sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ATENÇÃO - Sancionada lei que obriga SUS a tratar pacientes com câncer em até 60 dias

Foto


Segundo a norma, o prazo passa a ser contado a partir do diagnóstico. Pacientes que precisarem também devem ter acesso gratuito a analgésicos

Paciente com câncer de próstata é submetido à radioterapia
Câncer: A partir do diagnóstico, SUS tem 60 dias para iniciar tratamento contra a doneça (Thinkstock)
A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados na data do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema único de Saúde (SUS). Esse prazo pode ser menor conforme a necessidade terapêutica do paciente. A decisão foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) e a norma deverá entrar em vigor em 180 dias.
Segundo a nova lei, considera-se iniciado o tratamento somente com a realização de intervenção cirúrgica, radioterápica ou quimioterápica, de acordo com a indicação para o caso. O texto, que foi aprovado pelo Senado em outubro, ainda prevê o acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos, derivados de ópio — como a morfina, por exemplo — para os portadores de câncer que estejam sofrendo dores.
Além disso, os estados devem dispor de instalação de serviços especializados em oncologia, de modo que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços. O descumprimento será punido com penalidades administrativas.
(Com Estadão Conteúdo , Veja )

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...