Com o objetivo de intensificar a divulgação do Encontro para a Consciência Cristã, que acontece nos dias 2 e 8 de março no estado da Paraíba, a Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC lança um site exclusivo para o evento.
O www.conscienciacrista.org.br traz em suas páginas todas as informações, como programação, preletores, notícias, fotos, diversos conteúdos sobre o Encontro para a Consciência Cristã, mais precisamente sobre a décima terceira edição do evento, que acontece no Parque do Povo, Centro de Campina Grande.
No site, o internauta encontra também uma Loja Online da Consciência Cristã, onde estão dispostos cerca de 400 produtos, incluindo CD’s e DVD’s com palestras de edições anteriores do evento.
Através de um cadastro, o usuário vai poder assistir, fazer download ou até mesmo adquirir os produtos, tudo isso de forma prática e rápida.
Esse site será exclusivo para o evento, contudo a instituição VINACC vai continuar trabalhando com o antigo site www.vinacc.org.br, onde além de informações sobre a Consciência Cristã, o usuário também encontra entre outros conteúdos notícias, artigos, enquete e vídeos.
Fonte: Gospel Prime
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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Apesar das garantias, cristãos continuam sem liberdade religiosa no Butão
Agência reguladora discutiu registro de uma federação cristã em dezembro, mas não houve mudanças
Oficiais butaneses deram garantias de que a liberdade para os cristãos realizarem seus cultos “dentro das regras culturais” da pequena nação budista no Himalaia não seria violada, mas eles permaneceram ambíguos quanto a “se” e “quando” essa minúscula comunidade terá uma identidade legal.
As normas culturais incluem a proibição contra o proselitismo. No entanto, o Ministro do Lar e Cultura do Butão, Lyonpo Minjur Dorji, disse à agencia Compass Direct News (CDN, sigla em inglês) que há disposições na constituição do Butão que podem ser interpretadas favoravelmente, dando espaço ao cristianismo no “país do dragão dos raios”, como é chamado.
Esperava-se que a agência reguladora de organizações religiosas do país tomasse uma decisão em dezembro sobre a possibilidade de registro de uma federação cristã representando todos os cristãos, mas um oficial da agência informou que o assunto requer mais investigações. Enquanto isso, o Ministro do Lar, Dorji, indica que não há necessidade de mudança.
Dorji Tshering, membro secretário da autoridade local regulatória conhecida como Chhoedey Lhentshog, disse em outra ocasião ao CDN que a agência estava disposta a discutir e autorizar o registro de uma federação cristã em sua última reunião, em dezembro de 2010.
Na semana passada, Tshering disse ao CDN ter informado que “certos assuntos” precisam ser verificados antes de serem tomadas as decisões.
“O objetivo do Ato de Organização Religiosa do Butão, segundo o qual funcionarão as autoridades regulatórias, é proteger e preservar a herança espiritual do Butão”, afirmou. “Nós precisamos verificar se tais condições serão atendidas, caso registremos uma organização cristã”.
As normas culturais incluem a proibição contra o proselitismo. No entanto, o Ministro do Lar e Cultura do Butão, Lyonpo Minjur Dorji, disse à agencia Compass Direct News (CDN, sigla em inglês) que há disposições na constituição do Butão que podem ser interpretadas favoravelmente, dando espaço ao cristianismo no “país do dragão dos raios”, como é chamado.
Esperava-se que a agência reguladora de organizações religiosas do país tomasse uma decisão em dezembro sobre a possibilidade de registro de uma federação cristã representando todos os cristãos, mas um oficial da agência informou que o assunto requer mais investigações. Enquanto isso, o Ministro do Lar, Dorji, indica que não há necessidade de mudança.
Dorji Tshering, membro secretário da autoridade local regulatória conhecida como Chhoedey Lhentshog, disse em outra ocasião ao CDN que a agência estava disposta a discutir e autorizar o registro de uma federação cristã em sua última reunião, em dezembro de 2010.
Na semana passada, Tshering disse ao CDN ter informado que “certos assuntos” precisam ser verificados antes de serem tomadas as decisões.
“O objetivo do Ato de Organização Religiosa do Butão, segundo o qual funcionarão as autoridades regulatórias, é proteger e preservar a herança espiritual do Butão”, afirmou. “Nós precisamos verificar se tais condições serão atendidas, caso registremos uma organização cristã”.
O que é ser evangélico? Determinar a identidade do evangélico brasileiro é difícil tanto para estudiosos quanto para líderes do segmento.
Dizem que, para algumas perguntas, não existe resposta. Ou então, há várias, mas que nenhuma pode ser considerada totalmente correta. Parece ser o caso de uma questão com a qual os brasileiros passaram a lidar com maior frequência nos últimos anos, em grande medida por conta das implicações sociais: o que significa ser evangélico em nosso país? Não vale a pena apressar-se em responder, até porque se trata de um questionamento retórico, que leva a outras indagações. Como definir a pessoa que assim se classifica? E que traços a identificam e distinguem daquela que não se apresenta como tal? Há algumas décadas, uma resposta evidente seria: “Evangélicos são os bíblias, que andam de terno ou saia longa no domingo e vão à igreja de crentes.” Reducionista e pejorativa, tal definição, embora comum no passado, já era incapaz de abranger um conceito tão amplo. Mas servia, ao menos, como forma de distinguir os cristãos protestantes, que também eram notados pelo modo de vida frugal e conduta modelar. Sim, ser “bíblia” era sinônimo de integridade noutros tempos...
Hoje, porém, esse perfil não cabe mais. No que diz respeito a hábitos e estilos, tanto as roupas protocolares quanto a Bíblia de capa austera não constituem mais características dominantes entre os membros e frequentadores de igrejas evangélicas, principalmente no contexto urbano. O estereótipo de que crente é gente pobre caiu por terra há pelo menos uma geração: ao contrário de seus pais, os evangélicos de hoje – ou melhor, parte significativa deles – já não têm pudores em acumular bens materiais e almejar a prosperidade neste mundo. Além disso, escândalos recentes envolvendo líderes e denominações, principalmente nas últimas duas décadas, mancharam a imagem de probidade antes atribuída a todos os protestantes. Até em termos de pesquisa (e vem aí um novo Censo) fica difícil determinar se uma pessoa é ou não evangélica. Isso porque, nas pesquisas sobre pertencimento religioso realizadas pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), o termo é usado para englobar qualquer crença fora do catolicismo que se afirme cristã, o que coloca no mesmo caldo, por exemplo, as testemunhas de Jeová e os mórmons, apesar das profundas diferenças teológicas e doutrinárias desses grupos com o segmento evangélico. Junte-se ainda o fato de várias pessoas se apresentarem como “evangélicas” por motivos nada espirituais, como o artista que precisa virar notícia para sair do ostracismo ou o criminoso – de colarinho branco ou não – instruído a passar uma imagem de “gente de bem” que está sendo injustiçada.
