sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ORAÇÃO - UMA CONVERSA COM DEUS .

  Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar. Tendo terminado, um dos seus discípulos lhe disse: "Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou aos discípulos dele".
Neste estudo discutiremos ensinamentos encontrados no exemplo que Jesus nos deu quanto a oração; discutiremos a diferença entre "oração de fé" e "seja feita sua vontade"; justiça; humildade; e postura. A esperança é que o Espírito Santo use este estudo para reacender nossa paixão e disciplina para orar.Mat. 6:7-8   "E, quando vocês orarem, não fiquem enrolando com orações longas como fazem os pagãos, que pensam que serão ouvidos porque usam muitas palavras. Não sejam como eles. Pois o Pai de vocês sabe quais são suas necessidades antes de vocês pedirem". A.W.Tozer: "Quando começamos a falar excessivamente em oração, podemos estar quase certos que estamos falando conosco mesmo".1 Reis 18:25-40 (Leia esta passagem de Elias e os profetas de Baal, e perceba como Elias orou simples, mas zelosamente nos versículos 36-37, em contraste com o "circo" armado pelos seguidores de Baal. Eles estavam contando com suas ações, mas Elias estava contando com as ações de Deus).O EXEMPLO DE ORAÇÃO DADO PELO SENHORVejamos o esboço dado por Jesus em termos de oração (palavras em letras maiúsculas). Ao invés de analisarmos rapidamente esta questão, meditaremos em cada elemento, a fim de que possamos orar com entendimento (I Cor. 14:15). Como diz Larry Lea, o importante é orar a oração do Senhor "beeem devagaaaar". Gaste de cinco a dez minutos em cada frase, deixando com que as palavras penetrem bem fundo. Permita que o Espírito Santo revele outras Escrituras pertinentes, bem como revele o significado e a aplicação da Palavra na sua vida diária.Mat. 6:9-13  "VOCÊS DEVEM ORAR ASSIM: `PAI NOSSO, QUE ESTÁS NOS CÉUS!',  PAI CELESTEGal. 4:6   E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". 1 Pedro 1:23  Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. 1 João 2:29-3:3   Todos vocês sabem que Deus é realmente bom. Estejam certos, então, que o homem que vive justamente é um verdadeiro filho de Deus. Considerem o incrível amor que o Pai nos mostrou quando permitiu que fôssemos chamados "filhos de Deus" - e não é que somos somente chamados assim, pois é isto que realmente SOMOS. É por isso que o mundo não nos reconhece, pois não reconheceu a Cristo. Aqui, e agora, meus queridos amigos, nós SOMOS filhos de Deus. Não sabemos o que nos tornaremos no futuro. O que sabemos é que quando ele aparecer, seremos como ele, pois o veremos como ele é! Todo aquele que tem em seu coração tal esperança, mantenha-se puro, como Cristo é puro.1 Pedro 1:17   Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Efe. 3:14   Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai...  SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.  QUE O TEU NOME SEJA HONRADO;Muitos acreditam no benefício de se meditar sobre a natureza de Deus, de acordo com os adjetivos associados com Seu nome em hebraico.
