Temos encontrado
muitos evangélicos que não encontram nenhum problema em ter um adventista como
irmão ou mesmo cultuar na mesma igreja (adventista ou não), pois, consideram os
adventistas como cristãos. Por exemplo, Geoffrey Paxton, erudito anglicano, em
seu livro O Abalo do Adventismo diz que os Adventistas:
“Crêem na Santíssima Trindade,
na Divindade de Cristo, no nascimento virginal, vida sem pecado e sacrifício
expiatório de Cristo sobre a cruz, na sua ressurreição corpórea e ascensão à
destra do Pai. Este não é um credo de uma seita não-cristã. (grifo
meu) Não, seja o que for que pensemos sobre essa ou aquela doutrina
‘particular’ adventista, temos de reconhecer o movimento como sendo
cristão. (grifo do autor)”.
Também é
conhecido dos heresiólogos o fato de que o maior estudioso de seitas, o doutor
Walter Martins em seu best-seller “O Império das Seitas” nunca
escreveu nada contra os Adventistas (também não escreveu sobre o Catolicismo
Romano – NA). Um outro exemplo se dá na Revista Vinde de 18 de maio de 1997 que
traz as palavras de um pastor adventista, o Sr. Josué de Castro, sobre o Sistema
de Comunicação Adventista. Ele diz: “Nosso maior objetivo é aumentar cada vez
mais o alcance de nossa mensagem de evangelização”(grifo meu). E qual
é um de seus objetivos? Segundo ele é “que o Sistema Adventista de
Comunicação pode ser um instrumento valioso para aproximar os adventistas dos
demais segmentos evangélicos” (grifo meu).
Percebe-se que os
adventistas vêm trabalhando em prol de apagar a imagem negativa que eles tem no
meio evangélico. Programas como “Está Escrito”, “Voz da Profecia” ou grupos
musicais como “Prisma”, “Arautos do Rei” fazem muito sucesso entre os
evangélicos. Os CD’s musicais podem até ser encontrados em livrarias
evangélicas. A liderança Adventista tem promovido “Seminários para Pastores
Evangélicos”. Na Revista Adventista de 12/99, Rubens S. Lessa, redator-chefe da
Revista, no editorial cujo titulo “A Cara da Igreja Adventista”, tenta passar ao
leitor a imagem de uma igreja cristã. Diz ele: “Alguns nos tacham de judeus;
outros de fanáticos, retrógrados e fora de época. E há os que nos consideram
apenas uma seita.”(grifo meu).
É certo que
encontramos aspectos positivos na IASD, tais como o seu programa de saúde, a
fidelidade de seus membros quanto ao Dízimo, a manutenção de hospitais, seu
cuidado quanto aos órfãos, viúvas e necessitados (Dorcas), etc. Sabemos que isso
não é suficiente para a Salvação, mas devemos notar que isso é um aspecto
positivo, e sendo assim, eu não posso deixar de aprova-los quanto a essas
atitudes. O nosso propósito é verificar o aspecto Teológico.
Mas o que é a Igreja
Adventista do Sétimo Dia (IASD)? Quais os seus fundamentos? Poderia ela ser
realmente uma igreja cristã? Ou será ela uma seita? Veremos que a IASD, apesar
das aparências modernas, não mudou, mas continuam afirmando os pontos seus
doutrinários que não tem respaldo nas Escrituras. Vejamos um breve
histórico.
1. BREVE HISTÓRICO
Entre 1841 e 1844,
William Miller – um orador Batista e capitão das forças armadas combatente na
guerra de 1812 – lançou o “grande despertar do segundo advento” que
eventualmente espalhou-se ao longo da maioria dos cristãos do mundo. Baseado em
seus estudos da profecia de Daniel 8.14, Miller calculou que Jesus retornaria a
terra em algum dia entre 1843 e 1844. Nada acontecendo na data marcada
(22-03-1843) Samuel Snow, um seguidor de Miller, marca outra data: 22 de Outubro
de 1844. Quando Jesus não apareceu, os seguidores de Miller experimentaram o que
passou a ser conhecido como “o Grande Desapontamento”. Como chega-se a estas
datas? Interpretando Dn. 8.14 da seguinte forma:
a) O
Santuário era a Terra;
b) A
purificação se faz pelo fogo o que acontecerá na vinda de Jesus (II Pe. 3.
9,10);
c) As 2300
tardes e manhas não são dias literais e sim proféticos, cada dia um ano(Nm.
14.34; Ez. 4.6);
d) O ponto
de partida é 457a.C. (Dn. 9.25; Ed. 7. 11-26);
e)
Chegando a 1.º data(1843) e nada aconteceu, refaz os cálculos
considerando que entre 457 e 1843 só são 1299 dias, então falta um ano(um dia
profético)
A
interpretação correta de Daniel 8. 14 é, segundo os melhores comentaristas, a
seguinte:
a) O carneiro com dois
chifres(v.3) era o rei da Média e Pérsia(v. 20)
b) O bode(v.5) era o rei da
Grécia(v.21);
c) A derrota infligida ao
carneiro(v.7, 8) era da vitória da Grécia sobre a Média e Pérsia;
d) As quatros pontas que saíram do
bode(v.8) era a divisão do reinado de Alexandre, que morreria(v.8) entre os
seus quatros principais generais(v.22);
e) O chifre pequeno(v.9) é o mesmo
do v. 23 e foi Antioco Epifânio(vv. 11, 12);
f) Ele foi governador da Síria
entre 175 e 164a.C, profanou o santuário e o substituiu sacrifícios pagãos(leia
1 Macabeus 1. 21 –24 para o fato histórico; leia também Nm. 28. 1-3)
g) O santuário foi realmente
purificado depois de 1150 dias(2300 tardes e manhas). Leia 1 Macabeus 4. 36-58.
Por
não aceitarem a interpretação clara das Escrituras e da História(Macabeus)
surgi, através de uma visão de Hiram Edson, que disse o seguinte:
“Vi distinta e claramente que o nosso Sumo Sacerdote, em
vez de sair do lugar santo do santuário celeste, para vir à terra no dia sétimo
do mês, ao fim de dois mil e trezentos dias, entrava naquele dia pela primeira
vez no segundo compartimento do santuário e tinha uma obra a realizar no lugar
santíssimo antes de voltar à terra”
2. AVALIAÇÃO DOUTRINÁRIA
Se examinássemos a IASD de acordo com as características das seitas o que
teríamos? Devemos lembrar que para ser considerado uma seita um grupo deve ter
as seguintes características:
i.