Ser evangélico, hoje, já nem significa necessariamente ter ligação visceral com uma igreja, o que costumava ser uma característica fundamental dos crentes. “O evangélico não praticante já é uma realidade”, opina a pesquisadora Eunice Zillner, do Ministério de Apoio com Informação (MAI). “Em minhas pesquisas, tenho encontrado pessoas que se dizem evangélicas, mas não praticantes.” Ou seja, ser evangélico, no país, tornou-se um conceito extremamente vago. “Não existe uma Igreja Evangélica no Brasil; é simplismo pensar assim”, afirma o pastor Ricardo Gondim, dirigente da Igreja Betesda, em São Paulo. “Não é possível traçar um perfil, pois o termo ‘evangélico’ não possui características que o nomeiem.” Para exemplificar a fragilidade dessa ideia, Gondim cita o próprio movimento social do país: “Sempre se acreditou que, à medida que os evangélicos crescessem no Brasil, o país seria afetado. Isso é um pensamento ingênuo, pois conforme um movimento cresce, a tendência é ficar parecido com o meio que está inserido.”
“Mosaico” – Essa indefinição faz com que a identidade evangélica permaneça à deriva e, portanto, passível de rotulações. Na opinião do sociólogo cristão Paul Freston, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos e professor de sociologia do Calvin College (EUA), esse fenômeno gerou uma imagem pública do evangélico fortemente associada às igrejas neopentecostais – denominações cuja pregação e prática difere frontalmente do protestantismo clássico. “Isso tem implicações negativas nos setores mais intelectualizados da sociedade”, analisa o pesquisador. “A identidade ficou comprometida. Essa ideia começou com os políticos, quando começou a se eleger bancadas evangélicas. A imagem começou a se prejudicar com a corrupção e o despreparo para a função pública”. A forte presença midiática corrobora esta percepção. “O neopentecostalismo não tem essa força toda, mas a imagem da mídia ajuda as pessoas a acharem que são todos ‘farinha do mesmo saco’.”
O pastor presbiteriano, teólogo e escritor Augustus Nicodemus Lopes compartilha a opinião de Freston. “O termo ‘evangélico’ passou a designar mais especificamente os neopentecostais, devido ao fato de eles se apresentarem como tal, o que é questionado por vários ramos protestantes”, avalia. Nicodemus diz que a diferença brutal entre eles e o cristianismo histórico não foi percebida pela mídia, que desconhece o assunto, passando a tratá-los por essa designação. O pastor destaca outro fator importante que não pode ser menosprezado por qualquer pessoa que pretenda chegar a uma definição sobre a identidade do crente nacional. “Sem dúvida, o Brasil é influenciado por outros países. A massa evangélica brasileira pouco tem de original. É moldada por idéias, práticas e costumes oriundos dos Estados Unidos”. A exceção, continua, está justamente no neopentecostalismo.
“A Igreja Universal do Reino de Deus e seus derivados, originalmente, são uma produção brasileira, valendo-se das religiões afrobrasileiras para suas estratégias de crescimento. É aqui que talvez resida a identidade própria dos evangélicos brasileiros, no movimento de batalha espiritual e teologia da prosperidade, que reagem mais ao espiritismo e catolicismo.” Analisado dessa maneira, o fenômeno evangélico nacional – marcado por multiplicação de igrejas e denominações, ocupação de mais espaços públicos e privados e presença marcante nos meios de comunicação – tem tanto a ver com religião quanto com outras dimensões sociais, como a política, o mercado de consumo e a mídia. Portanto, não faria mais sentido responder à pergunta: “O que é ser evangélico?” apenas sob o ponto de vista da adesão à fé protestante.
“Evangélico deveria ser aquele que assume um compromisso ético e moral com o Evangelho, mas não é isso que vemos hoje”, declara Ricardo Bitun, sociólogo e pastor da Igreja Manaim, na capital paulista. “Hoje o segmento evangélico é um leque.” Para ele, não existe mais homogeneidade. “A gente vivencia um corpo multiforme, com variedade de liturgias contraditórias que não combinam. É uma mistura, um mosaico. Isso impossibilita traçar um perfil do evangélico.”
Conjunção de influências – Mário Sérgio Cortella, sociólogo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, associa essa imagem multifacetada a um movimento social bastante conhecido no Brasil: a migração. “O perfil do evangélico baseado nas igrejas neopentecostais é o pertencimento às classes C, D e E, migrante, que trouxe para a cidade grande valores que haviam sido deixados na roça, como a figura do demônio, reformatada pelos neopentecostais para dentro da igreja”, afirma. O estudioso lembra que o Brasil sempre teve uma cultura católica – todavia, nos últimos quarenta anos, a sociedade passou a ver as práticas cristãs sob uma nova perspectiva. “O evangélico hoje é alguém que foi católico ou que nasceu na tradição reformada. Da mesma forma, há um aumento no número de pessoas que circulam por várias práticas religiosas, o que também caracteriza o evangélico no Brasil.”
Por força dessa conjunção de influências, a fidelidade à igreja, antes marca reconhecidamente evangélica, também começou a se perder. Na sua avaliação, a falta de identidade religiosa, antes associada aos fiéis do catolicismo, já é uma característica também do segmento evangélico. O sociólogo credita essa tendência à redução na participação comunitária das pessoas nas igrejas – prática presente nas denominações históricas e que desapareceu nas igrejas de surgimento mais recente: “Essas igrejas, à semelhança da Católica, possuem um clero centralizado, o que leva ao descompromisso por parte dos membros.”
Para líderes da velha guarda, carece de sentido essa história de evangélico não praticante. “Ser evangélico é unir-se a uma igreja chamada evangélica. O perfil do evangélico, de acordo com a Bíblia, é aquele que viveu a experiência da conversão, tem certeza dela e segue os ensinamentos da Bíblia, além do batismo e da vida cristã”, enumera, do alto de seus 97 anos de idade, o pastor batista pentecostal Enéas Tognini. “Para ser evangélico, você deve ser convertido e praticante. O que acontece é que alguns grupos só querem crescer numericamente, mas não ensinam o povo a passar por uma mudança de vida verdadeira”, sentencia.
O pastor Sócrates de Oliveira, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB), também se vale da objetividade para determinar o que seria um perfil dos crentes em Jesus: “São pessoas que tiveram uma experiência pessoal com Deus a partir da leitura da Bíblia. Essa experiência faz com que queiram tornar-se membros de uma igreja, submetendo-se ao batismo, um ato de pública profissão fé espiritual”. Além disso, continua, os evangélicos procuram crescer no conhecimento da vida cristã, buscam anunciar essas verdades a todos “e têm uma conduta espiritual e moral digna dos valores enunciados na Bíblia”, resume. Apesar disso, Sócrates reconhece que houve uma mudança de paradigmas. “Acho que atualmente o termo evangélico está completamente desvinculado do que realmente identificava os crentes há cerca de vinte anos. Hoje, existe um grande número de templos que se identificam como igrejas evangélicas. Entretanto, não passam de organizações sem princípios bíblicos ou doutrinários, o que não permite que possam ser consideradas como tais.”
“Perfil do Senhor” – Há quem não veja motivo para fazer distinção entre o sentido da palavra “evangélico” nos dias atuais e em um suposto passado perdido. É o que pensa, por exemplo, o pastor Jabes Alencar, líder da Assembleia de Deus de Bom Retiro, em São Paulo. “Para mim, ser evangélico é crer no Evangelho, seja em que tempo for”, sintetiza. Jabes reconhece que, atualmente, muitos cristãos, inclusive líderes, evitam dizer-se evangélicos, já que no sistema religioso também esconde-se gente que com seus atos depreciam o Evangelho de Jesus. Mas acha que tal postura não faz sentido. “Daqui a pouco, vão dizer que não são mais brasileiros porque o Brasil tem muita corrupção”, compara. “Portanto, permaneço sendo evangélico, servo de Deus, cristão, assim como todos os homens de Deus se posicionaram ao longo da história.”
