segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Viver mais é uma benção ou uma maldição?

  • A proporção de jovens e idosos está mudando dramaticamente; a razão é simples, ao menos no mundo desenvolvido: temos cada vez menos filhos e vivemos cada vez mais
    A proporção de jovens e idosos está mudando dramaticamente; a razão é simples, ao menos no mundo desenvolvido: temos cada vez menos filhos e vivemos cada vez mais
À medida que a expectativa de vida aumenta e a taxa de natalidade cai, as populações cada vez mais velhas colocam em cheque noções e políticas sociais. Essa conversa sobre o envelhecimento foi realizada em Londres em parceria com a curadora de palestras 5X15. O moderador foi Serge Schmemann, antigo responsável pelos editoriais do International Herald Tribune.
Os participantes são Sarah Harper, gerontóloga britânica e fundadora do Instituto do Envelhecimento Populacional da Universidade de Oxford; Babatunde Osotimehin, médico, ex-ministro da saúde da Nigéria e diretor executivo do UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas e Ruby Wax, comediante, escritora e apresentadora de TV nascida nos EUA, vive em Londres e faz campanhas pela saúde mental.
Serge Schmemann:  A proporção de jovens e idosos está mudando rápida e dramaticamente. A razão é simples, ao menos no mundo desenvolvido: temos cada vez menos filhos e vivemos cada vez mais. As estatísticas são surpreendentes. Na Roma antiga, sobreviver à infância era um grande feito; atualmente, duas pessoas comemoram 60 anos de idade a cada segundo. A maior parte de nós, especialmente as mulheres, irá viver até os 80 anos e alguns chegarão aos 100.  Essa longevidade é uma conquista considerável do desenvolvimento e dos tratamentos de saúde.
Porém, ela também representa uma série de desafios; à medida que aumenta a proporção de adultos, quem tomará conta deles quando chegarem à velhice? Quem irá pagar as aposentadorias e as contas do médico? Em suma, viver mais é uma benção ou uma maldição? Dr. Osotimehin, sua agência acompanha as tendências populacionais de todo o planeta.  Pode nos dar uma ideia do que está acontecendo à medida que as populações envelhecem?
Babatunde Osotimehin: O envelhecimento é inevitável e o mundo todo está ficando mais velho. Esse é um fenômeno global, que não afeta só o norte ou o sul. Infelizmente, a consciência dos governos em relação ao envelhecimento varia de lugar para lugar. Enquanto que o Japão, que tem a população mais velha do mundo, reconhece o envelhecimento e criou sistemas para garantir que os mais velhos recebam o cuidado necessário, existem muitos países no mundo, especialmente no mundo em desenvolvimento, onde a consciência ainda não está tão avançada. No ano 2050, dois bilhões de pessoas no mundo terão mais de 60 anos e diversos países terão menos crianças com menos de 5 anos, que pessoas com mais de 65. O mundo não pode ver isso como um desafio, ou como um problema, mas como uma parte do desenvolvimento: como nós, enquanto comunidade global, podemos lidar com a questão do envelhecimento?
É importante que comecemos a mudar a forma como nos relacionamos com os cidadãos mais velhos. Descobrimos que as pessoas mais velhas ainda possuem habilidades que podem ser usadas no mercado de trabalho ou em suas comunidades. Precisamos repensar a noção de aposentadoria e também a de emprego. É preciso refletir sobre o desenvolvimento para os cidadãos mais velhos. É claro que não poderemos fugir do fato de que todas as economias precisam de um grande número de jovens. Não importa o quão habilidoso você seja aos 64, ou 68 anos; existem algumas coisas que não consegue mais fazer e os jovens são importantes para isso.
Atualmente, o equilíbrio está mudando drasticamente ao redor do planeta. Algumas economias no norte da Europa e na Ásia tentam lidar com a falta de jovens, introduzindo programas para encorajar a fertilidade. Ao mesmo tempo, em muitos países em desenvolvimento na África e na Ásia – em especial no sudeste asiático –, 70% da população têm menos de 30 anos.  Os dois países mais populosos do mundo, a China e a Índia, estão envelhecendo mais rápido do que a Europa e o restante da Ásia. Isso se complica ainda mais em função da migração rápida dos campos para a cidade. Por isso, esses países precisam estabelecer as formas de proteção social de que essas pessoas precisam.
Porém, em todo o planeta as populações estão vivendo mais. Precisamos garantir que todos estejam socialmente protegidos, que todos tenham acesso à saúde, à moradia e ao transporte. Essas pessoas precisam ser capazes de desenvolver suas habilidades e precisam ter acesso a oportunidades econômicas, pois estarão conosco por muito tempo.
Schmemann: Dra. Harper, muita gente teme que, com o envelhecimento da população, estejamos caminhando em direção ao colapso da família, dos sistemas de saúde e até mesmo de economias. Esse medo tem fundamento?
Sarah Harper: Existem muitos mitos por aí. Olhando em perspectiva, já sabíamos há muito tempo que isso iria acontecer. Tudo começou na Inglaterra há cerca de 250 anos. Isso se chama transição demográfica e é a substituição de populações predominantemente jovens, por sociedades predominantemente idosas. Demorou 150 anos para que a Europa passasse por essa transição, mas, no Hemisfério Sul, os países passarão por essa transição em apenas 25 anos.
Contudo, os demógrafos não foram capazes de prever duas coisas que tornam o contexto um pouco mais complicado do que se previa. Em primeiro lugar, ninguém se deu conta de como as taxas de natalidade caíram rapidamente. E isso não se limita à Europa: os países com a taxa de natalidade mais baixa atualmente ficam na Ásia. Em Hong Kong o total é de menos de uma criança por mulher. Na Coreia do Sul, Cingapura, nas áreas urbanas da Índia e da Malásia a natalidade é muito inferior aos níveis de reposição, que giram em torno de duas crianças por mulher. Portanto, as taxas de natalidade de dois terços dos países do mundo estão abaixo do nível de reposição.
De certa forma, isso é bom, já que significa que as previsões iniciais de que a população mundial poderia chegar a 24 bilhões de pessoas caíram atualmente para 10 ou 11 bilhões. Isso é melhor para o planeta, mas também significa que a fertilidade está diminuindo tão rapidamente que já está causando um enorme efeito paralelo. É a queda na fertilidade que ameaça nossas economias. Essa previsão se baseia na noção econômica de que produzimos, consumimos, poupamos e impulsionamos a economia quando somos jovens; e que, à medida que ficamos mais velhos, nos tornamos menos produtivos e passamos a consumir nossas poupanças. Portanto, o equilíbrio entre os grupos etários de determinada população gera um impacto enorme sobre a economia.
O outra coisa importante que não previmos foi ou aumento dramático da longevidade. Basicamente, estamos deixando a morte para depois – em 1859, metade da população inglesa morria antes de chegar aos 45 anos. Agora, metade da população ainda está viva aos 85 e não precisamos fazer muito para concluir que, em breve, metade da população estará viva aos 100. De fato, se observarmos o crescimento no número de pessoas centenárias ou supercentenárias, estaremos falando em expectativas de vida de 103, 104, ou 105 anos. Minha filha nasceu em 1996 e tem boas chances de ver no século 22.
O isso fará com as sociedades? Há quatro coisas importantes para observar. A primeira é o conceito de sucessão geracional: a ideia de que transferimos posses, poder, riqueza e status de uma geração para outra de forma regular. O que acontece quando você não recebe uma herança dos seus pais ou avós até chegar aos 80 anos de idade?
A segunda é o que acontece com o mercado de trabalho? Passaremos um período curto nos educando, um período curto trabalhando e várias décadas aposentados? Acredito que nossas trajetórias irão mudar completamente e que isso causará impactos sobre o mercado de trabalho, mas nós não nos preparamos para isso.
Meu pai se aposentou aos 54 anos. Agora ele tem 84 anos e passou mais tempo aposentado do que recebendo salário e tem muito orgulho disso. É impossível que eu, minhas irmãs, qualquer pessoa da minha família e muitos de vocês: a) tenham esse tipo de aposentadoria e; b) sejam capazes de se aposentar aos 54.
A terceira coisa é o contrato geracional. Na maioria das sociedades, nós temos um contrato entre as gerações que afirma basicamente que você cuida dos filhos quando são pequenos, para que eles cuidem de você quando chegar à velhice. Agora precisamos nos perguntar se as famílias que têm menos filhos e vivem mais deveriam assumir mais responsabilidades em relação às próprias vidas no futuro.
