quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MADEIRA DE ACÁCIA

 

“Também farão uma arca de madeira de acácia;
de dois côvados e meio será o seu comprimento,
 de um côvado e meio, a largura,
 e de um côvado e meio, a altura.

De ouro puro a cobrirás;
por dentro e por fora a cobrirás
 e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor. Fundirás, para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca:  duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado.
Farás também varais de madeira de acáciE e os cobrirás de ouro;Meterás os varais nas argolas aos lados da arca,
 para se levar por meio deles a arca.

Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela.
E porás na arca o Testemunho,
 que eu te dei.”.
 (Êxodo 25:10,16).



Muitos de vocês já devem ter visto em filmes na televisão e no cinema, falarem sobre a Arca da Aliança (ex: Indiana Jones); arca onde eram guardadas as “tábuas da lei”; a lei que Deus passara à Moisés; e estas tábuas, eram guardadas dentro desta arca.

Mas o que mais chama a nossa atenção, é que esta arca, a pedido de Deus fora construída da madeira da acácia, tanto a arca quanto os varais de madeira que serviam de transporte para arca eram ambas de acácia.

Esta particularidade de Deus, chamada “madeira de acácia”; chama-nos atenção por um simples motivo, com tanta madeira nobre e de lei, porque Deus escolhera justamente a madeira de acácia, um arbusto feio, espinhoso, e insignificante, e que crescia nos lugares mais áridos do deserto, para guardar o seu TESTEMUNHO dentro dela?

Aquela madeira, aos olhos humanos (naquela época), não servia para nada, era desprezada pelos homens, mas para Deus, era de fundamental importância, que a Arca da Aliança fosse feita com a madeira de acácia.

POR QUÊ?

Por ser uma planta capaz de sobreviver nos lugares mais secos e áridos do deserto, Deus, sabia que a acácia era muito resistente do que todas as outras plantas encontradas naquela região; a acácia era uma madeira dura, resistente, uma madeira que suportava as situações adversas muito mais que as outras plantas.

Deus sabia que a Arca da Aliança andaria por quarenta anos no meio de um deserto, e que esta arca, enfrentaria tempestades de areia, enfrentaria o Sol quente do dia e o frio noturno do deserto...

Sabia que depois destes quarenta anos, a arca enfrentaria mais algumas centenas de anos, indo de um lugar para outro, enfrentaria guerras...

Enfim, Deus sabia que se esta arca fosse construída por uma madeira qualquer, fina e bonita, de nome como a de pinos, não agüentaria, não resistiria às provas assim como a acácia.

Na vida, para cumprir determinadas funções, Deus não escolhe como os homens escolhem (finos e nobres); DEUS ESCOLHE HOMENS FEITOS A MADEIRA DE ACÁCIA, homens resistentes às tempestades da vida, que não se envergam tão facilmente na adversidade, homens desprovidos de boa aparência, mas, homens de um espírito voluntário e de um coração valente e corajoso.

Muitos são os homens hoje, que se apresentam aos demais, como se fossem madeiras de lei, madeira nobre...

Dizem: - Eu sou isto, eu sou aquilo, tenho determinada função ou posição social na sociedade e estou apto para guardar o TESTEMUNHO DO SENHOR!

Mas para guardar o TESTEMUNHO DO SENHOR, apenas aparência, beleza exterior, boa reputação, da família tal, da função tal, nada disso tem valor diante de Deus. Para guardar o seu TESTEMUNHO, o homem tem de ser forte e resistente como uma madeira, espinhosa, cheia de nós como a madeira de acácia.

Obs: Deus mandou fabricar a arca que guardaria seus mandamentos da madeira de acácia, e hoje a arca que guarda o mandamento do Senhor é o teu coração que bate dentro um peito acostumado a enfrentar as tempestades da vida.

DEUS ESCOLHEU VOCÊ:

Naquela época o Senhor escolheu a madeira de acácia para guardar seus mandamentos, mas hoje Ele escolheu você.

Não diga que o Senhor escolheu a pessoa errada, não diga pra Deus escolher outra pessoa, uma pessoa sem espinhos, sem nós, sem dificuldades; não diga isto, porque é de pessoas assim como você é, que Deus gosta!

Deus não escolhe aquele que é alguma coisa, Ele escolhe aquele não é para confundir aqueles que pensam que são:

 “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação;
visto que não foram chamados muitos segundo a carne, nem muitos poderosos,
nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário,

DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DO MUNDO
 para envergonhar os sábios e escolheu AS COISAS FRACAS do mundo
 para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as COISAS HUMILDES do mundo,
E AS DESPREZADAS, e aquelas que NÃO SÃO, para reduzir a nada as que são;”.
 (1º Coríntios 01:26,28).

Talvez você seja uma pessoa cheia de nós na vida, cheia de espinhos, mágoas, ressentimentos...

Talvez você tenha nascido e sobrevivido num lugar árido, num lar sem alegria; talvez você seja uma madeira de acácia solitária do deserto...

Um homossexual, um dependente químico, uma prostituta, um marginalizado; uma pessoa esquecida e desprezada pelos homens, mas não por Deus...

Ser cristão, guardar o TESTEMUNHO do Senhor, não é tarefa para qualquer um; suportar os ataques do diabo e seus demônios no deserto da vida, não é tarefa fácil; pra ser cristão o homem tem de ser “casca grossa”.

“Porque muitos são chamados,
mas poucos, os escolhidos”.
(Mateus 22:14).

Muitas árvores existiam naquela época, mas a árvore escolhida para guardar o TESTEMUNHO do Senhor foi à acácia.

Muitos são os homens que hoje são chamados para guardar o TESTEMUNHO do Senhor, mas poucos são os escolhidos, porque poucos são aqueles que perseveram na fé até o fim, poucos os que agüentam firmes na fé como uma madeira de acácia.

Deus transformou aquela madeira cheia de espinhos e de nós, numa arca  revestida de ouro; este processo de transformação foi feito pelas mãos de um artesão.

Deus vai transformar a sua vida cheia de espinhos, num ramo florido e com frutos, e este processo de transformação, será feito pelo Espírito Santo com a Palavra de Deus, que é Jesus.

CONCLUSÃO:

- A vida de um verdadeiro homem de Deus, não é medida pelas vitórias que teve na vida, mas, pelas inúmeras vezes que teve a chance de desistir, mas em nome de Jesus, se levantou novamente e prosseguiu.

RESISTIR E FICAR DE PÉ SÃO PARA OS QUE ESPIRITUALMENTE SÃO COMO AS MADEIRAS DE ACÁCIA.
 
 
VIA GRITOS DE ALERTA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...