sábado, 6 de abril de 2013

A Nudez de Noé e a Maldição de Canaã (Gênesis 9:18 – 10:32)

 


A ordem de Deus para destruir os Cananeus tem incomodado igualmente crentes e não crentes:
Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-á totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus. (Dt. 20:16-18)
Ainda que a matança dos Cananeus seja sempre um assunto que nos causará apreensão, Gênesis capítulo 9 nos dá uma compreensão maior do problema.
Você deve entender que esta ordem foi muito mais difícil para os antigos Israelitas do que para nós hoje. Se Deus não tivesse endurecido o coração dos Cananeus para que se recusassem a fazer tratados com Israel (Josué 11:20), Israel provavelmente não teria procurado obedecer tão agressivamente a ordem do Senhor para destruí-los.
Podemos falhar ao avaliar a situação que Israel encarava quando se preparavam para possuir a terra dos Cananeus: eles tinham pouco ou nenhum contato com esses povos pagãos. Os Israelitas teriam achado muito difícil compreender as razões para serem totalmente sem misericórdia com seus inimigos, os Cananeus. Gênesis capítulo 9 coloca o assunto na perspectiva certa. Ele explica a origem das nações com as quais Israel, de algum modo, deveria se relacionar ao longo da história. Em particular, este relato explica a depravação moral dos Cananeus que torna necessária sua exterminação.
Gênesis 9 é crucial também por outras razões. É uma passagem que tem sido muito empregada para justificar a escravidão e, em particular, a subjugação pecaminosa dos povos negros ao longo dos séculos. Dizem que a maldição de Cam está sendo simplesmente cumprida à medida em que os negros vivem para servir a outras raças, particularmente aos brancos. Como veremos, através de uma cuidadosa consideração de nosso texto, esta interpretação não pode ser sustentada.

A Maldição de Canaã
(9:18-29)

Os versos que estamos considerando devem ser entendidos no contexto da seção em que nos encontramos. Gênesis 9:18 começa uma nova divisão que continua até o capítulo 11, verso 10. Moisés escreveu sobre o repovoamento da terra através dos filhos de Noé. Gênesis 9:20-27 explica o desdobramento da raça humana em três divisões por suas dimensões espirituais. Enquanto os Cananeus estão sob a maldição de Deus, Sem será a linhagem através da qual virá o Messias e Jafé encontrará bênção na união com a linhagem de Sem (e o descendente final, o Messias).
Cronologicamente, o capítulo 10 deveria se seguir à confusão de Babel (11:1-9). Esses versos no capítulo 11 explicam as razões para a dispersão das nações. O capítulo 10 descreve os resultados dessa dispersão. Mas o capítulo 10 é dado primeiro para permitir que a ênfase recaia sobre a narrativa da linhagem piedosa até Abrão.
Depois do dilúvio, Noé começou a lavrar a terra ao plantar uma vinha. O resultado de seu esforço foi o fruto da videira, vinho. Apesar da primeira menção de vinho não ser sem uma conotação negativa, não devemos concluir que, devido a este abuso, a Bíblia consistentemente ou sem qualquer exceção, condene seu uso (cf. Dt. 24:24-26, I Tm. 5:23).
Muitos ficam incomodados ante a deplorável condição de Noé, o homem que antes do dilúvio foi descrito como um “homem justo e íntegro entre seus contemporâneos” (6:9). Alguns sugerem que a fermentação talvez não tenha ocorrido senão depois do dilúvio, e que Noé estava simplesmente sofrendo o resultado inconseqüente de seus esforços inventivos.
Ainda que não devamos procurar desculpar Noé, precisamos reconhecer que Moisés não enfatizou a culpa de Noé, mas, sim, o pecado de Cam. Alguns sugerem vários tipos de males que tiveram lugar na tenda de Noé. Enquanto a linguagem empregada pode deixar espaço para certos pecados sexuais (cf. Lv. 18), pessoalmente não encontro nenhuma razão para presumir qualquer má conduta por parte de Noé, além da indiscreta bebedeira e sua conseqüente nudez. Talvez a melhor descrição para a conduta e condição de Noé seja a palavra “impróprio”.
Fico impressionado com a maneira pela qual Moisés se refere a este incidente, com um mínimo de detalhes e descrição. Ter escrito qualquer coisa a mais teria sido perpetuar o pecado de Cam. Holywood teria nos levado para dentro da tenda de Noé numa ampla tela em Technicolor. Moisés nos deixa de fora junto com Sem e Jafé.
Parece que Cam e seus dois irmãos foram alertados sobre a condição de Noé a fim de que todos os três ficassem do lado de fora da tenda: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.” (Gênesis 9:22).
Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não teve reservas para entrar na tenda. Qualquer que tenha sido a falta de Noé, ele estava dentro de sua própria tenda, em privacidade (9:21). Essa era a maneira que Sem e Jafé queriam. Cam entrou, violando o princípio da privacidade; no entanto, não ajudou seu pai, mas se divertiu às suas custas.
Cam nada fez para preservar a dignidade de seu pai. Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso foi para fora descrever vividamente a seus irmãos o desatino cometido pelo pai. Parece-me também que Cam talvez tenha encorajado Sem e Jafé a entrar na tenda e ver por si mesmos.100
A capa que Sem e Jafé usaram para não ver seu pai parece meio radical numa sociedade sexualmente permissiva. Por outro lado, nossas televisões nos têm dessensibilizado para a nudez ou grosseria. Não há nada que não seja anunciado, mesmo produtos que já foram considerados muito pessoais.
Colocando “a” roupa, com a qual Noé deve ter sido vestido, sobre seus ombros, eles entraram de costas na tenda. Sem olhar para seu pai, eles o cobriram e deixaram a tenda.
De manhã, quando Noé acordasse de sua bebedeira, saberia o que tinha acontecido. Não sabemos o que ele aprendeu com isso. Talvez estivesse consciente o suficiente para relembrar os acontecimentos da noite anterior. Uma coisa é certa - Sem e Jafé nada disseram a Noé, ou a qualquer outro. Desconfio que a estória foi bem divulgada ao redor do acampamento na manhã seguinte, e provavelmente, devido a Cam. Se Cam não hesitou em contar a seus irmãos, por que hesitaria em contar a todos?
Sem levar em consideração a fonte de informação de Noé, sua resposta teve amplas implicações. Canaã, o filho mais novo de Cam, foi amaldiçoado. Ele deveria ser o mais inferior de todos os servos de seus irmãos. Enquanto alguns entendem que “irmãos” do verso 25 se refira a seus companheiros, creio que se refere especificamente aos irmãos terrenos de Canaã, os outros filhos de Cam. Nesse sentido, a maldição de Canaã é intensificada nestes três versos. No verso 25, Canaã será subserviente a seus irmãos; nos versos 26 e 27, aos irmãos de seu pai, Sem e Jafé.
Visto dessa maneira, é impossível ver qualquer implicação desta passagem para a subjugação dos povos negros da terra. Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, mas Canaã. Canaã não foi o pai dos povos negros, mas dos cananeus que viveram na Palestina e que ameaçavam os Israelitas.
No verso 26, não é Sem quem é abençoado, mas seu Deus: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e Canaã lhe seja servo.” (Gênesis 9:26)
Por isso, a linhagem piedosa devia ser preservada através de Sem. Foi dito que o Messias viria de sua descendência. A bênção não veio de Sem, mas através de Sem. A bênção flui de seu relacionamento com Yahweh, o Deus da aliança de Israel. E a servidão de Canaã é uma das evidências dessa bênção.
O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O Senhor determinará que a bênção esteja no teu celeiro em tudo que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. (Dt. 28:7-9)
Da mesma forma que a bênção de Sem consiste em seu relacionamento com Yahweh, Jafé será abençoado em seu relacionamento com Sem.
Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gênesis 9:27)
Acredita-se que o nome “Jafé” signifique “engrandecer” ou “aumentar”. Através de jogo de palavras, Noé abençoa Jafé ao usar seu próprio nome.A bênção de Jafé será encontrada em seu relacionamento com Sem e não independentemente. Esta promessa é afirmada mais especificamente no capítulo 12, verso 3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus prometeu abençoar a Abrão, e as outras nações nele. Todos que abençoassem Abrão experimentariam as bênçãos de Deus, enquanto aqueles que o amaldiçoassem seriam amaldiçoados. Outra vez, Canaã será sujeitado todas as vezes em que Jafé estiver unido com Sem.
Há uma clara correspondência entre as atividades de Cam, Sem e Jafé e as bênçãos e maldições que os seguiram. Sem e Jafé honraram a Deus quando agiram juntos para preservar a honra de seu pai. Cam desonrou tanto a seu pai quanto a Deus ao saborear a humilhação de Noé. Assim Cam foi amaldiçoado e Sem e Jafé foram abençoados numa unidade cooperativa.
A questão que deve surgir da maldição de Canaã é: Por que Deus amaldiçoou a Canaã pelo pecado de Cam? Além disso, por que Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem?
A explicação que parece responder melhor a estas questões é que as palavras de Noé não trazem somente bênção e maldição, mas profecia. Ainda que seja verdade que os pecados dos pais visitam os filhos, isto é só “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se este princípio fosse aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido amaldiçoados.
Pela revelação profética, Noé previu que as falhas morais evidenciadas por Cam seriam mais amplamente manifestadas em Canaã e em sua descendência. Percebendo isso, vemos que a maldição de Deus recai sobre os Cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé. A ênfase então recai sobre o fato de que os Cananeus seriam amaldiçoados por causa de seu pecado, não devido ao pecado de Cam. Acho que isto explica porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de seus filhos.
As palavras de Noé, então, contêm uma profecia. Canaã refletirá mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os Cananeus manifestarão estas mesmas tendências em sua sociedade. Por causa da pecaminosidade dos Cananeus prevista por Noé, a maldição de Deus é expressada. O caráter daqueles três indivíduos e seus destinos serão refletidos associadamente nas nações que deles emergirem.

