sexta-feira, 29 de abril de 2011

PARA SABER MAIS , POIS CONHECIMENTO NÃO OCUPA ESPAÇO

IRAQUE

Nos tempos bíblicos, o atual Iraque era conhecido como Babilônia. Há relatos mostrando que o apóstolo Tomé foi o primeiro a levar o Evangelho àquele território. O país tem 25 milhões de habitantes, sendo a maioria árabe (80%); os curdos são 15% da população. O islamismo é a religião de 96% dos iraquianos. Eles estão divididos em xiitas (62%) e habitam o Sul do país; no Centro estão os sunitas (35%), que são a mesma facção islâmica dos curdos do Norte.

Nas últimas décadas o país tem sido palco de guerras e conflitos internos. Desde 2003 já são cerca de 650 mil mortos. O desemprego atinge 75% da população. Mulheres se vendem em troca de comida. Não há estrutura, como transportes coletivos, e as escolas funcionam precariamente. O caos é total!

É nesse contexto de adversidade que, hoje, obreiros iraquianos e brasileiros, através de Missões Mundiais, semeiam as boas novas de salvação.

A primeira igreja batista em solo iraquiano surgiu em 2004, na capital Bagdá, graças ao trabalho iniciado em 1985 pelo missionário de Missões Mundiais, Pr. Khalil Samara. O Evangelho se espalhou e chegou ao Norte do país, onde já foi organizada a segunda igreja.

É no Norte do Iraque que fica o Curdistão, uma área muçulmana com grande diversidade de tribos, o que dificulta os novos convertidos de andarem numa mesma visão. Por causa dessa realidade, a igreja evangélica precisa desenvolver um forte trabalho de discipulado, a fim de que todos os iraquianos sejam alcançados pela graça do Pai.


Curiosidades sobre o Iraque

Você sabia que a terra onde se disputa uma guerra com interesses mundiais em razão do petróleo possui memoráveis histórias e mitos da civilização?

Veja alguns deles a seguir:
  • O jardim do Éden era no Iraque.
  • Mesopotâmia, onde agora é o Iraque, foi o berço da civilização.
  • Noé construiu a Arca no Iraque.
  • A torre de Babel ficava no Iraque.
  • Abraão era de Ur, que ficava no sul do Iraque.
  • A esposa de Isaac, Rebeca, era de Nahor, que ficava no Iraque.
  • Jacó encontrou-se com Raquel no Iraque.
  • Jonas orou em Nínive, que ficava no Iraque.
  • Assíria, que ficava no Iraque, conquistou as dez tribos de Israel.
  • Babilônia, que ficava no Iraque, destruiu Jerusalém.
  • Daniel esteve na cova dos leões. Onde? No Iraque!
  • Baltazar, rei de Babilônia, viu a “escrita na parede” no Iraque.
  • Nabucodonosor, rei da Babilônia, carregou os judeus prisioneiros através do Iraque.
  • Ezequiel fez suas orações no Iraque.
  • Os Reis Magos eram do Iraque.
  • Pedro também fez orações no Iraque.
  • O “império do homem”, descrito na Revelação, era a chamada Babilônia, uma cidade do Iraque.
Outra curiosidade interessante é que o Iraque é a segunda terra mais mencionada na Bíblia, depois de Israel. Na Bíblia, corresponde aos nomes Babilônia, terra de Shinar e Mesopotâmia. A palavra Mesopotâmia significa “entre dois rios”, mais exatamente entre os rios Tigre e Eufrates. O nome Iraque significa “país com raízes profundas”. Certamente o Iraque é um país com raízes profundas e de enorme importância na Bíblia. Com exceção de Israel, nenhuma outra nação tem mais história e profecias associadas a ela do que o Iraque.


SÍRIA

A Síria é um país do Oriente Médio onde o apóstolo Paulo foi alcançado pela graça de Cristo quando seguia pelo caminho de Damasco. O país tem hoje cerca de 22 milhões de habitantes e nos últimos 50 anos tem se envolvido em confrontos com o Líbano e Israel. E, apesar de pregar a liberdade religiosa, os fundamentalismos islâmico e ortodoxo são muito fortes por lá.

Ao se converterem a Jesus muitos são perseguidos, inclusive pela própria família, por deixarem a antiga religião. As crianças são especialmente afetadas e sofrem represálias até na escola. Atentos a isso, obreiros da terra desenvolvem atividades que atingem não somente os alunos da EBD, mas também ajuda crianças de outras religiões.

Muitas famílias já foram abençoadas pelo trabalho de Missões Mundiais na Síria. Mas a graça de Deus precisa chegar a outras milhares de pessoas. Seja parte dessa missão.


Curiosidades sobre a Síria

Damasco "Péroloa do Oriente"

Damasco foi a primeira cidade onde o grande Apóstolo São Paulo pregou o Evangélio. Hoje, porém, é uma cidade tipicamente muçulmana. Tem mais de mil cúpulas nos seus minaretes, os quais se refletem nas águas do rio. Sua população aproxima-se a 290.000. (brasilcult)

Lugar de devoção

O lugar de devoção mais venerado dos muçulmanos da Síria, a Mesquita dos Omíadas, é situado no centro da cidade de Damasco. Antigo templo cristão, a mesquita contém o túmulo de São João Damasceno.

