sábado, 7 de fevereiro de 2015

BÍBLIA X POLITICA E CORRUPÇÃO



 
                       “Ai dos que...justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”.  (Isaías 5:23)
Por: Marcio Martins
com Hermes Hernandes e webartigos.com
 
 
Neste texto, trago a tona um relato importante sobre o grande mau que a corrupção política vem causando em nosso país e conseqüentemente em nossas vidas.
 
Chamo a todos para que a luz da bíblia e dos ensinamentos deixados por cristo tiremos da vida pública os maus políticos, combatendo veemente a maldita CORRUPÇÃO a começar a partir das próximas eleições, cobrando honestidade, dignidade e compromisso dos candidatos.
 
Para que omissão e covardia não seja nunca mais sinônimo do povo de Deus.
 
        A corrupção é como um vírus altamente contagioso que atinge diversos setores da sociedade, como associações, sindicatos e até mesmo as igrejas, no entanto não são estes setores que mais preocupam a população brasileira, pois é na política que ela está mais presente, onde justamente direta e indiretamente atinge o maior numero de vítimas.
 
A maior prova de que a política brasileira está infectada pelo vírus da corrupção, se manifesta em seu mais grave sintoma – A compra de votos, ou seja, qualquer brinde ou ajuda financeira, dada em troca do voto, classifica o eleitor como mercadoria ambulante de preços variados.
 
Os mais caros se apresentam como representantes de um grupo de pessoas e se colocam como seus defensores, criticam o adversário do seu candidato, denunciam irregularidades e cobram soluções de melhorias para sua comunidade ou classe trabalhadora, tudo isso no intuito valorizar seu preço de mercado e vender além do seu voto, o voto de todos os que acreditavam em sua honestidade e compromisso social, mas não é só isso! em sua grande maioria essas pessoas são reincidentes neste tipo de ação, muitos esbanjam bens e imóveis comprados com dinheiro fruto de acordos espúrios feitos com determinados candidatos amantes da corrupção, essas pessoas geralmente estão ligadas exatamente a associações, sindicatos, igrejas ou qualquer outra instituição que de alguma forma detém um certo controle ou supremacia sobre um grande numero de pessoas.
 
Já o menos valorizado é exatamente aquele que se deixa iludir pela lábia dos corruptos de tabela que abusam de sua boa fé lhe repassando as migalhas da fortuna que recebera. E o pior! Mesmo iludido e enganado; Assim como o político corrupto que desvia recursos públicos para comprar votos e o intermediário que recebe pelo seu voto e os votos de seus pares, todos são corruptos.
 
Claro que toda regra tem exceção, pois existem aqueles representantes que não fazem política partidária na hora de defender a coletividade, tão pouco representam apenas seus interesses pessoais, pelo contrário colaboram efetivamente com o bem comum e direcionam cobranças a quem quer que seja responsável pelos problemas de sua comunidade ou classe trabalhadora, rejeitando qualquer tipo de acordo contrário aos princípios éticos. Estes sim deveriam ser eleitos dignos representantes do povo, bem como aquele cidadão que mesmo não sendo uma liderança comunitária ou de classe, luta contra a corrupção e denuncia as mazelas sociais existentes e que tem sua vida pautada pela honestidade e dignidade.
 
Mais infelizmente pessoas assim raramente são lembradas, quem ganha mesmo é o ladrão é o corrupto, para a maioria dos eleitores não importa se ele desviou dinheiro da merenda escolar, da educação, da segurança pública e muito menos da saúde, onde milhares de pessoas morrem todos os dias por falta de verbas para compra de equipamentos cirúrgicos.
 
Mais sabe o que eles fazem com esses recursos que falta em todas essas áreas e principalmente na saúde?
 
Compram iates, mansões, jatinhos e usurfluem de todo o luxo que se pode imaginar.
 
E sabe quem pagar a conta de tudo isso?
 
O próprio eleitor que vende o voto por 5 ou 10 reais, por um saco de cimento, um botijão de gás, uma dentadura, um pinico ou 1 litro de cachaça, comprados com seu próprio dinheiro.
 
Combater a corrupção não é nada fácil, pois estamos lidando com a ganância humana, capaz de se aproveitar das mais absurdas situações a exemplo dos desastres naturais que resultaram na morte de milhares de pessoas e que deixaram desabrigadas tantas outras.
 
Mas o pior não é isso, o pior é saber que a maioria da população se cala diante destas atrocidades, inclusive a sociedade civil organizada a qual tomarei como exemplo as igrejas, seus lideres e seguidores.
 
Muitos lideres religiosos pregam para seu povo, que em política o cristão não deve se envolver
 
A Bíblia diz:
“Quando o justo governa, o povo se alegra”
(Provérbios 29:2)
Entretanto, muitos cristãos ainda dizem:
“Quando o justo governa... se corrompe”

Alguns dizem:
- “A política é muito suja e o cristão não deve se envolver”
A Bíblia diz: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
(Mateus 5:14-16) 

Os cristãos são a luz do mundo e o sal da terra, devemos nos envolver sim, aliás, o fato de haver tantos escândalos no meio político é justamente devido à ausência de mais pessoas honestas e íntegras. Se nós aplicássemos os princípios cristãos na política, com certeza ela não teria chegado ao nível em que  se encontra hoje.