SHALOM Paz/Descanco/Contentamento Is. 53:5, Hb. 4:9-10, Jn. 14:27, Fp. 4:7, Col.1:20
ZIDKENU Justiça/Perfeição 2 Cor. 5:21, 1 Cor. 1:30, Rom. 1:17
M'KADDESH Aquele que é Santo/Puro 1 Cor. 6:9-11, 1 Tess. 5:23, Rom. 8:29
SHEMA Está Presente Ex. 3:13-15, Ez. 48:35b, Ef. 2:21-22, Hb. 13:5b
ROPHE Aquele que Cura 1 Ped. 2:24, Rom. 8:2, Gal. 3:13, Col. 2:13-14
YIRA Aquele que Vê/Provê 2 Cron. 16:9, Gen. 22:14, Sal. 34:15,18
NISSI Bandeira/Segurança/Capitã Ex. 17:15, 1 Cor. 15:56-57, Ct. 2:4
ROHI Pastor/Companheiro/Amigo Prov. 18:24b, Sal. 23, 1 Ped. 2:23
Prov. 18:19   Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro. VENHA O TEU REINO. SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. Lucas 17:20-21  "...o Reino de Deus está entre vocês". Mateus 26:39-42  "...contudo não seja como eu quero, mas como tu queres" ...faça-se a tua vontade". C.S.Lewis: "Que tua vontade seja feita por mim, agora!"João 4:34   Disse Jesus: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.Efésios 5:10-17   ...aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor... procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Mat. 16:19   "...tudo o que proibires na terra será proibido no céu e tudo o que permitires na terra será permitido no CÉU!" DÁ-NOS HOJE O NOSSO PÃO DE CADA DIA  DÁ-NOS A CADA DIA O PÃO QUE PRECISAMOS PARA O DIA,Prov. 30:8   Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza: dá-me o pão que me for necessário.Êxodo 16:14-16   E quando se evaporou o orvalho que caíra, na superfície do deserto restava uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada sobre a terra. Vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Pois não sabiam o que era. Disse-lhes Moisés: Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento. Eis o que o Senhor vos ordenou: Colhei disso cada um segundo o que pode comer, um ome por cabeça, segundo o número de vossas pessoas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.João 6:32-35  Jesus disse: - De fato não foi o pão do céu que Moisés deu a vocês, pois o verdadeiro pão do céu é o meu Pai quem dá. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. - Senhor, dê sempre desse pão para nós!, pediram eles. Jesus respondeu - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.Fil. 4:6-7   Não se preocupem com absolutamente nada; quando quer que vocês orem, peçam a Deus cada detalhe do que vocês precisam, orando com agradecimento, e a paz de Deus que sobrexcede o entendimento humano, guardará constantemente seus orações e mentes, à medida que vocês descansarem em Cristo Jesus. PERDOA AS NOSSAS DÍVIDAS, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES.Lucas 11:4   Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todos o que nos devem. E não nos deixes cair em tentação.Lucas 11:4   E perdoa as nossas falhas, como perdoamos todas aqueles que falharam conosco.Mateus 6:14-15   "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". Lucas 6:27-28   "Mas eu digo a todos os que me ouvirem: amem seus inimigos, façam bem para aqueles que odeiam vocês, abençoe aqueles que amaldiçoam vocês, e orem por aqueles que tratam vocês com desrespeito." E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL. Lucas 22:40  "...Orem para que vocês não caiam em tentação".Efésios 6:11-17  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. PORQUE TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE.1 Crôn. 29:11   "Tua, Senhor, é a grandeza, o poder, a honra, a vitoria e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céu e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos".1 Coríntios 4:20   Pois o Reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder. Efésios 6:10   Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.Salmo 145:10-13   Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão. Falarão da glória do teu reino, e confessarão o teu poder, para que aos filhos dos homens se façam notórios os teus poderosos feitos, e a glória da majestade do teu reino. O teu reino é o de todos os séculos, o teu domínio subsiste por todas as gerações.Isa. 42:8  Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra à imagens de escultura.QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A "ORAÇÃO DE FÉ" E "SEJA FEITA A TUA VONTADE"?Marcos 11:24-25   "Portanto, eu lhes digo: tudo que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". João 14:12-14   "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, fará também as obras que eu faço, e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei".Comentário