Exclusivismo, ou seja, ser considerada como a ÚNICA correta, a ÚNICA
igreja ou grupo correto. Consideram-se como o ÚNICO caminho para a Salvação,
mesmo a Salvação estando em Jesus Cristo, é necessário participar do
grupo.
ii. Jesus
Cristo – As seitas, embora utilizando o nome de Cristo, não lhe dão o devido
valor. Algumas subtraem a Sua Divindade (Tj’s), outras negam a Sua Humanidade
(Espíritas, LBV, etc) ou confundem-lhe com o Pai e o Espírito Santo (Ig. Evang.
Cristo é Vida (Carlos Magno), Tabernáculo da Fé (William Marrior Braham),
Ministério Crescendo em Graça (Apost. Miguel Ângelo), etc). A verdade é que cada
seita concebe um Jesus para si diferente do Jesus apresentado nas
Escrituras.
iii. Fonte de
Autoridade: As Seitas, geralmente, possuem outra fonte de Autoridade além das
Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Seja novas revelações, escritos ou os
dois juntos. Algumas colocam os escritos de seus lideres ou profetas com igual
ou superior valor à Bíblia (p.e: Os Mórmons, as Tj’s, Meninos de Deus,
etc).
iv. Falsas
Profecias: As seitas, principalmente as de caráter profético, tem, ao longo de
suas histórias, feito profecias e marcado datas sobre eventos escatológicos:
Ressurreição(Tj’s), Vinda de Cristo(Mórmons, STV), Destruição do
Mundo(Borboletas Azuis), etc. Mas TODAS as profecias desse aspecto FALHARAM e
FALHARÃO.
v. Salvação:
As seitas têm em comum o fato de que a Fé não é suficiente para a Salvação, mas
faz-se necessário algo mais. É a cooperação com Deus para o homem ser salvo
(Graça e Obra) ou o homem salva-se a si mesmo através de suas obras.
Será
que IASD passa nesses testes? Será que a IASD poderia suportar um exame de sua
história, bem como um exame nos seus escritos? Vejamos:
2.1 É A IASD EXCLUSIVITA?
É
notório a qualquer um que dialogue com um Adventista e logo vem a história da
Igreja Remanescente. Veja esta declaração: “Sim, eu creio no
futuro brilhante deste movimento porque não somos uma simples igreja entre as
demais, porque somos o remanescente de Deus neste tempo do fim” (Revista
Adventista Março/2001, pág. 10 - grifo meu). Observe que a declaração deixa
claro que a IASD é ÚNICA. Leia-se o no Certificado de Batismo
fornecido pelos adventistas onde constam algumas perguntas que devem ser feitas
aos catecúmenos antes do batismo, e na de número 13 se lê: “Crê
que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente
da profecia bíblica...?” (grifo meu). Se o candidato responder
negativamente poderá ele ser batizado? É claro que não!
O que, então, deseja a IASD sendo
o Remanescente?
“... a grande e maravilhosa
mensagem dos três anjos deve ser levada avante, agora como nunca antes. O
mundo deve receber a luz da verdade por meio do ministério evangelizador da
palavra, contida em nossos livros e periódicos... Façamos o mundo ver que aqui
estão ‘os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (Apoc.
14:12).”(Revista Adventista,
Fevereiro/2001 pág. 6 - grifo meu)
A atitude Adventista é, então de orgulho
espiritual sobre as outras igrejas, pois sendo ela a Remanescente (lembre-se que
o Remanescente é quem será salvo. Rm 9. 27!) possuem exclusivamente a verdade:
“Os próprios adventistas chegavam mesmo a se vangloriar de que uma das
evidências de possuírem a verdade era o fato de que seus membros, se alguns
deles deixassem a igreja, não se uniam a nenhuma outra denominação.”
(Revista Adventista Junho/2001, pág. 15) – grifo meu).
Sendo assim, ao tratar os evangélicos de irmãos
estão usando de tática para o proselitismo, pois, somo considerados Babilônia:
“As igrejas denominacionais caídas são
Babilônia. Ela tem estado a promover doutrinas venenosas, o vinho do
erro. Esse vinho é composto de doutrinas falsas, como imortalidade
natural da alma, tormento eterno dos ímpios, negação da existência de Cristo
antes de Seu nascimento em Belém, defesa e exaltação do primeiro dia da
semana acima do dia de Deus, santo e santificado. Várias igrejas apresentam
ao mundo estes erros e outros semelhantes, cumprindo assim, as Escrituras que
dizem: 'Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua
prostituição.’ (grifos
meus)
Diante
disso, pode a IASD passar no 1.º teste? A resposta só pode ser um enfático
NÃO!
2.2 JESUS CRISTO NA IASD
Espanta-me o fato de que a IASD embora faça a
seguinte declaração sobre Jesus Cristo em seu Nisto Cremos no Fundamento
4: “Deus, o Filho Eterno, encarnou-se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram
criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da
humanidade e julgado o mundo. Sendo para sempre verdadeiramente Deus, Ele se
tornou também verdadeiramente homem, Jesus, o Cristo. foi concebido do Espírito
Santo e nasceu da virgem Maria” faça também
declarações que comprometem a o credo acima. Por exemplo, consultando o livro
Prophets and Kings, p. 572 encontramos a seguinte declaração:
“For three
weeks Gabriel wrestled with the powers of darkness, seeking to counteract the
influences at work on the mind of Cyrus; and before the contest closed,
Christ Himself came to Gabriel's aid. ‘The prince of the kingdom of Persia
withstood me one and twenty days’ Gabriel declares; ‘but, lo, Michael,
one of the chief princes, came to help me; and I remained there with the kings
of Persia.’ Daniel 10:13.”
No
mínimo é estranha esta declaração sobre Cristo Jesus comparando-o Miguel. Isso
não acontece apenas uma vez. Veja essa outra declaração:
“Moses
passed under the dominion of death, but he was not to remain in the tomb.
Christ Himself called him forth to life. Satan the tempter had claimed
the body of Moses because of his sin; but Christ the Saviour brought him forth
from the grave. Jude 9.”
