quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Rádio FM começa a ter seu fim ao redor do mundo


A Noruega se tornará o primeiro país do mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar integralmente digital. O desligamento já começa nesta semana em algumas cidades e vai se estender pelo país ao longo do ano.
Imagem redimensionadaO projeto de desligamento da rádio FM foi aprovado em 2011 e chamou a atenção no mundo inteiro. Dentre as exigências estavam equivalência da cobertura da emissora pública em formato digital, ampliação das redes comerciais, suporte técnico para o sinal digital e que pelo menos 50% da população tenham aparelhos capazes de receber o sinal digital.

Caso algumas exigências não sejam cumpridas, o desligamento total pode acontecer somente em 2019.

O jornal Dagbladet divulgou uma pesquisa no último mês que mostra que o projeto não teve apoio popular. A Associação de Rádios Locais criticou a postura do governo, declarando que a medida beneficiará os principais veículos existentes e que o governo está se submetendo aos interesses das grandes rádios, fragilizando as pequenas emissoras.

O governo do país nórdico, por sua vez, argumenta que a rede FM tem um elevado custo de manutenção, especialmente por conta das condições topográficas do país. De acordo com o informado, as grandes emissoras poderão economizar mais de US$ 200 milhões com a mudança de formato. Vizinhos, Suécia e Dinamarca são outros países que já estudam extinguir a rádio FM.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...