A quarta é o sistema de saúde. Estamos realmente deixando a morte para depois, mas em algum momento vamos chegar lá. Portanto, iniciativas de saúde pública que nos mantenham saudáveis a vida toda serão absolutamente essenciais. Acredito que as sociedades irão se adaptar e não creio que as economias irão à falência, mas é possível que nossas sociedades se tornem ainda mais desiguais.
Schmemann: Sra. Wax, pelo que entendi,  acabou de terminar seu mestrado. Sobre o que foi sua dissertação?
Ruby Wax: Eu me formei na Universidade de Oxford em terapia cognitiva baseada na plena consciência, que é parte neurociência, parte atenção plena.  
Schmemann: Isso é impressionante! Não sei se isso a torna uma especialista em envelhecimento, mas, assim como eu, você vive em um mundo em que as pessoas envelhecem, o que nos obriga a refletir sobre isso. Sendo assim, gostaria de ouvir suas impressões, na qualidade de alguém que sempre está no palco e que fala com as pessoas. Como você define a velhice? É uma questão de idade, de fragilidade, de sentir-se velho? Como na música dos Beatles, é quando "chegamos aos 64"?
Wax: Bom, para ser honesta não falarei a partir do ponto de vista governamental ou sociológico. Achei que falaríamos sobre como evitar a velhice, sobre como ter mais qualidade de vida quando ficamos idosos. Ou então que falaríamos sobre onde fazer o melhor botox.
Nunca direi que estou velha. Acho que quando você começa a se identificar como velho, ou a dizer "sou alcoólatra", "sou deprimido", ou o que quer que seja, você começa a se rotular. Uma das coisas que estudei foi a neuroplasticidade; ou seja, que quando você começa a limitar sua visão de mundo, e sua visão de si mesmo, milhões de neurônios começam a se atrofiar. Se você não os usa, começa a perdê-los.
A forma como devemos tratar os mais velhos é dizendo: "Tire essa bunda da cadeira e vá aprender a nadar. Não fique sentado desse jeito. Arrume uma massagista para o sangue circular direito e ajeitar essa coluna". Mas os deixamos ficar velhos e começamos a tratá-los como animais de estimação. É assim que vemos os idosos.
Para ser sincera, ninguém quer ver uma velhinha nas telas. As pessoas não querem e é por isso que não existem estrelas de cinema com mais de 50 anos. Assim, as únicas pessoas que têm que encarar a velhice frente a frente são os próprios idosos.
Então, precisamos nos perguntar o que podemos fazer para a vida ser melhor. Correr, andar, fazer exercícios, não ficar por perto das mesmas pessoas. Vá para a Jamaica, pule de paraquedas. Você já está velho mesmo, o pior que pode acontecer é você morrer.
Não quero pensar a meu respeito como uma pessoa velha. Nunca digo a minha idade e o dia em que fizer isso, estarei me tornando aquilo que imagino em uma pessoa velha. É isso o que penso.
Schmemann: Você vai pular de paraquedas?
Wax: É claro! Veja bem, a gente vive tempo demais. Precisamos nos reinventar. Parte da tragédia é que os velhos ficam amargos e dizem: "Me mandaram embora porque estou velho". É claro que irão substituí-lo por gente mais jovem! O que você acha que vão fazer, deixá-lo na TV para o resto da vida?
Ninguém fica no mesmo emprego para sempre. Todo mundo é substituído, como as imagens de cera do Museu Madame Tussauds – em algum momento eles o derretem e o transformam na próxima grande atração. Contudo, todas as vezes que isso acontece, você fica chocado. Quer dizer, eu fui mandada embora da TV porque estava velha demais e, para mim, nunca estive mais bonita…
Schmemann: Você tem toda razão...
Wax: ...ainda assim eu fui tirada da TV, então não vou passar o resto da minha vida berrando em frente à BBC com um cartaz nas mãos. Eu pensei: é agora que vou colocar esses neurônios para trabalhar. Vou voltar a estudar e aprender como o cérebro funciona. Isso é o equivalente a aprender chinês. Nunca fui tão esperta e já entrei na casa dos 60. É isso!
Schmemann: Ruby disse uma coisa que não costumamos encontrar na literatura sobre o envelhecimento: "O pior que pode acontecer é você morrer". Morrer é uma das coisas que passam o tempo todo pela cabeça dos idosos. E eles têm muitos medos: ficar sozinho é um deles. Eles não acreditam que alguém irá ajudá-los quando chegar a hora. Dra. Harper, o que você pode dizer sobre os medos que nos afetam quando chegamos a determinada idade?
  • Tim Bedingfield/The New York Times
    Sarah Harper, segunda a partir da esquerda, discute com Serge Schmemann, Babatunde Osotimehin e Ruby Wax. Harper disse que seu pai se aposentou aos 54 anos, mas ninguém em sua família pode se imaginar fazendo isso
Harper: Até 100 anos atrás, a morte estava em toda parte. Bebês morriam, crianças morriam. Agora, vivemos em uma sociedade em que a morte foi afastada. Por isso, a morte passou a ser relacionada em grande parte com a velhice; e a solidão e a fragilidade são duas coisas que deixam os idosos com medo.
Mas a Ruby está certa: enquanto nos mantivermos saudáveis e ativos, podemos deixar a doença e a fragilidade para depois. A outra notícia boa é que quando você chegar aos 60, 70, 80, 90, você ainda estará cercado por seus amigos, já que eles também vão viver mais.
Wax: É verdade, mas depende de cada um ser esperto o bastante para saber o que fazer. No futuro, quero viver em uma casa cheia de gente esperta e com os cérebros trabalhando a mil.
Harper: Quando você tem recursos, isso é possível, mas a maioria das pessoas não pode se dar a esse luxo e são justamente as desigualdades da velhice que se tornarão uma questão importante.
Osotimehin: Acredito que também haja um fator cultural a ser levado em conta. Em algumas culturas, especialmente na Ásia e na África, a idade traz respeito e as pessoas sentem orgulho de serem idosas. Elas são tratadas como líderes em suas comunidades e, por isso, acho importante que, onde essas estruturas ainda existam, o governo  e as comunidades encorajem e apoiem sua continuidade.
Vi um documentário sobre a vida de uma família no sul da Itália, onde as famílias se reúnem com frequência e compartilham uma grande refeição. Você vê gerações de filhos e netos reunidos em torno dos patriarcas e das matriarcas e isso dá um senso de pertencimento aos idosos. Isso é muito importante.
Deixe-me falar também sobre a África. O continente africano está envelhecendo muito rapidamente, mas os índices de expectativa de vida ainda não mostram isso, uma vez que tantas pessoas morrem de Aids. Mas se excluirmos a Aids do cálculo, será possível notar que muitas pessoas estão ficando muito velhas. Portanto, acredito que também é importante reexaminar as políticas sociais na África.
Outra coisa que não posso deixar de dizer é que, uma vez que as mulheres costumam viver mais que os homens, vemos muito mais mulheres do que homens pobres no mundo. As políticas sociais devem levar isso em conta. A desigualdade de gênero é um problema no mundo todo. Até mesmo na Inglaterra e nos Estados Unidos as mulheres recebem menos que os homens para fazer a mesma coisa. Então, quando as mulheres se aposentam, elas recebem menos, mesmo que vivam mais tempo, do ponto de vista estatístico.
Schmemann: Dr. Osotimehin, onde você gostaria de passar a velhice?
Osotimehin: Sou nigeriano. Eu vivo em Nova York, mas gostaria de passar a velhice na Nigéria. Minha rede social está na Nigéria. Lá eu não preciso ligar para avisar que vou fazer uma visita. Simplesmente apareço, bato na porta e a gente toma alguma coisa. São coisas que a gente nem percebe, mas que permitem que a gente tenha o que os franceses chamam de "joie de vivre".
Você sai, tem uma vida, com gente ao seu redor. Acho que isso dá um senso de pertencimento, de alegria, uma ideia de que se precisar de um serviço, uma ajuda ou um conselho, vai haver alguém que possa fazer isso por você.
Schmemann: Drª Harper, nós falamos sobre a necessidade de uma aposentadoria tardia, de trabalhar por mais tempo. Porém, também existe o risco de que os jovens não consigam trabalho. Não existe um conflito entre as novas gerações que procuram trabalho e as mais velhas, que não param de trabalhar? Isso leva a mais uma questão complicada: por quanto tempo as pessoas devem trabalhar? E, já que estamos falando disso, por quanto tempo as pessoas devem viver?
Harper: Estas são duas perguntas muito diferentes: Existe uma expectativa de vida ideal? Existe uma expectativa de vida máxima? Sempre existiram pessoas que viveram muito e sabemos que a pessoa que comprovadamente viveu por mais tempo foi uma francesa que morreu aos 122 anos. Acredito que se alguém aparecer dizendo que a primeira pessoa que viverá 200 anos já nasceu, nós devemos duvidar. Da mesma forma, se alguém disser que existe um limite para a vida, nós também devemos duvidar.
