quinta-feira, 7 de junho de 2012

Google alerta usuários sobre ataques 'patrocinados por governos'

A gigante alerta usuários do Gmail ao suspeitar de anúncios patrocinados pelo governo ou ataques de malwares

O Google começou a alertar nesta quarta-feira (6) usuários do GMail, quando suspeitou que eles poderiam ser alvos de ataques de anúncios patrocinados por governos ("state-sponsored", em inglês).

Já é a segunda vez em duas semanas que o Google divulgou alertas de segurança para uma fração pequena de usuários dos seus serviços.

Mas a companhia foi cuidadosa com relação a dizer como sabe quais indivíduos específicos têm sido alvos de ataques estatais. "Você deve estar se perguntando como sabemos desses ataques", disse o vice-presidente da engenharia de segurança da Google, Eric Grosse, na terça-feira (5/6), em um blog. "Nós não podemos entrar em detalhes sem que escapem também informações que poderiam ser úteis para esses agentes maliciosos."

O novo alerta traz o texto: "acreditamos que ataques patrocinados por um governo podem tentar comprometer sua conta ou seu computador." É isso que aparecerá no topo da página de usuários do GMail, enquanto estiverem logados. Essa mensagem não está limitada àqueles que utilizam o Google Chrome, mas poderá aparecer em qualquer outro browser.

Grosse foi igualmente vago sobre o que pode desencadear o alerta. "Isso não significa necessariamente que a sua conta foi roubada. Significa apenas que acreditamos que você pode ser um possível alvo de phishing ou de um malware, por exemplo. E que você deve tomar providências imediatas para manter a segurança de sua conta", disse.

Mas parece que o Google sabe, ou pensa que sabe, como é um ataque do tipo quando vê um. "Nossas análises detalhadas - bem como relatórios de vítimas - sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos que são patrocinados pelo governo", afirmou Grosse.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...