SENEGAL

A situação socioeconômica do Senegal, como de grande parte da África, é bastante limitada. Segundo dados do Unicef, cerca de 22% dos 12 milhões de habitantes vivem com menos de 2 reais por dia e o número de pessoas socialmente vulneráveis predomina. Na capital Dacar as ruas lotadas de mercadores tornam a cidade um local de luta pela sobrevivência. Estima-se que 50% da população tenham menos de 18 anos de idade. A religião de 87% da população é o islamismo.

Uma obrigação religiosa e cultural, bastante forte no país, é o ensino do Corão às crianças, feito por um marabu (líder religioso muçulmano). Por conta disso, meninos – alguns com apenas três anos de idade – são enviados pelos pais para essas escolas, geralmente em outras cidades. Ali permanecem até os 15 anos, com pouco ou nenhum contato com a família. Eles são chamados de talibês, ou seja, “discípulos”. Eles são obrigados a mendigar para o marabu, sob o risco de sofrerem maus-tratos caso não consigam dinheiro suficiente.

O país tem ainda um dado curioso: há um grande número de pessoas com deficiência auditiva. Elas têm pouco acesso à escola, especialmente as que moram nas aldeias longe da capital, Dacar. Os pais dos surdos são supersticiosos. Eles creem que seus filhos são amaldiçoados e, por isso, os escondem da sociedade. É nesse contexto que os missionários brasileiros têm testemunhado da graça do Pai aos senegaleses.


Gastronomia

A cozinha senegalesa é saborosa, a base de arroz, legumes, peixe, carne de vaca e carneiro.

Cuidado com a pimenta! Num restaurante, peçam sempre "piment à part".

Pratos principais:

"Cebbu jenne" - Arroz ao peixe cozido com legumes e verduras: batata inglesa e doce, mandioca, cenoura, couve, caruru azedo etc.
"Maffe" - Arroz com carne de vaca, legumes e molho a base de amendoim.
"Yassa poullet" e "yassa poisson" - Arroz com molho de cebola, acompanhado de frango ou peixe.

Bebida:

A bebida nacional se chama "bissap", refresco com sabor único feito da folha seca de um tipo local de hibisco. É diurético e anticancerígeno.

Pão:

O pão de Dakar, capital do Senegal é muito bom. No entanto, principalmente os estrangeiros, depois de comprá-lo o levam novamente ao forno por poucos minutos, com a intenção de eliminar possíveis impurezas. Isso se deve ao fato do pão vir embrulhado em jornal. Outra curiosidade é que o jornal é do dia, ou seja, corre-se o risco de comer algumas impurezas, mas não de ficar desatualizado com as notícias do dia.


Clima

A melhor época para visitar Senegal é entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas à noite estão em média 20 graus e durante o dia entre 25 e 28 graus. Nesta época, a probabilidade de chuvas é quase nenhuma.

Símbolo Nacional

A “Baobab” é a árvore mais típica do Senegal e um dos símbolos do país que aparece em inúmeras bandeiras e emblemas oficiais. Elas são enormes e muito irregulares, cheias de nós e buracos nos seus troncos. Em torno destes buracos existem vários mitos. Uns dizem que ali eram enterrados os mortos, outros dizem que usavam como refúgio nas épocas de guerra, onde entravam várias pessoas, fechava-se o buraco com barro e deixava-se um pequeno buraquinho para respirar. O tronco pode medir mais de 40 metros de circunferência e a sua altura média é de 20 metros. A Baobah vive cerca de 800 anos, embora haja no país alguns com mais de 2.000 anos. Podem ser encontradas, sobretudo, no interior do Senegal, que em épocas chuvosas podem ser notadas em todo o seu esplendor, com as folhas verdes a brotar da sua grande copa.

Sepultamentos

Quando morre alguém no Senegal, o corpo pode ser enterrado dentro de duas horas, caso seja um muçulmano, ou ficar duas ou três semanas até se ter o dinheiro para o enterro, ou depois que toda a família do defunto vier vê-lo.

Fonte: Mochileiros.com; texto do Pr. Paulo Roberto Sória.

GÂMBIA

Menor país continental da África, a Gâmbia é o mais novo campo de Missões Mundiais. Dos quase 2 milhões de gambianos, cerca de 85% professam o islamismo. A bruxaria também é uma prática comum no país. Há 2 anos, numa represália radical, o governo ordenou a prisão de centenas de pessoas acusadas de praticarem a bruxaria.

Apesar de ter apenas 11.295 km², o país apresenta diversas etnias. Grande parte da população é composta pelos mandingas (42%). Logo em seguida vem os fulanis, com 18%, os ulofes (16%), os jolas (10%), os seraulis (9%) e ainda outras etnias que, somadas, respondem por 5% dos gambianos.

É neste cenário que estão as missionárias da JMM Edna Ferreira Dias e Luciana Marins que, com a graça de Deus, trabalham para alcançar os gambianos para o Senhor Jesus.


Curiosidades sobre a Gâmbia

Eleições com bolas de gude

No país africano Gâmbia, as bolas de gude são usadas nas eleições, no lugar das cédulas de votação [fonte: BBC]. Cada eleitor deve depositar uma bolinha no tambor com a de seu candidato e as cores do partido, que fazem o papel de urnas.

Para impedir fraudes, são colocados sinos no fundo de cada tambor que soam quando as bolas caem. Um fiscal fica de ouvido atento a cada voto para impedir que alguém coloque mais de uma bolinha por vez.

A contagem de votos é feita com o auxílio de tabuleiros com buracos para algumas centenas de bolas (entre 200 e 500). O sistema, em vigor desde 1965, foi elaborado para driblar o problema do analfabetismo no país.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...