O Rol das Nações
(10:1-32)

Muito trabalho já foi realizado sobre este capítulo, mas restringiremos nossos esforços aos pontos principais. Como já mencionamos, a confusão de Babel precede cronologicamente este capítulo.
A ordem em que Moisés tratou dos três filhos de Noé reflete sua ênfase e propósito. Jafé é tratado primeiro porque é o menos importante ao tema que está sendo desenvolvido. Cam é o próximo a ser discutido por causa da parte importante que os Cananeus tiveram na história de Israel. Sem é mencionado por último porque é o personagem principal do capítulo. Ele é aquele através do qual virá o descendente da mulher. A linhagem piedosa será preservada através de Sem.
O rol das nações indica uma seletividade que também serve ao propósito do relato. Somente aquelas nações que são descritas desempenharão um papel chave no desenvolvimento nacional de Israel na terra de Canaã.
Em geral, a identidade dos descendentes dos 3 filhos de Noé é conhecida. De Jafé vêm os indo-europeus, dos quais os mais conhecidos seriam os gregos. Mesmo a história secular helênica vê Iapetos como seu antepassado. Leupold nos diz:
... os descendentes de Jafé são vistos espalhados por uma área bem definida desde a Espanha até a Media e em linha reta de leste a oeste.
A maioria de nós seria da linhagem de Jafé.
Cam foi o antepassado daqueles que construíram grandes cidades e impérios, incluindo a Babilônia, Assíria, Nínive e Egito. Pute, provavelmente, foi o pai dos povos negros. De Canaã vem aquelas nações que em geral são conhecidas como os cananeus:
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus, e os hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. (Gn. 10:15-18, cf. Dt. 20:17)
Seu território foi aquele próximo a Israel:
E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. (Gn. 10:19)
Sem é o antepassado dos semitas. Precisamos ter cuidado em não confundir esta designação com os povos que falam as línguas semíticas. As línguas semíticas incluem tanto os povos de Sem como os de Cam.Ross estabelece os descendentes de Sem como “... famílias que se expandiram desde a Ásia Menor até as montanhas ao norte da região do Tigre, ao U Sumeriano, ao Golfo Pérsico e finalmente até o Norte da Índia.”
O descendente de Sem mais proeminente é Éber, o pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).
O propósito do capítulo 10 é bem sintetizado por Cassuto. Era:
(a) mostrar que a Providência Divina é refletida na distribuição das nações sobre a face da terra, da mesma forma que nos outros atos da criação e da administração do mundo; (b) determinar o relacionamento entre o povo de Israel e os outros povos; c) ensinar a unidade da humanidade pós-diluviana, a qual, como a raça humana antediluviana, era inteiramente descendente de um único par de seres humanos.

