domingo, 21 de agosto de 2016

Calebe - conquistando seu sonho aos 85 anos

Calebe aparece na Bíblia quando Moisés envia de Cades-Barnéia 12 representantes das tribos de Israel para espiar a terra de Canaã, e Calebe era um deles, representando a tribo de Judá, conf. (Nm 13.1-6). 
Era um jovem corajoso, e ao retornar com o grupo de espias, não concordou com o relato dado pelos mesmos a Moisés a respeito da terra de Canaã, levando todos os filhos de Israel ao desânimo e à murmuração, quando disseram que as cidades eram grandes e fortes, o povo poderoso e diante dos gigantes, filhos de Anaque, se sentiram como gafanhotos e assim também aos olhos deles (Js 14.6-14).
Mas Calebe não se conformou em ser chamado de ‘gafanhoto’, sabia do valor que ele tinha diante de um Deus que havia demonstrado o seu cuidado e poder para com eles, e lhe ajudaria a conquistar aquela Josué foi um dos espias e seu companheiro de fé, e quase foram apedrejados não fosse a intervenção divina  naquele momento(Nm 14.6-10). Pelo erro dos outros, Calebe foi penalizado a perambular 40 anos pelo deserto até que todos que murmuraram contra o Senhor morressem, para então herdar a terra prometida (Nm 14.29-38).
1. EM MEIO AO CASTIGO DO POVO, DEUS FAZ PROMESSAS A CALEBE
“Porem o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança” (Nm 14.24).Calebe conservou-se firme e constante, sem mudar de intento, a sua fé e confiança em Deus lhe ajudaria a conquistar aquela terra, e isto muito agradou ao Senhor.
2. MUITO TEMPO PASSOU E CALEBE AGORA ESTAVA COM 85 ANOS – DARIA TEMPO?
Muita coisa aconteceu no deserto durante esses 40 anos, mas estava ali Calebe perseverando, guardando no coração a realização do sonho que tinha base na promessa recebida do Senhor.Josué assume a liderança após a morte de Moisés, e toda Canaã é conquistada pelo povo israelita e chegou o momento da distribuição da terra com as tribos de Israel.
3.  O DIA TÃO ESPERADO POR CALEBE CHEGOU E ELE APRESENTA-SE A JOSUÉ
Dá o seu relatório: “Da idade de 40 anos era eu, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração. Mas meus irmãos que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porem, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus. Então Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor, meu Deus...quarenta e cinco anos, há agora, desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força, para a guerra, e para sair e para entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão alí, grandes e fortes cidades há ali; porventura o Senhor será comigo para os expelir, como o Senhor disse. E Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança” (Js 14.7-13).Calebe recebe de Josué a sua herança no meio dos filhos de Judá (Js 15.13,14).“E expeliu Calebe dali os três filhos de Anaque: Sesai, e Aimã e Talmai, gerados de Anaque” (Js 15. 14). (Os anaquins constituíam uma raça de gigantes que habitavam partes da terra de Canaã).
EIS O SEGREDO DE CALEBE PARA REALIZAR GRANDES CONQUISTAS:
1. Perseverança em esperar o dia de realizar o seu sonho.
2. Fé e confiança que Deus iria ajudá-lo a realizar o sonho.
3. Não perdeu o ânimo de querer realizar o seu sonho.
A atitude de Calebe mostra que a perseverança na fé e a confiança em Deus e nas suas promessas produzem ânimo, vigor e jovialidade na vida do idoso, fazendo-o caminhar de cabeça erguida, sentindo no coração a alegria do Espírito Santo. Existem muitos jovens desanimados, que se acham sem forças para realizar qualquer tarefa. E muita gente idosa que é ativa e dinâmica. Seja essa pessoa, exemplo para os nossos jovens! Mantenha sua mente jovem, mesmo que ela esteja dentro de um corpo velho e cansado, porque no fim das contas, é ela (sua mente), quem comanda, claro, guiada pelo Espírito Santo.
Siga o exemplo de Calebe e conquiste sua terra prometida. Dê uma rejuvenescida em sua mente e resgate os sonhos perdidos. Você vai conseguir, creia!“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” (Ef 6.10). “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40.31).
CONCLUSÃO
Perseverar é conservar-se firme e constante em um propósito, sem variar ou mudar de intento. Continuar. Fé “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêm” (Hb 11.1). Confiança - segurança íntima ou esperança em alguém. Ânimo - disposição resoluta em face da adversidade. Coragem. Motivação, disposição num dado momento. 


http://www.ieadpe.org.br/index.php/departamentos/proati/658-calebe-conquistando-seu-sonho-aos-85-anos

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...