quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Joseph Ratzinger deixa Papado e se refugia para abrir caminho ao Conclave

O Papa Bento XVI, durante sua útlima audiência de quarta-feira Foto: EFEA partir das 16h, Joseph Ratzinger deixa de ser o Papa Bento XVI; ele se isolará em Castelgandolfo durante o processo sucessório no Vaticano


O Papa Bento XVI, durante sua útlima audiência de quarta-feira
Joseph Ratzinger fecha nesta quinta-feira o seu ciclo como Papa despedindo-se dos seus cardeiais e buscando refúgio em um castelo isolado para abrir caminho à sua sucessão. Será o ritual final da renúncia anunciada no último dia 11 e que teve o penúltimo capítulo desenrolado nesta quarta-feira, quando o Papa despediu-se da multidão de fiéis aglomerada na Praça São Pedro.

Em contraposição à grande audiência pública de ontem, na qual Ratzinger afirmou renunciar "para o bem da Igreja", o protocolo de hoje será mais reservado. Seu último dia de Papa começa às 11h (7h de Brasília), quando se reunirá privadamente com seu conselho de Cardeais, dos quais irá se despedir formalmente.

Mais tarde, às 16h55 (12h55), Bento XVI locomove-se até o heliporto da Santa Sé e deixa o Vaticano em direação à residência papal de Castelgandolfo, 30 km ao sul de Roma, onde irá isolar-se durante o período do Conclave. Na sua chegada, Bento será recebido por autoridades civis e religiosas e, por volta das 17h30 (13h30), irá ao pórtico da residência de verão dos pontífices para saudar os fiéis daquela diocese.

Este será o último ato público do Papa, e o único sinal visível que anunciará que Bento XVI já não é mais papa será dado às 20h locais, quando a Guarda Suíça que presta guarda na porta do palácio de Castelgandolfo concluirá seu serviço e deixará o local. A partir desse momento, a Guarda Suíça deixará de prestar serviço a Ratzinger (que adotará o título “Papa emérito”), cuja segurança continuará garantida pela Gendarmaria .

Nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor, e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor.
Joseph Ratzinger
Uma vez findo o processo da renúncia, começa o da sucessão.

No dia 1º de março, já em plena Sé Vacante - o período entre o falecimento ou renúncia de um papa até que seja eleito o sucessor -, o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano, convocará os cardeais às reuniões preparatórias do Conclave, cuja data será decidida nos próximos dias.

Visto que o dia 1º é sexta-feira, o mais provável é que a primeira congregação de cardeais aconteça no dia 4 da semana seguinte. 

Terra

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...