de C.S.Lewis sobre Mar. 11:25 e João 14:14: "Como conciliar estas tremendas promessas (a) Com a realidade dos fatos? (b) Com a oração no Getsêmani, e (por causa daquela oração) o consenso de que nós devemos pedir tudo com uma certa reserva, sempre orando, `se for a tua vontade'?"Mateus 26:39   "... não seja como eu quero, mas como tu queres". Tiago 4:15-16   Digam assim: "Se o Senhor quiser, estaremos vivos e vamos fazer isto ou aquilo." Porém, vocês são orgulhosos e vivem se gabando; e isso é mau."Em relação ao item (a), não há como escapar. Toda guerra, fome e praga, quase toda vez que alguém está morrendo, são momentos em que pedidos não foram atendidos... As pessoas buscaram, mas seus pedidos não foram atendidos. Elas bateram na porta, mas a porta não se abriu"."Mas o item (b), apesar de não ser mencionado tão frequentemente, apresenta igual dificuldade. Como é possível ter uma fé perfeita... de que receberemos o que estamos pedindo... e ainda assim nos prepararmos submissivamente, com antecedência, para uma possível recusa? Se a recusa é possível, como você pode estar perfeitamente certo de que o que foi pedido não será recusado? Se você tem esta certeza, como você pode levar em consideração a possibilidade de uma recusa?""Eu não estou perguntando porque nossas petições são tão frequentemente recusadas. Qualquer um pode ver que, no geral, isto é necessário. Em nossa ignorância pedimos o que não é bom para nós ou para outros, ou o que é intrinsicamente impossível. Ou, por exemplo, responder a oração de uma pessoa significaria a recusa em responder a oração de uma outra. O problema principal não é ... o porquê há frequentes recusas, mas o porquê um resultado oposto é tão abundantemente prometido.""1) O pior lugar possível para um cristão começar a ser instruído são estas Escrituras... Você provavelmente se lembra o que aconteceu quando a Viúva falou para Huck Finn que ele poderia conseguir o que quisesse através de oração. Ele começou a experimentar e, então, naturalmente, nunca deu uma segunda chance para o cristianismo. É melhor que não nos refiramos à Oração de Fé como sendo "elementar". É uma verdade para discípulos em estado avançado de instrução. É uma pedra para o telhado e não para o fundamento. Para a maioria de nós, a oração no Getsêmani é o único modelo existente. Remover montanhas pode esperar".Tiago 4:3   Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. "2) Nós não devemos ter a tendência de exigir de outros, ou de nós mesmos, que cheguemos a uma estratégia subjetiva, a ponto de, se sucedermos, declararmos que é a receita para se ter "fé", com a idéia de que isto, de alguma forma, é garantia certa para termos nossas orações respondidas. Provavelmente todos nós fizemos isso quando criança. Mas um estado de espírito que desesperadamente deseja desenvolver resultados através de imaginação não é fé no sentido cristão. É um ato de ginástica psicológica"."Como e por que este tipo de fé ocorre algumas vezes, mas não sempre, mesmo que a pessoa seja um solicitador perfeito? Minha opinião pessoal é que isso ocorre somente quando a pessoa que ora o faz como um co-trabalhador de Deus, demandando o que é necessário para o trabalho conjunto. É a oração do profeta, apóstolo, do missionário, do que cura, que é feita com confiança e esta confiança é justificada pelo evento... O colega de Deus está tão unido a Ele em certos momentos que algo da presciência de Deus entra em sua mente. Como resultado, esta fé é a 'evidência' - ou seja, a manifestação, a observação - das coisas que não são vistas."1 João 5:14-15   Nós temos tamanha confiança nele, que temos certeza que ele ouve toda petição que é feita de acordo com seu plano. E, como sabemos que ele invariavelmente presta atenção a todas as nossas orações, qualquer que sejam, podemos estar certos de que o que pedimos já é nosso."Um grau de fé inferior é, eu espero, aceito por Deus. Mesmo a oração do tipo "Ajude-me na minha falta de fé" pode abrir caminho para um milagre...""Assim como o amigo está acima do servo, o servo está acima do solicitador, o homem que ora para o seu próprio benefício. Não é pecado ser um solicitador. Nosso Senhor se tornou um solicitador, orando a Seu próprio favor, no Getsêmani. Mas quando Ele o faz, a certeza a respeito da vontade de Seu Pai aparentemente desapareceu.João 15:14-17   Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que seu senhor faz; mas eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos dê. João 15:7-8   Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. A ORAÇÃO DO HOMEM JUSTO1 Pedro 3:10-12   Assim como as Escrituras dizem, "quem quer amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente. Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos e os seus ouvidos estão abertos às suas respostas".João 11:41-42   ... Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas disse isto por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste". João 9:31   [O homem cego que acabou de ser curado] "Sabemos que Deus não ouve a pecadores, mas ouve ao homem que o teme e pratica a sua vontade". Salmo 66:16-20   Vinde, ouvi todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma. A ele clamei com a boca, com a língua o exaltei. Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto Deus me tem ouvido, e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça.Tiago 5:13-16   Se algum de vós está atribulado, que ore. Se alguém está prosperando, que cante louvores a Deus. Se alguém estiver doente, ele deve mandar buscar os presbíteros da igreja. Eles devem orar com ele, ungindo-o com óleo no nome do Senhor. A oração da fé salvará o homem doente; o Senhor o restaurará e qualquer pecado que ele tenha cometido será perdoado. Vocês deveriam desenvolver o hábito de admitir seus pecados uns para com os outros, e orar uns pelos outros, para que sejam curados. Tremendo poder está à disposição do homem que ora fervorosamente. Tiago 5:16-18   ...A oração de uma pessoa piedosa tem muito poder. O profeta Elias era homem como nós. Ele orou com fervor, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.1 João 3:21-22   E se, meus queridos amigos, nossa consciência não nos acusa mais, temos confiança completa na presença de Deus. Recebemos o que quer que pedimos, porque obedecemos suas ordens e fazemos a sua vontade.ORAÇÃO HUMILDE2 Crônicas 7:13-14 (RA) Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.Lucas 18:9-14 (Leia sobre o fariseu e o coletor de impostos)Tiago 4:2-10   Vocês não recebem o que querem, porque vocês não pedem a Deus. E quando pedem, ele não dá a vocês, porque vocês pedem com um espírito errado - querem somente satisfazer os seus próprios desejos. Vocês são como esposas infiéis, nunca percebendo que ser amante do mundo significa ser inimigo de Deus. Ou vocês acham que o que as Escrituras tem a dizer a este respeito é mera formalidade? ...Seja humilde diante de Deus... Vocês são pecadores: limpem suas mãos novamente. Sua fidelidade está dividida: que seus corações se tornem para a verdade uma vez mais. Vocês deveriam estar profundamente arrependidos, deveriam afligir-se, deveriam estar em lágrimas. Sua risada deveria se tornar em pranto, e sua alegria em tristeza. Vocês tem que primeiramente se humilhar na presença do Senhor, para que Ele possa ex! altá-los.EM RELAÇÃO À POSIÇÃOSalmo 95:6   Vinde, adoremos e prostemo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou.Romanos 14:11   "...todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus".Atos 21:5   ...e ali na praia nos ajoelhamos e oramos. Salmo 134:2   Erguei as mãos para o santuário e bendizei ao Senhor.Salmo 63:4   Assim cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome levanto as mãos.1 Timóteo 2:1-8   Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas...ENCORAJAMENTOJudas 1:20   Vocês, porém, amados, edifiquem-se na santíssima fé que possuem, orando no Espírito Santo. Efésios 6:18   Com orações e súplicas de toda a sorte, orai em todo tempo, no Espírito, e para isso vigiai com toda perseverança e súplica por todos os santos.Efésios 6:18   Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isto em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Romanos 8:26-27   O Espírito também nos ajuda em nossas presentes limitações. Por exemplo, não sabemos como orar dignamente, mas na verdade, seu Espírito dentro de nós está orando por nós em anelos agonizantes que palavras não podem expressar. Aquele que conhece os segredos do coração entende a intenção do Espírito, à medida que ele ora para aqueles que o amam, de acordo com a vontade de Deus.Atos 6:4   E, quanto a nós, nos consagramos à oração e ao ministério da palavra. Atos 2:42   Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e ...à comunhão, ao partir do pão e às orações. 1 Tess. 5:17,19   Nunca parem de orar... Nunca apaguem o fogo do Espírito.Deut. 4:7   ...O Senhor nosso Deus está próximo quando oramos a ele...

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...