segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conferência Dunamis: Jovens se unem em movimento sem denominação para louvar a Deus

Conferência Dunamis: Jovens se unem em movimento sem denominação para louvar a DeusA Conferência Dunamis vai acontecer em São Paulo nos dias 03, 04 e 05 de novembro para reunir diversos jovens que não necessariamente frequentam uma única denominação cristã. A organização afirma que é um movimento de jovens sem uma “placa de igreja” com o ideal de buscar unir as igrejas evangélicas brasileiras.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica GospelSegundo a organização “o objetivo de equipar jovens para implantar a cultura do Reino de Deus nas esferas da sociedade. Serão dias de um intenso derramar do amor de Deus e de Seu poder sobrenatural e transformador para a mudança de todos os presentes e a revolução de uma cidade/nação”.
A conferência terá a participação de diversos pregadores nacionais e internacionais, entre eles Bob Hazlett e Jerame Nelson vindos dos Estados Unidos e Teófilo Hayashi e Gustavo Paiva do Brasil. O louvor fica por conta de Jake Hamilton da banda americana Jesus Culture e da banda Incêndio na Abadia.
“Nas conferências Dunamis muitas vidas são transformadas. São inúmeros os testemunhos dos encontros sobrenaturais que jovens têm com o amor e com o poder de Deus.” – Teófilo Hayashi.

Informações Principais

Dias: 3 a 5 de novembro
Local: IMOSP – Rua Mamoré, 71. Bom Retiro – São Paulo / SP
(Proxima a estação Armênia e Tiradentes do metrô)
Inscrições no site www.idunamis.org

Fonte: Dunamis
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Executivo de multinacional crê que a resposta para a crise está na Bíblia

Open in new windowDiante das grandes demissões nos Estados Unidos ele lança um livro que ensina os cristãos a usarem a Palavra de Deus para melhorar seus negócios.

O vice-presidente de operações da Xerox Corporation, Gary Blackard, acaba de publicar um livro defendendo a Bíblia como o melhor guia disponível para os funcionários e proprietários de negócios para sobreviver e prosperar em um mercado de trabalho competitivo.

“A Lei da Relevância no local de trabalho: Usando a Bíblia para o impacto do seu trabalho”(“Entitled Relevance in the Workplace: Using the Bible to impact your job ), é o título do livro que fala sobre muitas áreas relacionados ao sucesso do negócio e do emprego, usando a Bíblia como fonte primária.

Blackard tem mais de 20 anos de experiência trabalhando em companhias como a Fortune 100. Ele é o fundador da Eagle Liderazgo Peak, uma organização sem fins lucrativos dedica a ajudar os líderes de negócios dos Estados Unidos e em outros países, com o objetivo de integrar a fé no seu lugar de trabalho.

“Este não é um livro para líderes”, disse o autor. “Este é um livro que ajudará a qualquer pessoa que contrata empregados e que os ensina a ser melhores em seus postos de trabalho e também a ensiná-los a utilizar os princípios da Bíblia em todas as direções cotidianas e a tomada de decisões”.

De acordo com Blackard quando os donos de negócios aplicarem os princípios bíblicos em suas empresas terão uma maior oportunidade de crescimento. O livro fala sobre vários temas, incluindo a forma de um melhor desempenho no trabalho com disciplinas espirituais.

No livro ele usa muitas citações bíblicas para respaldar suas teses e cada capítulo termina com perguntas e discussão. Blackard é um dos convidados especiais do Congresso de Homens da Assembleia de Deus em Baltimore e Nova York no mês de outubro e também participará na Conferência Mundial de Call2All no sul da Califórnia no mês de novembro.

“Eu tenho visto coisas extraordinárias acontecerem quando os cristãos aprender a aplicar sua fé no mercado”, disse o executivo.

Fonte: Gospel Prime

Apenas 12 dos 193 templos de Sorocaba estão regularizados

Poucos espaços são vistoriados pelos bombeiros e têm alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.

Pastores, padres, pais de santo, fiéis e agentes da prefeitura são unânimes num ponto: as igrejas devem oferecer segurança aos frequentadores. Apesar do discurso, isso não parece ser prioridade. Em Sorocaba, dos 193 templos cadastrados, somente 12 são vistoriados pelos bombeiros e têm alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.

O aposentado Ednaldo Souza Bittencourt, 50 anos, não abre mão dos cultos da Igreja Evangélica Restauração em Cristo, no Jardim Monterrey. Todas as terças, às 19h30, ele caminha até a Restauração. Pouco tempo depois, o culto começa, mas ele nem nota que faltam extintores de incêndio, luzes de sinalização e portas que abrem para fora, importantes para a evacuação das pessoas em caso de incêndio e pânico. "Venho aqui há 10 meses e posso te dizer que nunca olhei para isso", diz o fiel.

