terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ENTENDA AS CÉLULAS.


Como o próprio nome sugere, nós somos uma igreja em células. Muitas pessoas não foram apresentadas e, por isto, não entendem o que são as células e qual é a razão da sua existência. Esta página visa desmistificar as células para aqueles que nunca visitaram mas tem curiosidade sobre o que acontece nestas reuniões semanais e porque elas acontecem. Se você sempre quis entender melhor o que são as células, como são e porque elas acontecem, continue lendo! Todas as informações escritas aqui são verídicas e esperamos que ao final deste texto você se sinta encorajado a visitar uma célula para conhecê-la de verdade.
O QUE SÃO AS CÉLULAS?
Esta é uma boa forma de começar. Explicando de forma simplificada: células são encontros semanais de pequenos grupos para adorar e ouvir a palavra do Senhor, compartilhar experiências a respeito dela e alcançar novas pessoas para Cristo.

Em um determinado tempo um grupo de pessoas percebeu que a forma tradicional de viver em igreja não era completa pois não havia uma forma de desenvolver comunhão profunda com os outros irmãos. Basicamente, as pessoas iam aos cultos e, depois, para casa. A proposta das células é exatamente desenvolver esta comunhão mais verdadeira com outros irmãos da igreja, que serão as pessoas que estarão ao seu lado quando você precisar.

O QUE ACONTECE NAS CÉLULAS ?
Os encontros semanais das células são formados por quatro direções: para dentro, para cima, para baixo e para fora. Parece complicado, mas é bem simples.

Para dentro: quando compartilhamos opiniões, histórias, coisas que aconteceram em nossa vida, enfim, desenvolvemos comunhão e nos conhecemos melhor - obviamente, ninguém é obrigado a falar ou compartilhar coisas de suas vidas. Só fala sobre si quem sente-se à vontade para isto. Chamamos este momento de Quebra-Gelo e geralmente ele acontece no começo da célula (as vezes, se estendendo por toda a reunião).
Para cima: é o momento de adoração ao Senhor, quando nós cantamos louvores e adoramos a Deus.
Para baixo: é a parte de Deus para nós, quando ouvimos a palavra do Senhor e conversando sobre ela, acrescentando novas experiências.
Para fora: quando nos preocupamos com quem está fora e não conhece ao Senhor. As células são sempre abertas para visitantes com ou sem igreja, de qualquer religião.

Outra forma de exemplificar o que acontece nas células está escrita na própria bíblia, em I Coríntios 14:26: "Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja." 

 Viu? Células são reuniões simples orientadas por um líder de célula. Em uma analogia, são como "cultos em casa", só que muito mais pessoais. As pessoas sentam-se sempre em círculo para que possam se ver e podem falar a qualquer momento.

DE ONDE VEM O NOME "CÉLULA"?
Boa pergunta! Acompanhe nossa lógica: a igreja é o corpo de Cristo e Ele é a cabeça do corpo. Biologicamente falando, todo corpo é formado de células, que são as menores partes dele que em conjunto formam os órgãos e o corpo como um todo. Por isto que chamamos nossas reuniões semanais de células: elas são as pequenas partes que funcionam separadas umas das outras mas que, juntas, formam o corpo de Cristo, a igreja.
A BÍBLIA FALA SOBRE CÉLULAS?
A bíblia não cita a palavra "célula", até porque este conceito é recente se comparado com os tempos da igreja primitiva. Entretanto, na bíblia há relatos de que os cristão daquela época se reuniam também em suas casas, como está escrito em Atos 5:42: "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo".

O que nós buscamos com as células é voltar a forma como a igreja primitiva fazia, tornando mais verdadeira a nossa comunhão como irmãos em Cristo e mais eficaz a nossa missão de alcançar novas pessoas para Cristo.
 Há diversas formas de igrejas em células, cada qual fundada e difundida por um ministério. Entre as mais famosas, podemos citar o modelo do Ministério Igreja em Células no Brasil, que é a forma na qual O MINISTÉRIO GERAÇÃO GRAÇA E PAZ  se baseou. 
É importante não confundir. Nem todos os modelos de igreja em células são iguais.
 
GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...