- “A política é um meio muito corrupto, é impossível não se corromper”
Será que o ambiente político da babilônia ou no reino medo-persa, onde Daniel estava, não era corrupto? Com certeza não era muito diferente do que vemos hoje. A ponto dos presidentes e príncipes armarem uma cilada para Daniel fazendo o rei Dario assinar um decreto de que ninguém poderia adorar outro deus a não ser o imperador.  
(Dn 6: 6-9)

Entretanto, Daniel se manteve íntegro e fiel, por uma simples razão:
“E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia.”
(Daniel 1:8)

O problema de muitos “evangélicos” que se envolvem com a política, não está no grau de corrupção ou degradação em que o ambiente se encontra, mas sim no comprometimento que eles tem com o seu Deus.
Caso contrário, não poderíamos ter cristãos autênticos como advogados, policiais, empresários, ou até mesmo contadores. Pois em todos os segmentos da sociedade existe o risco de nos corrompermos, depende unicamente da posição que tomamos.

- “Um vereador, deputado, prefeito ou até presidente cristão não vai fazer diferença nenhuma”
Será que José não fez diferença no Egito? A Bíblia diz: "Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra para vos preservar a vida por um grande livramento." (Geneis 45.7)
O que dizer então da história de Israel? Quando o Rei temia ao Senhor todo o povo era abençoado, mas quando ele virava as costas para o Senhor, muitos se desviavam também.
Temos muito exemplos de servos de Deus que ocuparam importantes cargos de autoridade e literalmente mudaram a história. É claro que para influenciar a nossa geração não é necessário desempenhar um cargo político, o fato é que precisamos de homens de Deus em todos as esferas da sociedade, e a política não deve ser exceção.

- “O Senhor é quem remove os reis e os estabelece”. 
Quanto a isso eu concordo plenamente, pois a própria Bíblia assim o afirma em Daniel 2:21. Sem dúvida nenhuma foi o Senhor que escolheu José para ser administrador no Egito
(Gn 45:7-8) e também Davi para ser rei de Israel (1 Sm 16:12), assim como muitos outros servos ao longo da história. 

Usar este versículo para dizer que não precisamos fazer nada, pois Deus já decidiu quem vai governar, não faz o menor sentido. Deus procura pessoas que estejam dispostas a servi-lo e fazer a sua vontade aonde Ele o desejar. Seja cuidando de ovelhas, ou administrando um reino; tanto na prisão, como no palácio de Faraó.
 
Para reforçar o meu empenho em transformarmos nosso país em um mundo mais justo, onde reine a paz e a cumplicidades entre os homens, trago aqui algumas citações da bíblia sobre a maldita corrupção que desde os tempos de cristo já existia e que através de sua palavra nos ensina a combatê-la e a não nos deixar iludir.
 
“O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas”. Isaías 33:15-16

“Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado”.    
         Lucas 3:12-13

“Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”.Deuteronômio 16:19-20

“Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”. Êxodo 23:8

“O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça”.Provérbios 17:23

“Ai dos que...justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. Isaías 5:22a,23

“Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”. Salmos 82:2-5a

“Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”.       Isaías 1:23

“Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transforma”.
Provérbios 29:4

“Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça”. Provérbios 25:5

“Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos! Mas que fareis no dia da visitação, e da assolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre os mortos?” Isaías 10:1-4

“No meio de ti aceitam-se subornos para se derramar sangue; recebes usura e lucros ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o. E de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eu certamente baterei as mãos contra o lucro desonesto que ganhastes...” Ezequiel 22:12-13a

“Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendas, com injustiça”.
Provérbios 16:8

“O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente Emprobecerá" Provérbios 22:16
 “Sendo o homem justo, e fazendo juízo e justiça (...) não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem; andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para proceder segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o   SenhorDeus”. Ezequiel 18:5,7-9

“Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. Não terás duas medidas em tua casa, uma grande uma pequena. Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Pois o Senhor teu Deus abomina todo aquele que pratica tal injustiça”. Deuteronômio 25:13-16

Imagine se nossos políticos tivessem a Bíblia como livro de cabeceira, em vez de "O Príncipe" de Maquiavel. Veriam que a corrupção não compensa.

 
Encerro este texto na esperança de que caminhemos juntos lutando contra a corrupção, sem nos omitir, vamos fazer valer as palavras do senhor.
 
Mais antes!
 
Só há uma coisa que a Bíblia ordena que o cristão deve literalmente fugir: da carne (1 Co 6:18), quanto ao mais, até mesmo o Diabo ela diz para resistirmos (Tg 4:7). Não podemos nos acovardar, temos de encarar de frente esta questão, se há muita sujeira no meio político, precisamos limpá-lo, se há trevas, precisamos ser luz. Pois, se nós não o fizermos quem o fará?
Que Deus nos abençoe nesta difícil tarefa!


VIA  GRITOS  DE  ALERTA

Nenhum comentário:

Com ataque à Globo, Domingo Espetacular debate a arte com apologia à pedofilia

Programa Domingo Espetacular, na Record TV O debate sobre as exposições de arte com apologia à pedofilia e outros temas no Brasil marc...