Qual o texto
citado para justificar este acontecimento? Judas 9 onde se lê que Miguel
contendeu com Satanás. Talvez algum adventista diga que Cristo, enviando Miguel,
ressuscitou a Moisés, mas em outro livro deixa claro que Miguel, para os
adventistas, é Jesus, senão vejamos:
“Moses
passed through death, but Michael came down and gave him life before his body
had seen corruption. Satan tried to hold the body, claiming it as his;
but Michael resurrected Moses and took him to heaven. Satan railed bitterly
against God, denouncing Him as unjust in permitting his prey to be taken from
him; but Christ did not rebuke His adversary... He meekly referred him to His
Father, saying, ‘The Lord rebuke thee.’”
Fica claro que, comparando os dois textos, Miguel e Jesus são, para
a IASD, as mesmas pessoas. Desta forma a IASD atribui a Cristo Jesus o papel de
criatura e não Criador, negando-lhe a Divindade, pois, segundo as Escrituras há
grande(qualitativamente e quantitativamente) diferenças entre Jesus e Miguel.
Vejamos:
a) Jesus é
Criador ( Jo1.3 ) , Miguel é criatura ( Cl 1.16 )
b) Jesus é
Adorado por Miguel ( Hb 1.6 ), Miguel não pode ser adorado ( Ap. 22.8-9 )
c) Jesus é
o Senhor dos Senhores ( Ap. 17.14); Miguel é “um DOS primeiros príncipeS” ( Dn
10.13)
d) Jesus é
Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn 12.1).
e) Jesus é
‘antes de TODAS as coisas’(Cl. 1.17); Miguel é ‘um dos PRIMEIROS príncipes’(Dn.
10.13)
f) Jesus
é o ‘Filho Unigênito’(Único de sua classe)(Jo. 1.18; 3.16); Miguel é ‘arcanjo’(o
primeiro anjo, o anjo principal, o cabeça dos anjos, etc)(J9)
Creio que isso é suficiente para mostrarmos que a IASD,
mesmo professando um credo cristão, nos seus escritos dizem outra coisa.
Como se não bastasse o fato de confundir Jesus com
Miguel, a IASD, pelo menos nos seus escritos, ainda admite que
Jesus tinha uma Natureza Pecaminosa. Declara o Adventismo que:
“Em Sua humanidade
CRISTO participou de nossa pecaminosa natureza caída. Se assim não fosse,
então, Ele não teria sido feito 'como Seus irmãos', não fora 'em todos os pontos
tentado como nós somos,' não vencera como temos de vencer, e não é, portanto, o
completo e perfeito Salvador que o homem precisa e deve ter para ser salvo. A
idéia de que CRISTO foi nascido de uma mãe imaculada e sem pecado (os
protestantes não reivindicam isto para a virgem Maria, [mas os católicos sim]),
que não herdou tendências para o pecado, e que por isto não pecou,
remove JESUS do mundo caído, e do próprio lugar onde a ajuda é
necessária. Em Seu lado humano, CRISTO herdou exatamente o que todo filho de
Adão herdam - uma natureza pecaminosa, caída. Do lado divino, desde a Sua
própria concepção JESUS foi gerado e nascido do ESPÍRITO. E isto foi feito para
colocar a humanidade em posição vantajosa, e para demonstrar que do mesmo modo
que todos os que são 'nascidos do ESPÍRITO' podem ganhar semelhante vitória
sobre o pecado em sua própria carne pecaminosa. Assim cada um deve vencer como
CRISTO venceu (Apocalipse 3:21). Sem este nascimento não pode haver vitória
sobre a tentação, e nenhuma salvação do pecado (João 3:3-7).”
Certamente
esse não é o Jesus das Escrituras, pois, Jesus Cristo é o “ente santo”
(Lc 1.35), “sem defeito e sem mácula” (IPe 1.19), “sem mácula e irrepreensível”
(II Pedro 3.14), “separado dos pecadores” (Hb 7.26) e que “não conheceu pecado”
(II Coríntios 5. 21), que “nEle não existe pecado” (I Jo 3.5), que foi “tentado
em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hb 4.15), e veio “em
semelhança de carne do pecado” (Rm 8.3). Esse é o verdadeiro testemunho
das Escrituras. Nesse teste a IASD também não foi aprovada!
2. 3 FONTE DE AUTORIDADE.
O princípio protestante é o Sola
Scriptura, ou seja, Ela é a ÚNICA regra de Fé e Prática dos cristãos, não
tendo NADA e NENHUM outro livro que se iguale a Ela. “Sob o nome de
Escritura Sagrada, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros
do Velho e do Novo Testamento (...) todos dados por inspiração de Deus para
serem a regra de fé e de prática”(CFW. I, § 2). Mas será que a IASD suporta
este teste? A IASD possui outra Fonte de Autoridade além da Bíblia? Sim, eles
possuem. São os escritos da Sra. Ellen G. White(EGW). Arnaldo B. Christianini em
seu livro Sutilezas do Erro p. 30 afirma sobre EGW:
“O ‘Espírito de
Profecia é o que segundo as Escrituras, a par com a guarda dos mandamentos de
Deus, seria o característico da igreja remanescente. Compare-se Apoc 12.17 e
19.10, última parte. Este dom consiste precipuamente em dar ao povo de Deus
mensagens diretas e especificas...” “Os testemunhos orais ou escritos
da Sra. White preenchem plenamente este requisito, no fundo e na forma.
Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e
profeticamente exato”(grifos
meus)
Este texto deixa
claro duas coisas: EGW foi e é uma profetisa e isso não tem como ser negado
conforme acima; seus escritos ou palavras são profecias puras, elevadas e
cientificamente corretas. Que isso é verdade se dá por essa citação:
“Cremos que: 6. O ministério
e os escritos de Ellen White foram uma manifestação do dom de
profecia. 7. Ellen White foi inspirada pelo Espírito Santo e seus
escritos, o produto dessa inspiração, tem aplicação e autoridade especial
para os adventistas do sétimo dia. Negamos que: 1. A qualidade ou
grau de inspiração dos escritos de Ellen White seja diferentes dos encontrados
nas Escrituras Sagradas.”(grifos
meus)
Também no Nisto Cremos
aparece tal declaração:
“Um dos dons do Espírito
Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja Remanescente e foi
manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor,
seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade, e
proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles
também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado
todo ensino e experiência”(grifo
meu)
Neguem
a IASD que eles não possuam outra fonte de autoridade. O ex-adventista Ubaldo
Araújo Torres comenta um fato interessante sobre isso. Ele conta que em uma
Assembléia da IASD, realizada em Dallas, EUA, no mês de abril de 1980 “foi
aprovada uma resolução onde se diz que diz que Ellen White é ‘inspirada no
mesmo sentido em que o são os profetas da Bíblia’ e que ‘como mensageira do
Senhor, seus escritos são uma continuação e fonte de autoridade de
verdade...’” Que tal
resolução foi acatada pode ser vista no formulário da IASD sobre Informações
Sobre os Candidatos ao Batismo onde se lê nas perguntas18: “Crê no Espírito
de Profecia? Quantos livros já leu?”. A IASD não pode acusar as outras
seitas de novas revelações e nem tampouco critica-las por terem livros igualados
a Bíblia ou superior, pois eles mesmos admitem que também possuem um tríplice
revelação: “Ao passo que, apesar de não desprezarmos o pensamento dos
pioneiros, nós aceitamos como regra de fé a Revelação – Velho Testamento;
Novo Testamento e Espírito de Profecia”.(grifo meu).