Quanto ao trabalho, é preciso olhar em perspectiva. A queda na taxa de natalidade significa que um número cada vez menor de jovens entra no mercado de trabalho. Além disso, a idade de aposentadoria de 60 a 65 anos não faz sentido, já que, do ponto de vista biológico, estamos extrapolando os limites da fragilidade.
Biologicamente, muito pouco muda entre os 20 e os 70 anos em termos de capacidade física e mental que não possa ser adaptado ao ambiente de trabalho moderno. Ainda assim, vou a muitas conferências, especialmente no setor bancário, em que jovens banqueiros de 20 ou 30 e poucos anos dizem: "Ah, mas gente idosa – ou seja, com mais de 45 anos – não consegue lidar com a tecnologia". Isso não é verdade.
É uma fantasia dizer que os velhos estão tirando os empregos dos jovens. O mesmo argumento costuma ser usado em relação aos migrantes. Existem certas áreas do país em que existem muitos empregos, de forma que há espaço para muitos migrantes e muitos idosos, mas, ao mesmo tempo, há espaço de sobra para trabalhadores jovens. Na maioria dos casos, pessoas mais velhas não impedem os mais jovens de conseguir empregos.
"Porém, como vamos nos adaptar aos idosos?", me perguntam. Eu sempre digo que, há 100 anos havia um número muito pequeno de mulheres com mais de 45 anos, já que a maioria morria no parto. De repente, as mulheres pararam de morrer no parto e tivemos que criar uma sociedade na qual as mulheres adultas ainda eram ativas e foi por isso que elas entraram no mercado de trabalho. Nós nos adaptamos.
Schmemann: Até quando devemos trabalhar?
Harper: Acredito que devemos trabalhar enquanto tivermos capacidade física e mental para contribuir com a sociedade. Se você disser a alguém de 50 anos que essa pessoa precisa se aposentar em quatro ou cinco anos, sua produtividade vai diminuir gradualmente. Todavia, se você perguntar para alguém de 50 anos: "o que vai fazer da vida nos próximos 20 anos, já que ainda vai estar ativa e saudável?", essa pessoa verá uma oportunidade para ficar na empresa, trabalhar em meio período, começar uma nova carreira. Seus horizontes passam a ter uma relação muito mais direta com sua saúde.
Schmemann: Está certo, farei isso!
Osotimehin: Permita-me acrescentar que acredito que nós também precisamos redefinir o mundo do trabalho. Ir adiante, ser criativo e inovador será ainda mais importante em função de todas essas novas tecnologias. Acredito que seja importante permitir que cada ser humano tenha acesso às habilidades que acompanham essas tecnologias, para que todos possam ser criativos. Na República da Coreia existem programas que ensinam novas técnicas aos idosos, para que eles sejam capazes de lidar com os avanços necessários da tecnologia.
Schmemann: Ruby, vamos voltar à questão de gênero levantada pelo Dr. Osotimehin. As mulheres vivem significativamente mais que os homens. As estatísticas que vi indicam que para cada 100 mulheres com mais de 60 anos, existem apenas 84 homens; e para cada 100 mulheres com mais de 80 anos, existem apenas 61 homens. Portanto, existem muito mais idosas que idosos.
Isso tem vantagens e desvantagens. Estudos revelam que mulheres mais velhas encontram mais funções sociais cuidando de crianças ou parentes, ou fazendo trabalho voluntário, e que as pessoas preferem cuidar das mães a cuidar dos pais quando ficam idosos. Ao mesmo tempo, as mulheres sofrem mais discriminação que os homens, conforme todos sabemos. Você dá muitas palestras e se encontra com muitas pessoas, quais são suas impressões sobre o destino das mulheres que envelhecem?
Wax: Bom, em nível individual, as pessoas não toleram o envelhecimento no mundo ocidental. Nós gostamos da novidade e isso é algo comum à natureza humana. Quando era jovem, acreditava que devíamos nos livrar da velharia. Então, eu me tornei a velharia. O que farei a esse respeito? Aprender a mexer em softwares. Aprender outro idioma. O estresse, o amargor e a inveja é que envelhecem as pessoas.
Não estou falando sobre ter dinheiro ou não. Descendo de imigrantes que chegaram aos EUA com uma mão na frente e outra atrás. Portanto, não consigo ver a mim mesma como uma pessoa indefesa ou que pede as coisas para os outros. Digo isso de um ponto de vista pessoal; a culpa é sua se você fica fragilizado. A menos que você tenha doença de Alzheimer ou alguma outra doença crônica, existem tantas coisas que podem ser feitas para evitar que você fique física e mentalmente doente. Quem continua curioso mantém a mente sempre viva.
Não há nada que assuste mais as pessoas – especialmente as idosas – que a incerteza. "Estou velho! O que vou fazer agora?" Vou fazer o que sempre fiz, vou trabalhar até ficar exausta. Não estou nem aí se sou homem ou mulher, é isso que vou fazer.
Schmemann: Drª Harper, você anotou alguma coisa enquanto Ruby falava...
Harper: Eu ia dizer que existe essa ideia de que à medida que ficamos mais velhos, nos tornamos menos criativos. Mas existem diversas evidências de que, na verdade, as pessoas são criativas de formas diferentes e que algumas pessoas que recebem estímulos externos durante o processo de criação fazem as melhores obras quando são jovens. Por outro lado, pessoas que recebem estímulos internos fazem suas melhores obras quando ficam mais velhas.
Wax: Contudo, existe um fato biológico e neurobiológico que diz que os lados esquerdo e direito do cérebro começam a trabalhar juntos e que as pessoas se tornam mais prudentes. Isso é algo biológico, que permite ver as coisas de longe e é por isso que as pessoas gostam de falar com os idosos, porque eles veem as coisas em perspectiva.
Eu gostaria de ter um idoso por perto. Onde é que eles estão. Talvez pudéssemos treinar uns velhos para que eles nos inspirem.
Osotimehin: Concordo até certo ponto. Mas acredito que a sociedade precisa repensar sua construção. As pessoas de 65 anos são os novos jovens e precisam de espaço. Concordo totalmente que, em nível individual, as pessoas devem ir adiante. Porém, acredito que também seja importante que a sociedade como um todo vá além e crie novas políticas para garantir que a idade não é o problema, e sim sua capacidade de produzir.
Voltando à questão do gênero, vivemos em uma sociedade global na qual são os homens que tomam as decisões, seja nos Estados Unidos, na Inglaterra, na África ou onde quer que seja. Precisamos continuar a insistir que as mulheres – velhas, jovens, adultas ou crianças – sejam tratadas da mesma forma que os homens.
Wax: Mas a única forma de alcançar isso é se cada indivíduo assumir sua responsabilidade.
Osotimehin: Eu entendo o que você diz, mas existe gente com a personalidade forte como a sua e outras pessoas que não são tão firmes e que dependem do sistema para poder se expressar. Por isso, precisamos seguir sempre adiante e continuar a garantir que mulheres e meninas não sejam discriminadas no mundo todo e que os idosos também não sofram com a discriminação.
Harper: O futuro reserva desigualdades cada vez maiores e nós já somos testemunhas disso. Muitos governos dizem aos idosos que o Estado não permitirá que eles caiam na pobreza e que irá garantir que tenham o mínimo, mas, se quiserem mais do que isso, a responsabilidade será deles. Isso é muito bom para quem tem os recursos necessários para trabalhar mais e poupar, para quem tem uma família que cuide deles. Porém, acho que você está certo, esse será o maior desafio dos próximos 20, 30, ou 40 anos.
Osotimehin: Eu concordo com você, mas acredito que essa seja a beleza da democracia. Se temos as evidências, deveríamos fazer nossos governos tomarem as decisões corretas, por mais desconfortáveis que sejam. Não consigo entender porque os governos do mundo todo – e não apenas do ocidente – cortam o orçamento da educação e da saúde quando precisam reduzir os gastos. O capital social, a pessoa humana, é o bem mais importante de qualquer país: então, qual é o sentido de negar educação e saúde às pessoas?
Schmemann: Ruby, você deixou claro que deseja continuar trabalhando duro enquanto puder, embora não tenha dito exatamente isso. Você gostaria de viver até os 100 anos de idade?
Wax: Claro! Sem dúvidas.
Schmemann: Por quê?
Wax: Sabe, uma jornalista me perguntou certa vez qual era o meu maior medo e eu disse "a morte". Então ela perguntou: "Alguma razão em especial?". É claro que não quero continuar vivendo se estiver louca ou vegetando, mas ainda estou lúcida, existe algo mais incrível que a vida? Eu quero viver até os 150 e que me acompanhe quem quiser.


