quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

LIDERANÇA



OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA Busque por em prática algumas qualidades que você pode desconhecer
Por: Carlos Alberto de Faria
     Há certas características que ficam ocultas em líderes e por isso podem deixar escapar esse dom natural. Não basta conhecer as tais características e não praticá-las, para isso as mesmas citadas abaixo descrevem o perfil de um líder completo.
      Autoliderança
     Todo líder começa sua liderança liderando a si próprio. Lidera sua mudança, sua adaptação constante ao que é necessário, ao que ele quer atingir e ao que os seguidores necessitam para alcançar a meta almejada.
     Lidera a constância de propósito, a realização da visão baseada nos valores e princípios da empresa que lidera. Sob certo aspecto o líder é um obsessivo e compulsivo:
- é obsessivo, pois ele repete à exaustão o pensamento recorrente
da visão perseguida, e
- compulsivo com relação à ação diária na obtenção dos resultados acordados e desejados.
     Significado
     O líder tem uma direção interna própria que independe de outras pessoas e é a luz que o conduz na realização da sua Visão.
     Visão
     Os líderes enxergam onde querem chegar, pois só alcançamos o que podemos ver, ou antever.
     Pesquisa e Mapeamento
     Os líderes pesquisam, mentalmente e constantemente, o estado atual onde se encontra sua empresa e onde quer chegar, traça mapas possíveis e analisa prós e contras.
     O seu plano de ação, passo a passo, é traçado sobre a melhor rota mapeada.
     Foco
     O líder mantém o foco na sua visão, por isso corrige cursos, pensa de forma flexível, ultrapassa obstáculos, dirige a sua aventura. Quanto mais claro o foco, mais iluminado.
     Mudança
     Só há liderança se houver mudança.
     Ninguém lidera um conjunto de pessoas para permanecerem no mesmo lugar, sem desafios, sem motivação.
     A liderança envolve, em si, um sentido de mudança, onde todos se engajam para a realização, para a ação que leva à realização desta mudança: uma maior participação no mercado, a consolidação da liderança de mercado, uma mudança de estrutura empresarial, etc.
     Compartilhamento
     Toda liderança é compartilhada.
     É impossível ao líder, qualquer que seja a sua posição, cuidar de tudo e de todos, inevitavelmente os seus seguidores analisarão detalhes, farão escolhas, estabelecerão acordos, a todo o momento, ao longo do dia,
- com o líder,
- sem o líder ou
- apesar do líder.
     Essa delegação, óbvia e necessária, mostra que a liderança é compartilhada, ou como Karl Albrecht, em seu memorável livro "A Revolução Nos Serviços", declara:
     "As formigas estão no poder."
     O que Albrechet diz é que o contato com o cliente é a essência do negócio de uma empresa, é o que definirá se o cliente compra, e se repetirá compras.
     Este é o bem mais precioso que qualquer empresa possui, o cliente que compra e tem intenção de repetir compras. O líder está longe destes contatos preciosos. Só lhe resta inspirar e compartilhar, com as pequenas formigas (o pessoal de contato com o público), o exercício coletivo e efetivo desse poder maior. Esta característica é surpreendente, não?
     Situacional
     A liderança depende da situação em que se encontra. Uma equipe de remo tem em seu treinador o líder maior. No entanto os remadores, quando em competição, estão com as costas voltadas para o alvo, e quem lidera é quem não está remando, aquele que fica na última posição do barco, orientando os remadores, que muitas vezes nem técnico é. Dependendo do assunto a ser tratado, assume a liderança aquele que tem melhores condições de obter os melhores resultados.
     Coragem
     Já se disse que um líder com coragem é uma maioria, pois carrega consigo os seguidores. Um líder sem coragem perde a confiança dos seus seguidores, deixa de liderar.
     Visibilidade
     O líder precisa ser visível, pois ele faz o que diz e diz o que faz, ele é o exemplo a ser seguido. Para colocar-se como exemplo, há que se ter visibilidade. Portanto, sem visibilidade não há liderança.
     Você ou o seu líder estão praticando estas características da liderança?
     Os seus seguidores percebem estas características em você, ou no seu líder?

Fonte Creio

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...