Identificar um
político corrupto implica em observar elementos básicos. Em todo o mundo essa
tarefa pode ser aplicada modificando-se alguns dados para a adequação de cada
realidade. No Brasil, cabe observar alguns pontos. Vamos a
eles:
• Sinais de enriquecimento incompatível com a renda
percebida.
– Os sinais mais básicos
de enriquecimento incompatível passam pela moradia do político corrupto e bens
de consumo como automóveis, roupas, cirurgias plásticas deles ou de cônjuges,
como também de amantes, e etc.
É muito
comum haver uma mudança de endereço passando de um bairro menos favorecido a um
de status mais elevado. Geralmente essa mudança pode acontecer em vários
estágios, mas sempre de uma moradia mais simples para uma mais sofisticada. No
caso de pedido de explicações por parte da opinião pública, é comum a
apresentação de documentação que justifica a compra ou aquisição dos bens por
meio de financiamentos e/ou outros artifícios . Curiosamente, os preços
mostrados nesses documentos são sempre subfaturados e estão sempre muito aquém
do mercado. Deve-se observar que parentes e amigos desses “políticos”, atuando
como “laranjas” também podem apresentar estes sinais de enriquecimento com a
abertura de firmas que superam o desempenho geral do mercado no mesmo período de
vigência. Esta é uma característica forte de lavagem de
dinheiro.
Uma forma muito segura de se
identificar o corrupto pelos sinais de enriquecimento ilícito é fazer um
paralelo entre o antes e depois da eleição da vida financeira do político em
questão. Nome nos órgãos como SPC, SERASA e emissões de cheques sem fundos
títulos protestados são muito observados no período anterior à eleição. Os
números não mentem.
• Cercar-se de secretariado forasteiro.
– cercar-se de pessoas de fora é muito útil ao
político corrupto. Forasteiros são mais susceptíveis à corrupção por não terem
uma ligação afetiva com a cidade ou local a ser administrado. Com o tempo, seus
pares revelam o quão corruptos ou corruptíveis são e o secretariado pode sofrer
muitas mudanças num curto período. Usar pessoas de fora da cidade é também muito
útil, pois, após o período de gestão, o elenco parte para suas cidades de origem
e as chances de confrontação com seus crimes tornam-se difícil e desestimula o
povo e oposição a agir. Com o tempo, as ações desses grupos criminosos tornam-se
“piadas de salão”.
Políticos corruptos
detestam pessoas com boa memória. Jornais da região, gravações de programas
transmitidos por rádio, vídeos e principalmente internet são as estacas de
madeira desses sanguessugas.
• A área gerida sofre com a
administração.
– é comum que o
local de atuação de uma administração corrupta sofra as deficiências decorrentes
do desvio de dinheiro. Sinais evidentes são as ruas esburacadas e problemas em
serviços básicos de atendimento à saúde e educação. Nota-se que os serviços são
executados de forma precária, os acabamentos são de péssima qualidade (quando
são executados). Nota-se um “modus operandi” em todas as administrações
corruptas: os trabalhos se intensificam após um pouco mais de dois anos de
mandato. Motivo: como as gestões são de 4 anos e no ultimo ano de mandato as
campanhas ganham força, temos apenas 3 anos e seis meses, em média, para a
atuação do corrupto como “gestor”. Portanto, logo após os primeiros meses do
segundo ano, alguns reparos são feitos com o intuito de “ganhar” o público pouco
instruído que representa algo em torno de 80% da população.
O trabalho de pessoas comuns é muito importante na
identificação dessas deficiências. Ouvir a população é um meio muito seguro de
obter informações e fazer constatações das irregularidades.
Recomenda-se o uso
de câmeras de todos os tipos e a documentação por imagens e sons que possam
datar as evidências.
Num cenário como esse, é comum notarmos uma oposição
oportunista que inflama a população no cumprimento de uma agenda de reposição
administrativa.
Frente às manifestações que tomam corpo, o político corrupto
começa pequenas obras de efeito visual.
Ele tapa alguns buracos e espera que o
povo se cale.
• Verbas de publicidade.
– a eficiência de um sistema corrupto aumenta quando o
público não recebe as informações corretas sobre a real situação da área gerida.
Por esse motivo, logo no início do mandato, são fechados contratos com os
principais meios de comunicação sob o manto das “verbas de publicidade”. Com o
surgimento de outros elementos como radialistas, blogueiros e articuladores
independentes as “verbas de publicidade” são refeitas. Dessa forma, promove-se a
desinformação do povo quebrando a possibilidade de formação de grupos coesos que
possam lutar contra o governo corrupto. É instalada uma censura velada. Neste
caso, se se mostrar fraco, qualquer meio opositor cai sobre a força da censura.
Se for forte, este opositor emerge como possível novo candidato a receber a
“verba publicitária”.
O tempo e os valores oferecidos dirão o grau de corrupção
deste novo canal de oposição.
• Pode ser chamado de ladrão que não
rebate.
– não demorará até que
oposicionistas ou moradores descontentes procurem meios de expressar seus
descontentamentos. Através de mídias como o rádio, TV, internet e etc., essas
pessoas logo o chamarão de ladrão abertamente. Ele não rebaterá. Por uma simples
razão: é como estrume, quanto mais você mexe, mais fede. Nesse caso, quem cala
consente.
• Inventa ameaças.
– o político corrupto desagrada a muita gente:
eleitores, opositores, comparsas, etc. Ele não se sente seguro com tudo que
sabe. No campo da corrupção não há amigos e todos são arquivos vivos. Com receio
de passar para o armário do “arquivo morto” ele vê ameaças em todo lugar e pode
ser tornar psico. Diz receber ameaças e pode até forjar as provas dessas
ameaças. Com isso, precisa roubar mais para aumentar seu nível de segurança.
Cria um circulo vicioso que vira doença.
A história da humanidade atesta essas
neuroses em imperadores, ditadores, gângsters, traficantes, etc...
• Confiar na justiça.
– É muito comum vermos políticos corruptos que quando
chamados aos tribunais dizem a seguinte frase: “Eu confio na
justiça.”
No caso do Brasil
especificamente, essa afirmação está correta. Toda pessoa esclarecida sabe que
neste país as leis são escritas por uma grande maioria de corruptos. É de se
esperar que esses párias não estejam dispostos a criar leis eficientes.
Os
excessos de “recursos em liberdade” tornam o cumprimento de uma sentença de
condenação uma falácia. A atuação de advogados e/ou juízes corruptos é
recorrente.
Existem efeitos colaterais ao exercício de um governo
corrupto. Vou listar apenas 3 de forma rápida:
1 -
Articuladores políticos de oposição tentam o uso da população desinformada como
massa de manobra e em benefício próprio;
2 - As mentiras afirmadas como verdade são verdadeiro tiro no pé.
3 - O povo cansado de tanta mentira já ve de longe o nariz do pinochio , que cresce a cada dia.
Considerações finais:
O objetivo deste
texto não é apresentar uma fórmula exata para a detecção do políticos corruptos,
mas é uma ferramenta muito eficiente para a percepção de seus “modus operandi”.
Existem variações praticamente infinitas de políticos corruptos, pois esses
elementos passam dos mais medíocres aos mais refinados. No Brasil encontramos
uma grande variedade da primeira classe. A dos medíocres. Essa situação é
possível devido ao baixo nível de escolaridade e/ou informação da
população.
SERÁ QUE GRITOS DE ALERTA APRESENTA ALGUM SINTOMA DE
POLÍTICOS CORRUPTOS OU ISSO SÓ ACONTECE NA GRÉCIA?
VIA GRITOS DE ALERTA.