O pastor José Bandeira explica que abriu a igreja há um ano e que "o licenciamento está ok", porém ainda aguarda a visita da Brigada de Incêndio para obter o AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros). "Eles vão dizer o que preciso modificar aqui. Vamos instalar uma porta de saída, luzes de sinalização e extintor. Já falei com o dono do imóvel e espero a autorização”. No meio da conversa o pastor deixa de lado as especificações técnicas para falar de realizações. "Converti dois traficantes, hoje são cristãos."

José afirma que fará de tudo para não ter sua igreja fechada. "Meu trabalho é uma missão voltada para a população do bairro. Jamais colocaria vidas em risco."

Ausência de alvarás rende multas leves
A punição para o templo sem inscrição municipal é uma multa de R$ 300. Já o templo que não apresentar Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros será multada em R$ 500. Após a emissão da autuação, a multa é de R$ 556,49 ao mês, além do início dos procedimentos para interdição.

Lei manda fechar igreja fora dos padrões
Segundo o artigo 12 da Lei 2095/1980, os locais de reunião pública que não ofereçam condições de segurança terão seu funcionamento proibido pela prefeitura até que se providenciem instalações e equipamentos exigidos pela legislação.

Prefeitura fecha cerco para forçar regulamentação
O secretário municipal de Segurança Comunitária, Roberto Montgomery, afirma que a Prefeitura de Sorocaba não pecará pela omissão e vai endurecer contra os templos irregulares.

Os templos que não se adequarem ao que deterjmina a legislação até dia 8 de novembro vão sofrer ações e poderão ser interditados. “Notificamos 170 igrejas e solicitamos inspeção ao Corpo de Bombeiros. Publicaremos edital convocando os templos para se cadastrarem. Em 90 dias, apresentarei um balanço ao promotor Orlando Bastos Filho”, diz o secretário. “O risco maior é em relação às construção antigas adaptadas.”

Há ainda templos que alugam imóveis e funcionam registradas com outra atividade. "O número de templos pode crescer, pois nosso rastreamento vai descobrir onde estão as igrejas fantasmas", afirma Paulo César Rimes, chefe da divisão imobiliária da secretaria. “Hoje algumas igrejas aparecem em nossa lista de estabelecimentos como sendo lojas, bazares ou outras coisas." O registro para obter a inscrição municipal é rápido, mas a implantação dos sistemas de segurança é a parte mais complicada e que demanda mais investimentos.

Na Vila Santana, a Igreja Santa Rita de Cássia (um dos maiores templos católicos de Sorocaba, com capacidade para mais de mil pessoas) é um exemplo de templo religioso que não tem Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Mesmo sem o documento exigido por lei, desde o início do ano o comando da igreja investe para melhorar a segurança dos fiéis e legalizar sua situação. A secretária paroquial Maria Corrêa de Fabri mostra uma intimação da Prefeitura, datada de 2009, onde consta inclusive um valor de multa para o caso de descumprimento. Até hoje, no entanto, nada foi cobrado.

De uma campanha que pedia R$ 2 para cada fiel, a Paróquia de Santa Rita levantou dinheiro para custear o sistema de segurança do local.

Na zona norte, a Comunidade São João Batista é uma das que estão regulares. “Fizemos o que os bombeiros pediram. Instalamos portas novas e mais três extintores”, diz o coordenador José Felipe de Moraes, 56. “Nossa igreja era totalmente irregular. Para o bem de todos, agora a realidade é outra.”

Influência política
O promotor Orlando Bastos Filhos apura os templos irregulares e se houve ingerência por parte de vereadores que podem ter usado sua influência para dar respaldo aos imóveis não vistoriados.

A suspeita recai sobre os vereadores Anselmo Neto (PP) – ligado à Igreja Católica –, Irineu Toledo (PRB) e Luís Santos (PMN) – os dois ligados aos evangélicos. Na Câmara eles são vistos como eleitos pelos seus grupos religiosos e que trabalham para atender as interesses deles. À reportagem Anselmo e Luís negaram qualquer trabalho de bastidor para influências a fiscalizações. Irineu não quis se manifestar sobre o assunto.

Líderes devem providenciar projeto, auto e dois laudos
Os templos convocados pelo edital deverão se cadastrar até novembro junto à Diretoria de Fiscalização. Os responsáveis pelos templos deverão apresentar projeto aprovado de construção, auto de vistoria expedido pelo Corpo de Bombeiros, laudo de sistema de proteção contra descarga elétrica (para-raio) e laudo de vistoria técnica referente à estrutura e instalação elétrica e de gás das edificações acima de 750 m² de área construída.

O atendimento será feito na sede da Fiscalização, que fica na rua Pernambuco, 100, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Fonte: Rede Bom Dia
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Irã Está Enganando a Mídia Sobre a Pastor Enfrentando a Execução, Diz Grupo

Um ministério de missões que tem acompanhado de perto o caso de um pastor cristão iraniano enfrentando a execução, diz que o governo iraniano está tentando confundir e enganar a mídia ocidental com relatos conflitantes.
 
