sábado, 11 de maio de 2013

Requerimento quer saber o real interesse da misteriosa visita do Rei à Amazônia

 

Interesse nas riquezas Amazona pode ter motivado visita de Rei da Noruega (Foto: Época Negócios)
O rei Harald V da Noruega, de 76 anos, passou quatro dias com índios da tribo ianomâni em uma aldeia na Amazônia entre os dias 22 e 25 de abril. A visita, entretanto, não foi comunicada às autoridades brasileiras e só foi confirmada pela casa real no último sábado, 4. A Fundação Nacional do Índio (Funai) também confirmou a presença do monarca, mas disse desconhecer o motivo da visita.
 
O deputado federal Arolde de Oliveira mostrou preocupação com a soberania do território nacional após o incidente. “O maior problema é que esta reserva é binacional (Venezuela e Brasil) e são 15 milhões de hectares. Uma viagem de um chefe de Estado a toda essa área tem que ser avisada”, disse, em entrevista ao programa “Direto de Brasília”, da Rádio 93 FM.  Na semana passada o parlamentar subiu ao Plenário e se revoltou com a inércia do governo. “Ali temos uma nação com milhares de índios com cultura própria e território predeterminado. Falta apenas aparecer um Rei da Noruega e proclamar a independência por meio de um indígena local”, bradou.
 
O parlamentar do PSD já preparou um requerimento de informações pedindo detalhes sobre a visita real e subiu o tom em relação à FUNAI. “O interesse são as riquezas minerais, a biodiversidade brasileira, que está sendo levada daqui. Eu acredito que a FUNAI tem parte nisso. Por que não informaram a Nação? Por que não alertarmos o Governo para a necessidade de acompanhar essas missões estrangeiras?”, questionou. Além do requerimento, Arolde sugeriu a criação de uma CPI das ONGs, além do seu projeto de lei que obriga as ONGs a prestarem contas ao governo.
 
A Noruega tem sido um dos principais financiadores da agenda indigenista no Brasil, tanto por meios oficiais como privados. Entre os principais doadores de recursos, estão a embaixada em Brasília, e as ONGs Rainforest Foundation of Norway (RFN) e Ajuda da Igreja da Noruega (AIN). “É bom saber qual é a ONG que faz investimento, saber como esses recursos entram no Brasil. Passam pelo Banco Central ou vêm direto para a nação indígena? Há muito a ser explicado”, revoltou-se. Só no ano passado, uma das principais ONGs beneficiárias, o Instituto Socioambiental (ISA), recebeu de órgãos noruegueses mais de R$ 12 milhões em investimentos.

http://www.aroldedeoliveira.com.br/noticias/requerimento-quer-saber-o-real-interesse-da-misteriosa-visita-do-rei-a-amazonia/

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...