quinta-feira, 4 de outubro de 2012

380 mil consumidores do PR foram afetados pelo 'apagão', afirma Copel

Queda de energia ocorreu entre 20h55 e 21h30 de quarta-feira (3).
Também foram afetadas as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do país.


A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou, na manhã desta quinta-feira (4), que 380 mil consumidores em todo o Paraná foram afetados pela queda de energia registrada na noite de quarta-feira (3) após um incêndio no transformador de uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu.
Ainda segundo a Copel, o número representa 8% de toda a rede atendida pela Companhia no estado. A queda de energia aconteceu entre 20h55 e 21h30.
Somente nas regiões oeste e sudoeste, 16 municípios foram atingidos. Entre eles estão Medianeira, Realeza, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Pato Branco, Mariópolis, Coronel Vivida, Mangueirinha, Formosa do Oeste, Cafelândia, Matelândia, Assis Chateaubriand, Tupãssi, Toledo, Dois Vizinhos e Itapejara do Oeste. Além de Curitiba, Região Metropolitana, litoral e cidades do norte.
Ainda segundo a Copel, a suspensão temporária do fornecimento de energia nessas regiões foi realizada para auxiliar na estabilização do sistema. Isso porque houve uma redução na frequência elétrica e foi preciso aliviar a carga para evitar uma falha generalizada em toda a rede.
Além do Paraná, o apagão também afetou as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste do país. Os estados do Acre e Rondônia também foram parcialmente atingidos.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) Hermes Chipp disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, que os equipamentos das subestações estão em perfeitas condições e que as manutenções estão em dia."Embora faça manutenção, esses defeitos acontecem. Não são frequentes, mas podem acontecer... Nosso sistema tem mais de 100 mil km de linhas de transmissão. Defeitos em equipamentos podem ocorrer. Não são frequentes, são raros... Em muitos casos, é feita manutenção preventiva, mas às vezes acontece",
Este não é a primeiro caso de suspensão no fornecimento de energia. Em 2009, depois de uma falha no sistema, vários estados do Brasil e cidades do Paraguai ficaram sem energia.
A Hidrelétrica Itaipu explicou em nota oficial na manhã desta quarta-feira que está investigando as causas da ocorrência, com análise dos relatórios de proteção e testes nos equipamentos.
Leia a íntegra da nota
Furnas informa que, às 20h55 desta quarta-feira (03/10), houve o desligamento de um transformador, de 1.650 MVA, da Subestação de Foz do Iguaçu, no Paraná, por atuação automática do seu sistema de proteção, em função de curto-circuito ocorrido em um equipamento de baixa tensão (transformador auxiliar de aterramento, de 69 kV). Em seguida, ocorreu o desligamento automático, em sequência, de outros três transformadores desta Subestação pelos seus dispositivos de proteção, interrompendo o despacho de cerca de 5.000 MW da Usina de Itaipu (600 hz) ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Prontamente após o ocorrido, equipes de Furnas trabalharam em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS) para minimizar os impactos no SIN e recompor o sistema. Às 21h12, os equipamentos foram liberados por Furnas para operação.

G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...