Esta geração evangeliza mais do que qualquer outra


Esta geração evangeliza mais do que qualquer outraEsta geração evangeliza mais do que qualquer outra
Um estudo do Instituto Barna está revelando a verdade sobre o perfil espiritual da geração dos milenares, também chamada de “geração Y”. São pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Durante anos, argumentou-se que os milenares colocam questões como a justiça social acima de sua fé e estão abandonando a igreja em massa.
Recentemente, o ministério Focus on the Family publicou uma pesquisa chamada “Participação na Fé e Retenção entre os Milenares”. Como o título indica, o foco principal são as opções religiosas da chamada geração milenar e descobriu que apenas um pequeno percentual mantem sua fé desse a infância.
O principal motivo é a falta de uma formação clara no lar sobre a questão espiritual. O estudo utiliza dados da pesquisa anual do Instituto Pew e da Fundação Nacional de Ciência Social. Cerca de um quinto (18%) dos jovens adultos criados em lares com pouca influência religiosa declaram não ter atualmente nenhum vínculo com uma fé específica. Por outro lado, 60% por cento dos milenares afirmam que “mantém a fé”.
Entre os que afirmam ser “sem religião”, apenas 11% disse que tinha uma fé forte enquanto criança e viviam em uma casa onde uma fé viva era praticada e ensinada. Em outras palavras, a grande maioria dos jovens que deixam o cristianismo não viveram em famílias com forte convicções religiosas.
O estudo publicado este mês pelo Instituto Barna mostra que os milenares compartilham o evangelho mais do que qualquer outra geração. Cerca de 65% dos entrevistados com menos de 35 anos afirmaram terem compartilhado o evangelho com alguém pelo menos uma vez no último ano. Quando perguntados sobre de quem é responsabilidade de pregar, 100% dos evangélicos disseram ser deles, enquanto apenas 34% dos católicos reconheceram isso.
“Pelos padrões da geração anterior, eles parecem discretos, até um pouco desinteressados”, observa Greg Jao, que trabalha com a missão InterVarsity, voltada para a evangelização em universidades. “Mas quando você realmente vê o comportamento, começa a perceber que essa geração… é altamente comprometida com sua fé.”
“Cerca de um em cada 10 alunos envolvidos com InterVarsity converteu-se enquanto ainda estava na faculdade”, diz Jao. “Nós testemunhamos um aumento no evangelismo que não vimos em nenhum momento da história recente”, comemora.
De acordo com Jao, essa geração tem uma preocupação: “Um testemunho cristão autêntico que alia um convite para receber Jesus Cristo como a necessidade de viver-se as consequências do evangelho, tanto pessoal como socialmente”, defende.
Para ele, “a geração atual ama a Jesus e quer compartilhar quem Ele é com o mundo, tentando celebrar a verdade”. Um dos elementos que ajuda essa geração é a grande variedade de maneiras de se espalhar a boa nova hoje em dia, sobretudo através da internet, redes sociais, vídeos, etc. Por outro lado, a pregação nas ruas e o uso de folhetos, por exemplo, não se mostra mais relevante.
Ao mesmo tempo, observa Jao, os líderes da igreja precisam investigar as necessidades dos crentes mais velhos. As estatísticas indicam que quanto mais idosos, menos eles se empenham em evangelizar. Com informações Charisma News.

As e-Bíblias

O maior best-seller de todos os tempos saiu do papel.
De janeiro a outubro, a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil), entidade que lidera esse mercado entre o público evangélico, vendeu 27.225 “e-Bíblias”.
O recordista “Bênçãos de Deus para Você” (20.842 downloads), com 16 páginas de passagens bíblicas sobre temas como “paz” e “amor”, custa R$ 1,30.
Em cultos, é bastante comum ver pastores e fiéis deslizarem os dedos por iPhones protegidos por capinhas temáticas (“keep calm and trust God”), séculos após aquele dia no monte Sinai em que Deus teria entregado duas tábuas de pedra a Moisés com dez mandamentos rabiscados por seus próprios dedos.
Até consigo imaginar como seria narrar a saga bíblica nos tempos modernos (“@noe convidou você para a Balada do Dilúvio”, “@ApostoloPedro negou três vezes o pedido de amizade de @JC_filhodedeus_33”).
A linguagem saidinha assim, naturalmente, é cortesia da casa. Mas não está tão distante assim das novas estratégias para chegar sobretudo à ala mais jovem da igreja.
Certa vez, num templo da igreja Bola de Neve, conheci Mariana, menina de trancinhas, 15 anos no máximo, que lia no iPad de capa rosa fosforescente uma versão das Escrituras na fonte “comic sans” (cada bloco de texto numa cor diferente).
Versão em grego, reproduzida em iPad, na mostra "O Livro dos Livros", no Museu Terras da Bíblia, em Jerusalém“Os livros digitais permitem a customização de algumas características, como tipo e tamanho da letra, além de ferramentas de pesquisa rápida, marcação de texto e inserção de notas pessoais. Já os aplicativos permitem uma experiência audiovisual completa, possibilitando ouvir, ver e ler a Bíblia em seu contexto temático e geográfico”, afirma Erní Seibert, secretário de Comunicação da SBB.
Versão reproduzida em iPad, na mostra “O Livro dos Livros”, no Museu Terras da Bíblia, em Jerusalém
“No princípio era o verbo, e agora o verbo está num app”, dizia o título de uma reportagem de julho do “New York Times”.
O jornal escreveu sobre onde, quando e como os fiéis leem a Bíblia atualmente. Deu destaque para o app gratuito YouVersion, a primeira Bíblia disponível na loja da Apple, em 2008.
O aplicativo inclui mais de 600 traduções em 400 línguas, com versões que servem para públicos tão distintos quanto católicos, judeus messiânicos e ortodoxos russos.
No mês em que a matéria foi publicada, o YouVersion havia alcançado 100 milhões de downloads para computador, tablet ou celular –seu convite para o seleto clubinho de tecnologias start-up como Instagram e Dropbox. Hoje, já são 120 milhões de instalações.
A pedido do “NYT”, um empreendedor do Vale do Silício avaliou iniciativas afins.
“Certamente vai ser o canal de distribuição mais importante para quem trabalha com a criação de conteúdo para a fé cristã. Onde mais você pode ir e chegar a 100 milhões de pessoas?”

Da Globo à ExpoCristã - FOLHA DE SÃO PAULO NUMA ENTREVISTA BEM REVELADORA MOSTRA A VERDADEIRA PERSONALIDADE DE LEO GANEM DONO DA EXPO CRISTÃ.