Isso talvez resolva a questão semântica, mas não oferece uma resposta definitiva à pergunta fundamental, qual seja: o que define a identidade evangélica nacional? Se os hábitos e as liturgias das igrejas – para o bem ou para o mal – assimilaram e foram assimiladas pelo contexto cultural, o que sobra? Para o pastor Lourenço Stelio Rega, doutor em ciências da religião e diretor geral da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, a ética deveria ser a melhor resposta. “A questão da ética não é só na transmissão do ensino, mas na vivência real e concreta no cotidiano”, aponta. O professor lembra os primórdios da Igreja, quando a fé era tão impregnada no estilo de vida que os cristãos provocaram uma revolução religiosa e social no ambiente em que estavam inseridos. Segundo Rega, o conceito tornou-se vago pelo distanciamento entre a profissão de fé e a prática dos devotos. “Para tirar uma identidade própria dessa mistura é preciso conhecer mais profundamente a identidade do que é ser cristão no Novo Testamento e assumir incondicionalmente o Evangelho como modo de vida.”
Mesmo assim, na opinião de vários teólogos e líderes de igrejas, é nessa capacidade de refletir o Reino que transforma o indivíduo e, consequentemente, a sociedade que os evangélicos podem encontrar seu maior traço de distinção. “Eu diria que o típico evangélico hoje é alguém que conheceu a Palavra de Deus e seu amor sendo pobre e morando na periferia de uma de nossas grandes cidades”, afirma o escritor Valdir Steuernagel, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. “A pessoa evangélica é, muitas vezes, uma mulher sozinha cuidando dos seus vários filhos. Esse perfil me parece significativo porque o encontro dessa pessoa com o Evangelho a transforma e coloca num patamar de dignidade de vida. Ele indica também que o Evangelho de Jesus Cristo tem um jeito fantástico de atingir as pessoas em seus dramas, promovendo-as a cidadãs do amor de Deus.”
Esse perfil, na opinião de Steuernagel, costuma ser contraposto por dois clichês: o do evangélico que quer levar vantagem em tudo que faz e o do crente retrógrado, aquele que nunca está em compasso com a sociedade e sua necessidade por mais justiça, amor e compreensão. “Esses estereótipos, porém, não são dignos do Evangelho de Jesus Cristo, e não devemos deixar que a nossa identidade seja moldada por eles”, frisa o religioso. “O nosso perfil deve ser modelado pelo Senhor. E isso deve acontecer em cada lugar e a cada geração.
Resgate – Foi a partir dessa visão que surgiu um termo alternativo para “evangélico”: o evangelical. Usada com relativa frequência, principalmente em países em que se fala o inglês, a expressão disseminou-se a partir da Conferência de Lausanne, em 1974, ligada a uma abordagem que se tonnou conhecida como Evangelho integral – qual seja, aquele que atende o homem na plenitude de suas necessidades, inclusive as físicas e sociais. A palavra serve para distinguir os cristãos nominais – ou simples frequentadores de igrejas – daqueles que se dispõem a fazer de sua fé motivo para engajamento e interação com a sociedade. “Várias pessoas acham que o evangelicalismo é um caso perdido e que os evangélicos históricos devem buscar um outro termo para se denominarem”, diz o bispo anglicano Robinson Cavalcanti, da diocese de Recife (PE). “Eu não acho. Várias instituições ainda levam o verdadeiro sentido e devemos resgatar o nosso termo.”
Ele sabe, porém, que o trabalho não será fácil. “As igrejas não ensinam mais ética nem enfatizam questões sociais. Elas transmitem moralismo e legalismo. O resultado é que o povo está despreparado, contaminado pelo mundanismo. Há uma crise de propagação da Palavra.” Mesmo assim, ser evangélico ainda significa algo. Ainda que não estejam vivendo totalmente de acordo com os ideais defendidos pelas Sagradas Escrituras, eles – sejam chamados de crentes, bíblias, protestantes ou cristãos – ainda se fazem notar. “Alguma diferença existe”, afirma o pastor presbiteriano Elben Lenz Cesar. “Nem que seja para dizer que o evangélico é menos secularizado, menos blasfemo, menos apático e mais crente, mais leitor da Bíblia, mais cristocêntrico e mais cuidadoso com a sua conduta”, opina.
Fé e prática
Enquanto líderes e teólogos se esforçam para elaborar uma resposta sobre o que significa ser evangélico no Brasil, os próprios – isto é, os evangélicos – preferem não teorizar sobre o que são. Para crentes de diferentes denominações, mais importante do que definir um perfil é identificar a própria fé com a pessoa de Cristo:
“Ser evangélico é ter o Evangelho em si, é seguir as coisas que Jesus ensinou em sua vida. Isso é o puro e simples Evangelho: fazer os outros conhecerem a Jesus.”
Wesley Fiorentini da Silva, 21 anos, estudante, membro da Assembleia de Deus
“Acho que ser evangélico é seguir o que diz a Bíblia, ir sempre à igreja, ouvir a Palavra de Deus e fazer o que o Senhor quer que a gente faça”
Mara Cristina Bastos Ferreira da Silva, 50 anos, dona de casa, membro da Igreja Paz e Vida
“Ser evangélico de verdade é viver o Evangelho de Cristo, ter parâmetros e conceitos de vida baseados no que o Senhor nos ensinou. Mas hoje virou uma máscara – ser evangélico virou um título”
Sinara Lopes Mota, 22 anos, crente batista e estudante
“Ser evangélico, no sentido real da palavra, é crer e obedecer ao Evangelho de Jesus. Para mim é ser servo, ser feliz, ser livre e fazer a diferença perante a sociedade cumprindo o mandamento maior que Jesus nos deixou: o amor”
Alexandre Soares, assessor de comunicação e assembleiano
“O evangélico é aquele que frequenta uma igreja e obedece à Bíblia, além ser exemplo de vida para os outros, isto é, influencia as pessoas com a sua fé”
Romina Fernandes Valente, 37 anos, comerciante, integrante do Ministério Coração Adorador
“Para um recém-convertido, igual a mim, e devido à vivência que estou tendo hoje, sei que ser evangélico é viver uma guerra constante. Por isso, é necessário estar sempre orando e louvando a Deus, buscando o caminho e a libertação e seguindo a Palavra de Deus, com o auxílio e a orientação dos pastores.”
Denys Pacheco Fernandes, empresário, 33 anos, membro do Ministério Apascentar
Em busca de unidade
No fim do ano passado, um grupo de noventa líderes evangélicos reuniu-se para tentar dar forma a algo que parece difícil: reunir os crentes brasileiros em torno de uma associação. Representantes de diversas denominações evangélicas, eles se encontraram na sede da Igreja Batista da Água Branca, em São Paulo, no dia 14 de dezembro, para discutir a criação de um organismo evangélico que una igrejas, movimentos e entidades ligadas ao segmento protestante. A ideia não é nova: desde 1903, quando foi fundada a Aliança Evangélica Brasileira – mais tarde, transformada na Confederação Evangélica Brasileira (CEB) –, tenta-se algo neste sentido. A iniciativa mais bem sucedida até agora foi a Associação Evangélica Brasileira (AEvB), criada em 1991 e que tinha tudo para dar certo num momento em que os evangélicos voltavam a demonstrar preocupação com seu papel social.
