bíblico, eu faço parte de uma congregação local, onde sirvo ao
Senhor junto com outras pessoas. Não mantemos nenhum tipo de laço com nenhuma
denominação. A nossa responsabilidade é de fazer a vontade de Deus, e aceitamos
a Bíblia como a única fonte de informações sobre a vontade dele. Eu não tenho
nenhum motivo para defender nem atacar qualquer pessoa ou organização religiosa.
Meu propósito é bem simples: servir a Deus e ajudar outras pessoas a fazerem o
mesmo.
Sem dúvida, este artigo não agradará a
todos. Da mesma maneira que o ensinamento de Jesus desafiou os líderes
religiosos de sua época, a palavra dele exige mudanças radicais por parte dos
líderes de muitas igrejas hoje. Não podemos forçar ninguém a mudar, mas podemos
e devemos avisar sobre o perigo de seguir a sabedoria humana (leia Provérbios
14:12; Isaías 55:6-9; Jeremias 10:23; Ezequiel 3:18-21). Eu sei, de antemão, que
este estudo vai contrariar os ensinamentos e as práticas de muitos pastores e de
muitas igrejas. Mas, eu não posso servir a Deus e agradar a todos os homens
(Gálatas 1:10). Apresento este artigo depois de anos de estudo e oração, com o
único propósito de divulgar e defender a palavra pura do Deus santo. Peço que
você aborde o assunto com mansidão e o desejo de aprender a aplicar a palavra do
Senhor. "Portanto, despojando_vos de toda impureza e acúmulo de maldade,
acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para
salvar a vossa alma. Tornai_vos, pois, praticantes da palavra e não somente
ouvintes, enganando_vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e
não praticante, assemelha_se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto
natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de
como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei
perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas
operoso praticante, esse será bem_aventurado no que realizar" (Tiago
1:21-25).
Pastores/anciãos no Velho
Testamento
Sabemos que o Novo Testamento, o evangelho
de Cristo, fornece o padrão para a igreja de hoje (veja João 12:48-50; Hebreus
8:6-13; 2 João 9; Colossenses 3:17). Mas o Antigo Testamento contém exemplos
instrutivos que ajudam para entender a vontade de Deus (1 Coríntios 10:1-13;
Romanos 15:4). No Velho Testamento, encontramos líderes entre o povo de Israel
chamados, às vezes, anciãos (o sentido da palavra presbítero no Novo
Testamento). Os anciãos das cidades israelitas resolveram problemas que surgiram
entre as pessoas (Deuteronômio 21:2,19; 22:15-17; Rute 4:1-11). Quando não
conduziram o povo no caminho de Deus, ele cobrou: "O Senhor entra em juízo
contra os anciãos do seu povo e contra os seus príncipes. Vós sois os que
consumistes esta vinha; o que roubastes do pobre está em vossa casa. Que há
convosco que esmagais o meu povo e moeis a face dos pobres? —diz o Senhor, o
Senhor dos Exércitos" (Isaías 3:14-15). Deus condenou os pastores
gananciosos que não compreenderam a vontade dele e conduziram o povo ao pecado
(Isaías 56:9-12). Jeremias transmitiu as palavras do Senhor sobre pastores maus:
"Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscaram ao Senhor; por
isso, não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos"
(Jeremias 10:21). "Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do
meu pasto! —diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra
os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as
afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade
das vossas ações, diz o Senhor" (Jeremias 23:1-2).