Conclusão

Gênesis capítulos 9 e 10 foram vitais à nação de Israel uma vez que anteciparam a ocupação da terra prometida de Canaã. A maldição de Canaã explicou a origem da depravação moral dos Cananeus de seus dias. Mais do que qualquer outro povo, sua depravação sexual é comprovada pelas descobertas arqueológicas. Albright escreveu:
As comparações dos objetos de culto e textos mitológicos dos cananeus com os dos egípcios e mesopotâmios levam a uma única conclusão: que a religião cananita era muito mais centrada em sexo e suas manifestações. Em nenhum outro país foram encontradas tantas figuras de deusas da fertilidade nuas, algumas distintamente obscenas. Em nenhum outro lugar o culto às serpentes aparece com tanta força. As duas deusas Astarte e Anate são chamadas de “as grandes deusas que concebem, mas não dão à luz.
Além disso, para explicar a razão para o extermínio dos cananeus, Gênesis 10 ajuda a identificá-los:
Ora os cananeus são relacionados, pois Moisés sabia que seriam muitas as associações de Israel com esses povos (cf. 15:16), e também Israel devia saber claramente quem era cananeu e quem não era, por causa de seu dever de expulsá-los da terra de Canaã (Dt. 20:17 e paralelos).
Infelizmente, devemos perceber que Israel falhou em aplicar completamente o ensino desta passagem. Eles não destruíram totalmente os cananeus e por vezes se casaram com eles, para seu próprio prejuízo.
Há uma grande lição para nós nesta porção das Escrituras:
Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. (I Co. 10:6-12).
Tenho penado sobre esta passagem porque, de certa forma, ela parecia não ter grande impacto sobre a minha vida. De repente ocorreu-me que a questão é justamente a história da nudez de Noé para os homens de hoje.
Temos muita dificuldade em ficar grandemente impressionados pelo fato de Noé jazer nu e bêbado em sua tenda. Afinal, alguns diriam: seu pecado feriu alguém? Sua nudez não ocorreu na privacidade da sua tenda? Ficamos mais surpresos com as medidas “extremas” tomadas por Sem e Jafé do que pela nudez de Noé, não?
Por isso, os estudiosos tentam encontrar um pecado mais chocante que tenha sido cometido dentro da tenda. Alguns sugerem que Cam presenciou a intimidade sexual de seu pai com sua mãe. Outros pensam que Cam praticou um ato homossexual com seu pai semi-inconsciente. Mas nada disso é dito pelo texto.
Nosso grande problema hoje é que quase não temos mais nenhum senso de identificação com as atitudes ou atos dos dois filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé. Não sentimos vergonha, nem ficamos chocados com a notícia de Noé em sua tenda. E a razão é o verdadeiro choque da passagem: fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha e não se choca diante da indecência moral e sexual. Virtualmente toda espécie de intimidade sexual é retratada nos filmes e nas telas da TV.
Mesmo condutas anormais e pervertidas se tornaram rotineiras para nós. Sem nenhum senso de decência as coisas mais íntimas e particulares são anunciadas diante de nós e de nossas crianças.
Você percebe qual é o problema? Não nos preocupamos com a nudez de Noé porque descemos tanto no caminho da decadência que dificilmente hesitaríamos diante do que aconteceu nesta passagem. Ora, meu amigo, se a condenação de Deus recaiu sobre os atos de Cam e daqueles que andaram em seus caminhos, o que dizer de mim e de você? Que Deus nos perdoe por estar além do ponto do choque e da vergonha. Que Deus nos livre dos pecados dos cananeus. Que Deus nos ensine o valor da pureza moral e a sermos cruéis com o pecado. Que nós possamos nos recusar a deixá-lo viver entre nós, como Israel foi ensinado neste texto.
Há também um outro nível de aplicação. A maioria de nós tende a pensar em piedade em termos dos pecados que cometemos ou evitamos. Este relato nos informa que um dos testes do caráter cristão é a nossa reação aos pecados dos outros. Cam, aparentemente, se divertiu com o pecado de Noé, em vez de ficar abalado por ele. Não é isso o que acontece em nossas salas de estar diante dos aparelhos de TV? Não vemos nenhum horror no pecado, mas humor.
Como iremos reagir aos pecadores hoje? Iremos matá-los como Israel matou os cananeus? O Novo Testamento nos dá claras instruções sobre esse assunto:
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. (Ef. 5:11-12)
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. (Gl. 6:1)
Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. (I Pe. 4:8)
... salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
Diferentemente de Cam, devemos aplicar o princípio da privacidade que Paulo reiterou em Efésios 5:12. Alguns pecados não devem ser escrutinados. Não devemos explorá-los, e nem compartilhar o que sabemos com os outros. Este princípio, creio, foi seguido por Moisés pelo modo como ele registrou, brevemente e sem detalhes ou enfeites descritivos, o pecado de Noé e suas conseqüências. Muito é dito das conseqüências, mas pouco das circunstâncias. Vamos aprender com isso.
Repare que nesta passagem de Efésios somos ensinados a revelar as obras infrutíferas das trevas (4:11). Isto não deve ser feito por explorar o pecado ou por viver nas trevas, mas por viver como luzes, brilhando num mundo de escuridão.
... até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. (Ef. 4:13-14)
O pecado é revelado pela justiça, não por falar das obras do mal.
Em Gálatas 6:1 somos ensinados a restaurar aquele que caiu em pecado. Aqui Paulo enfatizou a atitude madura daquele que se encarregaria desta obrigação. A pessoa deve ser habilitada com um espírito de brandura, alguém que também seja cônscio de sua própria fraqueza nessa mesma área.
Pedro nos ensinou que o pecado é melhor tratado quando é conhecido pelo menor número de pessoas. Amor não cobre pecados do jeito que vimos em Watergate. Aquilo foi um encobrimento. Procuraram manter as ações ilegais longe do escrutínio público. A cobertura sobre a qual Pedro escreveu é aquela que se esforça por manter o pecado na menor proporção possível, para que outros não sejam tentados ou atrapalhados pelo conhecimento dele.
Finalmente, Judas nos relembra do ódio que devemos ter pelo pecado e o desejo de santidade para permanecermos puros para a glória de Deus. Não devemos odiar o pecador, mas o pecado. Não devemos nos afastar daquele que caiu, mas arrebatá-lo do fogo.
Concluindo, encontro nestes versos 3 homens - Sem, Cam e Jafé, retratos dos homens na história da relação de Deus com os homens. Em Gênesis capítulo 12 encontramos a linhagem através da qual virá o Salvador sendo narrada da descendência de Abraão. Os homens serão abençoados ou amaldiçoados pela sua resposta a ele. (Gênesis 12:1-3)
No Calvário encontramos evidenciada a síntese do pecado do homem. Sem estava presente nos líderes religiosos judaicos que queriam o Messias morto e fora do caminho. Jafé estava presente nos Romanos que se uniram aos judeus para crucificar o Senhor da glória. E Cam estava presente em Simão Cirineu que servilmente carregou a cruz de Jesus (cf. Lucas 23:26).
Temos uma escolha a fazer, pois podemos experimentar as bênçãos de Jafé ou a maldição de Canaã. A descendência justa culminou com a chegada do Messias, o descendente da mulher (Gênesis 3:15), o descendente de Sem (Gênesis 9:26) e de Abraão (12:2-3). Em Cristo, pela fé e submissão a Ele como provisão de Deus para perdão e justificação aos pecadores, podemos experimentar a bênção de Jafé. Pelo desprezo e rejeição de Cristo - ao persistir em nossos pecados, ficamos debaixo da maldição de Canaã por toda a eternidade.
Possa Deus capacitá-lo a encontrar salvação e bênção em Jesus Cristo.
 
VIA  GRITOS DE ALERTA / INF. BIBLE.ORG

A Maldição de Noé, a homossexualidade e a raça negra .

 

Qual foi o pecado de Cam?
Muitas pessoas ignoram a correta interpretação da bênção e maldição de Noé sobre os seus filhos. Na maioria das vezes por desconhecer as línguas originais e pelo fato de usarem o texto bíblico sem refletir corretamente a respeito de seu significado. Muitas distorções surgem dessa exegese, que força o texto a dizer o que não diz para servir de pretexto e prova para debates contemporâneos. O presente artigo pretende dar uma resposta aos desvios de análise e interpretação dessa passagem, colocada no cenário hodierno para justificar o debate em torno de certa polêmica.
Após as narrativas que estabelecem a aliança de Deus com Noé e seus filhos, segue-se uma tragédia na família de Noé (Gn 9.20-29). Um resumo dos fatos sucedidos facilitará a compreensão da narrativa:

    a) Noé se embriagou com o vinho da própria vinha (vs.20,21);

    b) Embriagado, apareceu nu dentro de sua própria tenda (v.21);

    c) Seu filho Cam e seu neto Canaã viram a nudez de seu pai e dele zombaram (v.22);

    d) Sem e Jafé ao tomarem conhecimento do fato, cobrem seu pai Noé, sem contemplar-lhe a nudez (v.23);

    e) Noé ao acordar profetiza bênçãos e maldições sobre os seus três filhos baseado nos atos anteriores (vs.24-27).

    Tem-se discutido muito acerca do ato de Cam e de seu filho Canaã, algumas das propostas de certos intérpretes vão desde o homossexualismo até a castração.

  Certos autores afirmam, sem apresentar qualquer base exegética que sustente suas afirmações, que o pecado pelo qual Canaã foi amaldiçoado foi o homossexualismo.

 Outros intérpretes mencionam Levítico 18 acerca dos atos sexuais praticados na terra de Canaã como uma referência de que os descendentes de Canaã continuaram a prática iniciada por seu pai. Pura fantasia! Relações das quais são narradas em Levítico 18.6-18, não era ato apenas dos cananitas e dos egípcios (descendentes de Cam – o Egito era descendente de Mizraim e não de Canaã) quase todas as civilizações do Oriente Próximo praticavam essas aberrações. A expressão “descobrir a nudez” (eufemismo para relações sexuais incestuosas -Lv 18), não deve ser confundida com “ver a nudez” (Gn 9.22), mesmo que, o texto de Gn 9.21, segundo Ellicott, traduz-se por (Noé) “despiu-se a si mesmo”. A expressão pode ser traduzida em sentido passivo,  “descobriu-se” (a ação é praticada por Noé). A referência remota está no contexto de Deuteronômio 27.16 e não Levítico 18.6-18.

 O termo nudez é usado nesse texto basicamente com o sentido de “estar exposto” e o verbo “ver” deve ser tomado em seu sentido próprio. Assim, a expressão “vendo a nudez do pai”, deve ser entendida em seu sentido óbvio e original, sem qualquer indicação de que existe uma mensagem oculta nas entrelinhas do texto. Cam encontrou seu pai desnudo na tenda, achou graça do episódio, e ridicularizou o pai na presença de seus irmãos.

