quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Qual o significado do nome Pison em Genesis 2? É o nome de um rio?

A passagem se encontra em Gênesis 2,10-14: Um rio saía de Éden para regar o jardim e de lá se dividia formando quatro braços. O primeiro chama-se Pison; rodeia toda a terra de Hévila, onde há ouro; é puro o ouro dessa terra na qual se encontram o bdélio e a pedra de ônix. O segundo rio chama-se Geon: rodeia toda a terra de Cuch. O terceiro rio se chama Tigre: corre pelo oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.

A descrição diz que de um rio, que saía do Éden (em hebraico gan Eden = "Jardim das delícias"), nasciam outros 4 rios. Pison, Geon, Tigre e Eufrates. A intenção dessas indicações não é a de indicar a localização do paraíso, mas sublinhar que toda a água que dá vida ao mundo vem do paraíso.

O Tigre e o Eufrates são muito conhecidos, nascendo nas montanhas da Turquia. Ambos os rios passam pela Síria e vão para o Iraque. Antes de entrar no Mar se unem. Esses rios dão vida à região conhecida na época bíblica como Mesopotamia. Os outros dois rios não são conhecidos.
Quando se fala do Rio Pison, é indicado Hévila. Conforme Gênesis 10,29 trata-se de uma região da Arábia.

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...