Liderada pelo pastor Caio Fábio D’Araújo Filho, a AEvB conseguiu atrair a adesão de diversos e denominações. O instituição tornou-se referência da Igreja perante setores da imprensa e da política e teve participação destacada em diversos episódios e movimentos sociais, como o Rio, Desarme-se e o Reage, Rio. Contudo, a excessiva personalização da liderança acabou levando a AEvB ao fracasso. Com seu ministério abalado por problemas pessoais, Caio afastou-se da associação, o que provocou seu esvaziamento.
A ideia do novo grupo é justamente mudar esse histórico e consolidar algo mais abrangente e descentralizado. Segundo o pastor Valdir Steuernagel, representante da Visão Mundial Internacional e um dos organizadores do encontro, o propósito da foi o de estabelecer uma aliança. “Queremos buscar a direção de Deus e o discernimento do Corpo de Cristo quanto ao estabelecimento de uma rede por parte de segmentos expressivos da caminhada evangélica brasileira”, afirma. Após mais de quatro horas de reunião, os líderes presentes tomaram várias decisões, como a permanência do grupo de trabalho atuante e sua composição, além da discussão dos principais pontos discutidos na Carta de princípios divulgada publicamente antes do evento. A caminhada é longa: “Reconhecemos a necessidade de continuarmos conversando e de aglutinar mais pessoas em torno da proposta”, encerra Steuernagel.
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Cristianismo Hoje - Por Alves Filho e Laelie Gonçalves
Hoje, porém, esse perfil não cabe mais. No que diz respeito a hábitos e estilos, tanto as roupas protocolares quanto a Bíblia de capa austera não constituem mais características dominantes entre os membros e frequentadores de igrejas evangélicas, principalmente no contexto urbano. O estereótipo de que crente é gente pobre caiu por terra há pelo menos uma geração: ao contrário de seus pais, os evangélicos de hoje – ou melhor, parte significativa deles – já não têm pudores em acumular bens materiais e almejar a prosperidade neste mundo. Além disso, escândalos recentes envolvendo líderes e denominações, principalmente nas últimas duas décadas, mancharam a imagem de probidade antes atribuída a todos os protestantes. Até em termos de pesquisa (e vem aí um novo Censo) fica difícil determinar se uma pessoa é ou não evangélica. Isso porque, nas pesquisas sobre pertencimento religioso realizadas pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), o termo é usado para englobar qualquer crença fora do catolicismo que se afirme cristã, o que coloca no mesmo caldo, por exemplo, as testemunhas de Jeová e os mórmons, apesar das profundas diferenças teológicas e doutrinárias desses grupos com o segmento evangélico. Junte-se ainda o fato de várias pessoas se apresentarem como “evangélicas” por motivos nada espirituais, como o artista que precisa virar notícia para sair do ostracismo ou o criminoso – de colarinho branco ou não – instruído a passar uma imagem de “gente de bem” que está sendo injustiçada.
Ser evangélico, hoje, já nem significa necessariamente ter ligação visceral com uma igreja, o que costumava ser uma característica fundamental dos crentes. “O evangélico não praticante já é uma realidade”, opina a pesquisadora Eunice Zillner, do Ministério de Apoio com Informação (MAI). “Em minhas pesquisas, tenho encontrado pessoas que se dizem evangélicas, mas não praticantes.” Ou seja, ser evangélico, no país, tornou-se um conceito extremamente vago. “Não existe uma Igreja Evangélica no Brasil; é simplismo pensar assim”, afirma o pastor Ricardo Gondim, dirigente da Igreja Betesda, em São Paulo. “Não é possível traçar um perfil, pois o termo ‘evangélico’ não possui características que o nomeiem.” Para exemplificar a fragilidade dessa ideia, Gondim cita o próprio movimento social do país: “Sempre se acreditou que, à medida que os evangélicos crescessem no Brasil, o país seria afetado. Isso é um pensamento ingênuo, pois conforme um movimento cresce, a tendência é ficar parecido com o meio que está inserido.”
“Mosaico” – Essa indefinição faz com que a identidade evangélica permaneça à deriva e, portanto, passível de rotulações. Na opinião do sociólogo cristão Paul Freston, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos e professor de sociologia do Calvin College (EUA), esse fenômeno gerou uma imagem pública do evangélico fortemente associada às igrejas neopentecostais – denominações cuja pregação e prática difere frontalmente do protestantismo clássico. “Isso tem implicações negativas nos setores mais intelectualizados da sociedade”, analisa o pesquisador. “A identidade ficou comprometida. Essa ideia começou com os políticos, quando começou a se eleger bancadas evangélicas. A imagem começou a se prejudicar com a corrupção e o despreparo para a função pública”. A forte presença midiática corrobora esta percepção. “O neopentecostalismo não tem essa força toda, mas a imagem da mídia ajuda as pessoas a acharem que são todos ‘farinha do mesmo saco’.”
O pastor presbiteriano, teólogo e escritor Augustus Nicodemus Lopes compartilha a opinião de Freston. “O termo ‘evangélico’ passou a designar mais especificamente os neopentecostais, devido ao fato de eles se apresentarem como tal, o que é questionado por vários ramos protestantes”, avalia. Nicodemus diz que a diferença brutal entre eles e o cristianismo histórico não foi percebida pela mídia, que desconhece o assunto, passando a tratá-los por essa designação. O pastor destaca outro fator importante que não pode ser menosprezado por qualquer pessoa que pretenda chegar a uma definição sobre a identidade do crente nacional. “Sem dúvida, o Brasil é influenciado por outros países. A massa evangélica brasileira pouco tem de original. É moldada por idéias, práticas e costumes oriundos dos Estados Unidos”. A exceção, continua, está justamente no neopentecostalismo.
“A Igreja Universal do Reino de Deus e seus derivados, originalmente, são uma produção brasileira, valendo-se das religiões afrobrasileiras para suas estratégias de crescimento. É aqui que talvez resida a identidade própria dos evangélicos brasileiros, no movimento de batalha espiritual e teologia da prosperidade, que reagem mais ao espiritismo e catolicismo.” Analisado dessa maneira, o fenômeno evangélico nacional – marcado por multiplicação de igrejas e denominações, ocupação de mais espaços públicos e privados e presença marcante nos meios de comunicação – tem tanto a ver com religião quanto com outras dimensões sociais, como a política, o mercado de consumo e a mídia. Portanto, não faria mais sentido responder à pergunta: “O que é ser evangélico?” apenas sob o ponto de vista da adesão à fé protestante.
“Evangélico deveria ser aquele que assume um compromisso ético e moral com o Evangelho, mas não é isso que vemos hoje”, declara Ricardo Bitun, sociólogo e pastor da Igreja Manaim, na capital paulista. “Hoje o segmento evangélico é um leque.” Para ele, não existe mais homogeneidade. “A gente vivencia um corpo multiforme, com variedade de liturgias contraditórias que não combinam. É uma mistura, um mosaico. Isso impossibilita traçar um perfil do evangélico.”
