domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rolezinho nas igrejas” enche templos antes vazios


“Rolezinho nas igrejas” enche templos antes vazios“Rolezinho nas igrejas” enche templos antes vazios
Ao longo das últimas décadas, as dioceses católicas dos Estados Unidos viram dezenas de igrejas serem fechadas por causa da diminuição dos membros e o aumento dos custos de manutenção, sem falar no envelhecimento do clero e problemas com processos judiciais gerados pelos caos de abuso.
No Estado de Nova York, o número de católicos encolheu mais depressa que a população em geral. Como resultado, viu 100 de suas igrejas serem fechadas nos últimos 10 anos. Mesmo os imigrantes latinos e africanos, que hoje constituem a maior parte do rebanho, não foram suficientes para reverter este quadro.
Com a popularização dos “flash mobs”, manifestações de grupo combinadas pela internet, alguns católicos da região da cidade de Bufallo resolveram inovar. O que começou como uma conversa pelas mídias sociais, acabou se tornando um movimento. Católicos romanos, na sua maioria jovens, decidiram escolher qual igreja deveriam visitar em um determinado domingo.
A votação ocorre online, promovida principalmente pelo Facebook e Twitter. Todos aparecem na igreja escolhida cerca de meia hora antes e vão enchendo os bancos para a alegria dos párocos. Além de admira as belas arquiteturas das igreja antigas, geram um impulso financeiro útil nas cestas de coleta.
O nome oficial é Bufallo Mass Mob, algo como “rolezinho nas igrejas de Bufallo”, para usar o termo do momento. A última visita foi à igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde o templo abrigaria 500 pessoas, mas missas dominicais no local raramente passam de 50 pessoas. No dia do encontro havia mais de 300. Em sua página do Facebook já está no ar a votação para a próxima visita, em 23 de março. Cerca de 60 pessoas já confirmaram presença até agora.
Christopher Byrd, 46, um dos pais da ideia, conta que o primeiro encontro foi em novembro de 2013 e o segundo em janeiro deste ano. O plano é fazer as visitas a cados dois meses. Já existem centenas de participantes envolvidos no projeto que conversam constantemente pela internet. Conta ainda que tem ajudado pessoas de outras cidades a organizar seus próprios rolezinhos. “Eu chamo isso de potencializar a fé…. O objetivo é para reacender o interesse das pessoas pelas igrejas mais antigas”, explica. É possível conhecer melhor e acompanhar o movimento também pelo site que ele criou Bufallo Mass Mob.
O padre Donald Lutz festeja a oportunidade de receber tantos visitantes em sua igreja. Explica que foi avisado antes e por isso teve tempo hábil para preparar muito café “extra” para servir depois da missa no salão anexo da igreja. Os participantes do rolezinho passaram bastante tempo admirando e fotografando os antigos vitrais do templo, importados da Áustria, bem como o altar de mármore, elementos raramente vistos nas igrejas mais modernas.
Barbara Mocarski, que mora numa cidade vizinha, estava encantada: “É maravilhoso ver essas antigas igrejas. Eles são lindas”. Mas não pode deixar de notar as infiltrações que estão destruindo parte do teto de gesso, pois a igreja não tem condições financeiras de arrumar. Entre os tópicos de conversa após a missa está a notícia de que 10 escolas católicas da região serão fechadas este ano como parte do plano de reestruturação financeira da diocese. Com informações Associated Press e Bufallo Mass Mob

GP

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...