A agência de notícias Fars, porta-voz oficial do governo iraniano, informou que o pastor Youcef Nadarkhani não está no corredor da morte por apostasia, mas por crimes contra a segurança nacional. Os crimes incluem estupro e extorsão.
As reivindicações foram feitas à Fars por Gholomali Rezvani, vice-governador da província do Irã Gilan. Os Ministérios Present Truth chamaram o relatório de "perplexo e desonesto".
"Nós temos o veredito original escrito tanto pelo Tribunal provincial em Gilan como do ramo da Suprema Corte em Qom que detalha a apostasia", escreveu o ministério em seu site sexta-feira.
Nadarkhani foi preso em 13 de outubro de 2009, depois de protestar contra a decisão do governo de forçar todas as crianças, incluindo seus próprios filhos cristãos, de lerem o Alcorão.
Ele foi inicialmente acusado por protestar, mas as acusações foram posteriormente alteradas para a apostasia e evangelismo aos Muçulmanos. Em 2010, ele foi condenado à morte e a sentença foi confirmada pela Suprema Corte do Irã este ano.
Esta semana, o pastor cristão recebeu a chance de retratar de sua fé em tribunal, mas ele se recusou a fazê-lo e agora aguarda um veredito final, por escrito, o que é esperado em uma questão de dias.
Seu advogado, Mohammad Ali Dadkhah, foi surpreendido pelo novo relatório da Fars, e afirmou que ele só defendeu Nadarkhani contra a sentença de morte no caso de sua acusação de apostasia.
"Se ele está sob julgamento em outro tribunal por outras acusações, eu não estou ciente", disse o advogado da Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã. "A acusação que o pessoal do tribunal anunciou que eu defendi durante várias sessões diferentes do tribunal foi de apostasia e nenhum outro encargo".
A Fars relatou Rezvani como dizendo na sexta-feira, "O tema do crime e essa sentença de morte do indivíduo não são crenças baseadas e relacionadas à sua religião. Ninguém é executado em nosso regime pela escolha de uma religião, mas ele é um sionista que tem crimes contra a segurança. Neste momento, conduzir a sentença não é uma questão definitiva".
Enquanto Fars acusou a mídia ocidental de produzir relatórios falsos sobre Nadarkhani, o advogado do pastor sublinhou que só esta semana "a acusação de que o tribunal informou-o foi sobre sua apostasia", conforme foi relatado por Campanha Internacional para os Direitos Humanos no Irã.
O Irã está listado como o segundo pior perseguidor de Cristãos no mundo, atrás de Coréia do Norte, pelo Portas Abertas, um ministério que apóia Cristãos perseguidos. O ministério informou no mês passado que o governo iraniano está a intensificar a vigilância sobre os Cristãos e fazer seu melhor para silenciar o movimento crescente da igreja domiciliar lá.
Nadarkhani atuou como líder de um movimento da igreja domiciliares de 400 pessoas em Rasht.
Parlamentares dos EUA e líderes cristãos condenaram o governo iraniano por recusar o direito básico do pastor à liberdade religiosa e pediram sua libertação.
Franklin Graham, filho do evangelista Billy Graham, afirmou na sexta-feira, "é incompreensível para a maioria das pessoas pensar que uma pessoa no século 21 possa ser condenado à morte simplesmente defendendo uma fé que difere da de poderes dominantes de sua nação".
Graham teve palavras duras para a comunidade internacional e seu silêncio.
"Um homem é condenado a ser morto pelo 'crime' de uma crença sincera em Jesus Cristo - uma sentença em clara violação do direito internacional. Então, onde está a indignação internacional?" ele colocou.
"Nós, como cidadãos dos EUA, devemos nos juntar à nossa voz para continuar a pressionar os líderes mundiais a tomar medidas. A vida do Pastor Nadarkhani está pendurada na balança".
A Associação Nacional de Evangélicos também divulgou um comunicado, chamando a ameaça de execução do Irã ao Pastor Nadarkhani de "perseguição religiosa no seu pior".

CRISTIAN POST
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MEDITAÇÃO DO DIA

O Deus que Conhece Seu Nome

Ele chama as Suas ovelhas pelo nome. João 10:3


O ouvido humano está finamente sintonizado para captar especialmente dois sons: o som de uma moeda caindo no chão e nosso próprio nome. Você pode estar numa sala cheia de gente, com aquele vozerio e burburinho, mas se seu nome for falado, você vai identificar facilmente. Não existe nada tão pessoal como nosso nome. Se escuto meu nome, paro e procuro descobrir de onde veio a voz.


Você já esteve às seis da tarde em alguma estação do metrô de São Paulo? Ou na Rua 25 de Março, no mês de dezembro? Já assistiu a reportagens mostrando a saída da multidão de um grande estádio? Vemos apenas o povo, a multidão, um grupo de humanos. Mas, para Jesus, cada rosto é diferente. Cada rosto tem sua história. Cada um é Seu filho. Cada um tem nome. Ele não chama: “Pessoal, sigam-Me!” Ele nos chama individualmente.