Deixar de ler os escritos de EGW é “o deixar de aprender a verdadeira
natureza de seus escritos quanto à inspiração e a infalibilidade”.(grifo
meu)
O crer na sua mensagem (aquela de Miller e seus seguidores), também,
implica em salvação:
“Disse o meu anjo assistente. ‘
Ai de quem mover um bloco ou mexer num alfinete dessas mensagens. A
verdadeira compreensão dessas mensagens é de vital importância. O
destino das almas depende da maneira em que forem elas
recebidas”( grifo
meu).
Em outro livro, Testemunhos Seletos,
sob o título ‘Objetivo do Testemunho’, EGW diz:
“Nos
tempos antigos, Deus falou aos homens pela boca de Seus profetas e apóstolos.
Nestes dias Ele lhes fala por meio dos Testemunhos do Seu Espírito. Não
houve ainda um tempo em que mais seriamente falasse ao Seu povo a respeito de
Sua vontade e da conduta que este deve ter.”
Veja que enquanto a Bíblia nos diz que
Deus nos falou através de Jesus(Hb. 1.1), EGW nos diz que foi através de seus
escritos. Poderia a IASD, diante do exposto acima, dizer que eles não possuem
outros livros como regra de fé e doutrina? Então, o que a torna diferente dos
Mórmons, Tj’s ou Católicos com sua Tradição e o Sagrado Magistério? Quanto ao
terceiro teste, IASD, ‘pesado foste na balança e foste achada em
falta’
2.4. FALSAS PROFECIAS
Neste tópico continuaremos a examinar a profetisa da IASD, pois, segundo
Arnaldo, tudo quanto ela escreveu foi ‘cientificamente correto e
profeticamente exato’.
Por falsa
profecia dizemos as predições sobre acontecimentos futuros ou declarações que
contrariem frontalmente as Escrituras. Não são apenas falsas doutrinas. Será que
a IASD, ou melhor, a Sr. EGW já escreveu algumas coisas que não fossem
‘cientificamente correto e profeticamente exato’? Consultemos as suas obras e
tiremos as conclusões.
A. Sobre a Segunda Vinda de Jesus
“Por algum tempo depois da
decepção de 1844, mantive, juntamente com o corpo do advento, que a
porta da graça estava para sempre fechada para o mundo. Este ponto de vista
foi adotado antes de minha primeira visão. Foi a luz a mim concedida por
Deus que corrigiu nosso erro, e habilitou-nos a ver a verdadeira atitude.”
Comentário
Observe que a própria EGW admite que teve a porta da
graça fechada para o mundo e para justificar-se de seu erro diz que isso foi
ante da primeira visão. Será, então, que o que ela escreveu antes dessa
‘primeira visão’(1864) não era inspirado? Se assim o for, então, Arnaldo está
errado em admitir que TUDO que ela escreveu ou disse foi puro, elevado,
cientificamente correto e profeticamente exato. Deveria ele dizer: “Tudo depois
da primeira visão blá-blá-blá, blá-blá-blá...”.
É óbvio que seria
necessário advertir os que se pusessem a marcar novas datas para a Vinda de
Cristo, então ela recomenda:
“Precavenham-se todos os nossos irmãos e irmãs de
qualquer que marque tempo para o Senhor cumprir Sua Palavra a respeito de Sua
vinda, ou acerca de qualquer
outra promessa de especial importância, por Ele feita. "Não vos pertence
saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo Seu próprio poder."
Atos 1:7. Falsos mestres podem parecer muito zelosos da obra de Deus, e podem
despender meios para apresentar ao mundo e à igreja as suas teorias; mas
como misturam o erro com a verdade, sua mensagem é de engano, e levará almas
para veredas falsas. Deve-se-lhes fazer oposição, não porque sejam homens maus,
mas porque são mestres de falsidades e procuram colocar sobre a falsidade o
sinete da verdade.”(grifo meu)
Mas será que ela consegue
ficar sem trazer alguma revelação ao povo? Não, ela não consegue:
“Então Jesus os animava, levantando Seu glorioso
braço direito, e de Seu braço saía uma luz que incidia sobre o povo do
advento, e eles clamavam: ‘Aleluia!’ Outros temerariamente negavam a
existência da luz atrás deles e diziam que não fora Deus quem os guiara tão
longe. A luz atrás deles desaparecia, deixando-lhes os pés em densas trevas, de
modo que tropeçavam e, perdendo de vista o sinal e a Jesus, caíam do caminho
para baixo, no mundo tenebroso e ímpio. Logo ouvimos a voz de Deus,
semelhante a muitas águas, a qual nos anunciou o dia e a hora da vinda de Jesus.
Os santos vivos, em número de 144.000, reconheceram e entenderam a voz, ao
passo que os ímpios julgaram fosse um trovão ou terremoto. Ao declarar Deus a
hora, verteu sobre nós o Espírito Santo, e nosso rosto brilhou com o
esplendor da glória de Deus, como aconteceu com Moisés, na descida do
monte Sinai”(grifo meu)
Aí está, caro leitor. A Sra. EGW
é mais importante que o Filho de Deus e os Anjos, pois, enquanto estes não
sabiam o dia e a hora da vinda do Filho do Homem, ela soube!(Mc. 13. 32; At.
1.7). Pressionada pelas pessoas quanto a essa visão sobre a hora, ela declarou:
“Não tenho o mais leve conhecimento quanto ao tempo anunciado pela voz de
Deus. Ouvi a hora proclamada, mas não tinha lembrança
alguma daquela hora depois que saí da visão”
Sem comentários!
