sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Shabbat Shalom


​​​​​​

Início do Shabbat / Beginning of Shabbat:

20-02-2015 às / at 18:19
Fim do Shabbat / End of Shabbat: 
21-02-2015 às / at 18:20


(Hora de Lisboa / Lisbon Time - GMT)  
 
 
Para horas de Pôr-do-Sol noutros pontos do globo, clique aqui e altere a localização.
For Sunset times in other parts of the globe, click here and change location.
 

 
A CONCUPISCÊNCIA


Uma das fraquezas da carne e das que é mais comum no ser humano é a da cobiça. No 10º Mandamento do Decálogo, YHWH aponta que o homem deve corrigir os seus caminhos e maneira de viver para que ande em justiça na Sua presença…para que seja perfeito aos olhos do Eterno:
 Êxodo 20:17“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
 
Aqui está um mandamento capital para todo aquele que quer servir e amar O Altíssimo no qual Ele nos diz que não devemos cobiçar o que quer que seja do nosso próximo. E porque razão nos dá Ele este mandamento?
 
Em primeiro lugar porque O Eterno supre todas as nossas necessidades e com isso nos devemos dar por contentes, pelo que não ficaremos melhor do que já estamos (com a graça Dele) se almejarmos possuir o que é do nosso próximo.
Em segundo lugar porque a cobiça dos olhos gera um sentimento perverso no coração/na mente daquele/a que se deixa possuir por tal sentimento, o que é contrário à sã maneira de viver e que, muitas vezes, está na origem de graves pecados que podem até conduzir a tirar a vida ao nosso semelhante para que tal pessoa se aproprie do que não lhe pertence.
 
Temos então, aqui, uma forma encapotada de pecado grave que não é encoberto aos olhos do Altíssimo. Quantas almas há que vivem debaixo de uma aparência de santidade, mas que albergam e alimentam o preservo sentimento da cobiça?
 
Reparemos então no que nos convém – o que é bom para a nossa salvação por Yeshua HaMashiach. Paulo dá o seguinte conselho a Timóteo:
 1.Timóteo 6:7-12“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça [a Lei/Torá], a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”.
           
Os que buscam os ganhos efémeros nesta vida ainda andam na carne e na ilusão das coisas deste mundo. Logo a sua confiança não está Naquele que tudo pode nas nossas vidas.
 
Paulo continua a dar os seus conselhos sobre este tema. Um tema sobre o qual o crente medita tão pouco e ainda age menos. Em Colossenses 3:5, Paulo designa este sentimento de vil concupiscência”. Ora uma coisa que é vil deve ser desprezível aos olhos daquele/a que quer viver em fé e em obediência em todos os preceitos de vida do Eterno Elohim YHWH. Os que vivem esta vida dominados pela vil concupiscência são os que não conhecem a YHWH – 1.Tessalonicenses 4:5.
 
Vejamos ainda os conselhos dos apóstolos de Yeshua:
 Tiago 1:14-15“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
 1.João 2:16-17“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
 
Ponderemos estes conselhos, pois são conselhos de vida…eterna. E estejamos contentes com a porção acostumada que O Eterno nos vem dando…e sejamos agradecidos. Não ofendamos, pela desobediência, O Espírito Santo de YHWH que em nós habita.
 
Vem Adonai Yeshua vem despertar alguns cujo coração/mente só Tu conheces.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...