Leo Ganem, ex-CEO de duas empresas da Globo (seis anos na Som Livre e três na Geo Eventos), entrou no feirão gospel com um abacaxi para descascar.
Em setembro, ele abriu a Um Entretenimento, agência focada no segmento musical cristão, “que tem parceria exclusiva com a Universal Music”. São 16 funcionários e duas sedes, no Rio (na enseada de Botafogo) e em São Paulo (Avenida Paulista).
A Um multiplicou o ti-ti-ti entre evangélicos ao comprar duas coisas: os direitos da ExpoCristã, maior e mais longeva feira cristã de negócios no Brasil, e também uma boa briga dentro do segmento.
Leo Ganem: da Globo ao mercado gospel (Gabriel Cabral/Projetor)
Leo Ganem: da Globo ao mercado gospel (Gabriel Cabral/Projetor)
A Expo não ia muito bem das pernas, é verdade –a edição deste ano, que seria a 12ª, foi desalojada do pavilhão do Anhembi após calote de quase meio milhão de reais e, enfim, cancelada. Mas o mau momento não é privilégio seu.
2013 foi um ano particularmente ruim para esse filão. A Globo estreou em julho na área, com a FIC (Feira Internacional Cristã). Puro ‘business’, segundo o pastor Silas Malafaia. Saldo chocho: 43 mil pagantes (em 2010, no auge, a Expo atraiu 220 mil).
Para 2014, já foi anunciada a fusão de duas feiras menores: o Salão Internacional Gospel e a Flic, que só abrange o ramo editorial –foi nessa feira literária que me deparei com as obras “Marina – A Vida por uma Causa”, dedicada a Marina Silva, “Justin Bieber – Fama, Fé e Coração” e “Celebração do Sexo”, com um capítulo dedicado a transar “sem tirar a roupa”.
E, agora, a volta da ExpoCristã, pilotada por Leo Ganem e Rogério Barrios, pastor da igreja Renascer em Cristo que dirigiu a primeira (e última, por ora) feira cristã da Globo.
Como o mercado reage a isso?
Conversando com algumas pessoas do meio, observo duas leituras.
Pelo copo meio cheio:
Leo possui o know-how de quem chefiou dois braços da maior rede de comunicação do país. Ajudou a pôr na praça artistas como Luan Santana, Maria Gadú e Michel Teló. Pode injetar profissionalismo num mercado que muitas vezes ainda vive de banners feitos em Power Point. Foi um dos responsáveis pela aproximação da Globo com evangélicos: assinou o contrato com o Diante do Trono, um dos maiores grupos cristãos do país, e criou o selo Promessas (festival + troféu), chamego iniciado em 2011 com essa pulsante cena musical.
Pelo copo meio vazio:
Leo é um “forasteiro” (declara-se católico). Vem da Globo, a gigante que por anos fechou a cara e as portas para evangélicos. Bom… Ajudou a pôr na praça artistas como Luan Santana, Maria Gadú e Michel Teló. Saiu de uma Geo já cambaleante, mais ou menos na época em que grandes vitrines da empresa, como Lollapalloza Brasil e Promessas, estilhaçaram. Isso sem falar na FIC, que não vingará até uma segunda edição. E circula na internet um e-mail corroborado por parentes de Eduardo Berzin, fundador da ExpoCristã, detonando a nova gestão (“roubaram, traíram, foram os causadores do homem estar numa cama e agora falam que vão orar”). Berzin passou mal no sábado da FIC, teve um infarto e desde então está em estado vegetativo.
Leo Ganem é formado em biologia, com pós-doutorado em Harvard. Com certeza está familiarizado com um dos preceitos básicos da teoria evolutiva. Se vai conseguir imprimi-la na nova Expo, só Deus (ou Darwin, a gosto do freguês) dirá.
Com óculos Ray Ban no bolso da camisa social Lacoste, All Star nos pés, o empresário conversou comigo após uma apresentação da ExpoCristã para jornalistas, no Expo Center Norte, ontem. A feira será sediada lá uma semana e meia após a final da Copa do Mundo, em julho de 2014.
Como foi sair da Globo para trabalhar unicamente com o público gospel?
Quando saí da Geo, passei uns dois meses parado pensando no que ia fazer da vida. Fui comunicado de que a Geo seria encerrada. Tinha opção de ficar e ajudar a empresa. Não sou exatamente um fechador de empresas, sou um abridor. Chegamos a um acordo amigável, sou um fã da empresa.
Ficou dois meses pensando e…
Fui juntando as peças. Olhando para o mercado evangélico, vi que tinha espaço para crescer. E aqui você não chega de um dia para o outro e sai cantando de galo. Tem que conhecer as pessoas, ter contato, respeito. Me levou seis anos para aprofundar. Não é como abrir o próximo restaurante, botequim. Vejo que estou no início de uma onda muito grande. Muita gente não percebeu o tamanho dela ainda.
Você é evangélico?
Não, católico.
Vejo uma desconfiança muito forte no segmento com quem não é evangélico.
Existe, sim, algumas desconfianças, que são até normais. O Brasil tem histórico de perseguição enorme com evangélicos. Mas, quando você olha individualmente pra mim, acho que carrego uma bandeira de divulgação tremenda da causa. E talvez, por não ser evangélico, é aquela coisa: sou uma pessoa diferente do que tem por aí.
E na Globo? Uma das grandes críticas à Globo é que, quando tentou entrar no mercado, ela não se conseguiu atingir as igrejas no “varejo”.
Exatamente. Essa lição já foi aprendida [risos]. Por ser um mercado que não tem uma pontinha de crise, eu seria burro de não entrar.
O segmento cresce, mas as feiras vêm acumulando um histórico de fracasso. Como a FIC.
Dizer que a FIC não deu certo é um pouco de exagero. Trazer, na primeira edição, 43 mil pagantes é um bom resultado. A gente está acostumado com um ciclo de três, cinco anos para o evento se consolidar. O Lollapalloza, outro evento nosso [da Geo], estava se consolidando agora, no terceiro ano. É quando ia começar a fazer dinheiro. Foi quando a gente resolveu abrir mão do festival. “A gente”, não. Não é mais “a gente”, porra louca…
E a competição atrapalhou também. O pessoal da Expo fez muita força contra a FIC. Houve uma luta de bastidores. O Eduardo Berzin foi um cara muito simpático comigo, desde a época da Som Livre, quando fizemos projetos juntos. A gente tentou adquirir a Expo dele. Foi impossível.
Tem um e-mail circulando na internet, endossado por parentes do Berzin, que avacalha a nova ExpoCristã.
Me xingando de patife…
É.
Patife pra baixo. Olha, não tenho nada contra o Berzin. A marca não era mais dele [quando a compramos], não tive nada a ver com isso. Não destruí a feira. Cheguei e houve uma oportunidade de negócio. Se eu fosse a família, diria: “Ainda bem que o trabalho do meu pai está indo adiante”.
Como é a concorrência com outras feiras evangélicas?
Acho que a gente é mais abrangente.
Deve ter gente que não vai participar da Expo por ter se ‘apalavrado’ com outra feira. 
A Som Livre já falou que não vem.
Por quê?
Provavelmente por um desacordo pessoal comigo. Acho besteira, não levo nada no pessoal. Convidei eles, apesar de detestar o filho da puta que está lá.
O namoro da Globo com evangélicos esfriou?
Acho que houve uma degringolada. A Som Livre está com problemas com alguns grupos lá dentro. O festival Promessas deste ano teve muitas críticas de qualidade. A Globo cancelou a cerimônia do troféu Promessas, o que achei uma vergonha. O evento custa R$ 200 mil, e isso é troco de novela –um capítulo custa R$ 2,5 milhões para produzir.
Tenho a impressão de que o pêndulo foi muito para um lado e agora está voltando pro meio. A Globo vai  manter personagem evangélica na novela, Fernanda Brum [cantora gospel] no programa da Fátima Bernardes, mas não vai mais ter uma coisa institucional.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O cristão deve comemorar o Natal?


