sexta-feira, 15 de julho de 2011

O que não é Pregação?

 

A todos os pregadores com amor , gostaria com esse artigo levar a todos a uma reflexão acerca da pregação, haja vista que venhamos a entender o real sentindo de uma mensagens transmitida para a Igreja do Senhor, ora sabendo que no contexto que nos cerca caros leitores, percebe-se uma certa displicência com relação a pregação, "pregadores" que sobem no altar de qualquer maneira, pregam um sermão relaxado, sem compromisso com Deus e com sua palavra, abrem a Bíblia Sagrada e coloca o dedo onde cair, e começa a falar acerca daquilo que foi lido perante todos, ora meus irmãos gostaria de expor alguns itens do que não é pregação, afim de valorizar o verdadeiro sentido da Pregação da Palavra do Senhor.




Não é Pregação, mensagem e palestra motivacional 
Percebe-se nos dias atuais , grandes "pregadores" com esse perfil motivador , trazendo essa suposta "pregação" para aqueles que lhe ouvem , Muitas falações tidas como pregações priorizam a motivação das pessoas. São aquelas pregações como por exemplo "Você tem cara de que nasceu para vencer" "tua vida tem sabor de Mel " " Um dia todos verão o que Deus fez, arrancou você do ultimo lugar e agora você está na Palco e aqueles que te humilharam verão você na Vitória" outras ainda como " Deus vai mudar tua historia" são tipos de mensagens meus irmãos que apenas fazer massagear o ego das pessoas, haja vista que existe pessoas no culto que estão na condição de serem chamados para o arrependimento e se converterem do seus maus caminhos, a pessoa adentra o templo repleta de pecados ocultos , recebe uma mensagem dessas de motivação tais como " Não desista não pare de Crer os sonhos de Deus jamais vão morrer " " se você tem promessa você não morre" ora meus irmãos isto seria banalizar a Pregação Expositiva , ora Jesus sempre motivou as pessoas a deixarem os pecados, e sempre afirmou "vai e não peques mais " inúmeras vezes, certa vez Jesus foi apregoar , nesse culto estava lotado , casa cheia, seguido dos seus doze discípulos que cercavam a tribuna, a multidão estava esperando algo motivador, haja vista que precisavam ouvir algo para seu ego , mas Jesus pregou a verdade do Pai, falou acerca do Reino de Deus, o que resultou nisto meus irmãos ? ( Jo 6.60) " Duro é este discurso " o povo estava a espera de ouvir promessas que trouxessem satisfação para seus egos.

Não é Pregação, mensagem Psicológica 
Certa vez eu ouvindo o método de trabalho de uma irmã (irmã?) que lidava com adolescentes na escola dominical, ouvi que ela usava métodos de psicologia para conter eles, pois se fizesse somente uso da Palavra de Deus, eles ficariam dispersos, ora meus irmãos eu em minha juventude ficava atento para a pregação e ainda fico muito mais ,mas ninguém usou de psicologia para pregar o Evangelho Verdadeiro para minha vida, e tanto professores de Escolas Dominicais quanto Pregadores não devem misturar a psicologia com a Verdade Cristã, fazendo uso de conceitos científicos de bando de universidade, e deixando a Palavra do Senhor de lado como se fosse somente ela qualquer livro sem poder algum, quando na verdade a Palavra de Deus tem todo poder sim. Torna-se comum, a cada dia, nas igrejas, a exposição de conceitos da psicologia como se fossem verdades bíblicas. Ora, a psicologia estuda a alma, com as suas faculdades. Mas o único livro que trata da parte mais profunda do ser humano, o seu espírito, é a Bíblia. A despeito de a mencionada ciência ter a sua importância, a tentativa de mesclar os seus conceitos aos princípios das Escrituras gera um jugo desigual. A pregação expositiva, como veremos, consiste mesmo em exposição da Palavra de Deus (1 Ts 2.13). 

Não é Pregação, Mensagem de Entretenimento 
Haja vista que o Templo de Deus, não é cinema, nem palco para animadores de auditórios façam da casa de Deus picadeiro, e nem de sua Palavra algo que venha apenas animar, entreter os irmãos, ora tem sido muito triste vez certos "pregadores" ficarem mandando fazer isso ou aquilo com o irmão do lado toda hora , em vez de pregarem uma Palavra de Deus, ficam- agora você vai fazer isso com seu irmão , pegue ele, veja se ele ta com cara de desviado , olha para ele e veja se ele tem fogo ou fumaça, certa vez um pregador disse que tinha múmias do lado dos irmãos , e que era para os irmãos sacudir essa múmia, tem uns que ainda manda ficar testa com testa, sacode ele, faz ele da um aleluia, aquele barulho , ora meus irmãos isto não é pregação , não fomos chamados para entreter o povo de Deus, mas fomos chamados para pregar um Evangelho Verdadeiro.

Não é Pregação, Mensagem sem Ler texto da Palavra de Deus 
Certa vez vi um pregador (pregador?) fechar a Bíblia e dizer , Deus está hoje em silencio não quer falar, pois o tema da mensagem vai ser " Quando Deus fica em silencio " , se o povo vai ouvir a Palavra de Deus, como o "pregador" fecha a Bíblia e não ler nenhum texto sequer, resultado, começo a assoprar no microfone e disse " Deus que encher sua Igreja Hoje " resumindo casa cheia de Glórias a Deus e aleluia vindo da parte daqueles que são incautos e sem compromisso com a Palavra de Deus.

Portanto meus irmãos, fica claro que esses tipos de "pregação" não são pregações verdadeiras vindo da parte do Senhor , que possamos ser pregadores Cristocêntricos, trazer ao povo mensagem que venham do trono a saber que E exposição da Palavra de Deus. Não deve haver rodeios ou quaisquer artifícios para agradar o públicoO pregador deve expor a Palavra, pois é isso que traz o conhecimento da vontade do Senhor (Sl 119.130), gerando no coração dos ouvintes a fé (Rm 10.17; At 16.14). Infelizmente, expoentes há que ignoram o fato de a Palavra de Deus ser proveitosa para ensinar, redargüir, corrigir e instruir em justiça (2 Tm 3.16,17).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...