quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ATENÇÃO JAGUARIÚNA - CUIDADO QUEM VOCÊ CONTRATA COMO MECÂNICO DE SEU CARRO - DICAS PARA EVITAR SER ENGANADO .

Resultado de imagem para MECÂNICOS DESONESTOS
A tempos a  trás , contratei uma mecânica de Jaguariúna para fazer o motor da kombi que tinhãmos .
Por ser uma pessoa conhecida , não pedi nenhum tipo de comprovante , apenas ele forneceu uma nota fiscal de outra empresa , não a  dele .
Mas como era conhecido , e  eu achava que era meu amigo , deixei assim mesmo.
Porem na hora de mudar o documento do carro , a  vistoria deu rejeitada , por causa de uma adulteração no motor .
De pronto disso , voltei ate o mesmo , para reclamar do ocorrido .
SABE O QUE O TAL MECÂNICO FALOU PARA MIM ?

SE NÃO ESTA GOSTANDO PODE PROCURAR SEUS DIREITOS .

Paguei caro demais para fazer aquele motor , e  agora me deparo diante disso .
Para que você amigo leitor não passe por isso também , deixo aqui algumas dicas .

USE TODAS VEZES QUE CONTRATAR SERVIÇOS DE MECÂNICOS EM SUA CIDADE .

01 ) PEDIR SEMPRE A  NOTA FISCAL DA MECÂNICA .
02 ) NÃO ACEITE NOTA FISCAL DE OUTRA EMPRESA .
03 ) EXIJA COMPROVANTE DAS PEÇAS TROCADAS .
04 ) EXIJA A  GARANTIA DOS SERVIÇOS.
05 ) TODAS NOTAS E COMPROVANTES DEVEM ESTAR ASSINADAS E  CARIMBADAS COM O CARIMBO DO CNPJ DA MECÂNICA .

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS .

01 ) PEÇA SEMPRE A NOTA FISCAL DE TODOS SERVIÇOS , DESDE O ABASTECIMENTO A  TROCA DE ÓLEO .

BORRACHARIA .

01 ) PEÇA SEMPRE A  NOTA FISCAL , QUE COMPROVE OS SERVIÇOS , MESMO QUE FOR APENAS UM REMENDO . 


As dicas

  1. Peça ao mecânico que ele detalhe o defeito, tanto te explicando, como escrevendo no orçamento. Assim você poderá mostrar para outras pessoas e cruzar as informações.
  2. Não se impressione com nomes complicados. Apenas pergunte para que servem. Procure uma segunda, ou até uma terceira opinião sobre o defeito. Você pode se surpreender com o resultado.
  3. Pergunte sobre a origem das peças e sempre exija nota fiscal delas. Como algumas oficinas fornecem a peça, não é errado elas terem algum lucro. Mesmo assim diga que quer peças originais ou da sua marca preferida. Se não tiver conhecimento, se informe com algum amigo com mais experiência. Acredite: eles existem. Lembre-se que as experiências de amigos são sempre válidas.
  4. Se necessário, diga que você mesmo vai comprar as peças. Mas nesse caso lembre-se que a oficina não vai dar garantia da mão de obra se a peça apresentar defeito.
  5. Se possível, acompanhe o serviço, mesmo que escute a frase: "o serviço vai demorar...". Procure se informar com outros, ou na internet, se o tipo de serviço que foi apresentado é demorado. Há bastante informação disponível e compartilhada na nossa época. Uma troca de óleo, por exemplo, é um serviço de cinco minutos, e muitas vezes o óleo comprado não é o usado no serviço. Fique atento a isso!
  6. Ajude o mecânico contando o que você observou no seu carro, como: barulhos, trepidações e luzes no painel que se acenderam. Saber algo sobre o carro vai surpreender o mecânico e contribuir para resolver o problema.
  7. Exija as peças velhas de volta. Avise o mecânico que você tem o costume de guardar como se fosse um diário do carro. Aliás, crie de fato esse hábito. Além de aparentar conhecimento, isso valoriza o seu carro na hora de uma revenda e impede que você pague por uma peça nova e o mecânico use a peça usada. 
  8. A última dica é: busque referências sobre o mecânico. Não tenha receio de fazer muitas perguntas. Lembre-se que a honestidade é uma virtude e ninguém tem vergonha disso, se a pessoa ficar desconfortável em responder suas perguntas, desconfie. Procure sempre sorrir e ser amigável, evitando um possível confronto. Não confiou? Educadamente se retire e procure outro, pois vai ser apenas um fora da sua lista.
  9. E talvez a dica mais efetiva para testar a honestidade de um mecânico é perguntá-lo sobre algo que você já sabe a resposta. Por exemplo, no caso de ter trocado pastilhas de freio ou o óleo recentemente, pergunte se o nível está bom ou se eles precisam ser trocadas. Dependendo da resposta, já vai ser possível ter uma boa ideia da conduta dele.
Uma outra coisa que observei em décadas de serviços mecânicos, é o costume da “simples troca de peça”. Se isso consertar, ótimo, mas nem sempre só isso resolve. Os carros mais modernos possuem uma gama de equipamentos eletrônicos bastante complexa que transformaram seu reparo numa quase arte. É preciso conhecer causas que acusam defeitos em algumas peças e por isso que a experiência do mecânico conta tanto. Se o seu caso envolver uma troca de peça, converse com o profissional antes e exija uma garantia definitiva ou o retorno da peça antiga sem ser cobrado pela nova. Não tenha dúvida sobre cobrar isso. É um direito seu.
Por último, lembre-se: as regras de mercado também valem para oficinas mecânicas. Ninguém dura muito tempo prestando serviços ruins ou enganando os clientes para ganhar mais. Portanto, boa reputação na praça e anos localizada no mesmo endereço são sinais de que determinada oficina é boa. Se o mecânico que te atender trabalhar lá desde o começo, então, melhor ainda. 
Abaixo, nos comentários, você pode deixar outras dicas e dúvidas gerais sobre a escolha de um bom profissional. Vou procurar responder os comentários e, assim, a gente pode construir um artigo de referência para todos. Fechado?
Roberto Torrecilhas

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...