Pense agora por um momento: seu nome é pronunciado pelos lábios de Deus! E não somente isso, mas também tem seu nome escrito nas mãos dEle! “Veja, Eu gravei você nas palmas das Minhas mãos” (Is 49:16). Isaías se lembrava de que muitos marinheiros tinham o nome daquelas pessoas a quem amavam em diversas partes do corpo. Nosso nome está gravado nas mãos de Deus. O acesso é mais fácil e rápido do que qualquer clique de computador. Apenas um movimento na mão e ali está o seu nome, o meu nome.


Jesus, como bom Pastor, conhece pelo nome cada ovelha do Seu rebanho. O jornalista Tim Laniek perguntou a um pastor de ovelhas se ele realmente conhecia as ovelhas. O pastor respondeu: “Eu sei o ano em que nasceram, as circunstâncias do nascimento, se fraturaram alguma pata, a que doenças são mais suscetíveis, que animal mais temem; conheço o temperamento de cada uma; se costumam se desgarrar do rebanho, etc.”


Não podemos imaginar Jesus, como nosso bom Pastor, nos conhecer menos do que isso. Ele também conhece as circunstâncias do seu nascimento, como seus pais o trataram, e como está seu coração agora.


“Jesus nos conhece individualmente, e comove-Se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos por nome. Sabe até a casa em que moramos, o nome de cada um dos moradores. Tem por vezes dado instruções a Seus servos para irem a determinada rua, em certa cidade, a uma casa designada, a fim de encontrar uma de Suas ovelhas” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 479).


Como é bom ter a certeza de que Jesus sabe nosso nome!

domingo, 2 de outubro de 2011

Como vivem os 350 milhões de fieis de Jesus que sofrem perseguição ou discriminação

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Segundo o Informe de Liberdade Religiosa no Mundo de 2010, cerca de 350 milhões de cristãos sofrem perseguição ou discriminação no mundo, desses, 200 milhões enfrentam perigo de morte.

Nos primeiros tempos de suas novas vidas em países ocidentais, eles se extasiavam diante das igrejas abertas e iam à missa todos os dias, mais de uma vez, para recuperar o tempo perdido. Milhares de cristãos, tanto católicos como evangélicos e ortodoxos, abandonaram nos últimos anos seus países de origem, alguns deles muçulmanos, onde a radicalização do Islã consolidou uma perseguição religiosa.
Outros tantos ficaram por falta de recursos econômicos para emigrar, por convicção religiosa ou porque trata-se de seu país. É difícil precisar os números da repressão, devido à falta de democracia, às deficiências do Estado e a falta de transparência nas informações dos países em questão. Contudo, segundo o Informe de Liberdade Religiosa no Mundo de 2010 – elaborado todos os anos pela Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), associação internacional vinculada à Santa Sé -, cerca de 350 milhões de cristãos sofrem perseguição ou discriminação no mundo, desses, 200 milhões enfrentam perigo de morte. Um terço da população do planeta é cristã: 2,1 bilhões de fiéis, dos quais 1,18 bilhão são católicos.

“Nos lugares onde não há liberdade religiosa, tampouco há liberdade democrática”, alerta Javier Menéndez Ros, diretor da AIN-Espanha, que durante a recente Jornada Mundial da Juventude de Madri com o Papa organizou na capital uma exposição fotográfica sobre os cristãos perseguidos. Em uma semana, a exposição recebeu um público de 8 mil pessoas. As massas de jovens católicos que tomaram Madri em agosto constituem uma imagem de normalidade inconcebível em outros lugares do planeta. Os cristãos do Iraque o sabem bem. “Durante a ditadura de Sadam Hussein, os cristãos não eram cidadãos de primeira classe, mas não eram perseguidos – explica Raad Salam, iraquiano nacionalizado espanhol, que vive na Espanha há quase vinte anos depois de escapar do regime de Sadam.

Desde a guerra de 2003, que levou os xiitas ao governo, o radicalismo islâmico persegue cada vez mais os cristãos”. Para Salam, recordar os europeus do risco que os cristãos enfrentam em alguns países é um imperativo moral, porque “a sociedade ocidental parece não se dar conta, está adormecida, só reage quando há muitos mortos”. Contudo, houve uma conscientização a respeito do tema depois das matanças no Iraque, dos ataques a igrejas cópticas no Egito, e dos assassinatos de políticos cristãos paquistaneses que defenderam Asia Bibi, católica condenada pela lei da blasfêmia. Nesses países, os cristãos – embora tenham presença histórica há séculos – são percebidos como “amigos do Ocidente”, o que os transforma em suspeitos.

