quinta-feira, 9 de abril de 2020

Mogi Mirim (SP) ultrapassa mil casos de dengue em 2020


Os dados mais recentes divulgados pela prefeitura de Mogi Mirim apontam que mais de mil casos de dengue foram confirmados na cidade em 2020. O total de casos notificados supera 3,7 mil. Desde fevereiro, o município está em estado de alerta com a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde da cidade estruturou salas de hidratação para atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com dengue. Qualquer cidadão que apresente sintomas da doença deve comparecer às Unidades Básicas de Saúde e realizar os exames necessários. 
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 da manhã às quatro da tarde, e podem ser encontradas nos bairros de Sehac II, Parque do Estado II, Jardim Planalto, Vila Universitária e Martim Francisco. 
O último Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que, entre os quatro sorotipos da dengue, os tipos 1 e 2 são os mais frequentes no estado de São Paulo. O município de Mogi Mirim é um dos locais que registrou a presença dos dois vírus.
Para o superintendente de Controle de Endemias de São Paulo, Marcos Boulos, o sorotipo 2 merece atenção pelo fato de boa parte da população não estar imune a ele.
“Boa parte da população não está imune ao sorotipo 2, e isso pode gerar aumento de casos de gravidade maior. Nós disponibilizamos assistência para evitar que os pacientes evoluam para casos de maior gravidade.”
O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor. 
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”. 
A recomendação das autoridades em saúde pública é dar atenção à limpeza dos locais que possam favorecer criadouros do mosquito Aedes aegypti. Faça sua parte. Saiba mais em saúde.gov.br/combateaedes.
 



Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...