quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quatro ataques elevam tensão em Israel e na Cisjordânia

Quatro ataques elevam tensão em Israel e na Cisjordânia
No terceiro ataque com facas nesta quarta-feira em Israel e na Cisjordânia, um homem esfaqueou um judeu perto de um centro comercial de Petah Tikva, perto de Tel Aviv, informou a polícia israelense. A vítima, de 25 anos, sofreu ferimentos leves, enquanto o agressor foi dominado por uma multidão antes de ser preso. Mais cedo, dois outros casos semelhantes ocorreram na cidade de Kiryat Gat e em Jerusalém, aumento ainda mais a tensão entre israelenses e palestinos. Além disso, na Cisjordânia, atiradores infiltrados entre pessoas que jogavam pedras em soldados feriram três palestinos em Ramallah.
A escalada da violência na região fez Benjamin Netanyahu cancelar uma viagem à Alemanha. Após uma reunião com seu gabinete sobre a situação, o premier disse que os cidadãos israelenses estão na linha de frente em uma guerra contra o terrorismo.
"Quero elogiar o equilíbrio e coragem dos cidadãos de Israel nos últimos dias, e também hoje, em Jerusalém e Kiryat Gat. Nós já experimentamos momentos difíceis e também vamos superar esta onda de terrorismo com determinação, responsabilidade e unidade" disse ele.
O primeiro ataque do dia ocorre em Jerusalém, quando um judeu foi esfaqueado por uma palestina na Cidade Velha e reagiu, atirando na mulher. A agressora foi levada para o hospital em condições críticas. O caso ocorreu em um beco próximo ao Muro das Lamentações, local judaico de orações adjacente ao complexo da mesquita Al-Aqsa, na Esplanada das Mesquitas.
Horas depois, um homem palestino esfaqueou um soldado israelense e tentou tomar sua arma na cidade de Kiryat Gat, mas em seguida foi morto a tiros pelas forças de segurança, informaram as autoridades. Segundo os relatos, o agressor tentou fugir para um prédio próximo, mas foi baleado e morreu, enquanto um segundo suspeito foi preso. O ministro da Segurança Pública, Gilad Erdan, elogiou a ação da polícia.
"Vamos continuar lutando de forma agressiva contra o terror e vamos ferir qualquer um que nos ameaçar" disse Erdan.
O agressor foi identificado como Amjad Hatem al-Jundi, de 24 anos e, segundo a polícia, também levava explosivos. O soldado teve um ferimento leve na mão depois de tentar reagir ao ataque e foi levado para um hospital em Ashkelon.
A tensão também se elevou na Cisjordânia, onde atiradores infiltrados entre pessoas que jogavam pedras feriram três palestinos em Ramallah, segundo a AFP. Durante confrontos com as forças israelenses, quatro homens mascarados, um deles com uma bandeira do Hamas, estavam junto a um grupo de jovens palestinos quando, de repente, sacaram pistolas e dispararam contra vários deles. Um dos jovens ficou ferido na parte posterior do crânio.
Em seguida, os soldados que estavam próximo ao local ajudaram a transferir os feridos. Os palestinos costumam acusar Israel de enviar às manifestações membros de suas forças de segurança que falam árabe disfarçados de manifestantes para realizar prisões.
No quarto caso de violência nesta quarta-feira, um judeu ortodoxo de 25 anos foi atacado com faca em Petah Tikva, perto de Tel Aviv, sofrendo ferimentos leves. O agressor foi neutralizado por uma multidão e depois preso pela polícia. Houve ainda uma tentativa frustrada de ataque em Abu Tur, também em Jerusalém. No entanto, após sacar uma faca, um residente de 15 anos foi desarmado e preso.
Este surto de violência gera nos últimos dias comparações com as intifadas de 1997 e 2000, e aumenta os temores de uma terceira revolta deste tipo.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...