domingo, 3 de dezembro de 2017

Precisamos de gestores públicos empreendedores

Resultado de imagem para CHEGA DE POLITICOS , PRECISAMOS DE GESTORESDesde pequeno sempre conversava com amigos o desejo de contribuir e fazer parte de uma administração pública, isso se dava porque muitos cidadãos criticavam tanto a forma como os gestores públicos administravam os recursos, não conseguia compreender porque tanto dinheiro que circulava e o povo continuavam na miséria e pobreza. 
O desejo continuou aceso e decidir estudar Administração de Empresas, trabalhei em diversas ONG´s, fui secretário executivo do Consórcio Intermunicipal da Apa do Pratigi, e a apedido de alguns amigos devido a minha influência nas causas sociais foi candidato a vereador nas eleições sendo mais votado e foi quando pude perceber na prática o descaso com os serviços públicos, com isso busquei logo fazer uma Especialização em Gestão Pública Municipal para melhor compreender a maquina pública e poder contribuir a altura das cobranças feitas pela população.
Depois desses anos de estudos e hoje como político atuante, tenho uma visão concreta de que a falta de conhecimento dos Gestores e a má formação de equipes tem sido uma tragédia para muitas prefeituras de grandes capitais e interiores.
Vemos que em todo o país manifestações contra as atuais administrações públicas, grande parte da massa popular indo às ruas reivindicando seus direitos, isso é muito bom, mostra como o Brasil está amadurecendo, o povo brasileiro estudando com maior frequência na busca do conhecimento. Contudo precisamos fazer manifestações também contra a própria população que escolheram candidatos sem nenhum critério de avaliação, esquecendo-se que serão eles que irão gerir os recursos dos Municípios, Estados e União durante o período de quatro anos.
Porém nesse artigo falaremos especificamente da Administração do Executivo Municipal e Legislativo Municipal.
Percebe-se que muitos administradores ou gestores públicos não conhecem o funcionamento da maquina pública e não tem nenhum nível de conhecimento que os habilite ao cargo, ai nos perguntamos: como votamos em um candidato que não conhece as normas básicas da administração publica como: PPA – Plano Plurianual, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária, LOA – Lei Orçamentária Anual, outro ponto fundamental que muitos desconhecem são os princípios norteadores da administração púbica, como: Legalidade, moralidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficácia todos eles descritos no CAPUT 37 da CF.
Que adianta a população fazer grandes manifestações se nas eleições municipais não escolhem candidatos dotados de conhecimentos e com imagem limpa perante a sociedade. O que verificamos é que muitos votam porque o candidato é uma pessoa legal, faz assistencialismo na região, consegue marcar um exame para uma família de nome, ou até mesmo troca o voto por favores e coisas semelhantes, se esquecendo das qualidades fundamentais para um candidato no século XXI  e com as novas exigências da sociedade.
Façamos uma analogia, você é dono de uma grande rede de supermercados, a sua empresa está espalhada por toda a cidade e em cada bairro, seus clientes são exigentes e querem bom atendimento, produtos de qualidade e com preços acessíveis, devido as novas demandas da comunidade e o mundo globalizado terá que mudar a gerencia para atender e melhorar os serviços. Quem você contrataria: Uma pessoa sem conhecimento? Uma pessoa que só sabe escrever o nome? Uma pessoa que mal sabe lê? Ou uma pessoa que não tem nenhuma noção do seguimento de supermercado? Claro que não, já mais cometeria uma insanidade dessa natureza.
Tenho certeza que você recorreria ao mercado de profissionais, faria diversas entrevistas, analisaria minuciosamente cada currículo, buscaria saber onde esse profissional já atuou e como foi seu desempenho, se tem um perfil empreendedor, dentre outras habilidades e competências que o cargo exige.
Não é diferente na administração pública, precisamos analisar melhor os nossos candidatos, conhecer o perfil, suas obras, suas habilidades e competências, faz-se necessário uma mudança radical em muitas prefeituras e mais especificamente as do interior.
Quando temos um gestor que não tem esses conhecimentos, teremos uma administração vulnerável, porque ele ficará a mercê de consultores oportunistas e que não tem nenhuma responsabilidade com o dinheiro público, apenas veem aos Municípios para fraudar, desviar e deixar o município com diversos problemas administrativos o que dificultará a celebração de diversos convênios. Deixando os ex-prefeitos atolados em diversos processos judiciais por improbidades administrativas, com contas rejeitadas pelo TCM, recursos sendo sequestrados em conta corrente, e pessoas com vidas destruídas e comunidades sofredoras por falta de serviços públicos.
Gestores Públicos tem que ter no mínimo uma visão empreendedora;
Quando digo uma visão empreendedora refiro-me a organização da administração pública como forma de desenvolvimento regional sustentável. É fazer valer o que está escrito na Lei de forma empreendedora, quando o caut 37 da CF descreve a eficiência, significa fazer mais com menos em pouco tempo e com melhor qualidade, ou seja, os gestores precisam fazer com quer cada secretária municipal atuem como uma pequena empresa dentro da grande em presa que é a Prefeitura Municipal, cada secretário precisa organizar sua secretária como se fosse uma empresa, fazendo um planejamento baseado no PPA, estabelecendo ordem de prioridades, buscando parcerias, elaborando novos projetos, tendo metas específicas a serem cumpridas mensalmente ou semestralmente.
Contudo, as atuais administrações públicas estão travadas, mal assessoradas e com poucas expectativas de desenvolvimentos, gestores com pouquíssimas qualificações, legislativos que praticamente não conseguem fazer ao mínimo sua função de fiscalizadores e elaboração de Leis, o dinheiro público cercado por empresários aproveitadores sem nenhum comprometimento com a região e que apenas querem ajudar a fraudar licitações e fazer construções sem sentido nas cidades e com péssima qualidade, já que a maioria do dinheiro já foi boa parte desviado.


Edivanio Mendes da Silva

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...