Conjunção de influências – Mário Sérgio Cortella, sociólogo e professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, associa essa imagem multifacetada a um movimento social bastante conhecido no Brasil: a migração. “O perfil do evangélico baseado nas igrejas neopentecostais é o pertencimento às classes C, D e E, migrante, que trouxe para a cidade grande valores que haviam sido deixados na roça, como a figura do demônio, reformatada pelos neopentecostais para dentro da igreja”, afirma. O estudioso lembra que o Brasil sempre teve uma cultura católica – todavia, nos últimos quarenta anos, a sociedade passou a ver as práticas cristãs sob uma nova perspectiva. “O evangélico hoje é alguém que foi católico ou que nasceu na tradição reformada. Da mesma forma, há um aumento no número de pessoas que circulam por várias práticas religiosas, o que também caracteriza o evangélico no Brasil.”
Por força dessa conjunção de influências, a fidelidade à igreja, antes marca reconhecidamente evangélica, também começou a se perder. Na sua avaliação, a falta de identidade religiosa, antes associada aos fiéis do catolicismo, já é uma característica também do segmento evangélico. O sociólogo credita essa tendência à redução na participação comunitária das pessoas nas igrejas – prática presente nas denominações históricas e que desapareceu nas igrejas de surgimento mais recente: “Essas igrejas, à semelhança da Católica, possuem um clero centralizado, o que leva ao descompromisso por parte dos membros.”
Para líderes da velha guarda, carece de sentido essa história de evangélico não praticante. “Ser evangélico é unir-se a uma igreja chamada evangélica. O perfil do evangélico, de acordo com a Bíblia, é aquele que viveu a experiência da conversão, tem certeza dela e segue os ensinamentos da Bíblia, além do batismo e da vida cristã”, enumera, do alto de seus 97 anos de idade, o pastor batista pentecostal Enéas Tognini. “Para ser evangélico, você deve ser convertido e praticante. O que acontece é que alguns grupos só querem crescer numericamente, mas não ensinam o povo a passar por uma mudança de vida verdadeira”, sentencia.
O pastor Sócrates de Oliveira, diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB), também se vale da objetividade para determinar o que seria um perfil dos crentes em Jesus: “São pessoas que tiveram uma experiência pessoal com Deus a partir da leitura da Bíblia. Essa experiência faz com que queiram tornar-se membros de uma igreja, submetendo-se ao batismo, um ato de pública profissão fé espiritual”. Além disso, continua, os evangélicos procuram crescer no conhecimento da vida cristã, buscam anunciar essas verdades a todos “e têm uma conduta espiritual e moral digna dos valores enunciados na Bíblia”, resume. Apesar disso, Sócrates reconhece que houve uma mudança de paradigmas. “Acho que atualmente o termo evangélico está completamente desvinculado do que realmente identificava os crentes há cerca de vinte anos. Hoje, existe um grande número de templos que se identificam como igrejas evangélicas. Entretanto, não passam de organizações sem princípios bíblicos ou doutrinários, o que não permite que possam ser consideradas como tais.”
“Perfil do Senhor” – Há quem não veja motivo para fazer distinção entre o sentido da palavra “evangélico” nos dias atuais e em um suposto passado perdido. É o que pensa, por exemplo, o pastor Jabes Alencar, líder da Assembleia de Deus de Bom Retiro, em São Paulo. “Para mim, ser evangélico é crer no Evangelho, seja em que tempo for”, sintetiza. Jabes reconhece que, atualmente, muitos cristãos, inclusive líderes, evitam dizer-se evangélicos, já que no sistema religioso também esconde-se gente que com seus atos depreciam o Evangelho de Jesus. Mas acha que tal postura não faz sentido. “Daqui a pouco, vão dizer que não são mais brasileiros porque o Brasil tem muita corrupção”, compara. “Portanto, permaneço sendo evangélico, servo de Deus, cristão, assim como todos os homens de Deus se posicionaram ao longo da história.”
Isso talvez resolva a questão semântica, mas não oferece uma resposta definitiva à pergunta fundamental, qual seja: o que define a identidade evangélica nacional? Se os hábitos e as liturgias das igrejas – para o bem ou para o mal – assimilaram e foram assimiladas pelo contexto cultural, o que sobra? Para o pastor Lourenço Stelio Rega, doutor em ciências da religião e diretor geral da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, a ética deveria ser a melhor resposta. “A questão da ética não é só na transmissão do ensino, mas na vivência real e concreta no cotidiano”, aponta. O professor lembra os primórdios da Igreja, quando a fé era tão impregnada no estilo de vida que os cristãos provocaram uma revolução religiosa e social no ambiente em que estavam inseridos. Segundo Rega, o conceito tornou-se vago pelo distanciamento entre a profissão de fé e a prática dos devotos. “Para tirar uma identidade própria dessa mistura é preciso conhecer mais profundamente a identidade do que é ser cristão no Novo Testamento e assumir incondicionalmente o Evangelho como modo de vida.”
Mesmo assim, na opinião de vários teólogos e líderes de igrejas, é nessa capacidade de refletir o Reino que transforma o indivíduo e, consequentemente, a sociedade que os evangélicos podem encontrar seu maior traço de distinção. “Eu diria que o típico evangélico hoje é alguém que conheceu a Palavra de Deus e seu amor sendo pobre e morando na periferia de uma de nossas grandes cidades”, afirma o escritor Valdir Steuernagel, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana. “A pessoa evangélica é, muitas vezes, uma mulher sozinha cuidando dos seus vários filhos. Esse perfil me parece significativo porque o encontro dessa pessoa com o Evangelho a transforma e coloca num patamar de dignidade de vida. Ele indica também que o Evangelho de Jesus Cristo tem um jeito fantástico de atingir as pessoas em seus dramas, promovendo-as a cidadãs do amor de Deus.”
Esse perfil, na opinião de Steuernagel, costuma ser contraposto por dois clichês: o do evangélico que quer levar vantagem em tudo que faz e o do crente retrógrado, aquele que nunca está em compasso com a sociedade e sua necessidade por mais justiça, amor e compreensão. “Esses estereótipos, porém, não são dignos do Evangelho de Jesus Cristo, e não devemos deixar que a nossa identidade seja moldada por eles”, frisa o religioso. “O nosso perfil deve ser modelado pelo Senhor. E isso deve acontecer em cada lugar e a cada geração.
Resgate – Foi a partir dessa visão que surgiu um termo alternativo para “evangélico”: o evangelical. Usada com relativa frequência, principalmente em países em que se fala o inglês, a expressão disseminou-se a partir da Conferência de Lausanne, em 1974, ligada a uma abordagem que se tonnou conhecida como Evangelho integral – qual seja, aquele que atende o homem na plenitude de suas necessidades, inclusive as físicas e sociais. A palavra serve para distinguir os cristãos nominais – ou simples frequentadores de igrejas – daqueles que se dispõem a fazer de sua fé motivo para engajamento e interação com a sociedade. “Várias pessoas acham que o evangelicalismo é um caso perdido e que os evangélicos históricos devem buscar um outro termo para se denominarem”, diz o bispo anglicano Robinson Cavalcanti, da diocese de Recife (PE). “Eu não acho. Várias instituições ainda levam o verdadeiro sentido e devemos resgatar o nosso termo.”