Este preconceito castiga especialmente os evangélicos, que estão mais relacionados com os Estados Unidos – potência detestada por muitos regimes muçulmanos – do que os católicos. Em muitas ocasiões, a integridade física não corre perigo, mas as perspectivas de vida dos fieis são prejudicadas porque a lei cria mecanismos opressores: o cristão não pode prestar concurso ou exercer certas profissões, o clero é assediado, a circulação de Bíblias é proibida, e não se pode abirr escolas e seminários. Em países muçulmanos onde o cristianismo é tolerado, a prática da fé implica complicações, como relata A.A. (iniciais fictícias), convertido ao catolicismo, na Argélia. “O cristão argelino deve ir sempre à mesma igreja para ser reconhecido pela comunidade; é comum que o sacerdote acolha os fieis na porta para reconhecê-los, pois há um verdadeiro temor de que entrem pessoas estranhas”, explica. Não é raro que a polícia pare pessoas com características físicas de argelinos para perguntar porque estão entrando ali e se são cristãs; “é uma vigilância policial que incomoda os argelinos e os desanima de ir à igreja por medo de represálias; em geral, os europeus e outros estrangeiros não são alvo desse interrogatório”.

A missa dominical na Argélia acontece às seis da tarde, pois o domingo do mundo islâmico é dia de trabalho; e às sextas-feiras costumam acontecer às dez ou às onze da manhã. “Essa missa é muito mais frequentada porque a sexta-feira é dia de folga – esclarece A.A. -, mas muitos não podem comparecer porque os lugares de culto ficam distantes de suas casas (há pessoas que viajam 60 a 70 quilômetros para ir à missa) e porque há menos transporte público por ser dia de folga.” Mas o mais difícil é o contexto social e familiar: “as obrigações familiares do fim de semana numa sociedade onde a vida social é muito invasiva podem impedir os fieis de ir à missa, sobretudo aqueles que vivem sua fé de forma escondida. A ausência de uma pessoa todas as sextas-feiras, dia de culto para os muçulmanos, pode suscitar perguntas nas famílias e levantar suspeitas”. O convertido vive em terreno delicado.

Geografia da intransigência
Saber quais países são os mais perigosos para os cristãos é complexo. O informe da Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) de 2010 analisa 194 países, detecta problemas em 90 e assinala graves violações à liberdade religiosa – dos crentes de todas as religiões, mas com atenção especial para os cristãos – na Arábia Saudita, Bangladesh, Egito, Índia, China, Uzbequistão, Eritreia, Nigéria, Vietnã, Iêmen e Coreia do Norte, mas sem estabelecer uma hierarquia entre eles. A associação cristã internacional Open Doors elabora uma lista anual de países onde os cristãos sofrem perseguição e os classifica por ordem de periculosidade. Os cinco que seguem são: Paquistão, Eritreia, Mauritânia, Butão e Turcomenistão. O Departamento de Estado dos Estados Unidos também publica um informe anual sobre liberdade religiosa que analisa a perseguição e a discriminação contra fieis de todas as religiões, não só a cristã, mas sem fazer uma classificação.
Seu informe de 2010 destaca vulnerabilidades nos seguintes países: Afeganistão, Arábia Saudita, Birmânia, China, Coreia do Norte, Cuba, Egito, Eritreia, Indonésia, Irã, Iraque, Quênia, Laos, Malásia, Maldivas, Marrocos, Nepal, Nigéria, Paquistão, Rússia, Somália, Sudão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Venezuela e Vietnã.

Raad Salam, caldeu iraquiano, mora na Espanha há vinte anos
“Os caldeus viviam no Iraque antes da chegada do Islã”
Raad Salam chegou à Espanha em 1992, com status de refugiado político segundo a ONU, depois de ter sido sentenciado à morte por Sadam Hussein e de ter fugido do Iraque. “Não me prenderam por ser cristão; condenaram-me por ser pacifista subversivo, eu escrevia artigos, promovia atos de protesto”, explica Raad Salam, que por causa da mobilização geral de recrutas teve que participar da guerra contra o Irã (1980-88) e da primeira Guerra do Golfo (1991). Conseguiu fugir da prisão porque seu pai subornou os carcereiros. Como refugiado, passou pela Espanha a caminho dos Estados Unidos, mas por fim se instalou no primeiro país.

Solteiro, com 51 anos, Raad Salam mora em Cobenha, uma localidade próxima a Madri. Em seu país, ele havia se formado em Economia e Estudos Árabes e Islâmicos, e fez doutorado em Filologia Árabe e História do Islã na Universidade Complutense de Madri. Ele é caldeu por nascimento (a igreja caldeia, antiquíssima, obedece ao Papa), e em outubro viajará ao norte do Iraque para convencer os cristãos iraquianos de que não fujam para o exterior. “Sei que é egoísta, porque eu sofri em meu país, fui sequestrado e condenado, ainda que por outros motivos, mas agora estou a salvo na Espanha, e peço que eles fiquem”, disse.

