segunda-feira, 22 de junho de 2015

Jarro com inscrições dos tempos do rei Davi é encontrado em Israel


A informação foi divulgada pela 'Autoridade de Antiguidades de Israel' na última terça-feira (16) e esta já é a quarta inscrição deste tipo descoberta até o momento, datada do século X a.C, no reino da Judeia.

Escavações feitas por arqueólogos israelenses no vale do Elah (região central de Israel) resultaram recentemente na descoberta de alguns objetos dos tempos bíblicos - entre eles, um jarro de cerca de 3.000 anos, que traz inscrições dos tempos do rei Davi.

Open in new windowA informação foi divulgada pela 'Autoridade de Antiguidades de Israel' na última terça-feira (16) e esta já é a quarta inscrição deste tipo descoberta até o momento, datada do século X a.C, no reino da Judeia.

Os pedaços do recipiente de argila começaram a ser localizados em 2012, durante escavações realizadas em Khirbet Qeiyafa, próximas à cidade israelense de Beit Shemesh - local onde, conforme relatos bíblicos, aconteceu conhecida luta entre Davi e Golias.

Após serem montados como uma espécie de 'quebra-cabeça', os fragmentos formaram inscrições que despertaram a curiosidade de Yosef Garfinkel, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Saar Ganor, da Autoridade de Antiguidades de Israel. Recentemente, o nome "Eshbaal Ben Beda" foi encontrado em letras antigas no objeto.

"Trata-se da primeira vez que aparece o nome Eshbaal em uma inscrição antiga no país. Eshbaal Ben Shaul, que governou Israel na mesma época que Davi, é citado pela Bíblia", afirmou Garfinkel.

Eshbaal foi um dos filhos de Saul e foi posteriormente assassinado e decapitado, tendo sua cabeça levada à região de Hebron.

"É interessante destacar que o nome Eshbaal aparece na Bíblia, e agora também em um documento arqueológico. Este nome só foi usado durante a era do rei Davi. O nome Beda é único e não aparece em inscrições antigas ou na tradição bíblica", reforçou.

Os pesquisadores salientaram que a descoberta de inscrições dos dias do rei hebreu é um fenômeno muito recente.

"Há uns cinco anos, não conhecíamos nenhuma inscrição datada no século X a.C. do Reino da Judeia. Isto muda totalmente nosso entendimento da expansão da escritura no reino e agora fica claro que estava muito mais estendida do que pensávamos ", disseram.

Além do jarro, também foram encontradas uma fortificação, duas portas, um palácio e armazéns, além quartos e salas de culto, que faziam parte de um assentamento datado do final do século XI e princípios do X a.C.


Fonte: Guia-me

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...