quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Os 3 sintomas que denunciam o coração

 






Graça e paz!

Às vezes somos surpreendidos ao saber que pastores, líderes e pessoas que estavam indo tão bem na jornada cristã e caem acintosamente em pecado. Às vezes também nos deparamos com algumas pessoas que estavam tão motivadas, rompendo em seu ministério, e depois se rebelam, ficam insubmissas se tornando pessoas murmuradoras, amargas e acabam ficando sozinhas e cheia de frustrações. Por que será que isso acontece? Será que o seu cristianismo é só de aparência? Será que estavam em nosso meio só para nos enganar? Ou será que eram pessoas desde o inicio más intencionadas? Na verdade acredito que com poucas exceções, a grande maioria são pessoas sérias em Deus! 1Co 10:12 ?Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia?. No entanto, uma das razões principais que muitas pessoas tem caído é porque não tem vigiado na motivação do coração, ?Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Pv 4:23?.

Quero lhe apresentar 3 sintomas que denunciam o nosso coração:

1 ? QUANDO A OBEDIÊNCIA É PELA METADE

Vivemos em uma geração que quase nada é absoluto e quase tudo é relativo.E as vezes ficamos indignados com os desobedientes mas achamos normal quando é incompleta, entretanto, na visão de Deus a desobediência e a obediência pelas metades estão quase do mesmo nível.

A desobediência de Saul:

1 Sm.13:1 um ano de obediência é um ano conseqüentemente de vitória, mas quando queremos crescer em Deus, os testes aparecem não para que ele conheça o seu coração, porque ele sabe de todas as coisas.é para que nós mesmos saibamos como é o nosso coração.

1° TESTE:
I Sm. 13:8 até 11 Saul desobedece a Deus fazendo sacrifícios.Algo que não era de sua atribuição e é reprovado por Deus.

2° TESTE:
I Sm. 15:2 - 3 A ordem de destruir uma nação pecaminosa; I Sm. 15:9 Saul poupa o rei Agague e o melhor dos bois e ovelhas.Saul novamente é reprovado no teste; I Sm. 15:22- 23 ?o obedecer é melhor do que sacrificar?. O rei Saul um homem que começou tão bem, mas no meio dos testes e das pressões, não respondeu a Deus.Por enquanto sua obediência era pelas metades. ?A obediência pela metade é uma rebeldia com capa de fidelidade? Obediência pelas metades não passa de uma rebeldia fantasiada de crente.Deus está chamando uma geração de pessoas radicais com ele,que estejam dispostos a obedecer pelo menos 100%. O grande problema dos cristãos hoje é que eles querem obedecer somente quando convém.
Quantos foram libertos da prostituição, mas hoje ainda permitem impurezas em suas vidas? Quantos foram libertos da mentira e continuam mentindo ? Quantos foram libertos da avareza , mas continuam sonegando ?

2 - QUANDO O PECADO NÃO É TRATADO COM SERIEDADE:

Do ponto de vista de Deus, nenhum mal é mais grave que o pecado e nada tem conseqüências piores para os próprios pecadores, para igreja e para o mundo. O que significa pecado? Um dos significados da palavra pecado no original é ?errar o alvo?. Na verdade, nem sempre vamos acertar o alvo.Algumas vezes vamos errar,mas que o errar seja um acidente e não a regra da nossa vida.

TRÊS IMPLICAÇÕES PARA QUE TRATEMOS O PECADO COM SERIEDADE

1° NÃO VIVER NA PRÁTICA DO PECADO:

A palavra de Deus nos garante que o pecado não tem mais domínio sobre nós. Negar que vamos pecar novamente é dizer ao contrario da palavra de Deus Podemos até pecar, o que não podemos é viver na prática do pecado.

2°ASSUME O ERRO E NÃO TRANSFERE A CULPA PARA OS OUTROS ( I Sm. 15:14 ? 15):

Quando não tratamos o pecado com seriedade, Deus permite os ?mugidos? para a vergonha do pecador. O rei Saul quando foi exposto pela sua desobediência em vez se assumir o seu erro ele simplesmente colocou a culpa no povo. Servimos um Deus compassivo e misericordioso,mas para que experimentemos de sua compaixão precisamos assumir as nossas culpas,esse é um passo fundamental para quem quer desenvolver um relacionamento com Deus.

