sexta-feira, 11 de março de 2011

Orações pelo Missionário Norte-americano Detido no Haiti

Haiti_Jailed_Missionary_christian-postPor 24 horas na quarta-feira, os Cristãos interessados de várias partes do país se uniram em uma equipe de oração e jejum para a libertação de um missionário norte-americano no Haiti que tem estado preso por aproximadamente quatro meses sem acusação formal.
  • Nesta foto cortesia da Família de Pye tirada em maio de 2007, missionário americano Danny Pye, à direita, posa com crianças haitianas Loudrige, esquerda e Jabez em Jacmel, no Haiti. Pye, um missionário norte-americano preso em outubro de 2010 em uma prisão no Haiti, continua à espera do julgamento em 5 de março de 2011. Não há nenhuma acusação formal contra o pastor cristão de 29 anos de idade . Inicialmente, ele foi condenado à custódia de 90 dias na expectativa de uma investigação em reivindicações que ele tinha tomado propriedade pertencente a um ministério norte-americano.
Apesar de pouca atenção da mídia ter sido dada para o pastor Danny Pye de 29 anos, aqueles que tomaram as dores por sua causa tem estado orando por sua libertação da prisão na cidade costeira do Sul do Haiti, Jacmel.
Pye, que vinha servindo no Haiti desde 2003, foi enviado para a prisão em outubro passado depois de uma audiência perante um magistrado local. O propósito da audiência da corte foi para negociar a divisão legal da propriedade e outros bens pertencentes a Joy in Hope, o ministério que ele e sua esposa estabeleceram para servir às crianças necessitadas. Pye e sua esposa Leann deixaram o ministério para criar um orfanato que eles chamaram de Kenbe Fem, Creole for “Hold Strong.”
Apesar de ambos as partes esperarem chegar a um acordo, Pye foi levado em custódia por ordem do juiz e disse que ele estava pendente de investigação. Sob a lei do Haiti, uma pessoa pode ser presa por até 90 dias sem acusação formal, enquanto aguarda investigação.
“Nós ficamos chocados que ele foi preso aquele dia porque nos disseram que isso havia sido resolvido,” disse o diretor da Joy in Hope, Brian Williams ao The Associated Press.
Notavelmente, de acordo com o relatório de direitos humanos mais recente pelo Departamento de Estado dos EUA, aproximadamente 7.000 dos 9.000 prisioneiros do país não foram condenados. Além disso, muitos em espera pelo julgamento são detidos por períodos que excedem o período de qualquer sentença que eles possam ter recebido.
“Eu quero mais novidades cristãs!”
“O Código de Processo Criminal não atribui responsabilidades pelas investigações criminais e divide a autoridade entre polícia, justiça da paz, promotores e magistrados investigativos,” indicou o Departamento de Estado em seu relatório de 2009. “As autoridades muitas vezes falham em questionar a testemunha ou completar as investigações e raramente conduziram autópsias, e magistrados de investigação muitas vezes receberam arquivos incompletos.”
Apesar do ministro da Justiça Paul Denis ter dito à AP que ele acredita que o caso irá ser movido adiante, o juiz Maxon Samdi, que ordenou a detenção de Pye, tem estado seriamente doente e indisponível. Alguns relatórios dizem que ele ficará fora por um mês.
“[Samedi] está se escondendo das acusações contra o seu mau desempenho,” alegou um trabalhador de ajuda humanitária americano em Jacmel para o The Awl de Nova York, o qual ficou entre os primeiros websites a relatar sobre o caso de Pye.
Em meio a incertezas, a esposa de Pye tem estado encorajando os crentes a orar para seu esposo, que pode perder o nascimento do seu filho.
“Eu oro todos os dias para que Danny seja libertado,” escreveu Leann Pye em seu blog mês passado. “Eu oro todos os dias para que ele esteja aqui agora para o aniversário do seu filho. Eu peço a Deus para que veja a minha dor e ouça o meu pranto. Mas eu me encontro agora mesmo como Shadrach, Meshach e Abednego diante do Rei. Se Deus nos salva, é porque Ele é Deus. E se ele escolhe não, Ele ainda é Deus.”


Na Web:
Blog “Pye no Haiti” no pyesinhaiti.blogspot.com.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...