Assassinatos e ataques a igrejas aumentaram desde a guerra. Na época de Sadam, havia 1,5 milhão de cristãos no país – entre siríacos, caldeus e ortodoxos – e se calcula que ainda existam entre 300 mil e 500 mil. Os que fogem buscam um lugar seguro na Europa, Estados Unidos ou Austrália. Salam também sente a dor da perda cultural que o êxodo implica. “Os caldeus têm uma história antiga, estamos na Mesopotâmia desde o século 1, somos da Igreja de São Tomás de Aquino, o Islã chegou depois, e não temos porque sair de nossa terra”, diz. Os caldeus falam aramaico, mas “a segunda geração que está sendo criada na França ou na Alemanha já não conhece o idioma”, lamenta. Embora o Islã proíba o consumo de álcool, ele era tolerado na época de Sadam; como não precisavam obedecer este preceito, os cristão costumavam vender álcool. “Começaram os ataques às lojas e as ameaças”, diz Salam, cuja família se dedicava ao ramo.

Paul, convertido argelino, agora mora em Paris“A internet e as redes sociais permitem que nos sintamos menos isolados”

Para um convertido, a internet é uma grande ferramenta. “Eu a uso; a internet foi muito importante no meu caminho – explica Paul, argelino residente na França, que se converteu ao catolicismo – porque permite escapar da rigidez familiar muçulmana e consultar outras fontes, fazer-se perguntas”. Ao se converter, escolheu se chamar Paul por causa de São Paulo, o apóstolo dos gentis: “com ele, percebe-se ainda mais o quanto Cristo sofreu por todos os homens, seja qual for sua raça ou sua condição geográfica”. Por e-mail desde Paris, Paul – que prefere não revelar seu sobrenome – elogia a internet para quem se inicia em sua nova fé.

“Ela permite entrar em contato com cristãos que podem nos acompanhar em nosso caminho”, escreveu. “Uma das primeiras coisas que fiz depois de minha conversão foi teclar no Google: 'muçulmanos convertidos ao cristianismo' para ver se outras pessoas viviam a mesma situação que eu”. E insiste: “quando algum muçulmano se converte, começa sempre por ficar sozinho e sofrer com o isolamento. A internet e as redes sociais permitem que nos sintamos menos isolados”. Na foto, Paul – com o rosto pixelado – recebe a saudação do cardeal André XXIII, arcebispo de Paris. Um amigo seu, também convertido, que viajou a Madri em agosto para uma palestra de Ajuda à Igreja Necessitada, explica que ficou impressionado com a pergunta de um assistente sobre uma menina muçulmana escolarizada junto com seu filho, que foi tirada da escola quando se interessou pelo cristianismo. Ele diz que respondeu que “todo cristão deve abrir seu coração e sua casa a toda pessoa de outra religião e não deve duvidar em compartilhar sua fé com essa pessoa”.

A.A., argelino convertido que vive na Argélia“O convertido é visto como um traidor”

Argelino e convertido, como mora na Argélia prefere não revelar seu nome; assim o chamaremos de A.A.. Ele respondeu por e-mail desde seu país sobre a diferença de tratamento entre o cristão de origem e o convertido. “A situação não é fácil para nenhum dos dois num mundo onde a fé cristã é considerada blasfêmia”- relata. “O convertido procedente do Islã mudou de religião, o que faz com que seja visto como um traidor aos olhos da comunidade. Um convertido nascido numa família laica talvez tenha menos dificuldades porque a família pode tolerar sua conversão. Mas a sociedade (amigos, colegas de trabalho, conhecidos...) é hostil ao fato de que o muçulmano traia o Islã para abraçar outra religião. Um convertido nascido numa família muçulmana muito praticante se encontra numa situação mais difícil, que um cristão nascido numa família cristão não é capaz de entender”.

Entre os obstáculos que enfrenta, está “o risco de perseguições morais e físicas”. Assim, “é obrigado a viver sua fé às escondidas sob pena de ser rejeitado por sua família, o que equivale à morte social” – escreve. “O convertido faz perguntas que o cristão de origem (uma minoria mais ou menos aceita) não faz: 'como fazer para viver, casar e morrer de modo cristão às escondidas ou perseguido?”. Além disso, é mais difícil se integrar a uma paróquia. “O cristão nascido em família cristã não têm problemas para ser acolhido na Igreja e na comunidade cristã – esclarece -, enquanto que os convertidos são acolhidos com muita prudência pelas igrejas locais, por causa dos problemas ligados à segurança e às perseguições.” O convertido que foi à palestra em Madri acrescenta que “a influência e a intimidação das famílias do entorno muçulmano” são um obstáculo à opção individual de mudar de religião.