O cristão deve comemorar o Natal?O cristão deve comemorar o Natal?
Há séculos se debate se os cristãos devem ou não comemorar o Natal. O motivo é a constante associação da data escolhida (25/12) com o culto pagão ao deus-sol. Nesta data os povos antigos celebravam a saturnália e o solstício de inverno. O nome saturnália refere-se ao deus saturno ou as festas em sua honra.
Jesus foi identificado nos primeiros séculos com o deus-sol. Tertuliano, um dos principais teólogos da época já ensinava que o sol não era o Deus dos cristãos. O costume de trocar presentes era, segundo Tertuliano, parte da saturnália. Portanto, o costume de dar presentes de natal não é originalmente ligado ao relato de Jesus recebendo algo dos magos.
A Igreja Católica oficializou a celebração de Natal no terceiro século e o que era pagão, foi cristianizado. Com a reforma protestante, a maioria dos costumes de final de ano foram preservados.
No Brasil, o apóstolo Rene Terra Nova tem divulgado uma campanha de “esclarecimento”. Em seu site oficial, ele publicou um longo texto intitulado “Por que não celebramos o Natal”, onde aponta uma série de motivos pelos quais os cristãos não deveriam celebrar a data. Ele escreveu:
“O Natal, atualmente comemorado em 25 de Dezembro, é uma festa pagã e não tem a aprovação de Deus; Jesus não está nesse negócio. Uma festa que nada tem a ver com Jesus, é pagã. Não é agradável ouvir essas coisas, mas precisamos arrancar toda mentira na qual estávamos vivendo… Jesus não está aí, tal adoração é para um santo católico chamado Nicolau, que é Papai Noel. A aceitação é quase cem por cento, porque incutiram isso na nossa mente quando éramos crianças. Mas, Deus levantou um povo para desmascarar o inimigo. Deus quer nos ver esclarecidos e em equilíbrio espiritual. Todo esse paganismo não é um equívoco, é uma mentira. Equivocar-se com algo é uma coisa, mas conscientemente fazer uma aliança com o inimigo, com a idolatria e com os deuses pagãos, não é um equívoco; ensinar tudo isso para as nações da terra é querer enganá-las e prendê-las debaixo de um jugo. Roma fez isto. Iludiu as nações da terra pelo mesmo principado que agia desde a Babilônia”.
Para Terra Nova, é uma questão espiritual e que todo cristão deveria estar alerta para o que realmente acontece nessa época do ano, reiterando que “muitos resistiram e morreram durante esse contexto histórico, porque não se submeteram a tamanha aberração, dizendo que não aceitavam o paganismo. Cristãos europeus também resistiram e muitos, ao longo da história, morreram ao fio da espada ou enforcados, e o argumento de Roma era que eles não eram cristãos”.
O teólogo Augustus Nicodemus, por sua vez, já publicou diversos estudos sobre o assunto. A opinião dele, e dos evangélicos mais conservadores é que o foco não deveria estar na data e sim na pessoa de Jesus. Embora reconheça que a data do nascimento não é 25 de dezembro, a questão principal está relacionada com o significado da vinda de Jesus, o Salvador.

Biografia de Edir Macedo foi o livro mais vendido de 2013

Biografia de Edir Macedo foi o livro mais vendido de 2013Biografia de Edir Macedo foi o livro mais vendido de 2013
Lançado em agosto, o livro “Nada a Perder 2 – Meus Desafios Diante do Impossível”, o segundo da trilogia que conta a biografia de Edir Macedo, encerra o ano de 2013 como o livro mais vendido do Brasil.
Foram mais de 700 mil exemplares vendidos segundo reportagem do portal UOL. Nesta obra Macedo e Douglas Tavolaro, vice-presidente de jornalismo da Record, contam de forma detalhada como a Igreja Universal do Reino de Deus conseguiu comprar a Rede Record.
Na lista dos mais vendidos a biografia de Edir Macedo ultrapassa em 200 mil cópias o total de vendas do livro “Kairós – O Tempo de Deus”, do padre Marcelo Rossi que aparece em segundo lugar na lista da PublishNews.
O terceiro livro da lista é “Inferno”, de Dan Brown que lidera a seção de ficção, seguido por “A Culpa das Estrelas” de John Green.
Macedo volta a aparecer em quinto lugar na lista com o primeiro livro “Nada a Perder” lançado em 2012. Com a quantidade de livros vendidos em 2013, a obra alcança a marca de 1,4 milhão de cópias.
Os cinco últimos livros da lista da PublishNews são: “Cinquenta Tons de Cinza”, “Cinquenta Tons de Liberdade”, “Cinquenta Tons Mais Escuros” – todos da autora E. L. James. Em novo lugar “O Silêncio das Montanhas” de Khaled Hosseini e por último “Eu Não Consigo Emagrecer”, de Pierre Dukan.

Massacre contra cristãos deixou mil mortos em dois dias em país africano

Massacre contra cristãos deixou mil mortos em dois dias em país africanoMassacre contra cristãos deixou mil mortos em dois dias em país africano
Em dois dias de massacre quase mil cristãos foram mortos na República Centro-Africana, de acordo com informações da Anistia Internacional (AI).
As mortes aconteceram por conta de represálias do ex-grupo rebelde islâmico Seleka contra a população de Bagui, capital do país.
No dia 5 de dezembro a violência se intensificou quando milícias camponesas cristãs “antibalaka” (antimachetes) se infiltraram em alguns bairros da cidade e realizaram um afrontamento chamado de “operação porta a porta” matando 60 muçulmanos.
Por conta disto a Seleka adotou represálias, segundo a AI esse represália foi em larga escala contra os cristãos, matando quase mil em apenas dois dias, e praticando a pilhagem sistemática das casas de civis.
Entre as vítimas estavam mulheres e crianças que não foram poupadas do assassinato em série.
“Nossas investigações no terreno nessas últimas duas semanas não deixam lugar para dúvidas. Ambas as partes em conflito cometeram crimes de guerra e contra a humanidade”, declarou Christian Mukosa, da Anistia Internacional.
O órgão colocou três especialistas para investigarem o caso e conclusão foi que houve execuções extrajudiciais, mutilações, destruição de prédios religiosos e deslocamento forçado de várias pessoas.
O conflito na República Centro-Africana começou em março quando a coalizão rebelde Seleka conseguiu derrubar o presidente François Bozizé. O governo em transição acabou perdendo o controle, pois grupos rivais, formado por cristãos, iniciaram uma série de confrontos violentos. Antes da tomada de poder, muçulmanos e cristãos viviam pacificamente no país. Com informações R7

O LOUVOR QUE LHE É DEVIDO


Que o louvor esteja sempre presente na nossa mente e nos nossos lábios, pois não há outro Nome digno de ser exaltado…de eternidade a eternidade. Por tudo aquilo que Ele é e que representa nas nossas vidas, louvado seja O Santo Nome de Yahweh e de Seu Filho Yeshua, a Sua salvação.

Todos nós, como os profetas da antiguidade o fizeram também, devemos também render-Lhe louvor pela misericórdia que Ele tem revelado para connosco. Vejamos:

Daniel 2:20-22 – “”Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; e ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.

Seu é o poder, a graça e a misericórdia, sem o que não existiríamos. Bendito seja o Seu Santo Nome para sempre.

Compreendemos igualmente que todo o bom conselho/instrução, o ensinamento para a vida, eterna, provém de YHWH, Aquele que criou e mantém todas as coisas pela força do Seu poder e majestade. Tudo, mas tudo, lhe pertence.

Até as palavas de vida que muitos rejeitam como sendo a “lei de Moisés” provêm do Alto e Sublime que as deu a este Seu servo. Como podemos pois dizer que a Lei/Torá não provieram do Mesmo Criador que as palavras escritas nos 10 Mandamentos – se até as palavras de Yeshua não eram Dele mas do Pai que estava Nele – João 14:10? Leiamos o que nos é ensinado em:

1.Reis 8:56 – “Bendito seja YHWH, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo”.

Ou seja: tudo o que Moisés escreveu foram as palavras que YHWH lhe ensinou e instruiu para escrever quando este Seu servo esteve perante a Majestade de YHWH durante 40 dias e 40 noites no Monte Sinai. Sim, todas as palavras da Torá escritas por Moisés têm Um Único Autor: YHWH, O Todo-Poderoso.

Quando é que o homem pára de torcer as Sagradas Escrituras e pára de usar falsos argumentos para fazer distinção entre a Lei dos 10 Mandamentos e todos os restantes
Mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos que a Torá contém? Quando, na realidade, a Lei dos 10 Mandamentos não é mais que um resumo de toda a Torá…

Porque razão todos os reis de Israel eram instruídos a escreverem pelo seu punho toda a Torá dada por YHWH através de Moisés para que soubessem governar todo o povo de Israel de acordo com as sábias palavras vindas do Alto? Também isto foi dado como instrução do Altíssimo aos reis de Israel.

Louvemos então Aquele que é digno de ser louvado nas nossas vidas. Mas, esse louvor não se deve traduzir somente em palavras mas também numa conduta ou maneira de viver que esteja de acordo com os preceitos de vida que Ele nos deu: a Torá e as palavras dos profetas pela qual também Yeshua e todos os santos viveram.