Ele sabe, porém, que o trabalho não será fácil. “As igrejas não ensinam mais ética nem enfatizam questões sociais. Elas transmitem moralismo e legalismo. O resultado é que o povo está despreparado, contaminado pelo mundanismo. Há uma crise de propagação da Palavra.” Mesmo assim, ser evangélico ainda significa algo. Ainda que não estejam vivendo totalmente de acordo com os ideais defendidos pelas Sagradas Escrituras, eles – sejam chamados de crentes, bíblias, protestantes ou cristãos – ainda se fazem notar. “Alguma diferença existe”, afirma o pastor presbiteriano Elben Lenz Cesar. “Nem que seja para dizer que o evangélico é menos secularizado, menos blasfemo, menos apático e mais crente, mais leitor da Bíblia, mais cristocêntrico e mais cuidadoso com a sua conduta”, opina.
Fé e prática
Enquanto líderes e teólogos se esforçam para elaborar uma resposta sobre o que significa ser evangélico no Brasil, os próprios – isto é, os evangélicos – preferem não teorizar sobre o que são. Para crentes de diferentes denominações, mais importante do que definir um perfil é identificar a própria fé com a pessoa de Cristo:
“Ser evangélico é ter o Evangelho em si, é seguir as coisas que Jesus ensinou em sua vida. Isso é o puro e simples Evangelho: fazer os outros conhecerem a Jesus.”
Wesley Fiorentini da Silva, 21 anos, estudante, membro da Assembleia de Deus
“Acho que ser evangélico é seguir o que diz a Bíblia, ir sempre à igreja, ouvir a Palavra de Deus e fazer o que o Senhor quer que a gente faça”
Mara Cristina Bastos Ferreira da Silva, 50 anos, dona de casa, membro da Igreja Paz e Vida
“Ser evangélico de verdade é viver o Evangelho de Cristo, ter parâmetros e conceitos de vida baseados no que o Senhor nos ensinou. Mas hoje virou uma máscara – ser evangélico virou um título”
Sinara Lopes Mota, 22 anos, crente batista e estudante
“Ser evangélico, no sentido real da palavra, é crer e obedecer ao Evangelho de Jesus. Para mim é ser servo, ser feliz, ser livre e fazer a diferença perante a sociedade cumprindo o mandamento maior que Jesus nos deixou: o amor”
Alexandre Soares, assessor de comunicação e assembleiano
“O evangélico é aquele que frequenta uma igreja e obedece à Bíblia, além ser exemplo de vida para os outros, isto é, influencia as pessoas com a sua fé”
Romina Fernandes Valente, 37 anos, comerciante, integrante do Ministério Coração Adorador
“Para um recém-convertido, igual a mim, e devido à vivência que estou tendo hoje, sei que ser evangélico é viver uma guerra constante. Por isso, é necessário estar sempre orando e louvando a Deus, buscando o caminho e a libertação e seguindo a Palavra de Deus, com o auxílio e a orientação dos pastores.”
Denys Pacheco Fernandes, empresário, 33 anos, membro do Ministério Apascentar
Em busca de unidade
No fim do ano passado, um grupo de noventa líderes evangélicos reuniu-se para tentar dar forma a algo que parece difícil: reunir os crentes brasileiros em torno de uma associação. Representantes de diversas denominações evangélicas, eles se encontraram na sede da Igreja Batista da Água Branca, em São Paulo, no dia 14 de dezembro, para discutir a criação de um organismo evangélico que una igrejas, movimentos e entidades ligadas ao segmento protestante. A ideia não é nova: desde 1903, quando foi fundada a Aliança Evangélica Brasileira – mais tarde, transformada na Confederação Evangélica Brasileira (CEB) –, tenta-se algo neste sentido. A iniciativa mais bem sucedida até agora foi a Associação Evangélica Brasileira (AEvB), criada em 1991 e que tinha tudo para dar certo num momento em que os evangélicos voltavam a demonstrar preocupação com seu papel social.
Liderada pelo pastor Caio Fábio D’Araújo Filho, a AEvB conseguiu atrair a adesão de diversos e denominações. O instituição tornou-se referência da Igreja perante setores da imprensa e da política e teve participação destacada em diversos episódios e movimentos sociais, como o Rio, Desarme-se e o Reage, Rio. Contudo, a excessiva personalização da liderança acabou levando a AEvB ao fracasso. Com seu ministério abalado por problemas pessoais, Caio afastou-se da associação, o que provocou seu esvaziamento.
A ideia do novo grupo é justamente mudar esse histórico e consolidar algo mais abrangente e descentralizado. Segundo o pastor Valdir Steuernagel, representante da Visão Mundial Internacional e um dos organizadores do encontro, o propósito da foi o de estabelecer uma aliança. “Queremos buscar a direção de Deus e o discernimento do Corpo de Cristo quanto ao estabelecimento de uma rede por parte de segmentos expressivos da caminhada evangélica brasileira”, afirma. Após mais de quatro horas de reunião, os líderes presentes tomaram várias decisões, como a permanência do grupo de trabalho atuante e sua composição, além da discussão dos principais pontos discutidos na Carta de princípios divulgada publicamente antes do evento. A caminhada é longa: “Reconhecemos a necessidade de continuarmos conversando e de aglutinar mais pessoas em torno da proposta”, encerra Steuernagel.
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Cristianismo Hoje - Por Alves Filho e Laelie Gonçalves
Michelle Obama Fala na Mega-igreja, Comemora Campanha Let's Move!
A Primeira-dama Michelle Obama, pediu a grupos de parceiros para continuar perguntando "O que posso fazer para ajudar as crianças da minha comunidade a levarem uma vida mais saudável?" Em um discurso, quarta-feira, comemorando o aniversário da campanha Let's Move!
Obama falou hoje na North Point Community Church para marcar o aniversário de um ano de sua campanha para acabar com a obesidade infantil através de exercícios e alimentação saudável. Em seu discurso pessoal, Obama considerou o início da iniciativa e olhou para o futuro para ver o que mais precisa ser feito para reduzir a obesidade infantil.
"Um ano depois, vamos passar! É muito mais do que apenas uma campanha. É muito mais do que apenas um slogan. É um movimento nacional para dar aos nossos filhos tudo que eles precisam - toda a energia, força e oportunidades de que precisam - para cumprir cada pedacinho de seu potencial e atingir até o último de seus sonhos," a primeira-dama refletida na mega-igreja evangélica na Geórgia.
Obama também destacou as realizações feitas por meio do programa. Essas realizações incluem ter recrutado cerca de 500 comunidades de Let's Move Cidades e coletando entradas ativamente para a meta de um milhão de americanos para o Prêmio Presidencial Active Lifestyle em setembro de 2011.
Para ganhar o PALA, participa deve apresentar um exercício diário documenta 60 minutos de exercício ativo de um dia para crianças e 30 minutos de exercício físico por dia para adultos, cinco dias por semana durante seis semanas.
Igrejas e grupos religiosos são fundamentais na tomada da bem-sucedida Let's Move! Como parte de sua campanha, a primeira-dama chegou a comunidade de fé através de chamadas de conferência e reuniões, incentivando-os a tomar parte nos esforços da campanha para receber alimentos e grupos de caminhada e educar os fiéis sobre a vida saudável.
Ordem Online: Levantando a Saúde das Crianças em um Mundo Não Saudável
A Conferência de Liderança Cristã Hispânica Nacional, o que representa 30 mil Igrejas evangélicas nos Estados Unidos e em Porto Rico, foi movida pela campanha para expandir seus próprios descendentes chamado Pro-Templo ou construção do templo. No âmbito do projeto, o NHCLC se comprometeu a desenvolver e cultivar um exercício/saúde/bem-estar do ministério em todas as suas Igrejas-membro.