Fonte: La Vanguardia
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Muçulmanos têm visões e sonhos de Jesus e se convertem ao cristianismo


Muçulmanos têm visões e sonhos de Jesus e se convertem ao cristianismo
Entre africanos muçulmanos, 42% dos novos crentes vem a Cristo através de visões e sonhos

Uma revista da Califórnia publicou recentemente os resultados de uma pesquisa com mais de 600 ex-muçulmanos, que agora seguem Jesus. “Embora os sonhos pareçam desempenhar um papel menor na conversão dos ocidentais, mais de um quarto dos entrevistados ex-muçulmanos enfaticamente confirmam que os sonhos e visões desempenharam um papel vital em sua conversão, e os ajudou em momentos difíceis”, o levantamento afirmou.
Outros têm encontrado o percentual mais elevado. Karel Sanders, um missionário na África do Sul, informou que entre africanos muçulmanos, “42% dos novos crentes vem a Cristo através de visões, sonhos, aparições angelicais e ouvir a voz de Deus.” De acordo com o site “Sexta-Feira Dawn Fax”, que se concentra em relatórios missionários de língua árabe, moderadores explicam experiências sobrenaturais, tais como sonhos, visões e curas através da oração em nome de Jesus. “Este é um tema quente em nossa região. Pessoas de todo o Oriente Médio nos chamam, dizendo como eles foram curados através da oração em nome de Jesus”, citam os missionários. “Ouvintes muçulmanos costumam nos falar sobre sonhos e visões de Jesus, querendo saber o que isso significa para eles.”

O mesmo é contado em “I Dared to call him Father (Me atrevi a chamá-lo de pai)”, um livro fascinante, escrito por uma rica mulher ex-muçulmana paquistanesa chamada Bilquis Sheikh, que veio a Cristo através de uma série de acontecimentos místicos – começando com a presença do mal, que ela sentia, e era ligado ao assassinato recente de um cristão perseguido.

“A estranha sensação espinhosa cresceu dentro de mim enquanto eu caminhava lentamente ao longo dos caminhos de cascalho do meu jardim”, ela escreveu em um livro que acaba de ser relançado. “Eu parei de andar e olhei em volta. Como eu me inclinei para agarrar as hastes verdes, algo passou por minha cabeça, eu me endireitei, atenta. Senti uma névoa… Um frio, úmido. Uma presença profana – tinha flutuado por mim. Claro que não havia nada lá fora. Estaria lá? Como que em resposta, eu senti uma presença, muito real e misteriosa e um toque em minha mão direita.”

Esta experiência levou a uma série de sonhos que – como tantos outros – culminou na conversão da mulher muçulmana.

A Bíblia está repleta de experiências de Deus com o homem através de sonhos. Abraão, José do Egito e José, o pai de Jesus são alguns exemplos.

Mas eles também são cruciais no nosso próprio tempo e, no caso da mulher rica, cujo marido tinha sido um general e ministro do Paquistão, eles formaram uma parte importante de sua conversão – se não o mais importante papel. Conforme ela explica neste livro bem escrito (que foi publicado pela primeira vez em 1978), ela havia sido criada na fé muçulmana, que acreditava que, embora Jesus tenha nascido de uma virgem, ele não era o Filho de Deus. Ainda assim, a mulher sentiu-se impulsionada para explorar a Bíblia – e é aí que tudo começou.

Em um sonho, relatou Sheikh, “eu me encontrei jantando com um homem que eu sabia ser Jesus. Ele veio me visitar na minha casa e ficou por dois dias. Ele sentou-se sobre a minha mesa e em paz e alegria jantamos juntos”.

“De repente, o sonho mudou. Agora eu estava no topo de uma montanha com outro homem, João Batista. Ele estava vestido com uma túnica e calçado com sandálias. Como foi que eu misteriosamente sabia seu nome, também? Eu encontrei-me contando a João Batista sobre as minhas visitas recentes com Jesus”. O sonho – peculiar – a levou à pergunta que todos poderiam saber responder (porque até aquele momento, Sheikh ainda não havia chegado ao trecho em que João Batista aparece na história) em sua leitura da Bíblia.

Ela se tornou uma cristã. Existem milhares de outros relatos de ex-muçulmanos. Os relatórios incluíram moradores em lugares como Marrocos.

“Um seguidor de Jesus da Guiné fala sobre uma pessoa de branco que lhe apareceu em sonho, chamando-o de braços abertos”, afirma a publicação da Califórnia.”Esse tipo de sonho, no qual Cristo aparece como uma figura de branco, é um padrão frequente na obra missionária entre os muçulmanos".

Os exemplos são numerosos. Um muçulmano da Malásia viu seus pais falecidos como convertidos aos cristianismo em um sonho, comemorando no céu. Jesus, com uma túnica branca, lhe disse: “Se você quiser vir a mim, vem!” Ele o fez.

Outro convertido, este novamente a partir do Oriente Médio, disse que ele estava deitado na cama com uma dor de cabeça muito forte. A figura branca com uma aparência maravilhosa, pacífica, apareceu e colocou as mãos sobre sua cabeça três vezes, e na manhã seguinte a dor de cabeça que era incurável até então, havia cessado.

Um homem do oeste da África viu um religioso muçulmano no inferno, e um pobre cristão, que não podia mesmo dar esmolas, no céu. A voz explicou que o ponto decisivo não foi a esmola, mas a fé em Jesus.