Pastores nas igrejas do Novo
Testamento
No Novo Testamento, encontramos muitas
referências aos pastores/presbíteros/ bispos. Descobrimos em Atos 20:17 e 28 que
esses três termos se referem aos mesmos homens (veja, também, 1 Pedro 5:1-2,
onde os presbíteros pastoreiam). Não temos nenhuma base bíblica para usar o
termo "bispo" para descrever um cargo, "pastor" para outro e "presbítero" para
ainda outro. Pastores, bispos e presbíteros são os mesmos servos. Lendo o livro
de Atos, achamos vários versículos que mencionam presbíteros: na Judéia (11:30);
em cada igreja na Ásia Menor (14:23); em Jerusalém (15:2,4,6,22,23; 16:4); da
igreja em Éfeso (20:17,28) e, mais uma vez, em Jerusalém (21:18). As epístolas,
também, se referem aos homens que pastoreavam as igrejas: "pastores e mestres"
(Efésios 4:11); "bispos" em Filipos (Filipenses 1:1); "o presbitério" (1 Timóteo
4:14); "presbíteros que há entre vós" (1 Pedro 5:1; aqui aprendemos que Pedro
era presbítero, um dos dois apóstolos assim identificados—veja 2 João 1 e 3 João
1).
O trabalho dos presbíteros inclui várias
funções importantes: pastorear (Atos 20:28; 1 Pedro 5:2); ensinar (Efésios
4:11-16; Tito 1:9); ser modelos (1 Pedro 5:3); presidir (1 Timóteo 5:17); vigiar
(Atos 20:31); velar por almas (Hebreus 13:17); guiar (Hebreus 13:17);
cuidar/governar (1 Timóteo 3:5); ser despenseiro de Deus (Tito 1:7); exortar
(Tito 1:9); calar os enganadores (Tito 1:9-11); etc.
Observamos em todos os exemplos bíblicos
que as igrejas que tinham presbíteros sempre tinham mais de um. Seja em
Jerusalém, Éfeso, Filipos ou outro lugar, sempre fala dos presbíteros no plural.
A prática comum nas igrejas de hoje, de ter um só pastor numa congregação, não
tem nenhum fundamento bíblico.
As qualificações bíblicas de
pastores/presbíteros/bispos
Paulo cita as qualificações dos
bispos/presbíteros em duas cartas (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9). A linguagem
dele deixa bem claro que ele não está dando meras sugestões, e sim
requerimentos. Em 1 Timóteo 3:2 ele diz: "É necessário, portanto, que
o bispo seja...."
Tito 1:7 diz:
"Porque é indispensável que o bispo seja...." Antes de
examinar as qualificações em si, vamos entender bem esse ponto. Os requerimentos
que encontramos nesses dois trechos são qualidades que o Espírito Santo revelou,
através de Paulo, como exigências. Para servir como presbítero, um homem precisa
de todas essas qualidades. Ninguém tem direito de apagar nenhum "i" ou "til" do
que Deus falou aqui.
Agora, vamos ler o que o Espírito falou
nessas duas listas paralelas (bem semelhantes, mas não exatamente
iguais).
"Fiel é a palavra: se alguém aspira
ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja
irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto,
hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato,
inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os
filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a
própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não
suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é
necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no
opróbrio e no laço do diabo" (1 Timóteo
3:1-7).
"Por esta causa, te deixei em Creta,
para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade,
constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja
irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são
acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o
bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não
irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância;
antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de
si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder
tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o
contradizem" (Tito 1:5-9).
Leia esses trechos com bastante atenção.
Os pastores na sua igreja têm todas essas qualificações? São homens? Casados?
Pais de famílias? Com filhos crentes? Conhecedores da palavra? Hospitaleiros?
Respeitados por todos? Irrepreensíveis? Professores capazes? Amigos do bem? Têm
todas as outras qualidades citadas aqui? Homens com todas essas qualificações
são uma grande bênção ao povo de Deus, e serão extremamente úteis nas igrejas
locais onde servem como presbíteros. Mas, pessoas que não têm essas
qualificações não são autorizadas por Deus a serem pastores. A igreja que
escolhe pessoas não-qualificadas como bispos está desrespeitando a palavra de
Deus. Pessoas não-qualificadas que aceitam o cargo de pastor estão agindo contra
o Supremo Pastor. Presbíteros não-qualificados que continuam nesse papel estão
violando a palavra de Deus.
É notável que essas passagens não falam
nada sobre escolaridade, cursos superiores, cursos de teologia, diplomas,
certificados de seminários, etc. Muitas igrejas têm colocado tais coisas como
seus próprios requerimentos, deixando de lado as exigências de
Deus.