B. Contradições da Sra. White
Para ser considerada profetisa a Sra. EGW não
pode ter errado nem cometido contradições em seus escritos e, principalmente,
contra as Sagradas Escrituras. Mas não é o que acontece com aquela que escreveu
tudo de maneira exata. Vejamos algumas.
a. É possível apressar a Vinda
de Cristo?(Contradição em seus escritos)
NÃO - “Mas, como as estrelas no
vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem
adiantamento nem tardança.”
SIM- “Dando o evangelho
ao mundo, está em nosso poder apressar a volta de nosso Senhor. Não nos
cabe apenas aguardar, mas apressar o dia de Deus. II Ped. 3:12.
Houvesse a igreja de Cristo feito a obra que lhe era designada, como Ele
ordenou, o mundo inteiro haveria sido antes advertido, e o Senhor Jesus teria
vindo à Terra em poder e grande glória.”
b. Quando foi concebido o Plano
da Salvação?(Contradição com a Bíblia)
ANTES DA QUEDA -
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes
resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos
pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e
incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes
da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória,
para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”(I Pe. 1. 18-20); “Que
nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas
segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus
antes dos tempos dos séculos”(II Tm. 1. 9)
DEPOIS DA QUEDA – “O
reino da graça foi instituído imediatamente depois da queda do homem,
quando fora concebido um plano para a redenção da raça culpada.
Existiu ele então no propósito de Deus e pela Sua promessa”
- De onde virá a Cidade Santa?
“Nuvens
negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou;
pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz
de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto.”
d. Devemos Comer
Carne?(Contradição quanto a saúde)
SIM - “Se o comer carne
de porco fosse pecado aos olhos do céu, nesta dispensação, o Novo Testamento
teria, de algum modo, nos ensinado o fato.”; “A Carne é
Estimulante.
Os resultados imediatos do uso da carne podem ser,
na aparência, revigoramento do organismo, mas isso não é razão para ela ser
considerada o melhor artigo no regime alimentar.”(grifo meu)
NÃO – “No tocante ao alimento
cárneo, devemos instruir o povo a nele não tocar. Seu uso é
prejudicial ao melhor desenvolvimento das faculdades físicas, mentais e
morais.”
Concordo com certo autor Adventista, que corajosamente escreveu:
“Quem der um mergulho profundo nas águas gostosas do
Espírito de Profecia, por certo emergirá trazendo na face o amargo aspecto da
confusão.”(A Sacudidura e os 144.000, p.
176). Finalizando esta parte faço
minhas as palavras de EGW quanto aos Falsos Profetas: “Há também sonhos falsos, como há falsas visões, que são inspirados pelo
espírito de Satanás.”(Testemunhos
Seletos, vol II, 274).Não estaria a Sra. EGW incluída em suas palavras? Com
a palavra os Adventistas!
2.5 SALVAÇÃO PELAS OBRAS
Este ponto é comum em todas as
seitas. A Graça de Deus não é suficiente para salvar o homem, então este precisa
salvar-se por si só e a Graça apenas ajuda-o. O Sacrifício Expiatório de Cristo
é reduzido a um exemplo ou apenas um meio do homem conseguir se salvar. Cristo
Jesus, segundo a teologia das seitas, não salva ninguém, apenas possibilita. Há,
ainda, algumas que admitem que o Sacrifício de Jesus não foi completo. Em geral
todas as seitas pregam a salvação pelas Boas Obras, ou seja, as Boas Obras é o
meio para se obter a Salvação, contrariando a Teologia Bíblica da Salvação pela
Fé(Is. 53. 4-12; 55. 1-7; 59. 1-21; Ez. 36. 21, 25-27;
Jo. 3. 15-18, 36; 6. 35-40, 47; 20. 31; At. 16. 31; Rm. 3. 28; 4. 3-5; 5.1; Ef. 2. 8-10; Tt. 3. 3-6; etc.). Será que a IASD,
mesmo declarando salvação pela graça, a IASD, nos escritos de EGW
reconhece, pois nunca negou tal fato, a Salvação pela Obras. Vejamos algumas
passagens.
a. Precisamos das nossas Obras
para sermos Salvos?
“Oh, how important that you
see the work to be done for you, before it shall be forever too late! Now
Jesus invites you to come to Him, and to learn of Him, for He is meek and lowly
of heart. The promise He has given you is sure, that you will find rest in Him.
You have a great work to do. Deceive not your own souls, but examine
yourselves as in the light of eternity. It is impossible for you to be saved
as you are.”(grifos meus)
Comentário:
Não tem como negar que a IASD, através de sua profetisa ensina a salvação
por esforço do homem. Qual a ‘grande obra’ que o homem tem que fazer? Que
é impossível ele ser salvo como está tudo bem, mas é impossível À ELE,
mas não para Deus, a quem tudo é possível.(Lc. 18. 24-27).
O fato é que a IASD crer, através de sua
profetisa, que a Salvação é um ato humano. Deus não pode salvar o homem sozinho
e ele precisa fazer a sua parte:
“God cannot save man
against his will from the power of Satan's artifices. Man must
work with his human power, aided by the divine power of Christ, to resist
and to conquer at any cost to himself (...) Man must do his
part”
Certamente
essa não é a visão da Reforma Protestante, onde o Sola Fides é apregoada,
mas a IASD admite que a Salvação é um ato do homem: “Every member of the body
should feel that the salvation of his own soul depends upon his own
individual effort”grifo meu)
b. Guardar o Sábado implica em
Salvação
“Devemos
cada sábado fazer um balanço para verificar se a semana finda nos trouxe
lucro ou prejuízo espiritual. Santificar o sábado ao Senhor importa em
salvação eterna.”(grifo meu).
Comentário:
Converse com
um Adventista sem que ele fale sobre Sábado. Certamente você não conseguirá, ou
melhor, ele não conseguirá. Embora digam que o Sábado não salva, eles não podem
negar a declaração acima. Eis o dilema: Se EGW é inspirada então ela não pode
errar; Se ela errou nesse ponto não teria errado em outros? O certo é que tal
declaração coloca os Adventistas em xeque. Pergunto: O Sábado implica ou não em
salvação? Desafie a um Adventista a contrariar publicamente em sua igreja as
declarações de EGW. E para mostrar que não é uma citação apenas, observe esta
outra: “O sábado será a pedra de toque da lealdade; pois é o
ponto da verdade especialmente controvertido. Quando sobrevier aos homens
a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e
os que não O servem.”(grifo meu). Quem são os que
servem a Deus? De acordo com o texto acima são os guardadores do Sábado. Sendo
assim, todos os outros não servem a Deus!
