Um ‘ônibus ateu’ circula em Fort Worth com a mensagem colocando a questão sobre quantas pessoas são boas sem Deus e responde: “Milhões”. Aonde ele vai, um ‘caminhão religioso’ vai atrás, com o anúncio de que ‘2,1 bilhões de cristãos são bons com Deus” e uma mensagem de Deus aos ateus: “Eu ainda te amo”. Um grupo de empresário está financiando a perseguição.
Com cerca de 534 mil habitantes, Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas (EUA). Ela foi escolhida por ateus nesta época de Natal para a divulgação da mensagem porque parte de sua população se destaca pelo fervor religioso. A pronta reação do ‘caminhão religioso’ é uma prova disso. Lá, as pessoas se cumprimentam desejando “um dia abençoado”.'
Com cerca de 534 mil habitantes, Fort Worth é a sexta maior cidade do Texas (EUA). Ela foi escolhida por ateus nesta época de Natal para a divulgação da mensagem porque parte de sua população se destaca pelo fervor religioso. A pronta reação do ‘caminhão religioso’ é uma prova disso. Lá, as pessoas se cumprimentam desejando “um dia abençoado”.'
Terry McDonald, presidente da entidade que está promovendo a campanha do ônibus, diz que a intenção não é provocar os crentes, mas informar os ateus de que eles não estão sozinhos. “As pessoas não sabem que existem ateus. O que só se ouve aqui é: “Qual a igreja que você frequenta?”
A reação religiosa extrapolou a perseguição do caminhão. Passageiros se recusam a entrar no ônibus e líderes religiosos pressionam as autoridades para restringir o direito dos ateus de livre manifestação.
Heath Hill, um dos empresários que providenciou o caminhão religioso, nega que houve retaliação. Afirma que o objetivo da campanha do caminhão é informar os ateus sobre o amor de Deus. Ele se queixou de e-mails desaforados enviados por ateus.
No Brasil, a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) tentou colocar seu ônibus nas ruas de São Paulo, Salvador e de Porto Alegre e não conseguiu. Em duas dessas cidades, as autoridades descobriram uma lei que proíbe esse tipo de propaganda em veículos de transporte público.
A Atea, por ter errado no tom da campanha, misturando ideologia (um campo minado) com religião, tem sido criticada até por ateus.