Desafios atuais
Não é possível, num pequeno artigo como
este, elaborar um estudo completo sobre pastores. O propósito deste artigo é
desafiar cada leitor a estudar mais, procurando entender bem o que Deus revelou
sobre liderança na igreja. Mas, não é o bastante ouvir a palavra. Tem que
praticá-la (Tiago 1:22-25). Se você, ou a igreja onde você congrega, esteja
agindo de forma errada, há uma solução só: arrepender-se e começar a obedecer ao
Senhor. Pastores não-qualificados devem renunciar ou serem removidos do cargo,
para não trazer a ira de Deus sobre a igreja. E se sua igreja insiste em manter
pastor(es) não aprovado(s) de Deus, você terá que escolher entre Deus e os
homens (Mateus 15:9; Josué 24:15). Tal igreja está desordenada (Tito 1:5) e não
procede como deve (1 Timóteo 3:15). Igrejas que ainda não têm presbíteros devem
encorajar todos os homens a se desenvolverem espiritualmente para serem
qualificados, se possível, no futuro.
É bem provável que alguns leitores,
especialmente os que fazem parte da liderança de algumas denominações, não
gostarão deste artigo. Não aceite nada que vem de mim ou de qualquer outro
homem; mas não rejeite nada que vem de Deus. "Porventura, procuro eu,
agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se
agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas
1:10).
VIA GRITOS DE ALERTA
Por que o Aborto e o Homossexualismo estão sendo propagados pelo Mundo todo?
A Resposta é simples, como você poderá ver neste Artigo.
VIRUS INFORMÁTICO "FLAME" QUE ATACOU O IRÃO É PIOR QUE O "STUXNET"
Os peritos de segurança iranianos confirmaram que o
virus que atacou os sistemas dos computadores no país é muito mais
perigoso que o anterior Stuxnet.
Apelidado de "Flame" (chama),
o virus não atacou apenas o Irãn, mas também outros países inimigos de Israel.
A empresa de
segurança da internet Kaspersky classificou o virus Flame (que
rouba informações) como "a mais sofisticada arma cibernáutica jamais
utilizada" e calcula que pode ter sido criada pelos mesmos autores do virus
Stuxnet.
O virus
Flame atacou pelo menos 600 sistemas específicos de
computadores no Irãn, Síria, Líbano, Egipto, Sudão, Arábia Saudita e Autoridade
Palestina, todos cruéis inimigos de Israel. Vitaly Kamluk, perito da empresa
Kaspersky disse à BBC que este virus já devia funcionar
discretamente há uns dois anos.
"Este virus
é mais poderoso que o seu antecessor" - afirmou o perito, acrescentando:
"É um tipo de virus que só poderia ter sido criado por um estado ou outra
grande entidade."
Os problemas com
os sistemas de informáção iranianos continuam a vir à tona, ainda relacionados
com o virus Stuxnet de 2010. O virus atacou e desmantelou com sucesso
os computadores que operavam as instalações iranianas para o enriquecimento do
urânio. Mais de 16.000 das centrifugadoras das instalações de Natanz foram
destruídas como resultado do ataque cibernético.
O virus
Flame é tão poderoso, que uma agência das Nações
Unidas que apoia as nações membras na segurança das suas infraestruturas
nacionais prepara-se para avisar as nações membras sobre os riscos apresentados
pelo virus.
Um repórter
do jornal Herald Sun, que estimou que o
Flame é 20 vezes mais poderoso do que qualquer outro
antes conhecido, comentou ironicamente que o virus pode "pôr o mundo
de joelhos".
Segundo a
empresa russa Kaspersky, o pacote do software do Flame
totaliza quase 20 Mb em tamanho quando plenamente aplicado.
"Este é um
ataque com um alvo específico" - afirmou Bencsath, acrescentando: "Esta
ferramenta é usada para ataques específicos, o que significa que os computadores
caseiros não deverão correr qualquer risco."
