quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Rádio FM começa a ter seu fim ao redor do mundo


A Noruega se tornará o primeiro país do mundo a abandonar as transmissões de rádio FM e se tornar integralmente digital. O desligamento já começa nesta semana em algumas cidades e vai se estender pelo país ao longo do ano.
Imagem redimensionadaO projeto de desligamento da rádio FM foi aprovado em 2011 e chamou a atenção no mundo inteiro. Dentre as exigências estavam equivalência da cobertura da emissora pública em formato digital, ampliação das redes comerciais, suporte técnico para o sinal digital e que pelo menos 50% da população tenham aparelhos capazes de receber o sinal digital.

Caso algumas exigências não sejam cumpridas, o desligamento total pode acontecer somente em 2019.

O jornal Dagbladet divulgou uma pesquisa no último mês que mostra que o projeto não teve apoio popular. A Associação de Rádios Locais criticou a postura do governo, declarando que a medida beneficiará os principais veículos existentes e que o governo está se submetendo aos interesses das grandes rádios, fragilizando as pequenas emissoras.

O governo do país nórdico, por sua vez, argumenta que a rede FM tem um elevado custo de manutenção, especialmente por conta das condições topográficas do país. De acordo com o informado, as grandes emissoras poderão economizar mais de US$ 200 milhões com a mudança de formato. Vizinhos, Suécia e Dinamarca são outros países que já estudam extinguir a rádio FM.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...