quarta-feira, 6 de março de 2013

Vaticano espera por 2 cardeais para dar início ao Conclave

Religiosos reunidos no Vaticano ainda esperam a chegada de dois cardeais Foto: Reuters
Religiosos reunidos no Vaticano ainda esperam a chegada de dois cardeais
Foto: Reuters

Apenas dois cardeais eleitores ainda não chegaram em Roma para dar início ao Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Os 113 cardeais eleitores - que são em 115 no total - assistiram hoje à quarta congregação preparatória do conclave. Mas, nas próximas horas, está prevista a chegada dos outros dois que ainda faltam: o purpurado de Varsóvia, Kazimierz Nycz, e o vietnamita Jean-Baptiste Pham Minh Mân.

Questionado sobre o atraso para fixar a data do Conclave, o porta-voz afirmou que os religiosos "sentem a vontade de contar com um preparo adequado, sério e não marcado pelo afã". "Não parece oportuno fixar a data do conclave no momento", reiterou.

"Amanhã todos os cardeais com direito a voto estarão presentes no Vaticano. É mais respeitoso e natural esperar que estejam todos presentes", disse.

O Colégio Cardinalício é composto por 207 membros, dos quais 117 são eleitores, ou seja, podem entrar na capela Sistina para escolher o novo papa. Os demais, que já superaram os 80 anos, não podem participar do conclave, mas, segundo as normas da Igreja, podem ser escolhidos papa.

Desses 117 cardeais eleitores, dois renunciaram suas participações no conclave e, por isso, o número total foi firmado em 115. Trata-se do indonésio Julius Darmaatmadja, por doença, e do britânico Keith O'Brien, ex-arcebispo de Edimburgo acusado de "comportamento inadequado" em direção a outros religiosos na década de 80.

Apesar de estar mencionado na carta de convocação ao conclave que o mesmo só seria iniciado na presença todos os purpurados eleitores, Lombardi afirmou ontem que não é necessário que estejam todos presentes. No entanto, segundo o porta-voz do Vaticano, eles precisam estar em Roma na data que for decidido.

Por enquanto, a data do início do conclave ainda não foi definida.
 
TERRA /REUTERS

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...