quinta-feira, 31 de maio de 2012

A EXPERIÊNCIA DE ZACARIAS, O SACERDOTE


Lucas é detalhista em relatar este episódio na vida dos pais de João Batista, aquele que foi o precursor da vinda de Jesus. O texto também nos mostra que havia um grande problema, um desafio na vida desse casal. Izabel era estéril, não podia gerar filhos.
Aqui já se quebra um mito: aquele que diz que a pessoa que passa por provas é porque está em pecado.

 “E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor

 (Lucas 1:6), este texto nos mostra o contrário.
Embora justos e irrepreensíveis, íntegros, estão vivenciando uma dificuldade, uma impossibilidade. Logo

, lutas na vida do cristão não é para desistirmos ou fracassarmos! Dificuldade na vida de um discípulo desatado é combustível para oração e semente para milagre!
Queridos do Eterno, eu não sei como estava Zacarias naquele tempo, com ou sem dinheiro, desanimado, triste, cansado ou feliz... eu só sei que quando ele foi convidado a entrar no Santuário não perdeu a oportunidade, e aqui o Eterno começa a mudar a sua sorte.
Agora, não adianta chegar no Santuário e ficar somente no Átrio, você tem que entrar no Lugar Santo.
Muitas vezes entrarmos no Santuário como Zacarias:

 “Já conheço as coisas daqui, já conheço a liturgia, o altar, a hora das ofertas”. Só que o Eterno assim como fez com Zacarias, pode fazer com você, surpreendê-lo.
O Eterno vai interromper o seu culto racional para fazer você entender e ver o que você não viu ainda!


Às vezes estamos no Santuário, mas a cabeça está lá fora; os olhos estão voltados para aqueles que sentam e levantam.


Para visualizarmos o que o Eterno tem para nossa vida, precisamos estar focados no Altar! Quando Zacarias olha para o Altar, ele ouve: “E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João” (Lucas 1:11-13).

1)- Zacarias já servia ao Eterno, mas ainda não tinha intimidade com o Altar, ainda tomava susto, com algumas coisas que ainda o incomodavam. Veja o princípio da dádiva de Deus: “E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento” (Lucas 1:14).
O Eterno não nos dará nada que nos dê angústia ou tristeza. O prazer do Eterno é de nos abençoar! “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe” (Lucas 1:15). Nós precisamos transicionar nossa mente, pois Deus não faz coisas pequenas e mesquinhas. Servimos a um Deus de coisas grandes e grandes coisas!
Imagine se fosse você no lugar de Zacarias? Qualquer discípulo estaria glorificando, saltando na presença do Eterno. Todavia, em (Lucas 1:18) Zacarias está cheio de argumentos da alma: “Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade”
(Lucas 1:18).
Amados, o Eterno não está preocupado em saber quem é você, principalmente quando entra em Sua presença cheio de argumentos; nesse lugar o melindre vai ter que cair por terra! “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas” (Lucas 1:19).
E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir” (Lucas 1:20).
2)- A reação que eu tenho diante da promessa determinará como eu viverei até que ela se cumpra. Amados, a incredulidade lesiona a alma de discípulos almáticos. Tem muito crente lesionado, não realizando a obra do Eterno como deveria.
E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo”
(Lucas 1:21). Haverá sempre pessoas te esperando lá fora. Nós, hoje somos responsáveis a levar do Altar o Evangelho para quem está lá fora.
“E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo” (Lucas 1:22). Mas Zacarias só se expressava com acenos, mudo. Isabel, sua esposa, ficou na expectativa, ficou entristecida sem ouvir, sem saber o que aconteceu!
Fique tranqüilo, você serve um Deus Justo! Se quem está do seu lado não produz alegria, o Eterno levará alguém à sua casa para lhe alegrar.
Uma jovem chamada Maria está chegando!
Seis meses se passaram e Zacarias continuava mudo. O Eterno chama o anjo Gabriel à sua presença e lhe concede um outro comando: “E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.” (Lucas 1:26-28).
3)- No Santuário, o Anjo se colocou no Altar, mas em casa, o Anjo sabe de quem pode se aproximar. Quem é discípulo desatado, íntimo do Pai, nunca se assusta com a presença do Anjo e do sobrenatural de Deus!
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lucas 1:29-32)
Se Zacaria não creu, com Maria foi diferente. Ela não entende, mas não duvida. Amados, Zacarias, o Sacerdote, conhecia a história de Sarai que era estéril e gerou. Ele também conheceu a história de Rebeca, mulher estéril que também foi curada pelo Eterno. Zacarias também conheceu a história de Ana e suas aflições ao se deparar com Penina e sua esterelidade, mas também engravidou. Ainda conheceu a história da mãe de Sansão, que também era estéril.
Mas que história Maria, tão nova conhecia? Daí o porque de não entender em alguns momentos, mas nunca duvidar. “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” (Lucas 1:34)
É quando o Anjo de Deus percebe a intenção sincera do coração e afirma: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).
Em outras palavras, sabe o que o anjo está dizendo? “Deixa comigo, pois quem cumpre a promessa é o Eterno, Aquele que pode todas as coisas.” É nesse texto que vemos a primeiras manifestação da Trindade no Novo Testamento. Existem três pessoas trabalhando hoje para sua promessa se cumprir: O Pai, o Filho e o Espírito Santo!
4)- Sabe o que o Eterno está nos dizendo: “Fica do lado daqueles que acreditam em milagres”. A partir daqui, Zacarias desaparece; ficam só Maria e Isabel. Queridos, a gente sente, percebe quando alguém cheio de fé chega perto da gente. Não é mesmo? Isabel viu e percebeu a chegada de Maria cheia de fé!
Quando nos aproximamos de pessoas cheias do Espírito Santo e fé, o Eterno despertará em nós até dom que ainda não fora despertado. Isabel profetiza: “E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1:42-43).
Aleluia, pois a partir daí Maria começa a louvar até mesmo antes de ver cumprida a promessa. E até o feto de Isabel, João Batista, se expressa no ventre.
CONCLUSÃO:
Fique tranquilo, a sua hora vai chegar. A dsciplina não é para lhe castigar, mas sim para lhe fazer crescer. Queridos, falhos ou não, o milagre vai acontecer. E não vão faltar pessoas para querer denominar a sua bênção. “Qual vai ser o nome da criança, Isabel?” R: João!
E disseram-lhe: Ninguém há na tua parentela que se chame por este nome.” (Lucas 1:61). Não pode ser João, por quê? Por que não houve João antes? Você não poderá ser formar porque antes ninguém se formou. Você também não poderá ter casa própria porque ninguém na sua família tem.
O tempo de você ficar mudo (como Zacarias), se expressar com acenos em escrever em tábuas, termina este mês! Pois a incredulidade será removida de sua vida em nome de Jesus! “E logo a boca se lhe abriu, e a língua se lhe soltou; e falava, louvando a Deus.” (Lucas 1:64)
VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...