segunda-feira, 7 de maio de 2012

BANANEIRA OU OLIVEIRA ?

Como é gostoso comer uma banana madurinha, pura , com aveia , chocolate etc.
Em minha casa eu plantei uma muda de bananeira , e logo foi crescendo.
Logo veio outro broto , outro broto .
Quando eu me deparei , tinha um bananal bem na entrada de minha casa.
Aquelas bananeiras era do tipo de banana prata , e crescia muito alta.
Quando eu menos esperava , nasce um cacho de banana.
E foi crescendo , e quando estava pronta , cortei o cacho para saborear aquelas frutas.
O pior veio depois , pois mesmo tendo crescido muito , tendo dado um cacho de banana muito bonito ,suas folhas estavam tão bonitas ,  mais não serviria mais para nada.
Tive que corta la ,para que outras pudessem dar seu fruto.
Eu fico pensando nos crentes bananeiras , que dão frutos apenas uma vez e passarão o resto da vida ocupando lugar de outros , mas não darão mais  nenhum fruto.

Constatamos isto, lendo  os versículos 12 a 14, do 11º Capítulo do Evangelho Segundo São Marcos: "No dia seguinte, depois de saírem de Betânia (Jesus) teve fome, e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso"
Jesus amaldiçoou a árvore, em decorrência da sua enganosa aparência, revelada na bela folhagem, mas sem apresentar nenhum fruto.
Esta realidade certamente reflete a condição de muita gente que se diz cristã, onde a folhagem bonita, no sentido figurado, representa aquele que anda com uma bíblia a tiracolo, que é assíduo às reuniões de adoração a Deus e pontuais nas outras atividades eclesiásticas, mas sem apresentar, dentro e fora da Igreja, as boas obras que testificam o fruto do Espírito, que é: "... o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade" (Gálatas 5:22)
Falo de pessoas que exemplifico sendo como  arvores que até deram frutos uma vez na vida e agora não tem mais essa possibilidade , foram levadas pelas circunstancias da vida e viverem uma estagnação .

Em Isaías 5 é dito que nós somos as vinhas do Senhor, que Ele cerca, limpa e espera que deem bons frutos, mas que infelizmente dão uvas bravas. Lendo Cantares de Salomão temos uma visão ainda mais ampla dessa questão: não basta dar bons frutos, temos que dar frutos excelentes, ou seja, o nosso melhor para Deus.
A Palavra nos diz que a árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Irmãos, esse fogo é tanto o sofrimento aqui na Terra quanto a perdição eterna. Quando estamos fora da vontade de Deus, sofremos aqui pela influência do inimigo em nossa vida, e lá, no inferno, sofreremos eternamente. Tudo isso por não fazermos a vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (RM 12:2). Além disso, sejamos honestos: as coisas que Deus pede que façamos não são difíceis de serem feitas, se nós estivermos em comunhão com Ele.

O CRISTÃO  OLIVEIRA


Lemos em Genesis 7 a respeito do grande diluvio .

PORQUE FAREI CHOVER SOBRE A TERRA , E EXTERMINAREI TODOS SERES QUE FIZ.
Aviolencia do grande diluvio foi arrasadora , exterminando tudo , seres viventes e plantas.
Pois , as plantas precisam respirar para sobreviverem , e o subir das águas sucumbiram todas elas.
Mas , no momento de Deus , uma pomba foi solta , e quando retorna , vem com um ramo de oliveira em seu bico.
Gen . 8 .11


... E choveu, choveu e choveu. A água levantou a arca do chão. Flutuando, ela subiu acima das árvores. Depois, acima das mais altas montanhas. A chuva caiu por 40 dias e 40 noites. Os animais se sentiam seguros dentro da arca enquanto ela era levada pelas águas. Finalmente a chuva parou. As águas acalmaram. A luz do sol brilhou e Noé abriu uma janela. "Vá, disse para o pombo. Vá por aí e procure por terra". O pombo voltou mais tarde, cansado e triste. Noé deixou-o descansar por uma semana. Então o soltou novamente. Desta vez o pombo voltou todo alegre, com um ramo de oliveira no bico. "Terra!", gritou Noé.