Que a IASD
admite a salvação pelas Obras é comprovado largamente nos escritos de sua
profetisa.
- Pode-se ter certeza de salvação?
Pergunte a um
Tj’s, Mórmon ou qualquer adepto de uma seita se eles tem certeza de sua
salvação? É certo que não, pois, dependendo de suas Obras nunca serão
justificados perante Deus, o que se dá pela fé(Rm. 5.1). Nesse
mesmo aspecto se encontram os Adventistas: “Those who accept the Saviour, however sincere
their conversion, should never be taught to say or to feel that they are
saved. This is misleading”[36](grifo meu)
Comentário:
As Escrituras ensinam que é
possível ter certeza de salvação. Assim referiu-se o Apóstolo Paulo “para NÓS
que SOMOS salvos”(I Co. 1.8). de igual forma escreveu João: “Quem CRÊ em
mim TEM a vida eterna”(Jo. 6. 47).
Creio que isso
é suficiente para mostrar que a IASD não é aprovada no teste sobre Salvação.
Eles não podem afirmar Sola Fides. Portanto, não se enganem com o
discurso sobre Justificação pela Fé promovida pela IASD. É apenas uma forma de
aproximar-se dos evangélicos para incutir-lhes a doutrina da ‘pedra de toque
pela qual se sabe quem serve ou não a Deus’
2. 6. OUTRAS DOUTRINAS DA IASD
- Sono da Alma ou Mortalidade da Alma
Para a IASD ao
morrer o homem ele entra num estado de sono. Não há, portanto, alma no homem.
Diz o Nisto Cremos: “a morte é um estado inconsciente para
todas as pessoas”.(grifo meu) Para EGW o primeiro
sermão pregado sobre a Imortalidade da Alma aconteceu no Éden através de
Satanás. Ela diz: “A grande mentira original dita por ele a Eva no Éden:
"Certamente não morrereis" (Gên. 3:4), foi o primeiro sermão pregado sobre a
imortalidade da alma.”(grifo meu).
“A teoria da imortalidade da alma foi uma das falsidades que Roma tomou
emprestadas do paganismo, incorporando-a à religião da
cristandade.”
Refutação:
- Ao morrer o homem, diz as Escrituras que seu espírito sobrevive(Mt. 10. 28; Ec. 12.7)
- O espírito separa-se do corpo na hora da morte(Lc. 20. 37, 38; 23. 43; At. 7. 59)
- Ele continua consciente de si mesmo com todas as suas faculdades em atividades depois da morte, seja ímpio ou justo(Lc. 16. 19-31; II Co. 5. 6-8; 12. 2-4; Fil. 1. 21-23; Hb. 12. 23; Ap. 6. 9-11; )
- O dormi tem referencia ao corpo(Mt. 27. 52) e não a alma(Dt. 34. 5, 6 e Mt. 17. 1-3)
- O Bode Emissário
A doutrina do
Bode Emissário é explicado na seguinte passagem do livro de EGW:
“No dia da
expiação o sumo sacerdote, havendo tomado uma oferta da congregação entrava no
lugar santíssimo com o sangue desta oferta e o aspergia sobre o propiciatório,
diretamente sobre a lei, para satisfazer às suas reivindicações. Então, em
caráter de mediador, tomava sobre si os pecados e os retirava do santuário.
Colocando as mãos sobre a cabeça do bode emissário, confessava todo esses
pecados, transferindo-os assim, figuradamente, de si para o bode. Este os
levava então, e eram considerados como para sempre separados do povo(...)
Verificou-se também que, ao passo que a oferta pelo pecado apontava para Cristo
como um sacrifício, e o sumo sacerdote representava a Cristo como mediador, o
bode emissário tipificava Satanás, autor do pecado, sobre quem os
pecados dos verdadeiros penitentes serão finalmente colocados. ... Quando
Cristo, pelo mérito de seu próprio sangue, remover do santuário celestial os
pecados de seu povo, ao encerrar-se o seu ministério, Ele os colocará sobre
Satanás, que, na execução do juízo, deverá arrostar a pena
final.
Talvez esta seja a doutrina mais estranha da IASD. Uma
interpretação um tanto exótica da passagem de Levítico 16. 5. Explicitamente a
IASD ensina que Satanás carrega pegado, mesmo que no final! Natanael Rinaldi
assim confirma o fato:
“a. os pecados dos crentes são lançados no santuário do céu e
lá ficam; b. os pecados do santuário celestial são transferidos depois
para Cristo e tornam-se dele; c. estes pecados de Cristo, na sua segunda
vinda, são lançados sobre Satanás e ficam-lhe a pertencer; d. quando
Satanás for aniquilado, também os pecados serão; e. a suam, a essência do
plano da salvação dos IASD: O salvador não é Cristo e sim Satanás”(grifo dele). Na pior das
hipóteses Satanás passa a ser co-redentor!
Refutação:
Comentando a passagem de Lev. 16,
o Dr. McNair diz:
“A verdade é que os dois bodes são uma oferta pelo
pecado (vrs. 5) e, evidentemente, uma dupla representação de Cristo, e o ponto
principal é que os pecados pelos quais o primeiro morre são levados embora pelo
segundo. Tudo isso é bastante simples, e não precisa de idéias esquisitas, que
somente obscurece o sentido. Assim o bode não é de modo algum enviado a
Satanás”
As Escrituras nos dizem que é
Cristo quem leva os pecados(Is. 53. 4, 10; Mt. 8. 16, 17; Jo. 1. 29; I Pe. 2.
24; 3. 18). Ele é a propiciação pelos nossos pecados(Rm. 3. 25; I Jo. 2. 2). Em
lugar nenhum da Bíblia diz que Satanás levará o pecado de quem quer que
seja!
- A Observação do Domingo
Para todos os Adventistas a Observância do Domingo constitui
apostasia. Senão vejamos: “A lei da observância do primeiro dia da semana
é produto de uma cristandade apóstata. O domingo é filho do
papado, exaltado pelo mundo cristão acima do sagrado dia de repouso de
Deus.”(grifo meu). E
que sua Observância é fruto, também, do ‘mistério da iniqüidade’: “A
observância do domingo deve sua existência como assim chamada instituição
cristã, ao ‘mistério da iniqüidade’; e sua imposição será o
virtual reconhecimento dos princípios que são a pedra angular do
romanismo.”grifo meu).