"Como uma pessoa que cresceu na pobreza extrema, entendemos que a desnutrição tem duas faces, especialmente na comunidade latina, onde 1 em cada 4 famílias hispânicas luta para colocar comida na mesa," disse o bispo Angel Nunez, Vice-Presidente Sênior NHCLC em um comunicado.
A Igreja Unida de Cristo criou o fielmente Walking Challenge para reunir membros para caminhar um total de 3.000 mil milhas até Setembro de 2011. A primeira-dama pediu grupos de fé para aceitar este desafio em uma teleconferência de novembro de 2010.
A primeira-dama também fez o lobby com sucesso para a Healthy, Hunger-Free Kids Act, lei para a saúde e para livrar crianças da fome, a ser assinado em lei, em parceria com o Walmart para trazer alimentos mais saudáveis e mais acessíveis para seus 140 milhões de clientes, e receber compromissos de três dos maiores provedores de serviços de alimentação para melhorar os alimentos que fornecem para as escolas durante os próximos 10 anos.
Obama elogiou os esforços e fé incentivada e grupos da comunidade para fazer mais um ano o segundo desafio.
"Precisamos nos perguntar: 'O que posso fazer, através do meu trabalho, meu local de culto, a minha organização para ajudar as crianças da minha comunidade a levarem uma vida mais saudável?" compartilhou ela.
Para auxiliar os esforços no ano que vem, Obama fez uma parceria com o Conselho de Anúncios para desvendar uma campanha nacional de anúncio do serviço público Let's Move! A campanha atingirá 33 mil meios de comunicação.
FONTE CRISTIAN POST
- (AP Photo/David Karp)
"Um ano depois, vamos passar! É muito mais do que apenas uma campanha. É muito mais do que apenas um slogan. É um movimento nacional para dar aos nossos filhos tudo que eles precisam - toda a energia, força e oportunidades de que precisam - para cumprir cada pedacinho de seu potencial e atingir até o último de seus sonhos," a primeira-dama refletida na mega-igreja evangélica na Geórgia.
Obama também destacou as realizações feitas por meio do programa. Essas realizações incluem ter recrutado cerca de 500 comunidades de Let's Move Cidades e coletando entradas ativamente para a meta de um milhão de americanos para o Prêmio Presidencial Active Lifestyle em setembro de 2011.
Para ganhar o PALA, participa deve apresentar um exercício diário documenta 60 minutos de exercício ativo de um dia para crianças e 30 minutos de exercício físico por dia para adultos, cinco dias por semana durante seis semanas.
Igrejas e grupos religiosos são fundamentais na tomada da bem-sucedida Let's Move! Como parte de sua campanha, a primeira-dama chegou a comunidade de fé através de chamadas de conferência e reuniões, incentivando-os a tomar parte nos esforços da campanha para receber alimentos e grupos de caminhada e educar os fiéis sobre a vida saudável.
Ordem Online: Levantando a Saúde das Crianças em um Mundo Não Saudável
A Conferência de Liderança Cristã Hispânica Nacional, o que representa 30 mil Igrejas evangélicas nos Estados Unidos e em Porto Rico, foi movida pela campanha para expandir seus próprios descendentes chamado Pro-Templo ou construção do templo. No âmbito do projeto, o NHCLC se comprometeu a desenvolver e cultivar um exercício/saúde/bem-estar do ministério em todas as suas Igrejas-membro.
"Como uma pessoa que cresceu na pobreza extrema, entendemos que a desnutrição tem duas faces, especialmente na comunidade latina, onde 1 em cada 4 famílias hispânicas luta para colocar comida na mesa," disse o bispo Angel Nunez, Vice-Presidente Sênior NHCLC em um comunicado.
A Igreja Unida de Cristo criou o fielmente Walking Challenge para reunir membros para caminhar um total de 3.000 mil milhas até Setembro de 2011. A primeira-dama pediu grupos de fé para aceitar este desafio em uma teleconferência de novembro de 2010.
A primeira-dama também fez o lobby com sucesso para a Healthy, Hunger-Free Kids Act, lei para a saúde e para livrar crianças da fome, a ser assinado em lei, em parceria com o Walmart para trazer alimentos mais saudáveis e mais acessíveis para seus 140 milhões de clientes, e receber compromissos de três dos maiores provedores de serviços de alimentação para melhorar os alimentos que fornecem para as escolas durante os próximos 10 anos.
Obama elogiou os esforços e fé incentivada e grupos da comunidade para fazer mais um ano o segundo desafio.
"Precisamos nos perguntar: 'O que posso fazer, através do meu trabalho, meu local de culto, a minha organização para ajudar as crianças da minha comunidade a levarem uma vida mais saudável?" compartilhou ela.
Para auxiliar os esforços no ano que vem, Obama fez uma parceria com o Conselho de Anúncios para desvendar uma campanha nacional de anúncio do serviço público Let's Move! A campanha atingirá 33 mil meios de comunicação.
FONTE CRISTIAN POST
Ex-big brother promete briga com bancada evangélica em favor dos homossexuais
O deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) recém empossado como deputado federal já promete encarar uma briga com a bancada evangélica. O ex-big brother promete entrar na defesa dos homossexuais e já sabe com quem fará alianças para apoiar seus projetos em favor desse grupo.
Com o apoio de deputadas ligadas ao movimento feminista, Jean Wyllys quer substituir o projeto de união estável de homossexuais por um projeto de casamento civil entre os gays, a exemplo dos casais heterossexuais. Ele sabe das dificuldades que vai encontrar e pretende contornar o cenário desfavorável com o apoio da Frente das Mulheres e do movimento negro.
“A oposição vende o preconceito,” disse Jean que pretende assumir a Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual. Militantes das causas gays fizeram barulho no Salão Verde, num discurso contra a homofobia e ciceronearam o deputado que encampou a causa.
FONTE GOSPEL PRIME
Com o apoio de deputadas ligadas ao movimento feminista, Jean Wyllys quer substituir o projeto de união estável de homossexuais por um projeto de casamento civil entre os gays, a exemplo dos casais heterossexuais. Ele sabe das dificuldades que vai encontrar e pretende contornar o cenário desfavorável com o apoio da Frente das Mulheres e do movimento negro.
“A oposição vende o preconceito,” disse Jean que pretende assumir a Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual. Militantes das causas gays fizeram barulho no Salão Verde, num discurso contra a homofobia e ciceronearam o deputado que encampou a causa.
FONTE GOSPEL PRIME
Lula ataca 'formadores de opinião' em festa do PT
Lula conversa com José Eduardo Dutra, presidente do PT, observado por Dirceu. Andre Dusek /AE
BRASÍLIA - Durante participação nas comemorações dos 31 anos do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quinta à noite, em tom exaltado, os 'formadores de opinião' que, segundo ele, estão tentando criar diferenças entre o governo dele e o de Dilma Rousseff. 'O sucesso do governo Dilma é o meu sucesso. O fracasso de Dilma é o meu fracasso', reclamou. 'Se a grande desconstrução do governo Lula é falar bem do governo Dilma, eu posso morrer feliz', completou. 'Alguém tem de fazer mais e melhor, se era para fazer a mesma coisa, eu disputaria o terceiro mandato.'