3° TEM UM ARREPENDIMENTO GENUÍNO

Arrependimento significa mudança de mente,mas o rei Saul não se arrependeu de uma maneira verdadeira e genuína - ( 1 Sm.15:30).O rei Saul não estava nem um pouco preocupado com o coração de Deus que ele acabara de ter ofendido pelo seu pecado,ele só queria ficar bem com os líderes da nação e com o povo. Assim acontece com muitos líderes e membros de nossas igrejas,eles não ficam muito tristes pelo seu pecado terem entristecido o Espírito Santo,eles só demonstram tristeza quando as pessoas de fora ficam sabendo.

O EXEMPLO DE DAVI:
?Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.?(Sl 51:4)

A DIFERENÇA ENTRE CARÁTER E REPUTAÇÃO:
Caráter é o que Deus pensa ao meu respeito.Reputação é o que outros pensam ao meu respeito.

A FORMULA DIVINA PARA A AUTORIDADE:
Caráter+unção+compromisso+talentos=Autoridade

3 - QUANDO O SUCESSO DOS OUTROS RESULTA INDIGNAÇÃO E INVEJA (1Sm 18:6-8):
Quando observamos a maneira de Deus tratar as pessoas que ele incubiu uma missão, podemos observar o seguinte: Quando não cumprimos a missão que ele cabe a nós, Deus levanta outro para fazer aquilo que não fizemos.e lhe dá tanta capacidade como recompensa. Saul foi levantado como líder para liderar o povo de Deus nos combates.Porém,quando o gigante Golias se levanta, a reação de Saul novamente é improvável,(1 Sm. 17:11; 1 Sm. 18:6-8); V.8 Indignação seguida de inveja.A inveja é considerada um dos pecados capitais pela igreja, por ser um dos piores pecados que alguém pode cometer.
O que é invejoso? O invejoso é aquele que fica infeliz com o sucesso dos outros.O invejoso não consegue ser feliz com a felicidade dos outros. Agostinho disse sobre a sua inveja: ?Terrível mal da alma que corrói o coração e é um dos piores crimes que é feito no coração.? As conseqüências da inveja e ciúmes são terríveis, a saber: A maledicência, a calúnia e o que é pior, o ódio. Foi o que aconteceu com Saul: no lugar de buscar o arrependimento profundo,deixou a inveja entrar no seu coração. A inveja é a companheira permanente daqueles que não suportam o sucesso dos outros, e não se conforma em ver alguém melhor do que ele mesmo. A inveja é algo que nasceu no coração de Satanás, ele tinha inveja de Deus, pois ele queria ser igual a Deus. E o que mais ele queria Deus deu ao homem, ao cria-lo à sua imagem e semelhança. Talvez você nunca pensou nisso, mais é bom que você saiba: ?Satanás é o pai da inveja. Ele tem inveja de você? Quando manifestamos esse sentimento em nós, deixamos de ser semelhante à Cristo e nos tornamos parecidos com o diabo. A melhor maneira de acabar com o veneno da inveja em nosso coração: É ter admiração e o desejo da felicidade e do sucesso das outras pessoas. Tenho aprendido uma verdade: A nossa ?vela não perde a luz quando acendemos a vela dos outros.? O rei Saul, como resultado de sua inveja, ele ficou endemoninhado, se tornou um perseguidor implacável de Davi, e foi rejeitado por Deus.

Para concluir, eu digo que muitas pessoas começaram bem e terminaram mal. Saul, um homem escolhido por Deus e cheio de qualidades, porém, um exemplo a não ser seguido. 1º Sua obediência não foi completa, e sim pela metade. 2º Quando o pecado não é tratado com seriedade. Saul não se preocupou com o coração de Deus, mas tão somente com a sua reputação. 3º Quando o sucesso dos outros provoca indignação e inveja. A inveja levou Saul ao endemoninhamento, a rejeição e a morte.

Amado irmão, guarde o seu coração.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...