sábado, 12 de janeiro de 2013

A Metamorfose Da Mente


O dicionário define "metamorfose" como: a mudança ou transformação de forma física ou moral de algo ou alguém.
Não sei se é apenas eu, ou se é algo comum à toda espécie humana, mas algo me incomoda ao ler palavras como "mudança" ou "transformação" na mesma frase em que palavras como "eu" e "comigo" aparecem.
Tendemos a gostar de mantermo-nos onde estamos, fazer somente o que já sabemos fazer e experimentar somente o que já conhecemos.
Mudar requer esforço e gasto de energia e, coincidência ou não, umas das leis da física diz que "tudo no universo tende ao seu estado de menor energia", ou seja, mudar não é algo que seja natural para nenhum de nós. Talvez, somente talvez, seja por isso que estar em uma fase de adaptação e transformação seja algo tão difícil e desconfortável.
Conheço pessoas que gostam de desafios e estão sempre saindo da rotina e fazendo algo novo, mas não conheço ninguém que faça tais coisas sem nunca ter sentido um frio na barriga ou mesmo um nervosismo incontrolável e inexplicável. Este nervosismo até pode ser disfarçado com um sorriso ou uma cara alegre que engane as pessoas ao nosso redor, mas, no fim do dia, sabemos o que, de fato, está acontecendo dentro de nós mesmos e sabemos também que não adianta mentirmos para nós mesmos.
Outro dia, porém, vi-me impactado com um simples e poderoso ensinamento que, mais uma vez, a natureza nos demonstra há séculos, mas o bicho-homem é teimoso e ocupado demais para entender. Tamanha foi minha surpresa ao perceber que algo tão simples como uma borboleta podia me ensinar tanto. Sim, uma borboleta - você não leu errado.
Pense a respeito.
Uma lagarta passa toda sua vida se arrastando pelo chão, comendo folhas e sendo vulnerável a todo e qualquer predador. Para se proteger, ela se esconde atrás de rochas ou dentro de troncos de árvores, mas, ainda assim, existem diversos pássaros que adorariam tê-las, e de fato as têm, como refeição.
A visão de mundo de uma lagarta é o chão. Seu vocabulário se resume a: terra, sujeira, folha, rocha e árvore. Tudo o que uma pobre lagarta sabe é o que seus olhos e sentidos captam do chão.
Contudo, um dia, após muito sofrimento no solo, algo nela a chama para ser superior, algo maior que ela, algo que mudará para sempre a sua visão de mundo.
Ela, sem saber explicar o que faz nem por que o faz, se envolve em um casulo e ali se auto-aprisiona por um tempo.
O casulo a protege, a guarda e a esconde por um tempo, até que a hora de uma nova etapa se aproxime.
Mas...
...no casulo, ela é modificada.
...no casulo, ela cresce.
...no casulo, ela se transforma.
...no casulo, ela experimenta uma METAMORFOSE.
Assim sendo, um dia a metamorfose exterior acaba e uma metamorfose interior começa. Para tal, o seu casulo que servia de abrigo e proteção acaba por gerar nela um desconforto tal que a ex-lagarta se vê com a iminente necessidade de sair desse casulo.
Para que isto ocorra, a lagarta se vê com um grande desafio:
Como irei abandonar o lugar que me tratou tão bem nesses últimos meses? Como irei sair do lugar que me acolheu, protegeu e onde eu não precisava me preocupar com as ameaças do exterior? Como poderia sair do lugar meu conhecido rumo ao DESconhecido? - pensa a ex-lagarta
Todavia, chega um momento em que a dúvida é vencida pela necessidade de sair daquele lugar apertado e sufocante que o casulo se tornara. A lagarta, então, toma a maior e mais importante decisão da sua vida: sair do casulo.
Essa é uma decisão que só ela pode tomar e ninguém pode ajudá-la.
Ao sair do casulo, ela percebe em si algo diferente. Suas pernas mudaram, seu corpo mudou, seu formato mudou, mas a sua mente ainda é a mesma.
A ex-lagarta precisa, agora, entender que até mesmo seu nome mudou. A ex-lagarta, agora se chama borboleta e precisa se esticar por um tempo depois de ter saído do casulo antes de poder voar.
Que me perdoem os especialistas e biólogos, mas uso de minha licença poética para imaginar que esse tempo em que a borboleta fica se esticando após sair do casulo e antes de dar seu primeiro voo serve para que a metamorfose interior aconteça. Esse é o tempo que a borboleta leva para que sua mentalidade de lagarta também saia do casulo e se torne uma mentalidade de borboleta.
E quando a metamorfose interior acontece e a ex-lagarta, agora, é uma borboleta por dentro e por fora, ela alça voo e descobre que seu destino não era o chão e sim o céu.
Seu vocabulário passa a ser: voar, céu, nuvens e mais alto.
Sua visão é ampliada. Antes ela só via o que estava mais perto de seus olhos, mas agora, sua visão é ampliada ao horizonte. Uma nova e maravilhosa vida a espera.
A ex-lagarta que vivia de folha em folha, agora vive de flor em flor.
A ex-lagarta que vivia de terra em terra, agora vive de céu em céu.
A ex-lagarta que vivia de esconderijo em esconderijo, se afastando de tudo e todos, agora vive e voa despreocupada pelo céu deixando que todos admirem a beleza das cores de suas asas.
A ex-lagarta que vivia com medo, agora tem LIBERDADE.
Será que não é assim conosco também?
Nosso destino não é o agora, não é o chão. Nosso destino é um amanhã maior que o hoje, nosso destino é o céu.
Mas há um caminho a ser trilhado, uma mudança a ser gerada, uma metamorfose a ser experimentada.
E, assim como a borboleta, somente nós mesmos podemos sair de nossos casulos, porque se alguém tentar nos tirar a força podemos não estar preparados e morrer física, mental ou espiritualmente.
Você que fez do Senhor seu abrigo, fortaleza e casulo não hesite quando Ele lhe chamar para fora, pois, tenha certeza, um novo voo e uma nova perspectiva Ele tem para você.
Assim como Cristo chamou Lázaro para fora, e assim fez vida aonde havia morte, Ele também lhe chama para algo maior e melhor, afinal os pensamentos de Deus são maiores que os nossos e ultrapassam nossa limitada imaginação.
Saiba que a mudança dói sim e é desconfortável sim, mas o gozo do por vir excede com folga a dor presente.
Lembre-se das palavras do Ap. Paulo:
"Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro." Romanos 8:18
 
VIA GRITOS DE ALERTA .
http://blogconsolidacao.blogspot.com.br/
 
 
 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...