Salmo 50:23 – “Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho [na Lei/Torá] eu mostrarei a salvação de Deus”.

Sim, o louvor convém a todos os santos.

Salmo 72:19 – “E bendito seja para sempre o seu nome glorioso; e encha-se toda a terra da sua glória. Amém e Amém”.

Louvado e engrandecido seja O Santo Nome de YHWH e o da Sua Salvação, Yeshua HaMashiach. Glória sempre eterna ao Pai e ao Filho. Bendize, ó minha alma, a YHWH, e tudo o que há em mim bendiga o seu Santo Nome.

Ora vem Mar-YAH. Prepara o nosso coração/mente para entendermos as maravilhas de toda a Tua Vontade, para que vivamos debaixo da Tua graça.    
  
    

AlleluYAH

Atitudes que levam ao fracasso

Certa vez, um rei, mandou seus soldados colocarem um convite em praça pública para todos moradores do seu reino e dos reinos vizinhos, e quem quisesse, comparecer a uma festa incrível que seria dada no castelo. 

O povo se alegrou e correram pra se preparar para a festa. Um mendigo que morava na tal cidade, ficou muito feliz, pois há muito tempo não comia decentemente, mas ao se aproximar do cartaz com o convite, seu semblante foi aos poucos se transformando em raiva... onde já se viu! gritava ele, esse rei é um patife!! esbravejou. 

No final do convite, tinha uns dizeres que diziam: É obrigatório o uso de vestimentas Especiais. 

O mendigo ficou extremamente irritado onde iria conseguir tais roupas? E resolveu falar com o rei. 

Logicamente os guardas do palácio barraram sua entrada; e ele da porta do castelo gritava a pleno pulmões: Eu quero falar com o rei eu tenho direito, o rei é um homem que fala pelos dois cantos da boca, e tanto incomodou e tanto incomodou que os guardas sabendo que seu rei era muitíssimo sábio e bondoso resolveram falar com o rei e o rei prontamente mandou que o mendigo entrasse. 

Depois que o mendigo apresentou suas razões o rei concordou com ele e disse: O que me pedes é muito justo, roupas limpas... e chamou seu filho, que prontamente atendeu o pai: Pois não meu pai. Leve esse homem ao quarto real e lhe roupas novas! Sim, meu pai. 

O mendigo o acompanhou pelo castelo e sua boca estava escancarada! quanta beleza, quanta riqueza! 

Chegando ao quarto real, ele era tão grande tão grande que seria capaz de se perder dentro dele de tantas roupas, uma mais linda do que a outra que o mendigo não soube escolher nenhuma, precisando que o filho do rei escolhesse uma para ele, e escolheu uma que era lindíssima! 
Ao vestir-se o mendigo pegou sua trouxa de roupas sujas e rasgadas e colocou debaixo do braço e saiu. O filho do rei lhe disse: porque você não joga esses trapos fora? O mendigo respondeu: ah não! deixa assim pois quando essas roupas novas se gastarem eu posso muito bem precisar desses meus trapinhos e vou guardá-los, e saiu. 

Durante a festa o mendigo, permaneceu com sua trouxa de roupas debaixo do braço e não podia se servir, nem comer direito, pois a trouxa o atrapalhava e com uma só mão era difícil de se virar, ficou tão irado, que saiu dando pontapés em tudo que tinha pela frente e sem aproveitar da festa saiu sem comer nada, sem dançar, sem participar, por causa das roupas velhas que ele não desgrudava. 

Ao sair do castelo, tropeçou na trouxa de trapos e caiu do alto da escada. Uma grande multidão se pos a sua volta todos horrorizados com o ocorrido e isso chegou ate os ouvidos do rei, que se aproximou, olhou e chorou: Não precisava ser assim ele disse.....não precisava....., as roupas que eu mandei te dar, eram as mais especiais, jamais se gastariam. 

O Senhor tem nos dado novas vestes, vestes que não se acabam, vestes santas... Você tem conseguido largar a sua trouxa de roupas velhas? Se ainda não largou, largue e começe a usar as roupas novas que o Senhor te dá. 

Transição: 

O texto básico dá as orientações para que Josué fosse bem sucedido. Ele haveria de ser vencedor se seguisse as coordenadas que Deus lhe havia dado. Diante do fato de muitos fracassarem em sua trajetória, gostaria de falar sobre atitudes que levam ao fracasso, baseado em fatos reais e bíblicos.

Tema: Atitudes que levam ao fracasso

I - Retenção de pecado no coração, “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (Salmos 66:18);

- O que era para ser fácil se tornou difícil: Josué 7:2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven, ao oriente de Betel, falou-lhes, dizendo: Subi e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens e espiaram Ai. Josué 7:3 E voltaram a Josué e lhe disseram: Não suba todo o povo; subam uns dois ou três mil homens, a ferir Ai; não fatigueis ali todo o povo, porque são poucos os inimigos. Josué 7:4 Assim, subiram lá do povo uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai. Josué 7:5 Os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e aos outros perseguiram desde a porta até às pedreiras, e os derrotaram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

- Deus declarou a razão de tamanha incapacidade de seu povo: Josué 7:10 Então, disse o SENHOR a Josué: Levanta-te! Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Josué 7:11 Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisas condenadas, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram. Josué 7:12 Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos; viraram as costas diante deles, porquanto Israel se fizera condenado; já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada. 

- Deus passou a receita para a cura: Josué 7:13 Dispõe-te, santifica o povo e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Há coisas condenadas no vosso meio, ó Israel; aos vossos inimigos não podereis resistir, enquanto não eliminardes do vosso meio as coisas condenadas.

- O pecado precisa ser confessado custe o que custar: Josué 7:14 Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem. Josué 7:15 Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do SENHOR e fez loucura em Israel.

- Todo pecado será descoberto: Josué 7:19 Então, disse Josué a Acã: Filho meu, dá glória ao SENHOR, Deus de Israel, e a ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes. Josué 7:20 Respondeu Acã a Josué e disse: Verdadeiramente, pequei contra o SENHOR, Deus de Israel, e fiz assim e assim. Josué 7:21 Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo. Josué 7:22 Então, Josué enviou mensageiros que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido nela, e a prata, por baixo. Josué 7:23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel, e as colocaram perante o SENHOR. Josué 7:24 Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Josué 7:25 Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os.

- Acã significa perturbador: Onde está o perturbador de hoje? Aquele ou aquela que, sem medir as conseqüências, vive trazendo dificuldade ao povo de Deus, a igreja. O Salmo 119:11 traz uma receita para aqueles que querem ser bênçãos em vez de maldição: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

- Um testemunho para nos servir de lição: “Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! Feliz aquele que o SENHOR Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade! Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. De dia e de noite, tu me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como o sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido.” (Salmos 32:1-7)

II - Deixar de cumprir integralmente a ordem de Deus

- A consciência da ordem e vontade de Deus: “Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar. Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde foste” (1 Reis 13:8-9).

- Até certo ponto houve fidelidade e zelo pela vontade de Deus: “E se foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel” (1 Reis 13:10).

- Foi tentado a descumprir a ordem de Deus por um outro colega profeta: “Morava em Betel um profeta velho; vieram seus filhos e lhe contaram tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel; as palavras que dissera ao rei, contaram-nas a seu pai” (1 Reis 13:11). “E foi após o homem de Deus e, achando-o sentado debaixo de um carvalho, lhe disse: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? Ele respondeu: Eu mesmo. Então, lhe disse: Vem comigo a casa e come pão” (1 Reis 13:14-15).

- A princípio ele mostrou firmeza diante da vontade de Deus: “Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; não comerei pão, nem beberei água contigo neste lugar. Porque me foi dito pela palavra do SENHOR: Ali, não comerás pão, nem beberás água, nem voltarás pelo caminho por que foste” (1 Reis 13:16-17).

- Veja a cilada em que caiu por ignorar a ordem de Deus: 

“Tornou-lhe ele: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe.) Então, voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água. Estando eles à mesa, veio a palavra do SENHOR ao profeta que o tinha feito voltar; e clamou ao homem de Deus, que viera de Judá, dizendo: Assim diz o SENHOR: Porquanto foste rebelde à palavra do SENHOR e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te mandara, antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais” (1 Reis 13:18-22).

