sexta-feira, 29 de maio de 2015

A REJEIÇÃO DO REI SAÚL



De alguma forma, todos conhecemos as razões pelas quais Saúl, Rei de Israel, tendo sido escolhido pelo povo para ser rei devido à sua figura como homem, e mais tarde ungido nessa função, acabou pecando gravemente contra O Senhor dos senhores, Elohim YHWH e, por isso mesmo, acabou sendo morto numa batalha contra os filisteus.

Mas, vamos analisar em maior detalhe o que a Palavra aponta a respeito dos desvios e desobediências deste rei:

  1. Saúl procede irreflectidamente a realiza um sacrifício ilegal, porque via que o povo se afastava dele: 1.Samuel 13:10-14 – “E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face de YHWH não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que YHWH teu Deus te ordenou; porque agora YHWH teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado YHWH para si um homem segundo o seu coração [David], e já lhe tem ordenado YHWH, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que YHWH te ordenou”.

Esta acção irreflectida, própria de um homem que não se deixava guiar pelo Altíssimo, custou-lhe o reino e também a vida, pois YHWH não o poupou. Este tipo de acontecimentos deverão dar-nos lições importantes para a nossa vida e atender, sempre, a tudo quanto YHWH ordena na Sua Palavra para que nos vá bem. Sim, porque se Ele não poupou os antigos do Seu povo, certo é que também não nos poupará a nós se agirmos irreflectidamente para com os Seus preceitos de vida.

  1. Outra grande desobediência à instrução do Altíssimo encontramo-la quando YHWH ordenou a Saúl que destruísse todo o povo dos Amalequitas (o povo que atacou a rectaguarda de Israel quando este povo saiu do cativeiro do Egipto). Saúl falhou uma vez mais pois poupou o Rei dos Amalequitas e não destruiu todos os seus bens…antes se apropriou de alguns que ele elegeu como mais valiosos, mas que eram anátema aos olhos de YHWH.
Devido a esta desobediência de Saúl veio o povo de Israel a estar em risco de perecer num só dia, ao tempo da Rainha Ester, na Pérsia (hoje Irão), quando Haman, descendente do Rei dos Amalequitas, arquitectou uma intriga junto do Rei Assuero para destruir todo o Israel. Na realidade, Ester e todo o Israel jejuaram e oraram ao Altíssimo e este fez com que fossem mortos todos aqueles que queriam destruir a Israel.

Um prenúncio do que viria a acontecer com os criminosos de guerra nazis que foram enforcados após o julgamento de Nuremberga, Haman e seus filhos (a sua filha matou-se, tal como Goering o fez também) morreram enforcados e a ameaça de extermínio total foi afastada. Tudo isto devido à desobediência de Saúl que não deveria ter poupado nenhum Amalequita conforme à instrução do Altíssimo.

  1. Na sua grande angústia perante a força dos Filisteus, Saúl não buscou a YHWH, antes consultou a feiticeira de Endor, o que a Torá proíbe terminantemente. Saúl sabia disso. Porém desobedeceu. Tal desobediência veio a custar-lhe a vida:

1.Samuel 28:18 – “Como tu não deste ouvidos à voz de YHWH, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso YHWH te fez hoje isto”.

1.Crónicas 10:13 – “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra YHWH, por causa da palavra de YHWH, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar”.

Amados em Yeshua. Não se pense que o pecado/desobediência/iniquidade não sofrerá o justo castigo. Pode não ser imediatamente, mas o castigo virá, sempre que o homem cometa deliberadamente o mal e disso não se arrependa perante O Altíssimo. Por isso fica o conselho de YHWH pela escrita do Seu servo Isaías. Retenhamo-lo:

Isaías 1:16-18 – “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos actos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem [agir em conformidade com os preceitos da Torá e dos profetas. Foi neste caminho que Yeshua andou!]; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz YHWH: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

Vem Adonai Yeshua vem despertar alguns cujo coração/mente só Tu conheces.

AlleluYAH

Nenhum comentário:

COLEIRA ERVA DE SANTA MARIA - PREÇOS ESPECIAIS PARA REVENDA

ENTRE NO LINK ABAIXO E COMPRE PARA REVENDA . https://petpetsbrasil.loja2.com.br/3600225-COLEIRA-ERVA-DE-SANTA-MARIA-REPELENTE-A-PULGAS-...