sábado, 15 de setembro de 2012

Número de mortos em atos anti-EUA após filme ofensivo ao Islã chega a 8

Manifestações contra longa ofensivo se espalham em países muçulmanos.
Protestos violentos ocorreram durante visita do papa Bento XVI ao Líbano.


Chega a 8 o número de mortos apenas nesta sexta-feira (14) em que milhares de muçulmanos protestaram, em vários países, contra um filme produzido nos Estados Unidos e que é acusado de ofender o Islã e o profeta Maomé.
Houve três mortes na Tunísia, uma no Líbano, país que recebe a visita do papa Bento XVI, três no Sudão e uma no Egito.

No Líbano, um manifestante morreu em confronto e 300 muçulmanos incendiaram um restaurante da rede de fast food KFC em Trípoli, no norte do país.
Em Cartum, no Sudão, cerca de 10 mil manifestantes atacaram as embaixadas britânica e alemã, que foi incendiada e teve sua bandeira nacional substituída por um símbolo islamita. Três manifestantes morreram em confrontos com a polícia, segundo a rádio estatal.

Em Túnis, capital da Tunísia, a polícia não conseguiu conter os manifestantes e muitos invadiram as dependências da embaixada americana, onde era possível ver uma densa fumaça preta em seu estacionamento.
Três pessoas morreram e 28 ficaram feridas, segundo balanço do Ministério da Saúde.
No Cairo, Egito, onde são registradas manifestações em frente à embaixada americana desde terça-feira, um manifestante de cerca de 35 anos morreu baleado próximo ao local.

Em Sanaa, no Iêmen, a polícia disparou para o ar para dispersar centenas de manifestantes que se aproximavam da embaixada americana, informou um correspondente. Também foram utilizados jatos d'água para dispersar os manifestantes reunidos a 500 metros da missão diplomática, onde a bandeira americana foi queimada.
Em Bangladesh, cerca de 10 mil manifestantes queimaram em Daca bandeiras americanas e israelenses e cercaram a embaixada dos Estados Unidos. Após a oração semanal, os manifestantes se reuniram em frente à mesquita de Baitul Mokaram, a mais importante do país.
Na Indonésia, aproximadamente 350 islamitas radicais protestaram em Jacarta contra a "declaração de guerra" representada pelo filme.
Na capital iraniana, Teerã, centenas de pessoas se reuniram, sob os gritos "Morte aos Estados Unidos" e "Morte a Israel", segundo imagens da televisão estatal.
Na Nigéria, a polícia precisou disparar para dispersar a multidão que se manifestava.
Loja da KFC destruída após ataque de manifstantes nesta sexta-feira (14) em Trípoli, no Líbano (Foto: AFP)Loja da KFC destruída após ataque de manifstantes nesta sexta-feira (14) em Trípoli, no Líbano (Foto: AFP)
A poderosa Irmandade Muçulmana, do presidente egípcio Mohamed Morsi, retirou sua convocação para manifestações em todo o país, afirmando que vão organizar uma concentração simbólica no Cairo, na praça Tahrir.
Na Síria, que enfrenta uma crise política interna, cerca de 200 manifestantes organizaram um protesto em frente à embaixada americana em Damasco, que esta fechada há vários meses. Silenciosos, mostravam cartazes contra o filme.
Em Benghazi, leste da Líbia, o tráfego aéreo no aeroporto foi suspenso sem aviso prévio na madrugada de sexta-feira por motivos de segurança e posteriormente retomado, após o ataque de terça-feira contra o consulado americano, que resultou na morte do embaixador americano, Chris Stevens, e de outros três funcionários.
Manifestantes protestam contra o filme em frente à Grande Mesquita de Cartum, no Sudão, nesta sexta-feira (14) (Foto: AFP)Manifestantes protestam contra o filme em frente à Grande Mesquita de Cartum, no Sudão, nesta sexta-feira (14) (Foto: AFP)
Vários países reforçaram a segurança das embaixadas americanas depois deste ataque.
A Índia, que possui uma importante minoria muçulmana, colocou em alerta seus efetivos enviados para os edifícios americanos.
Cartaz com foto de Osama bin Laden é levado em ato anti-EUA na Praça Tahrir, no Cairo, nesta sexta-feira (14) (Foto: Reuters)Cartaz com foto de Osama bin Laden é levado em
ato anti-EUA na Praça Tahrir, no Cairo,
nesta sexta-feira (14) (Foto: Reuters)
A autoridade máxima religiosa muçulmana do Estado da Caxemira pediu aos cidadãos americanos que "abandonem imediatamente" a região.
No Afeganistão, as autoridades estão em alerta máxima e a maioria das embaixadas aumentaram suas medidas de segurança.
O Departamento de Estado dos EUA desaconselhou a seus residentes a ir para a Argélia por risco crescente de atentados. Contudo, as forças de segurança aumentaram sua presença nos arredores da embaixada em Argel.
O Pentágono também anunciou nesta sexta o envio de uma equipe de marines para ajudar a proteger sua embaixada no Iêmen.

A decisão de enviar 50 marines ao Iêmen é "uma medida de precaução", afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa, George Little.
O presidente dos EUA, Barack Obama, apelou para que os EUA resistam à violência dos protestos.
POR:G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...