Mas será isso
que as Escrituras desejam nos ensinar sobre o quarto mandamento? O Rev. Onézio
Figueiredo em um trabalho realizado sobre o Adventismo nos diz que “da
Dispensação da lei para a dispensação da graça tudo se modificou,
inclusive o fixismo sabático do legalismo mosaico, pois Cristo é o Senhor
do Sábado, isto é, o Sábado é que se submete a ele.”. Vejamos as razões pelas quais os
Cristãos observam o Domingo:
a. Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana(Mc. 16.1 e
pas. par.)
b. O primeiro dia da semana foi o dia especial das
manifestações de cristo ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro
domingo e outra vez no Domingo seguinte (Lc 24.13,
33-36; Jo 20.13-19, 26).
c. O Espírito Santo foi derramado
no dia de Pentecoste, um dia de Domingo (Lc 23.15,16-21; At
2.1-4).
d. Os cristãos dos tempos
apostólicos costumavam se reunir aos Domingos para celebrar a Santa ceia do Senhor, pregar, e separar suas ofertas para o
Senhor(At 20.7; I Co 16.1,2).
O DOMINGO NA HISTÓRIA.
A história confirma a prática da guarda do domingo antes
do decreto regulamentador de Constantino:
Carta de Barnabé( 100 d. C.):
“Nós celebramos o oitavo dia com regozijo, no qual Jesus ressuscitou da
morte, e após ter aparecido, subiu aos céus”
Inácio de Antioquia( 107 d.
C.): “Não sejais enganados com doutrinas estranhas, nem com fábulas
velhas, que não são proveitosas. Pois se ainda vivemos conforme a lei judaica,
reconhecemos que não recebemos a graça...Se, portanto, aqueles que foram
educados segundo a antiga ordem de coisas alcançaram a posse de uma nova
esperança, não mais observamos o Sábado, vivendo na observância do Dia do
Senhor( Kuriachê Hemera), no qual também nossa vida reviveu por ele e por sua
morte”
Ainda Inácio de
Antioquia( 110 d. C.), em sua Carta aos Magnesianos, cap. IX:1: “O
cristão, deixando a velha ordem, já não guarda o Sábado, senão o Domingo, dia em
que também amanheceu nossa vida por graça do Senhor emérito de sua morte”.
Policarpo, discípulo do apóstolo João, recomendou os escritos de Inácio.
O Didachê, documento dos
primeiros tempos da Igreja: “Reunindo-vos no dia do Senhor, parti o pão e
daí graças, para que o vosso sacrifício seja puro”. Obs.: O Didachê usa a
expressão: “he Hemera Kuriachê” , “Dia do Senhor”, a mesma usada em Ap. 1. 10,
sempre traduzida para o latim por “Dies Domini” = Domingo.
Justino Mártir( 145 d. C.):
“E, no dia chamado Domingo, todos, quer das cidades quer dos campos,
reunem-se em um lugar; lêem as memórias dos apóstolos e dos profetas; trazem
pão e vinho; dando graças, o presidente ora e o povo responde: Amém. Todos nós
fazemos reuniões comunitárias aos domingos, porque é o primeiro dia da semana no
qual Deus formou o mundo; e porque Jesus Cristo nosso Salvador, nesse dia,
ressuscitou dos mortos. Pois ele foi crucificado no dia que precedeu o de
Saturno(Sábado), e, no dia seguinte ao de Saturno, que é o dia do sol, tendo
aparecido aos seus discípulos e apóstolos, ensinou-lhes estas coisas que nós
também submetemos à vossa consideração”.
Dionísio, Bispo de Corinto(170
d. C.), no seu comentário das cartas paulinas à Igreja de Corinto, no
primeiro capítulo, afirma que a Igreja havia passado a guardar o “Dia do
Senhor”- Domingo
Clemente de Alexandria( 194 d.
C.): “Ele, cumprindo o preceito, guarda o Dia do Senhor, quando abandona
toda má disposição e glorifica a ressurreição do Senhor em si mesmo”
O gnóstico sírio Bardesanes de
Edessa( 180 d. C.): “Em certo dia, o primeiro da semana, reunimo-nos,
lendo e abstendo-nos de alimentação”.
Tertuliano(200 d. C.):
“Da mesma maneira, se não destinamos o “Dies Solis” ao gozo de um motivo
muito diferente do da adoração do sol, temos semelhança com alguns de
vós(judeus), que consagram o dia de Saturno à recriação e ao luxo. Aquele que
defende a guarda do Sábado e da circuncisão tem de provar que Adão e Abel e os
bispos da antigüidade observavam estas coisas”. Note-se que este é um texto
apologético em defesa do Domingo contra os judaizantes.
Orígenes( 225 d. C.):
“Nós costumamos guardar certos dias, como, por exemplo, o Dia do
Senhor”
Anatólio, Bispo de
Laodicéia(270 d. C.): “A festa solene da ressurreição do Senhor deve ser
comemorada no Dia do Senhor”.
Constituições Apostólicas,
seção 7ª,( III século): “No dia da ressurreição do Senhor, isto é, no
“Dia do Senhor”, não deixeis de vos reunir, dando graças a Deus”.
Cipriano, Bispo de Cartago(
III Século): “Quando, porém, Cristo veio, tudo, em verdade, foi cumprido.
Pela razão do oitavo dia, isto é, o primeiro dia depois do Sábado, ser aquele em
que o Senhor havia de ressuscitar e vivificar-nos, dando-nos a circuncisão do
espírito; assim, o oitavo dia, também chamado “Dia do Senhor” veio antes em
figura”.
Pedro, Bispo de Alexandria(
306 d. C.): Nós guardamos o Dia do Senhor como o dia de alegria por causa
daquele que nesse dia ressuscitou”.
Euzébio de Cesaréa, grande
historiador( fim do s. III e início do IV), descrevendo a vida da Igreja
cristã, sobre o domingo registra: “Nesse dia, o primeiro da luz( Gn 1), e o
dia do verdadeiro sol(Cristo), nós nos reunimos, depois de um intervalo de seis
dias, e celebramos o Sábado santo e espiritual, como fazem os cristãos reunidos
através de todo o mundo”.