Em tom de ironia, Lula disse que irá bater palmas toda vez que falarem bem de Dilma. 'Eu apenas não estou no governo. Mas sou governo como qualquer companheiro que está no governo', afirmou. 'A minha relação política com a Dilma é indissociável nos bons e nos maus momentos.'
Quarenta dias após descer a rampa do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a estrela do ato político organizado pelo PT, nesta noite, para comemorar os 31 anos do partido. Diante de um partido dividido por disputas internas relativas a cargos e espaços nas comissões do Congresso, Lula está sendo reconduzido à presidência de honra do PT em clima de forte emoção.
Com uma guaiabeira vermelha, Lula abriu o discurso comparando a vida de um ex-presidente a de um 'cão que cai de um carro de mudança'. Logo em seguida, ele disse que tinha consciência do papel reservado ao PT, a ele e aos partidos de esquerda na sociedade brasileira. 'Para compreendermos bem o significado dos 31 anos de existência do PT, é preciso fecharmos os olhos por alguns minutos e imaginar o Brasil sem PT', disse. 'Imagine o vazio político sem um partido com a força e a composição heterogênea do PT?'
Lula tentou acabar com o mal estar e o clima pesado das disputas com um discurso em tom de brincadeira. 'Um militante revolucionário tem duas namoradas: uma tática e outra estratégica', disse, provocando risos da platéia. Ao defender a trajetória do PT, ele criticou a 'lógica' política predominante antes da fundação do partido. 'Os partidos tradicionais compreendiam que a classe operária não tinha poder de liderança, tudo era espontâneo e só quem sabia fazer era a classe letrada.'
FONTE ESTADÃO
BRASÍLIA - Durante participação nas comemorações dos 31 anos do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quinta à noite, em tom exaltado, os 'formadores de opinião' que, segundo ele, estão tentando criar diferenças entre o governo dele e o de Dilma Rousseff. 'O sucesso do governo Dilma é o meu sucesso. O fracasso de Dilma é o meu fracasso', reclamou. 'Se a grande desconstrução do governo Lula é falar bem do governo Dilma, eu posso morrer feliz', completou. 'Alguém tem de fazer mais e melhor, se era para fazer a mesma coisa, eu disputaria o terceiro mandato.'
Em tom de ironia, Lula disse que irá bater palmas toda vez que falarem bem de Dilma. 'Eu apenas não estou no governo. Mas sou governo como qualquer companheiro que está no governo', afirmou. 'A minha relação política com a Dilma é indissociável nos bons e nos maus momentos.'
Quarenta dias após descer a rampa do Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a estrela do ato político organizado pelo PT, nesta noite, para comemorar os 31 anos do partido. Diante de um partido dividido por disputas internas relativas a cargos e espaços nas comissões do Congresso, Lula está sendo reconduzido à presidência de honra do PT em clima de forte emoção.
Com uma guaiabeira vermelha, Lula abriu o discurso comparando a vida de um ex-presidente a de um 'cão que cai de um carro de mudança'. Logo em seguida, ele disse que tinha consciência do papel reservado ao PT, a ele e aos partidos de esquerda na sociedade brasileira. 'Para compreendermos bem o significado dos 31 anos de existência do PT, é preciso fecharmos os olhos por alguns minutos e imaginar o Brasil sem PT', disse. 'Imagine o vazio político sem um partido com a força e a composição heterogênea do PT?'
Lula tentou acabar com o mal estar e o clima pesado das disputas com um discurso em tom de brincadeira. 'Um militante revolucionário tem duas namoradas: uma tática e outra estratégica', disse, provocando risos da platéia. Ao defender a trajetória do PT, ele criticou a 'lógica' política predominante antes da fundação do partido. 'Os partidos tradicionais compreendiam que a classe operária não tinha poder de liderança, tudo era espontâneo e só quem sabia fazer era a classe letrada.'
FONTE ESTADÃO
Reunião nesta sexta-feira vai definir o futuro de Roberto Carlos
O lateral Roberto Carlos vai se reunir nesta sexta-feira com a diretoria do Corinthians e o seu empresário, Fabiano Farah, para decidir o seu futuro
O lateral Roberto Carlos vai se reunir nesta sexta-feira com a diretoria do Corinthians e o seu empresário, Fabiano Farah, para decidir o seu futuro. O jogador disse que vem sendo ameaçado e até perseguido por torcedores. Roberto Carlos, que é visto por parte da torcida como um dos grandes culpados pela eliminação precoce na Copa Libertadores, não deseja deixar o clube, mas está bastante preocupado com os últimos acontecimentos.
"Não recebemos nenhuma proposta ainda, mas ele pode sair não necessariamente por ameaças. Em suas dependências, o Corinthians dá garantias de segurança. Fora, tem a polícia e segurança particular. Se ele não quiser ficar, é ruim para o jogador e para o clube ficar", disse Duilio Monteiro Alves, diretor adjunto do Corinthians. Duilio lembra que o lateral não é o único a ser ameaçado. "O presidente também tem sofrido com isso", afirmou.
Os rumores são de que ele tem propostas para jogar no Los Angeles Galaxy, time de Beckham nos Estados Unidos, e na Rússia, pelo Anzhi Makhachkala, clube recém-adquirido pelo milionário Suleiman Kerimov, que estaria disposto a pagar um salário anual de 7 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) ao lateral de 37 anos para tê-lo até dezembro.
Nesta quinta-feira, durante exercícios físicos no CT Joaquim Grava, Roberto Carlos foi questionado sobre a possibilidade de atuar na América do Norte e abriu um sorriso. "Estados Unidos? Férias de novo?", desconversou.
A posição oficial do Corinthians é de querer continuar com o astro, mas os dirigentes deixam claro que aceitariam até uma rescisão amigável, sem ter lucros com a negociação do ex-jogador da seleção brasileira para um clube do exterior. Roberto Carlos já descartou contratar mais profissionais para fazer a sua segurança e da sua família.
FONTE ESPORTES BR
"Não recebemos nenhuma proposta ainda, mas ele pode sair não necessariamente por ameaças. Em suas dependências, o Corinthians dá garantias de segurança. Fora, tem a polícia e segurança particular. Se ele não quiser ficar, é ruim para o jogador e para o clube ficar", disse Duilio Monteiro Alves, diretor adjunto do Corinthians. Duilio lembra que o lateral não é o único a ser ameaçado. "O presidente também tem sofrido com isso", afirmou.
Os rumores são de que ele tem propostas para jogar no Los Angeles Galaxy, time de Beckham nos Estados Unidos, e na Rússia, pelo Anzhi Makhachkala, clube recém-adquirido pelo milionário Suleiman Kerimov, que estaria disposto a pagar um salário anual de 7 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) ao lateral de 37 anos para tê-lo até dezembro.
Nesta quinta-feira, durante exercícios físicos no CT Joaquim Grava, Roberto Carlos foi questionado sobre a possibilidade de atuar na América do Norte e abriu um sorriso. "Estados Unidos? Férias de novo?", desconversou.
A posição oficial do Corinthians é de querer continuar com o astro, mas os dirigentes deixam claro que aceitariam até uma rescisão amigável, sem ter lucros com a negociação do ex-jogador da seleção brasileira para um clube do exterior. Roberto Carlos já descartou contratar mais profissionais para fazer a sua segurança e da sua família.
FONTE ESPORTES BR
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