O hebraico possui pelo menos três termos para nudez, procedente do verbo ‘ûr (estar exposta à vista das pessoas; ser desnudado): ‘erôm (adjetivo, nu; substantivo, nudez); ‘ârôm (nu) e ma‘adrom (nu), qualquer um desses termos significa a mesma coisa, exceto quando o uso é figurado para descrever a opressão (Jó 24.7, 10; Is 58.7), ou mesmo a pobreza ou falta de recursos como em Jó 1.21. Um outro sentido é descrever a nudez tanto espiritual quanto física (Gn 3.7, 10,11), e até mesmo de que o sheol está desnudo diante de Deus (Jó 26.6; Sl 139.7), mas jamais o vocábulo é usado como eufemismo para o ato homossexual. O sentido primário é a condição de estar exposto, estar desnudo à vista das pessoas. Uma questão especial é o caso primevo de que Adão e sua esposa estavam nus diante de Deus na condição tanto física quanto espiritual. No sentido espiritual estavam conscientes de sua culpa e incapaz de escondê-la do Criador.

 A posição exegética de que o pecado de Cam e Canaã tenha sido contemplar de modo desrespeitoso a nudez do pai, encontra sua confirmação no versículo 25 que atesta que Sem e Jafé, para não recair no mesmo erro: “tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem”. O contexto de Deuteronômio 27.16 reforça simetricamente o conceito expendido: “Maldito quem desonrar o seu pai ou a sua mãe”.  Lembremos que na antiga sociedade hebraica, ver a nudez de pai ou mãe era considerado uma calamidade social grave, e um filho ou filha ver tal nudez propositadamente era um lapso sério da moralidade entre pais e filhos. Portanto, Cam errou gravemente, de acordo com os padrões de sua época. E não somente errou pessoalmente, mas também correu até seus irmãos, fazendo do incidente um motivo de zombaria.

Ao contrário de Cam e Canaã, Sem e Jafé evitaram cuidadosamente de incidir no mesmo equívoco de seu irmão e sobrinho (v.23). Ao despertar do sono e recuperar-se da embriaguez, Noé toma conhecimento dos atos de seus filhos, e seguindo a tradição do seu tempo pronuncia maldições e bênçãos segundo o agir de cada um deles.

    a) A maldição sobre Canaã


Acredita-se que para que a maldição recaísse sobre Canaã, ele tenha participado de alguma forma do desrespeitoso ato de seu pai Cam. Das 63 ocorrências do termo ārar (maldição) no Antigo Testamento, o verbo ocorre por 12 vezes como antônimo do verbo abençoar (bārak), e um desses casos é o versículo 25 do texto em apreço. Seguindo os conceitos anteriores (Gn 3.14, 17; 4.11), o sentido primário é de que Canaã e sua descendência estariam banidos, cercados de obstáculos e sem forças para resistirem seus inimigos tornando-se escravos dos escravos (ebed ‘abādîm). Devemos notar, contudo, que embora Cam tivesse outros filhos além de Canaã (Cuxe, Mizraim e Pute – Gn 10.6), a maldição foi especificamente para Canaã e seus descendentes, isto é, os cananeus da Palestina, e não Cuxe e Pute, que provavelmente se tornaram os ancestrais dos etíopes e dos povos negros da África. O cumprimento dessa maldição fez-se à época da vitória de Josué (1400 a.C.) e também na conquista da Fenícia e dos demais povos cananeus pelos persas. Por fim, não se trata de uma maldição dirigida aos negros africanos como costuma afirmar certos intérpretes. Os canaanitas foram totalmente extintos segundo a posição de vários biblistas e historiadores.

    b) A bênção sobre Sem

Particular atenção deve ser considerada aos textos que tratam da bênção sobre Sem e seu irmão Jafé. O primeiro deles é que para Sem o nome divino usado é YaHWeH El enquanto para Jafé é 'Elohîm. Os dois nomes são significativos dentro do contexto da promessa messiânica a Sem. O texto não diz “Bendito seja Sem”, mas “Bendito seja YaHWeH El de Sem”, isto é, “YaHWeH será tanto o Deus quanto a bênção de Sem”. Canaã por sua vez não seria submisso apenas ao Deus de Sem, mas ao próprio irmão. Aos descendentes de Sem seriam confiados a Aliança e o conhecimento do Senhor e através dela sairia o Messias.

    c) A bênção sobre Jafé


 A bênção do Senhor sobre Jafé está subordinada a de Sem: “habite ele nas tendas de Sem”, o que equivale a dizer que Jafé e Sem teriam relações diplomáticas amigáveis. Todavia, ’Elohîm engrandeceria a Jafé de tal forma que Canaã lhe seria servo (v.27). Além de Canaã receber a sua sentença imprecatória, esta foi reforçada em cada bênção pronunciada a seus irmãos. Os cananitas seriam escravos tanto dos semitas (linhagem judaica) quanto dos jafetitas (povos indo-europeus).
Assim, o pecado de Cam não foi a homossexualidade e a maldição sobre os seus descendentes não foi a cor negra.
 
O QUE FALTA NA IGREJA DE HOJE É AMOR , POIS FALAR QUE DEUS FOI O PRIMEIRO A IMPOR PENA PERPETUA A ALGUMA RAÇA OU GRUPO DE PESSOAS É NÃO CONHECER O AMOR DE DEUS .
 
VIA GRITOS DE ALERTA / INF. CPAD

Procuradoria pede que PF investigue denúncias de Valério envolvendo Lula

A Procuradoria da República no Distrito Federal determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para apurar o repasse de US$ 7 milhões da Portugal Telecom a uma conta no exterior supostamente pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT). A denúncia foi feita pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério, em depoimento à Procuradoria-Geral da República (PGR). Valério acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter se beneficiado do esquema.


O episódio envolvendo a Portugal Telecom foi mencionado durante o julgamento do mensalão, que resultou na condenação de 25 pessoas, entre elas o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o deputado João Paulo Cunha. A relação entre a empresa portuguesa e o PT não chegou a ser investigada, mas viagens e encontros dos envolvidos no esquema chegaram a ser utilizados pelos ministros do Supremo para determinar a culpa dos envolvidos.

Em depoimento prestado em setembro à PGR, Marcos Valério disse que Lula “deu o ok” para empréstimos bancários ao PT destinados a viabilizar o esquema e para o pagamento de “despesas pessoais”. O empresário ainda disse que o então presidente e o então ministro da Fazenda, Antônio Palocci, fizeram gestões junto à Portugal Telecom para que a empresa repassasse R$ 7 milhões ao PT. O repasse teria sido negociado numa reunião que o operador do mensalão teve com Lula e o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, no próprio Palácio do Planalto.

Esses recursos teriam sido enviados por empresas fornecedoras da companhia portuguesa, por meio de publicitários que prestavam serviço ao PT. Ainda segundo o depoimento de Valério, as negociações com a Portugal Telecom estariam por trás da viagem a Portugal, em 2005, do empresário, de seu ex-advogado Rogério Tolentino e do ex-secretário do PTB Emerson Palmieri. 

Palocci negou as declarações do operador do mensalão. Por meio de sua assessoria, ele disse que os fatos relatados por Valério “jamais existiram”. O ex-presidente da Portugal Telecom Miguel Horta declarou, por meio de nota, que não teve “qualquer ligação” com o processo do mensalão. Segundo o empresário, “essa é uma questão de política interna brasileira” à qual ele é totalmente “alheio”. Lula não comentou as denúncias de Valério.

A Procuradoria da República no DF não informou quem será investigado no novo inquérito.

O mensalão do PT
Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal 
Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.

No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.

Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.

O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson. Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas. A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão.

Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.