Esses
comentários confirmam os de Greg Hughes, o CEO da israelita Symantec,
que comentou que o virus Flame descoberto no Irão é um
ciberataque equivalente a "assassinato de alvos específicos".
O virus
Flame é então descrito como um "virus ladrão de
informações" e "virus de espionagem cibernáutica" preparado para
guardar e apagar informação sensível, fazer capturas de écran, descarregar
aplicações, gravar movimentos das teclas e copiar arquivos guardados em
sistemas.
O Irãn - que
acusou abertamente Israel de lançar o Flame - afirma
ter neutralizado o virus e que os seus criadores não tiveram sucesso.
No entanto, no
passado, os reponsáveis iranianos também alegaram ter liquidado o menos poderoso
virus Stuxnet por variadas vezes antes de o terem conseguido erradicar
quase dois anos depois de o terem descoberto...
Representantes israelitas recusaram-se a confirmar se o
Flame foi "apadrinhado" por Jerusalém, mas o Ministro
para os Assuntos Estratégicos, Moshe Yaalon disse no entanto o seguinte:
"Quem quer que veja a ameaça iraniana como uma ameaça séria, é razoável que
venha a tomar várias medidas sérias, incluindo esta."
Para os
iranianos, esta foi a "confissão" de que Israel está por detrás deste ataque.
Seja ou não Israel, Deus queira que este engenhoso processo de recolha e
destruição de informação sensível consiga atrasar, danificar ou até destruir por
completo toda a programação iraniana que visa a fabricação de engenhos nucleares
cujo objectivo claro é a destruição do estado de Israel. Se assim for, estão de
parabéns os autores da "façanha"!
Shalom, Israel!Blogueiros criticam Silas Malafaia por desafio teológico
Blogueiros criticam Silas Malafaia por desafio teológico
O desafio proposto pelo pastor Silas Malafaia, no último dia 19, para que sites e blogs, que costumam acusá-lo de estar pregando a “Teologia da Prosperidade”, assistam aos programas dos dias 2 e 9 de junho e encontrem em suas pregações erros teológicos, tem gerado crítica de diversos blogs.O desafio é bastante simples, trata-se de uma mensagem gravada em um culto especial que realizou com a igreja que pastoreia, Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro. Ele reuniu as pessoas na Arena HSBC para pregar o sermão intitulado “Uma vida de prosperidade”.
Na ocasião, embora reconheça que existem muitos sites e blogs cristãos que apresentam notícias sérias, o pastor Silas Malafaia afirmou que alguns pertencem a “bandidos travestidos de evangélicos”.
O pastor Ciro Zibordi, autor de uma série de livros para pregadores e líderes, criticou a postura do pastor. Sem citar o nome, Ciro escreveu em sua página no Twittter que não tem tempo “para aceitar desafios de telepastores”.
“Já fui desafiado por Jesus a segui-lo e fazer sua vontade. Isso sim é nobre!”, escreveu o pastor.
Além do pastor Ciro, outros blogueiros resolveram dar uma resposta antecipada ao desafio proposto pelo pastor. Vera Siqueira, do blog “Uma estrangeira no mundo” é uma.
Vera participou da Marcha para Jesus no Rio de Janeiro, no mesmo dia em que foi transmitido o programa do desafio, dia 19, e afirmou que na esquina da Avenidas Rio Branco e Almirante Barroso estavam blogueiros do “Pedras Clamam”, “Voltemos ao Evangelho” e “Esse Mundo Jaz no Maligno”. Segunda ela, ao ver as faixas dos blogs, Silas Malafaia teria desviado o olhar.
“No vídeo, o Malafaia está bem corajoso, confiante, cheio de si. No vídeo, cercado apenas por seus empregados, o Malafaia demonstra até uma certa prepotência e arrogância, parecendo não temer os ‘bandidos’, como ele se refere a quem o critica (sic)”, escreveu em seu blog.
Não é a primeira vez que Silas Malafaia se queixa publicamente do que é escrito sobre ele na internet.
Assista ao vídeo:
VIA GRITOS DE ALERTA.
INF. GOSPEL PRIME
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