sábado, 4 de junho de 2011

Irlanda sedia a partir de hoje o primeiro congresso mundial de ateus

Primeiro congresso mundial de ateus começa hoje na Irlanda
Cerca de 350 delegados internacionais são esperados para participar neste fim de semana da Primeira Convenção Mundial de Ateus, em Dublin, Irlanda.
Organizado pela Atheist Ireland, o evento que vai de 3 a 5 de junho marcará também o lançamento de um grupo que pretende reunir  ateus do mundo inteiro, a Atheist Alliance International. Seu primeiro presidente será Tanya Smith, da Fundação Ateísta da Austrália.
Participarão do encontro delegados vindos dos EUA, da Europa, da América do Sul e da Oceania. A convenção será dirigida pelo professor britânico Richard Dawkins, a neurobióloga dinamarquesa Lone Frank, a consultora inglesa Paula Kirby e o autor indiano Aroup Chaterjee.
Outros oradores são Rebecca Watson, fundadora do site Skepchick, os militantes da internet DPR Jones e AronRa, o professor do Trinity College de Dublin Thomas Prosser, o professor da Oxford University David Nash, o escritor norte-americano Bobbie Kirkhart e o editor da revista Secular World Tom Melchiorre.
Os oradores principais serão a senadora da Irlanda Ivana Bacik, o blogueiro  norte-americano PZ Myers no sábado e a ativista iraniana Maryam Namazie (do Conselho de Ex-Muçulmanos da Grã-Bretanha) no domingo.
Serão discutidos vários temas na convenção, como “Ciência estranha versus religião estranha”, a educação secular e os direitos humanos. Haverá debates sobre as leis da blasfêmia, as mulheres ativistas ateias, aceitação ou confrontação das religiões, comunicando o ateísmo e a construção de alianças ateistas. Serão votados também os termos da “Declaração de Dublin sobre religião e vida pública”.
No censo irlandês de 2006, os “sem religião” totalizaram 186.300 pessoas e outras 70.300 não declaram sua religião.
Michael Nugent, presidente da Atheist Ireland, dará início à convenção hoje (3/6) e no final do evento será emitido um documento oficial repudiando a intervenção de qualquer religião no Estado, em especial as aulas de religião nas escolas. Mais detalhes estão disponíveis no atheist.ie.


Tradução: Agência Pavanews

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...