No dia 17 de dezembro de 2012, após mais de quatro meses de trabalho, os ministros do STF encerraram o julgamento do mensalão. Dos 37 réus, 25 foram condenados, entre eles Marcos Valério (40 anos e 2 meses), José Dirceu (10 anos e 10 meses), José Genoino (6 anos e 11 meses) e Delúbio Soares (8 anos e 11 meses). A Suprema Corte ainda precisa publicar o acórdão do processo e julgar os recursos que devem ser impetrados pelas defesas dos réus. Só depois de transitado em julgado os condenados devem ser presos.
 
FONTE . TERRA

Perlla beija marido para protestar a favor de Marco Feliciano

Perlla é casada com Cassio (Foto: Reprodução)
Depois de uma grande manifestação por parte dos artistas contra a permanência do pastor Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a cantora Perlla seguiu um rumo contrário. A ex-funkeira publicou uma imagem no seu Instagram, no qual aparece beijando seu marido e afirmando estar do lado de Feliciano.


O intuito de Perlla ao postar a foto beijando o marido Cassio Castilhol foi reforçar a ideia da família tradicional. "O pastor #Marcosfeliciano @marcosfeliciano #marcosfelicianomerepresenta .. #familia #projetodeDeus #uniao #amor", escreveu ela na rede social.
Desde que o pastor Feliciano assumiu o cargo, diversos manifestos surgiram nas redes sociais. E, para contribuir com os movimentos revoltosos, alguns atores postaram fotos beijando pessoas do mesmo sexo.
Na quarta-feira (3), o ator Bruno Gagliasso publicou uma imagem beijando o ator Matheus Nachtergaele. "Quanto menos você sabe mais você julga. #felicianonãomerepresenta", escreveu ele. Quem também entrou na onda foram Yasmin Brunet e Antonia Morais, que apareceram dando selinho em foto: "Amor não escolhe raça ou sexo. O amor é livre... Feliciano não nos representa".
Daniela Mercury , que, recentemente, assumiu o romance com uma mulher, também posou dando um selinho na cantora Aline Rosa, que aproveitou para escrever: "Mais felicidade, menos Feliciano!"
A campanha "Feliciano não me representa" começou a se dissipar pelas redes sociais após a divulgação de declarações polêmicas do pastor, envolvendo ideias racistas e homofóbicas.


FONTE . YAHOO

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Missionários de Igreja brasileira presos no Senegal conseguem liberdade provisória

 

Nas primeiras horas desta manhã 05/03 – por volta das 7:30 horário de Brasilia, aconteceu o julgamento do pedido de liberdade aos missionários brasileiros José Dilson e Zeneide que estão presos desde novembro/12. A Corte de Apelação de Dakar concedeu a liberdade provisória.
Eles estavam com prisão temporária decretada por acusação de tráfico de menores e formação de quadrilha. O julgamento foi realizado em Dakar, capital do país. O caso está tendo o apoio da Associação Nacional dos Juristas Evangélicos (ANAJURE). As instituições Religious Liberty Partnership (RLP) e Advocates International também fizeram um trabalho conjunto pela liberdade dos missionários. Elas atuaram na instrução jurídica ao advogados locais.
O juiz do Tribunal Recursos de Dakar concedeu hoje de manhã (às 7h30m, horário de Brasília) o pedido de habeas corpus aos dois missionários brasileiros, José Dilson da Silva e Zeneide Novaes, que estavam detidos há cinco meses na penitenciária de Thiès. A informação foi dada pelo diretor do Rio de Paz, Antonio Carlos Costa, que está no Senegal em apoio aos brasileiros.
O Habeas corpus julgado concedeu a liberdade provisória pelo prazo de 30 dias. Neste período deve acontecer o julgamento definitivo do processo. “A ação teve a participação decisiva da Associação Nacional de Juristas Evangélicos – ANAJURE, que instruiu e forneceu documentação necessária ao advogado local, dr. Mbaye Dieng, designado para cuidar do caso”, informou a ANAJURE.
José Dilson e Zeneide passarão a cumprir as obrigações decorrentes de sua liberdade provisória. Eles terão de se apresentar todos os dias na prisão de Thiès.
José Dilson, membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, é missionário há mais de 20 anos no continente africano e nunca teve problemas com a justiça local. O trabalho missionário juntamente com a Zeneide é mantido no país por organizações missionárias brasileiras.
A denúncia foi feita por um pai de uma das crianças atendidas pelo projeto liderado pelos missionários. Ele os acusa de abrigarem seu filho sem autorização e ensinar princípios cristãos e não islâmicos. A prisão temporária foi decretada em novembro de 2012. Recentemente, eles tiveram o pedido de habeas corpus negado. Autoridades alegam que eles podem fugir do país e apresentam ameaça à ordem pública.
Confira vídeo sobre o Projeto Obadias que os Missionários José Dilson e Zeneide teve interrompidos pela acusação e agora pela graça do nosso Senhor, cremos retornará para seu e objetivo. Para isso precisamos apoiar estes Tais em oração e se pudermos em ajuda. – Comente…
posto inforgospel.com.br – com inf0rmação Christianpost/português  e Coluna do Ancelmo/Globo-05/04/13

PALESTINO EX-MUÇULMANO PREGA AGORA O EVANGELHO NA TV

 






Hazem Farraj tinha 15 anos quando se converteu ao cristianismo. Vivendo em Jerusalém oriental, filho de pais palestinos, teve de ocultar a sua fé, especialmente do seu pai.

"Durante 3 anos eu fui um crente secreto," - confessou Farraj recentemente, numa visita a Jerusalém. E prosseguiu: "Eu costumava ir à mesquita local e até ao Domo da Rocha em Jerusalém e orar da forma islâmica, mas no meu íntimo orava a Jesus."

Farraj tem hoje 27 anos e vive na Califórnia, nos EUA onde dirige um programa de TV chamado "Reflexões" em inglês e em árabe. Farraj confessa-se grato por tudo na sua vida, mas teve também de fazer sacrifícios pela sua fé.

Farraj nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, em 1984. Tal como muitos imigrantes, o seu pai insistiu que os filhos falassem árabe em casa. Sendo um muçulmano observante, fez tudo que podia para ensinar o islamismo aos seus filhos.

Quando Farraj atingiu os 12 anos, o seu pai trouxe a família de volta para Beit Hanina, um subúrbio de Jerusalém oriental com habitantes da classe média. Os 13 membros da família estudaram o islamismo, tendo a maior parte deles radicalizado as suas convicções.

"O islão ensina a rezar 5 vezes ao dia, mas eu só o fazia 4 vezes, por ser demasiado preguiçoso para me levantar cedo para as orações matinais," - confessa ao ex-muçulmano - "Faz as orações. Memoriza os versos do Corão. Vai às aulas islâmicas e à mesquita. Para mim isso eram só ações. Quanto mais eu me aprofundava no islamismo, mais deprimente isso era para mim."

Farraj pensou então que a melhor solução era converter alguns cristãos para o islamismo. Começou então a contactar os seus vizinhos de cima, que eram cristãos, e as discussões que então se iniciaram duraram por mais de um ano e meio.

"Eu disse-lhes: E se eu vos disser que Deus pode responder às vossas orações em nome de Alá?" - lembra ele. "Bem, ele realmente não respondia às minhas orações, mas eu tinha de me agarrar a algo," - confessou, prosseguindo: "Eles diziam-me coisas que eu andava buscando, como: Lança os teus cuidados sobre Jesus, que cuida de ti, e Deus amou tanto o Hazem, que deu o Seu único Filho por ele."

Aos 15 anos, Farraj assistiu a um culto numa igreja cristã em Jerusalém oriental com estes vizinhos. O nome da Igreja não é mencionado por razões óbvias.

"Sentei-me no último banco do canto e vi algo que nunca tinha antes visto. Vi um tipo chamado Steve a cantar com uma guitarra e a sorrir como se conhecesse Jesus. Vi pessoas no altar erguendo as mãos e amando a Deus, e isso chateou-me porque eu queria que isso fosse para o o Deus do Corão."