Havia na Terra Santa muitas oliveiras e junto com as vinhas eram fonte de riqueza. Naquela época, para colher as azeitonas costumava-se bater ou sacudir a árvore. Já o azeite era extraído esmagando-se ou pisando o fruto. A oliveira fazia parte da vida das pessoas de tal forma, que era uma referência constante. O homem justo, por exemplo, era comparado à oliveira, em razão da força e da cor de suas folhas e também por sua abundância, sendo que os seus filhos eram descritos como ramos de oliveira.
A principal fonte de azeite entre os judeus era a oliveira. Usava-se o azeite na consagração dos sacerdotes e também na purificação dos doentes. Costumava-se passar o azeite no corpo depois do banho ou antes de um evento festivo. O hábito só era suspenso nos períodos de luto ou durante alguma adversidade.

O azeite era usado externamente ou internamente como medicamento. A abundância de azeite indicava alegria, ao passo que a falta denunciava tristeza ou humilhação. A oliveira simbolizava sabedoria, paz, abundância e glória. Seus frutos, folhas e madeira eram de grande utilidade e tinham muito valor simbólico. O azeite extraído do fruto da oliveira era usado como fonte de luz artificial em candeeiros.

Uma das grandes diferenças e talvez a principal , é o periodo de produção de uma oliveira , que logo após seu 7° ao 10° ano de vida começa a dar seus frutos .
Temos relatos de oliveiras da época em que o senhor Jesus viveu aqui nessa terra , que ainda produzem seus frutos.




Embora seus frutos sejam muitos pequenos , o azeite que se produz deles é extremamente saboroso , e serve para muitas outras finalidades.
Até nisso notamos que os olhos nos enganam .

A oliveira é relativamente rústica, capaz de adaptar-se aos mais variados tipos de solos, no entanto, a planta é exigente em condições de clima, que deve seco no verão e frio e úmido no inverno. Multiplica-se por estaquia e enxertia. Sabe-se que as mudas obtidas por sementes, na maioria dos casos, dão frutos de qualidade inferior, por isso são utilizadas apenas como porta-enxertos.
Por ser típica de climas temperados, há dificuldade de produção em locais de clima quente. O ciclo produtivo de uma oliveira tem início com 5 a 10 anos de idade, dependendo das condições de cultivo e clima.
Além de água, óleo e glicídios, o fruto da oliveira - a azeitona - contem numerosos minerais, especialmente cálcio, ácidos orgânicos, enzimas, vitaminas B1, B2 e PP e provitamina A. Seu poder nutricional é tão interessante, que em tempos remotos, na região do Mediterrâneo, a azeitona, juntamente com a cebola e o pão de centeio formavam a base principal da alimentação dos habitantes do campo.
“A VIOLÊNCIA DO DILÚVIO”
Quando DEUS enviou o dilúvio sobre a terra, ele veio com o propósito de exterminar tudo que tinha vida fora da arca. E a violência do dilúvio matou homens, mulheres, crianças, animais, árvores, etc. DEUS protegeu da fúria do dilúvio, apenas o que havia dentro da arca.

“A OLIVEIRA SOBREVIVE AO DILÚVIO”
Após um ano em que as águas do dilúvio cobriram toda a terra, Noé ordenou a uma pomba que voasse para fora da arca, à procura de uma terra seca. Após longas horas de procura ela pousou sobre o tronco de uma oliveira e, do meio daquele tronco tinha nascido uma folha verdinha (chamada por Isaías de renovopega aquela folha de oliveira no bico e a leva para Noé.
“A OLIVEIRA ESTÁ VIVA”; “NÓS, FILHOS DE DEUS, SOMOS A OLIVEIRA”.
O maior milagre após o dilúvio foi encontrar a oliveira viva. O dilúvio não teve poder de matar a oliveira. A violência e a fúria do dilúvio não foram capazes de destruí-la.
A pomba trouxe a folha de oliveira para provar que tem vida no meio da morte. São nos momentos mais difíceis da nossa vida que recebemos grandes milagres.
Portanto , nesse simples resumo , fica bem claro que é muito melhor se assemelhar em uma arvore que sempre produz seus frutos , e mesmo depois de produzidos são fornecedores de matérias primas para produção de outros itens, do que ser uma arvore que deu apenas um fruto e agora  já não serve mais para nada.

E VOCÊ , JÁ PAROU PARA PENSAR ?

TENS DADO FRUTO , OU SOMENTE TEM BELAS FOLHAS EM SUA ARVORE?


VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...