Enquanto isso, um trabalho missionário entre os Tausugs, das Filipinas, maior grupo muçulmano daquele país, relata que um número de muçulmanos fiéis “viu Jesus” em seus sonhos após o Ramadã (mês em que os muçulmanos praticam um ritual de jejum). Um homem sonhou com Jesus matando um dragão enorme em um duelo e no dia seguinte teve o mesmo sonho, o que o levou a conhecer o Evangelho.

Um membro do povoado Yakan, na Província Basilan sonhou que o Profeta Maomé não podia olhar para Jesus no olho. Quando ele disse a seu primo, um cristão, do sonho, seu primo lhe disse que o sonho significava que Jesus é maior do que Maomé.

Há histórias de guerra espiritual. Há relatos da Turquia. Há histórias de curas milagrosas. Há histórias do Iraque. Uma equipe que pertencem aos “Atletas em Ação”, um movimento de atletas missionários, relatou a partir de sua visita às repúblicas da Ásia Central do Turcomenistão e Quirguistão, que “uma das experiências mais interessantes da viagem foi ouvir um grande número de pessoas dizendo como eles tornaram-se cristãos”. Anteriormente, eles haviam sido ateus ou muçulmanos. Alguns contara como Deus havia falado com eles em sonhos. Outros disseram que tiveram dores de cabeça por dias depois de ouvir sobre Cristo. Logo que decidiram tornar-se cristãos, a dor de cabeça havia passado. Uma mulher disse que na noite em que ouviu falar de Jesus, nada aconteceu até que ela foi dormir. Enquanto ela dormia, ela teve um sonho terrível, no qual uma figura satânica disse a ela “Você nunca vai escapar de mim”, porém agora ela também se tornou uma cristã.

Existem inúmeros relatos de que muitos dos Berberes que vivem nas montanhas da Argélia estão vindo a Cristo através de sonhos e visões semelhantes, formando células e igrejas, em sua maioria subterrânea. Ahmed Ait Ben Youcef, um berbere nativo que atualmente vive no exterior, disse que encontrou Cristo no caminho que parece típico para berberes islâmicos anteriormente: “nós berberes sempre acreditamos em Deus, mas muitos o procuram à sua própria maneira, sob a pressão dos árabes islâmicos. Jovens ansiavam pelo caminho certo para nossas vidas e oravam a Deus para orientação. Um dos meus amigos morreu em um acidente de trânsito. Na noite seguinte, sonhei que ele, um outro amigo, e eu nos dirigíamos a uma cidade brilhante, rodeada por uma parede branca. Nesse sonho, meu amigo nos disse que agora ele vivia lá”.

Um muçulmano egípcio estava lendo os Evangelhos, e de acordo com mais um relatório ele tinha acabado de chegar a Lucas, Capítulo 3, quando um vento forte varreu a sala e uma voz disse: “Eu sou Jesus Cristo, a quem você odeia. Eu sou o Senhor que você está procurando.” Ele decidiu seguir a Jesus naquele dia.

Os relatórios são difundidos de tal forma que sites inteiros são dedicados a tais histórias – embora muitas vezes tomem o cuidado de manter o anonimato. Uma fonte bem informada, que por razões óbvias permanece não identificada, relata que um ex-islâmico “Imam” ou líder espiritual levou 3.000 muçulmanos para Jesus, tendo ele chegado a Cristo através de sonhos, em que um homem branco dizia-lhe para estudar a Bíblia. O método desse homem é simples: em uma conversa, ele diz aos outros: “você já viu um homem branco em seus sonhos recentemente? Se eles não tiverem visto, ele lhes diz: eu só estava me perguntando. Obrigado. Se responderem positivamente, ele continua perguntando se eles estão interessados em aprender quem este homem branco é. E quem não está interessado na identidade de uma pessoa misteriosa que aparece em seus sonhos? O ex-Imam, em seguida, mostra-lhes várias passagens da Bíblia em que um homem branco vestido é mencionado, explicando: “Isso é Jesus. Ele quer falar com você, porque Ele quer que você o siga”.

Muitos muçulmanos foram preparados para casos de encontros sobrenaturais, e aceitaram o convite. Algum tempo atrás, Bill Bright, diretor do “Campus Crusade”, escreveu que “estavam vivenciando um fenômeno surpreendente. Muçulmanos em particular estão tendo sonhos e visões confirmando a realidade de Cristo. Depois de um programa de rádio informaram que Jesus havia aparecido para muitos muçulmanos em um sonho e havia dito a eles: ‘Eu sou o caminho’. A estação de rádio recebeu milhares de cartas de muçulmanos no norte da África e do Oriente Médio, em que os ouvintes disseram que de repente tinham entendido sonhos anteriores. Eles, então, queriam mais informações sobre Jesus”.
Fonte: Gospel +/Redação CPADNews
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