Correu então para uma sala na parte de baixo onde lançou no chão um pedaço de tapete e orou voltado para Meca e a Arábia Saudita, segundo as regras islâmicas.

Nada aconteceu. Subiu então os degraus até à igreja e tornou-se cristão.

"Comecei a orar em nome de Jesus e algo aconteceu no interior que me transformou," - recorda Farraj.

Pouco tempo depois, irrompeu a segunda intifada, e o seu pai levou a família de volta aos EUA.

Farraj continuou a sua fé cristã como cristão oculto. Finalmente, prestes a fazer 18 anos, contou a seu pai que se tinha tornado cristão. O seu pai rompeu então todo o contacto com ele, e desde então nunca mais o viu.

Isso ainda lhe dói, passados estes 10 anos. 

"Nós nunca conseguimos vencer isso, apenas atravessamos a situação," - confessa o ex-muçulmano, acrescentando: "Isso ainda hoje me deixa ferido."

Ele também não tem qualquer relacionamento com a madrasta nem com os irmãos.

Aos 18 anos ele então foi ter com os seus ex-vizinhos, que agora moravam em Alabama.

"Dormi durante seis meses seguidos, e quando não dormia comia" - confessa Farraj, que acrescenta que engordou imenso naquela altura em que viveu uma grande depressão.

"Então um dia ouviu um programa de TV cristã, e lá estava um pregador. A voz dentro de mim - e creio que foi a voz de Deus - disse: 'Eu chamei-te para isto'. Eu sabia que isso significava que eu tinha sido chamado para falar às pessoas sobre Jesus e ajudá-las a vir à oração."

O seu programa de TV "Reflexões" alcança atualmente milhões de pessoas pelo mundo fora.

Farraj afirma que há actualmente muitos "cristãos ocultos" nos países árabes e que ele recebe muitos e-mail com agradecimentos vindos de todo o mundo árabe. 

Mas também recebe ameaças de morte.

Sabe-se que existem centenas, senão até milhares de "cristãos subterrâneos" entre os árabes na Margem Ocidental, em Israel.

Há muitos muçulmanos que estão desiludidos com o islamismo e que se convertem a Cristo, pois vêem que o islão "não resulta."

Farraj afirma que a sua recente visita a Jerusalém serviu para "recarregar as suas próprias baterias" e encontrar "cristãos subterrâneos."

"Eu amo Jerusalém," - afirmou com um sorriso, acrescentando: "Estou aqui para desfrutar da espiritualidade de Jerusalém e encorajar os crentes. Eu pensava ser o único ex-muçulmano no mundo, mas eles existem realmente por todo o lado!"

Shalom!

OBAMA REVELA TER SENTIDO "O ESPÍRITO DE JESUS CRISTO" DURANTE A SUA VISITA A ISRAEL DURANTE A PÁSCOA

 


No pequeno almoço para líderes cristãos realizado esta manhã no "salão oriental" da Casa Branca, Barack Obama abriu o seu coração aos líderes cristãos ali presentes, compartilhando que a sua recente visita a Israel fez com que esta Páscoa se tornasse "particularmente especial" para ele.
Obama diz que sentiu "o Espírito de Jesus Cristo" durante esta visita.
O presidente americano partilhou ainda que isso foi uma lembrança de que enquanto o tempo na terra é passageiro, Jesus Cristo é eterno. Acrescentou ainda que foi também uma lembrança de que a vida e as lições de Jesus Cristo permanecem nas acções diárias, tais como no conforto prestado aos outros.
Obama pediu ainda à audiência para orar para que "sejamos dignos das Suas muitas bênçãos" e para que o país seja também digno das bênçãos de Cristo.
Durante o pequeno almoço realizado esta manhã Obama referiu-se ainda à sua visita à Terra Santa, desta forma convincente: "Poucas experiências são tão poderosas ou nos tornam tão humildes como visitar aquela terra dispersa. Ela traz as Escrituras à vida. Traz-nos mais próximos de Cristo."
Este pequeno almoço para líderes cristãos é a continuação de uma tradição iniciada por Obama em 2010. 
Shalom, Israel!

Aliados de Marco Feliciano preparam contra-ataque


O deputado Pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmar Foto: Givaldo Barbosa/ O Globo 28/03/201 / O Glob
 A bancada evangélica prepara uma ofensiva para desacreditar os algozes do deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Parlamentares do PSC e aliados montaram dossiês contra os deputados que estão na linha de frente do movimento para derrubar Feliciano e pretendem, nos próximos dias, entrar com representações contra eles. 
Os principais alvos são os deputados Domingos Dutra (PT-MA), Érika Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Parlamentares da bancada evangélica alegam ter encontrado processo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em que Dutra seria acusado de incluir uma empregada doméstica na folha de pagamento do seu gabinete e ficar com a maior parte do salário. Segundo relatam, ela constaria como doadora da campanha de Dutra. Os evangélicos prometem protocolar uma representação contra ele por quebra de decoro. Dutra diz que tudo é chantagem de seus adversários:
— Aproveitaram para passar essa história para o PSC. Estão tentando desviar a atenção. Essa moça trabalhou três meses comigo e foi aliciada pelos meus inimigos. Mas o caso já está arquivado. O que o PSC tem que se preocupar é com a defesa de Feliciano — disse Dutra.
Contra Érika, os evangélicos alegam ter denúncias de funcionários do gabinete dela afirmando que a deputada estaria cobrando “dízimo” dos salários recebidos e sonegaria impostos. A bancada afirma que vai entrar com representação contra Érika na Corregedoria da Câmara. A deputada nega as acusações e afirma ter sofrido, em 2007, processo pelos fatos relatados, enquanto era deputada distrital.
— Sofri processos nesse sentido quando era deputada distrital porque era da Comissão de Ética e comandei a cassação de três deputados na Câmara Distrital. A Polícia Civil descobriu que o servidor denunciante estava recebendo dinheiro do deputado que eu estava acusando na comissão. Fui inocentada por falta de provas. Eles estão tentando utilizar a velha tática de tirar o foco da discussão — diz a deputada.
Deputados evangélicos dizem estar pesquisando a vida de Jean Wyllys, mas dizem não ter encontrado ainda fatos que possam usar contra ele. A única parlamentar na linha de frente das manifestações contra Feliciano que deverá ser preservada é Luiza Erundina (PSB-SP), apontada como deputada “acima de qualquer suspeita” pela bancada.
Feliciano recorreu a uma frase da presidente Dilma Rousseff para tentar amenizar a declaração que o pôs ainda mais na corda bamba. Há uma semana, num culto evangélico, ele disse que a Comissão de Direitos Humanos era “dominada por Satanás” antes de sua chegada à presidência do colegiado. Dilma, há um mês, disse que os políticos podem “fazer o diabo” em época de eleição. Para Feliciano, as duas afirmações se assemelham. Ele afirmou que sonha ser eleito senador:
— Eu sonho com o Senado. Mas tenho os pés no chão, o estado de São Paulo é muito grande, é difícil. Vou citar a presidente Dilma, que disse que, na hora da eleição, se faz o diabo. Citei Satanás e a nossa presidente falou diabo. Acho que os dois significam a mesma coisa. Eu não faço diabos na eleição.