- Resultado do descumprimento total da ordem de Deus: “Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; o seu cadáver estava atirado no caminho, e o jumento e o leão, parados junto ao cadáver. Eis que os homens passaram e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão parado junto ao corpo; e vieram e o disseram na cidade onde o profeta velho habitava. Ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à palavra do SENHOR; por isso, o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o SENHOR lhe tinha dito” (1 Reis 13:24-26).

III - Ficar ocioso em vez de guerrear

- Em plena época de guerra, Davi estava tão tranqüilo como se nada estivesse acontecendo: “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa” (2 Samuel 11:1-2).

- A ociosidade é perigosa, pois pode levar-nos às piores ciladas: “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa” (2 Samuel 11:3-4 ).

- As coisas pioraram para Davi: “A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida” (2 Samuel 11:5 ). 

- Na tentativa de encobrir seu erro tirou outro da guerra: “Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi. Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra. Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa. Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa? Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa” (2 Samuel 11:6-11).

- Continuou usando estratégias para encobrir seu erro: “Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa” (2 Samuel 11:12-13).

- Agiu com injustiça, pois queria encobrir seu erro a todo custo: “Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra” (2 Samuel 11:14-15).

- O teu pecado te achará: “Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul; dei-te a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas. Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mal perante ele? A Urias, o heteu, feriste à espada; e a sua mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o SENHOR: Eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo o Israel e perante o sol” (2 Samuel 12:7-12).

- Estamos em guerra. Você já notou isso? Quem aqui estiver ocioso será responsabilizado diante de Deus, pois a obra não é nossa, mas dele. Fique sabendo que Deus não se zomba: aquilo que semear, isso colherá. “Filhos meus, não sejais negligentes, pois o SENHOR vos escolheu para estardes diante dele para o servirdes, para serdes seus ministros e queimardes incenso” (2 Crônicas 29:11).

IV - Não reconhecer a autoridade constituída por Deus

- O rebelde sempre encontra aliado em seu nível de ministério: “Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita” (Números 12:1). Queriam meter o bico numa coisa particular de seu líder.

- Quer se achar no mesmo direito de autoridade: “E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu” (Números 12:2).

- Deus entra em defesa de seu servo: “Logo o SENHOR disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o SENHOR desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Números 12:4-8).

- As conseqüências do pecado: “E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa” (Números 12:9-10).

- O pecado precisa ser reconhecido e confessado, mesmo sendo revelado por Deus: “Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida” (Números 12:11-12).
- Somente o líder pode rogar a cura e a restauração para a pessoa: “Moisés clamou ao SENHOR, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures” (Números 12:13).

- O atraso que a rebelião causa na obra de Deus é inevitável: “Respondeu o SENHOR a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida. Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida” (Números 12:14-15).

- Uma palavra do apóstolo Paulo aos que estão a fim de ver o progresso da igreja: “Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros. Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, dêem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos” (1 Ts 5:12-14).

Conclusão: 

Você vai continuar sendo o mesmo de sempre com as mesmas atitudes? Se continuar com a mesma visão míope, só poderás enxergar as coisas como sendo pequenas. Mude suas atitudes e serás um vencedor. Faça o que tem que ser feito. 

Ilustração: Um casal vivia a melhor fase da sua vida. Casados há dois anos e sem filhos. Acabaram de mudar para sua nova casa. Tomavam juntos o café da manhã quando a esposa olhou pela vidraça e viu o lençol da vizinha estendido: - veja isso, querido: o lençol da vizinha está sujo; ela colocou pra secar e nem lavou direito. Que relaxo! – deixe a moça, disse o marido, cada um vive como quer. No dia seguinte a cena se repetiu: - querido olha de novo: os lençóis da vizinha estão imundos; não posso acreditar que alguém possa ser tão sujo assim! Vou lá falar com ela. – Deixe a moça, querida! É a vida, e o lençol é dela; e não devemos arrumar encrencas com o vizinho. No terceiro dia a esposa vê pela vidraça e diz: - querido veja: hoje os lençóis estão perfeitos. Você falou alguma coisa pra ela? O marido, um pouco constrangido, explicou: não foi bem isso que aconteceu... sabe, querida, hoje acordei mais cedo e limpei as vidraças.

Tire a trave dos teus olhos. Busque uma mudança na sua vida e a igreja será melhor. Vista a camisa da igreja. Chame para si a responsabilidade daquilo que Deus propôs para você. “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).




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O TEU PECADO VAI AO TEU ENCONTRO E TE ACHARÁ.

Ninguém se esconde de Deus, Adão procurou se esconder ente as ramagens do Jardim do Edem, mas não conseguíu, muitos outros procuraram e ainda tem quem procura esconder-se de Deus, mas o Salmista no (Salmo 139:7) diz: “Para onde me irei do Teu Espírito ou para onde fugirei da Tua face”? Se o homem for ao céu, ao Seol, às extremidades do mar, ou nas trevas nada adiantará porque Deus está em todos os lugares. Ele é onipresente e assim ninguém consegue esconder-se de Sua Gloriosa presença. O homem deve esconder-se do mal, (Prov.27:12), porém, o homem tem procurado esconder-se de Deus não aceitando Seus ensinos vivendo como bem lhe parece sem se preocupar com a vida futura, muitas vezes aproveitando tudo o que lhe vem pela frente; bebidas, motéis, jogos, falcatruas e coisas semelhantes, cometendo toda sorte de infidelidades transformando a sua vida num lamaçal de pecados e orgias de toda espécies, etc. Para a carne vai tudo bem se desculpam dizendo que isso tudo é normal é lazer, é muito cedo para que pensarmos em Deus e vida eterna, somos jovens e se assim pensarmos vamos perder todas essas “maravilhas,” assim dizem por que consideram melhor as misérias do pecado do que a Graça de Deus.
Temos uma advertência escrita em (1 João 2:15 a 17) “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” O homem pode viver como bem entender, até professar uma religião, possuir um cartão de membro nada disso salva, o que manda é obedecer a Palavra de Deus, a salvação é só em Jesus, não há como escapar. Em (Números 32:23) diz o seguinte: ...“Eis que pecastes contra o Senhor; porém sentireis o vosso pecado quando vos achar”. Não adianta dizer sou religioso, e não obedeço a homens, mas somente a Deus, porque o teu pecado te achará. A pessoa vivendo dissolutamente poderá enganar aos homens e a si mesmo, mas a Deus jamais enganará. Conta-se uma história, seja ela verídica ou não, serve muito bem para ilustrar o assunto em pauta. “Certo homem mudou-se para outro país e lá vivendo muitos anos, resolveu retornar à sua pátria para rever seus familiares, e ao chegar ficou sabendo que seus genitores haviam falecidos e que da família só restara o irmão mais novo. O irmão mais novo recebeu-o e concebeu um pensamento maligno em seu coração; matarei meu irmão e a herança será só minha e assim fez; matou o irmão que chegara de viagem e o sepultou ali mesmo na fazenda onde morava, ficando tranqüilo certo que nunca seria descoberto dado à ausência de muitos anos que seu irmão vivera em outra nação”.
Certo dia porem, andando por aquela região um senhor que era formado em ciências naturais notou que no alto daquela fazenda havia uma pequena planta estranha para aquela região, resolveu mesmo sem ordem cavar e retirar a pequena planta para pesquisá-la, ao cavar a terra deu com uma ossada de onde se originava a planta e que havia mais sementes da mesma planta nos bolsos dos farrapos que restara da roupa da pessoa ali sepultada. Aquele homem imediatamente chamou a policia e o irmão mais novo foi preso, onde confessou seu crime. Esta historia ilustra muito bem e deixa claro que o pecador mais cedo ou mais tarde será confrontado com o seu pecado. Não há como esconder-se de Deus. 
O mundo precisa ver diferença no cristão e não igualdade não adianta viver no pecado e se fazer passar por santinho, porque a Bíblia diz em (Malaquias 3:18) “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve”. Amigo leitor examine tua vida porque o que resolve é crer e obedecer incondicionalmente a Palavra de Deus, porque religião em si não salva ninguém, tem que existir diferença entre os cristãos e o mundo, um dia o pecador será achado pelo seu próprio pecado. O melhor de tudo é não pecar só Jesus pode perdoar pecados, recorra a Ele enquanto há tempo.




BEPELI

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...