- O Juizo Investigativo
Esta doutrina é o pilar do Adventismo. Se mostrarmos
que ela não se harmoniza com as Escrituras o sistema Adventista desmorona. O que
é o Juízo Investigativo?
Com o Grande Desapontamento(1844) os Milenaristas
ficaram tristes porque nada aconteceu. Cristo não voltou. Mas isso não foi
motivo de não terem esperança. A jovem Ellen Harmon(futura EGW) convenceu ao
grupo que Cristo havia vindo, mas não à terra, mas entrado no ‘santuário do
céu’. Dez anos depois Tiago White, agora esposa de EGW cunhou o nome ‘Juízo
Investigativo’ que é a atividade de Cristo quando,
“Ele foi empossado
como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por
ocasião de Sua ascensão. Em 1844, no fim do período profético dos 2.300
dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório.
É uma obra de juízo investigativo, a qual faz parte da eliminação final
de todo pecado, prefigurada pela purificação do antigo santuário
hebraico, no Dia da Expiação”
Sendo
assim, Juízo Investigativo é a entrada de Cristo Jesus, desde 1844, em que está investigando os registros de
vida de todos os professos crentes (primeiro dos mortos, depois dos vivos) para
determinar se eles merecem a vida eterna.
Depois de pessoas terem sido julgadas assim, os pecados daquelas que passam nesta prova são apagados nos registros. Observe que nesta situação nenhum crente adventista tem a certeza de terem os seus pecados perdoados(veja a declaração abaixo). E ainda por cima declara que a Redenção é Incompleta, pois, há uma ‘segunda e ultima etapa de Seu ministério expiatória’.
Depois de pessoas terem sido julgadas assim, os pecados daquelas que passam nesta prova são apagados nos registros. Observe que nesta situação nenhum crente adventista tem a certeza de terem os seus pecados perdoados(veja a declaração abaixo). E ainda por cima declara que a Redenção é Incompleta, pois, há uma ‘segunda e ultima etapa de Seu ministério expiatória’.
“Destarte, os que seguiram a luz da palavra profética
viram que, em vez de vir Cristo à Terra, ao terminarem em 1844 os 2.300
dias, entrou Ele então no lugar santíssimo do santuário celeste, a fim de
levar a efeito a obra final da expiação, preparatória à Sua
vinda.”
“é impossível que os pecados dos
homens sejam cancelados antes de concluído o juízo em que seu caso deve ser
investigado.”
Mas será que
essa doutrina tem apoio Escriturístico? Certamente se essa é uma doutrina
bíblica importante deve haver na própria Bíblia algo sobre ela. Mas, o mais
estranho é que as Escrituras nos dizem que Cristo entrou o céu, está sentado a
Destra da Majestade INTERCEDENDO por nós!(Leia: At. 7. 55; Rm.
8. 34; Ef. 1. 20; Col. 3.1). A IASD está errada
quanto a data em que Cristo entrou no Santuário Celeste; quanto a
local em que Cristo entrou e quanto ao trabalho realizado por
Cristo hoje no céu.
- Quanto a Data – Veja explicação sobre as 2300 tardes e manhas apresentadas no começo.
- Quanto ao Local – Segundo as Escrituras Jesus entrou no Santo dos Santos ou Santíssimo do Santuário Celestial 40 dias depois de sua ressurreição. Cristo não se tornou Sumo Sacerdote em 1844, mas já antes do ano 70- possivelmente entre os anos 64-68 - como registra o livro de Hebreus: “Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão”. (Heb. 4. 14. cf. 4. 15; 5. 1, 5, 10; 6. 20; 7. 26; 8.1). Ainda quanto ao local de Sua entrada encontramos nas Escrituras a prova de que Cristo entrou no Santíssimo em Hebreus 10. 19, 20: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”. Como pois, diz a Sra. EGW que Cristo entrou no ‘entrou Ele então no lugar santíssimo do santuário celeste’? Só sendo fruto de uma imaginação muito fértil mesmo. Impressiona o fato claro das Escrituras em dizer isto, mas a Sra. EGW contradiz frontalmente. Com quem você ficará? Com as Escrituras ou com a invenção Whiteana?
- Quanto ao Trabalho Realizado – Cristo conclui a sua obra expiatória na Cruz do Calvário(Jo. 19.30) ou como registra Hebreus(sugiro a IASD que leia mais este livro)1. 3: “havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”; 9. 11, 12: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção”. Observe que Cristo conclui de uma vez por todas o seu sacrifício vicário. Agora ele possui outra atividade: Ele Intercede por nós(Rm. 8. 34); Ele Advoga por nós(I Jo. 2. 1); Heb. 7. 25: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, VIVENDO SEMPRE PARA INTERCEDER POR ELES.”
- Finalizo esta parte com a interpretação da CFW VIII § 8 sobre a Mediação de Cristo: “Cristo, com toda a certeza e eficazmente aplica e comunica a salvação a todos aqueles para os quais ele a adquiriu. Isto ele consegue, fazendo intercessão por eles e revelando-lhes na palavra e pela palavra os mistérios da salvação, persuadindo-os eficazmente pelo seu Espírito a crer e a obedecer, dirigindo os corações deles pela sua palavra e pelo seu onipotente poder e sabedoria, da maneira e pelos meios mais conformes com a sua admirável e inescrutável dispensação.”
Bom, prezado
leitor, você que conseguiu chegar até aqui pode tirar as suas conclusões. Vimos
que a IASD não foi aprovada nas Cinco Características apresenta acima; vimos
que, também, não se harmonizam com as Escrituras. Será que a IASD pode ser
considerada Cristã? Não há como acreditar que eles não sejam uma Seita e
perigosa, pois, se utilizam partes de um Credo Cristão (Escritura, Trindade,
Nascimento Virginal de Cristo, Ressurreição Física de Cristo e Sua Ascensão,
etc), mas no âmago possuem outra Fonte de Autoridade, comprometem a Natureza
Divina de Cristo confundindo-o com Miguel, e a Natureza Humana contaminando-lhe
com o Pecado, Sua Expiação e a Providência da Salvação. Sendo assim, a resposta
da Pergunta feita no início só pode ser Negativa!
APESCA –REFORMADA – Associação de Protestante que Estudam Seitas em
Casa Amarela – Todos os Direitos Reservados.
Sem. Gaspar de Souza
(Pesquisador – Presidente)
Todas as
citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC
(ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são
as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da
Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de
Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus
Receptus).
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