FONTE . http://oglobo.globo.com/pais/aliados-de-marco-feliciano-preparam-contra-ataque-8032081

Papa Francisco quer que igreja atue 'com determinação' contra pedofilia

O papa Francisco quer que a Igreja Católica "atue decisivamente" para eliminar os abusos sexuais de crianças por religiosos e garanta que os responsáveis sejam punidos, disse o Vaticano em nota nesta sexta-feira.
Sucessão PapalÉ a primeira vez que o pontífice latino-americano se pronuncia sobre as milhares de denúncias em todo o mundo contra padres pedófilos. Francisco também pediu para que "todos aqueles que foram vítimas de violência no passado sejam ajudados".
Autoridades do Vaticano disseram que Francisco, em uma reunião com o chefe de doutrina da Santa Sé, arcebispo Gerhard Muller, declarou que combater o abuso sexual é importante "para a credibilidade da Igreja".
O papa confirmou que preconizará a tolerância zero, como Bento 16, e convidou a hierarquia da Igreja a promover "medidas de proteção dos menores", ressalta o comunicado divulgado pelo gabinete de imprensa da Santa Sé.
Francisco herdou uma Igreja manchada por problemas e envolvida num grande escândalo de abusos sexuais de crianças cometidos por padres.
Os primeiros casos de sacerdotes que abusaram de crianças e adolescentes foram denunciados primeiro nos Estados Unidos no início dos anos 2000. Em seguida, envolveram as Igrejas de vários países da Europa, sobretudo da Irlanda, onde foram registrados milhares de abusos.
A Igreja da América Latina também conheceu uma série de escândalos. O mais famoso foi o do fundador mexicano do movimento conservador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, também culpado de abusos sexuais.
Em maio de 2011, a Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada das denúncias, deu o prazo de um ano às conferências episcopais do mundo para a adoção de diretrizes contra a pedofilia, incluindo a colaboração com a Justiça civil.
O promotor designado para os casos de abuso, monsenhor Charles Scicluna, indicou recentemente que, em setembro, pelo menos 75% das conferências episcopais enviaram uma resposta ao Vaticano.

FONTE . UOL

Marco Feliciano é a bola da vez", afirma Silas Malafaia

"Feliciano nunca matou um gay e sua origem é negra. Toda a mobilização contrária a ele tem um motivo maior: desviar os holofotes do PT", ataca Malafaia em artigo publicado na edição de hoje da Folha de São Paulo.

Malafaia disse que o propósito do PT, com a campanha contra o seu colegar pastor, é desviar a atenção da opinião pública para a nomeação de dois de seus deputados condenados no processo do mensalão como membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a mais importante da Câmara. Os deputados são João Paulo Cunha (SP) e José Genoíno (SP).

Ativistas de direitos humanos e de esquerda estão pressionando Feliciano a renunciar à presidência da comissão por causa declarações dele tidas como homofóbicas e racistas.

Malafaia disse ter “divergências” com Feliciano, mas argumentou que o deputado não é preconceituoso. “Ele nunca bateu ou matou um gay, e sua origem é negra”, escreveu. Além disso, argumentou, Feliciano foi eleito deputado democraticamente.

O pastor da Assembleia de Cristo Vitória em Cristo também acusou a imprensa de estar perseguindo Feliciano pelo que pensa e que não existe mais no país o crime de opinião.

Disse ainda haver no país uma evangelicofobia.

"Dentro desse Estado democrático de direito, onde a maioria é cristã, a democracia só vale para a minoria?”

Para ele, os ativistas gays não querem o debate. “Pode-se falar mal do presidente da República, do Judiciário, dos católicos, dos evangélicos, mas, se criticarmos a prática homossexual, somos rotulados de homofóbicos.”

Malafaia terminou o artigo suponho que o PT e a presidente Dilma Rousseff estão desistindo de ter o voto dos evangélicos nas próximas eleições.

"O crime de opinião já foi extinto de nosso país com o fim da ditadura militar. Mas agora querem instaurar a ditadura gay, que, além de perseguir as ideologias políticas, também combate as crenças religiosas. Diante dessas manifestações, só podemos chegar a uma conclusão: PT e Dilma Rousseff estão sinalizando que abrem mão da comunidade evangélica nas próximas eleições."
Leia a íntegra do artigo clicando aqui.

Fonte: Paulopes

Repercussão do nome de Feliciano pode ter efeito diferente do que esperam manifestantes

Segundo o pastor Silas Malafaia ‘quanto mais tempo perdem com Feliciano, maior será bancada evangélica em 2014’

A repercussão com o nome do pastor e deputado federal Marco Feliciano (PSC) desde que assumiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara de deputados pode ter efeito diferente do que esperam dos militantes e ativistas dos movimentos gays e manifestantes no geral. Alguns parlamentares, imprensa e militantes evangélicos apontam que repercussão dos protestos contra Feliciano está servindo de propaganda para o que defende os propósitos do PSC (Partido Socialista Cristão) e do próprio Feliciano.

O colunista do Radar On-line da Veja, Lauro Jardim, postou uma citação do pastor Silas Malafaia sobre a mobilização popular contra Marco Feliciano em que agradece ao movimento gay e Jean Wyllys pela publicidade sobre os ideais evangélicos. “Quero agradecer a Jean Wyllys e todo o movimento gay por tudo o que estão fazendo. Quanto mais tempo perderem com o Feliciano, maior será a bancada evangélica em 2014”, diz Malafaia, segundo conta na coluna de Lauro Jardim.

Na avaliação jornalista Dora Kramer, do jornal O Estado de São Paulo, o deputado Marco Feliciano se beneficia com toda repercussão envolvendo o seu nome e não perde votos entre os que pensam como ele e provavelmente deve ganhar muitos mais nas próximas eleições. “Frequentando as manchetes cumpre seu objetivo e, portanto, vai ficar onde está enquanto puder se beneficiar da situação: não perde um voto entre aqueles que pensam como ele e provavelmente ganhará muitos mais na próxima eleição”, disse a jornalista.

As reuniões da CDHM, em meio sempre a muita confusão, os protestos e passeatas, que pedem a saída de Feliciano, acabam entrando diariamente como pauta da maioria dos veículos de comunicação do Brasil. A jornalista Dora avalia que a repercussão na mídia pode estar motivando ainda mais Feliciano. “Pelo jeito como transita de peito aberto e cabeça erguida em meio à confusão criada sempre que aparece em público, o deputado Feliciano está pouco ligando para os ataques. Ao contrário, deve estar adorando surfar na onda que o levou do anonimato ao estrelato”, avalia.

A reportagem da revista Istoé, que chegou às bancas no último dia 30 de março, na qual o deputado Marco Feliciano foi capa, também destaca que o parlamentar e seu partido têm se beneficiado com toda a repercussão na mídia desde quando foi indicado para ocupar a presidência da CDHM.

O PSC conta atualmente com apenas 16 representantes no Congresso Nacional. Segundo o líder do partido, o deputado André Moura, mesmo sendo da base governista, até hoje o PSC não conseguiu eleger ministros ou cargos mais importantes no Congresso.

Fonte: The Christian Post

APREDEJARAM ESTEVAM , HOJE APEDREJAM O PASTOR MARCO FELICIANO , AMANHA SERÁ VOCÊ.

 
Sem dúvida que  essa ‘cristofobia’ já foi profetizada por Jesus durante o seu ministério aqui na terra. João 16:1-4 “TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis. 2 – Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. 3 – E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. 4 – Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco
 
A perseguição contra Jesus se limitou aos seus dias ou teve prosseguimento nos atos dos apóstolos.
A princípio os chefes religiosos judeus ameaçaram os cristãos que não cessavam de ensinar em nome de Jesus e quando viram que suas ameaças não eram obedecidas, partiram para a perseguição aberta, como se deu com o primeiro mártir do cristianismo nascente.
 
Este mártir foi o diácono Estevão que foi apedrejado até a morte, como lemos em Atos 7:51-57 “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. 52 – A qual dos profetas não perseguiram vossos pais?
 
Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas. 53 – Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. 54 – E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Atos 7:57 –
 
 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. 58 – E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam.
 
