quinta-feira, 27 de março de 2014

BISPO OSTENTAÇÃO SE DESLIGA DE SUA FUNÇÃO .

Cidade do Vaticano, 26 mar (EFE).- O papa Francisco finalmente aceitou a renúncia do bispo da diocese alemã de Limburgo, Franz-Peter Tebartz-van Elst, que havia sido afastado temporariamente de seu cargo após a divulgação de suas excessivas despesas, como a construção de uma suntuosa residência episcopal.
O escritório de imprensa do Vaticano comunicou que a Congregação dos bispos, após estudar o relatório da comissão criada para conhecer os fatos, decidiu que "Tebartz-van Elst não tinha mais condições de exercer sua função adequadamente".
Diante deste fato, o papa Francisco aceitou a renúncia apresentada pelo chamado "bispo do luxo ou  bispo  ostentação" no último dia 20 de outubro e, inclusive, nomeou Manfred Grothe como administrador da diocese.
A nota acrescenta que, "quando chegar o momento", Tebartz-van Elst receberá outra acusação.
Além de ter nomeado outro administrador, o papa Francisco também pediu aos fiéis da diocese de Limburgo acolherem sua decisão com sossego e com o compromisso de querer encontrar um clima de caridade e de reconciliação.
No passado 20 de outubro, o papa argentino chegou a receber no Vaticano o bispo de Limburgo, que estava há vários dias em Roma para poder explicar sua versão dos fatos, mas acabou pondo seu cargo à disposição do pontífice.
O caso explodiu depois que a imprensa alemã denunciasse o luxuoso estilo de vida do prelado e, principalmente, o custo das obras de sua nova residência episcopal, que superavam os 31 milhões de euros, frente aos 5,5 milhões inicialmente anunciados.
A luxuosa residência conta, entre outras coisas, com uma banheira no banheiro pessoal do bispo de 15 mil euros e um refeitório de 63 metros quadrados, avaliado em quase 3 milhões de euro, despesas que contrariam o estilo simples e humilde defendido por Francisco.
Após a grande repercussão do caso, o papa Francisco tomou a decisão de afastar o bispo e criar uma comissão para traçar uma "profunda análise sobre a construção da sede episcopal".
A polêmica ligada ao caso foi tanta que motivou até um pronunciamento da chanceler alemã, Angela Merkel, que qualificou o gesto do "bispo do luxo" como uma "grande carga" para os católicos. EFE
ccg/fk

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...