 E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 – E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60 – E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”
 
 Hoje vemos a IGREJA DO BRASIL DORMINDO DIANTE DE UMA TÃO GRANDE PERSEGUIÇÃO.
O pastor Marco Feliciano esta sendo perseguido não por pecados cometidos , mas por ter falado a verdade .
E o que mais me deixa triste , é ver um bando de dorminhocos , roncadores , que em vez de se posicionarem em favor do corpo de Cristo , se posicionam em favor dos lacraios que desprezam totalmente os ensinos de JESUS.
Muitos lideres , que em vez de se posicionarem em favor do corpo de Cristo , se posicionam em favor dos que são contra a palavra de DEUS .
São esses tipos de lideres que serão os responsáveis por fazerem casamentos gays nas igrejas , são esses dorminhocos que serão responsáveis por banalizarem a palavra de Deus .
São esses que não estão fazendo nada , que serão os usados pelo ant Cristo nos primeiros 3  anos e meio do anto Cristo .
São esses supostos lideres Cristãos que não fazem nada agora , que serão usados pelo anti Cristo para mostrar que os outros estavam errados .

Que conselhos encontramos na Bíblia para enfrentarmos essa ‘cristofobia’ que atinge o mundo?

A igreja de JESUS deve se unir e manifestar em favor de nossos direitos .
NÃO PODEMOS FICAR CALADOS .
DEVEMOS IR AS RUAS .
DEVEMOS IR A BRÁSILIA .
DEVEMOS NOS MOBILIZAR EM TODAS CIDADES .

OU É AGORA , OU NOSSOS FILHOS E NETOS VÃO PAGAR UM PREÇO MUITO CARO .
 
 
 
Considero essa cristofobia como um desafio aos cristãos em todos os países a divulgarem com mais empenho o evangelho de Jesus, conforme a ordem que ele deixou para nós: Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
 

Mídia secular brasileira ignora casos de “cristofobia”


Em um artigo escrito para o Jornal do Brasil, o jurista Ives Gandra da Silva Martins afirmou que a mídia ignora ou dá pouco destaque à perseguição de cristãos nos países de maioria muçulmana. Usando como base um artigo escrito por Ayaan Hirsi Ali, publicado na revista Newsweek, o jurista afirma que o Brasil é um país modelo, por respeitar a liberdade religiosa e de crença, “inclusive aqueles que negam todos os credos”. Falando sobre o destaque que a mídia brasileira dá a casos de agressões a homossexuais, o jurista reclama que quando matam cristãos nos países islâmicos, a informação é divulgada sem alarde: “Ocorre, todavia, que as notícias sobre essa ‘cristofobia islâmica’ são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa.”
O renomado jurista Ives Gandra da Silva Martins comenta o artigo de Ayaan, ressaltando o relato de que ao menos 24 cristãos foram mortos em uma igreja incendiada no Egito em 2011, e que na Nigéria, no dia de Natal, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, além de outros casos de perseguição.
Confira abaixo a íntegra do artigo “O crescimento da cristofobia”, publicado no Jornal do Brasil:
Ayaan Hirsi Ali publicou na revista Newsweek, de 13 de fevereiro passado, artigo fartamente documentado sobre a guerra que os países islâmicos estão desencadeando contra os cristãos, atingindo sua liberdade de consciência,  proibindo-os de manifestarem sua fé e assassinando quem a professa individualmente ou mediante atentados a Igrejas ou locais onde se reúnam.
Lembra que ao menos 24 cristãos foram mortos pelo exército egípcio, em 9 de outubro de 2011; que, no Cairo, no dia 5 de março do mesmo ano, uma igreja foi incendiada, com inúmeros mortos; que, na Nigéria, no dia de Natal de 2011, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, e que no Paquistão, na Índia e em outros países de minoria cristã a perseguição contra os que acreditam em Cristo tem crescido consideravelmente. Declara a autora que “os ataques terroristas contra cristãos na África, Oriente próximo e Ásia cresceram 309% de 2003 a 2010”. E conclui seu artigo afirmando que, no Ocidente, “em vez de criarem-se histórias fantasiosas sobre uma pretensa ‘islamofobia’, deveriam tomar uma posição real contra a ‘cristofobia’, que principia a se infestar no mundo islâmico. Tolerância é para todos, exceto para os intolerantes”.
Entre as sugestões que apresenta, está o Ocidente condicionar seu auxílio humanitário, social e econômico a que a tolerância para com os que professam a fé cristã seja também respeitada, como se respeita, na maioria dos países ocidentais, a fé islâmica.

Entendo ser o Brasil, neste particular, um país modelo. Respeitamos todos os credos, inclusive aqueles que negam todos os credos, pois a liberdade de expressão é cláusula pétrea na nossa Constituição. Ocorre, todavia, que as notícias sobre esta “cristofobia islâmica” são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa.

Quando da Hégira, em 622, Maomé lançou o movimento islâmico, que levou à invasão da Europa em 711 com a intenção de eliminar todos os infiéis ao profeta de Alá. Até sua expulsão de Granada – creio que em 1492 – os mulçumanos europeus foram se adaptando à convivência com os cristãos, sendo que a filosofia árabe e católica dos séculos 12 e 13 convergiram, fascinantemente. Filósofos de expressão, como Tomas de Aquino, Bernardo de Claraval, Abelardo, Avicena, Averróes, Alfa-rabi, demonstraram a possibilidade de convivência entre credos e culturas diferentes.

Infelizmente, aquilo que se considerava ultrapassado reaparece em atos terroristas, que não dignificam a natureza humana e separam os homens, que deveriam unir-se na busca de um mundo melhor. Creio que a solução apresentada por Ayaan Hirsi Ali é a melhor forma de combater preconceitos, perseguições e atentados terroristas, ou seja, condicionar ajuda, até mesmo humanitária, ao respeito a todos os credos religiosos (ou à falta deles), como forma de convivência pacífica entre os homens. É a melhor forma de não se incubarem ovos de serpentes, prodigalizando auxílios que possam se voltar contra os benfeitores.

 

Igreja causa polêmica por outdoor que faz trocadilho com clubes de striptease

O outdoor faz parte de uma iniciativa da igreja “The Rock” para que os homens da cidade deixem de gastar seu dinheiro nos clubes de strip.

Localizado ao lado de um clube de striptease na cidade de Birmingham, no estado norte americano do Alabama, um outdoor feito por uma igreja tem causado polêmica por conter a frase “Strip For Me – Jesus” (Dispa para mim – Jesus, em tradução livre).
Open in new windowO outdoor faz parte de uma iniciativa da igreja “The Rock”, liderada pelo pastor Mike McClure, para que os homens da cidade deixem de gastar seu dinheiro nos clubes de strip e o invistam em suas famílias. Segundo o pastor, o texto usado no cartaz, é parte da passagem de Hebreus 12:1 na nova tradução na linguagem de hoje, que fala sobre “despir-nos do pecado” (na tradução em inglês).

Em inglês, a passagem usada no outdoor diz: “let us strip off every weight that slows us down, especially the sin that so easily hinders our progress”. Na tradução em português, no entanto, a passagem não se refere a “se despir”, mas a “deixar de lado tudo o que nos atrapalha”.

McClure afirma, segundo o The Chiristian Post, que a ideia é transmitir uma mensagem às pessoas de que elas devem pensar duas vezes antes de gastar seu dinheiro, fazendo referência a clubes de striptease existentes na cidade.

- Em vez de gastar dinheiro em clubes de striptease, gaste-o de maneira a beneficiar sua família e você mesmo – afirma o pastor, que explica que o outdoor foi instalado ao lado de um clube de strip exatamente com o objetivo de atingir os homens que frequentam esse tipo de estabelecimento.

- Nós estrategicamente escolhemos o local do outdoor porque queremos que os irmãos que estão entrando no clube… saibam que Deus tem uma causa maior para suas vidas – justifica McClure, segundo o Huffington Post.

Ele completa dizendo que o objetivo do outdoor é encorajar os homens a passar mais tempo com suas famílias, sendo bons pais e maridos.

Fonte: Gospel+

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...