quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As 7 colunas da sabedoria da igreja



Provérbios – 9:1
01. A sabedoria já edificou a sua casa, e lavrou as suas sete colunas;
Provérbios – 24:03
03. Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;



Hoje gostaria de falar dessa dona Sabedoria que entre todas as suas habilidades também se mostra uma excepcional construtora. E como sempre digo “ Ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender e ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar”, e eu não me considero sábio e nem tão pouco ignorante, por isso estou aqui para compartilhar uma pequena mensagem com todos os amados.


O primeiro versículo nos relata que a Dona Sabedoria resolveu construir uma casa, porém esta casa deveria estar segura e posta em cima de sete colunas, não seis e nem oito, mas sete colunas, que sustentariam sua casa, e assim a casa ficaria protegida de enchentes, vendavais, tempestades e outros sinistros, mas para que a cãs da Dona Sabedoria ficasse como ela queria, ele tomou uma atitude de lavrar com suas mãos as sete colunas para por no esteio da casa.


Pois bem. Por mais leigo que sejamos no assunto, sabemos que uma casa não começa a ser feita pelo telhado, mas sim pela base, e foi onde a Dona Sabedoria começou a fazer o seu lar.


Quando nos tornamos jovens logo sentimos a necessidade de procurar uma pessoa, e quando achamos, com o passar dos tempos desejamos nos unir, como dizia minha avó, “ter um cobertor de orelha”. Diante dessa situação aprendemos um ditado popular que diz “Quem casa quer casa”. E é assim mesmo, o sonho de todo brasileiro é ter uma casa, mas de que adiantaria ter uma casa que não lhe dará a segurança que você necessita, uma casa que tem goteiras, que está caindo aos pedaços? Acaso você moraria em uma casa assim? Ou tão pouco colocaria seus filhos dentro dela?


Nossa vida espiritual também é assim, sempre queremos ter segurança contra os ataques sinistros do maligno, contra as investidas das enfermidades, mas isso só será possível se você e eu estivermos seguros no interior de nossas casas, e não obstante a Bíblia nos relata em I Co 3:16, que somos templos do Espírito Santo e que Ele habita em nós. Agora, você acha que o tão grande e amável Espírito Santo de Deus habitaria em um templo que não estivesse dentro do que você irá ver?


O QUE VEM A SER UMA CASA?


Segundo as Leis vigentes no Brasil, a palavra casa te a seguinte definição: “A casa é asilo inviolável do indivíduo; ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador”. Acho tremendo esta definição, pois se eu sou templo do Espírito Santo, então estou seguro quanto a presença de intrusos.


Uma casa necessita de muitos materiais para ser erguida, e cada material nos dá uma nova mensagem. Uma casa necessita de ter cômodos e cada cômodo também nos dá uma nova mensagem, mas toda e qualquer casa necessita ser posta nestas sete colunas, e se até hoje você não tem sua casa firmada nestas sete colunas, então você corre perigo.


Quando falo de casa, estou falando de sua vida, de sua família, de sua presença na igreja, de seu ministério, de seus sonhos. Então agora que você já sabe o que é casa, se assenta e coma da palavra que Jeová nos serve.


AS SETE COLUNAS DA CASA DE DONA SABEDORIA
O versículo nos fala que Dona Sabedoria lavrou sete colunas e sobre elas colocou sua casa, mas o que vem a ser a definição de coluna? Então saivá:



COLUNA: Pilar que serve de sustentáculo, esteio, apoio.
Agora que você sabe o que vem a ser uma coluna, vejam quais são as sete.



1ª COLUNA – O AMOR Está sem dúvidas é a primeira coluna lavrada pela Dona Sabedoria para edificação de sua casa.
A Bíblia nos diz que Deus é Amor e quem não ama não conhece a Deus, e todos necessitamos conhecer a Ele. O Amor é que sustenta nossas vidas, pois quem perde o Amor perde o desejo da vida, também o Amor é a essência da vida, assim como a sua falta faz pessoas se agredirem e se matarem.



Também foi esta Postura de Caráter tão grande que fez com que Jeová enviasse seu Filho do céu para morrer em nossos lugares, ou você nunca leu Jo 3:16?


Esta coluna é indispensável em uma casa que deseja estar firme, contra as tempestades da vida, digo isto tanto pela casa de cada um de nós como a firmeza da casa que somos para o Espírito Santo (I Co 3:16). Ainda o apóstolo Paulo nos diz que o Amor é sofredor é benigno, não é invejoso, tudo suporta (I Co 13:4,8), e no versículo 1, está escrito, ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse Amor, seria como o metal. Por falta de Amor famílias inteiras são destruídas, por falta de Amor países se viram contra o outro, por falta de Amor o mundo sofre.


Coloque sua casa firmada em cima das colunas desta mensagem e comece pela coluna do Amor esta lhe dará forças para colocar as outras seis que faltam.


2ª COLUNA – A FÉ


Esta é a segunda coluna da casa de quem quer ser como a Dona Sabedoria. Esta é a tão falada fé, que muitos dizem ter e não tem, dizem conhecer e não conhecem, dizem ter provado e não tem obras, ou seja, provas da fé.


Hebreus 11:1 nos relata que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova de fatos que não se vêem. Que lindo ter a prova de coisa que não se vê. Mas Tiago 2:26 nos fala que a fé sem obra é morta, então ter a coluna da fé em nossas casas significa ter obras para mostrar. Foi por isso que a Dona Sabedoria decidiu erguer esta coluna em sua casa, ela viu que uma fé alicerçada à palavra de Deus pode fazer o inferno tremer.


Foi a coluna da fé que estava na vida do cego Bartimeu que lhe deu a chance de ter os olhos abertas, foi a coluna da fé que deu forças para a mulher do fluxo de sangue ser curada, foi a coluna da fé que sustentou Abraão na promessa de ser pai de uma grande nação, foi a coluna da fé que sustentou Josué e Calebe por quarenta e cinco anos até retornarem para a terra prometida.


3ª COLUNA – A ORAÇÃO
Sim, com certeza esta coluna não poderia faltar na casa da dona Sabedoria, e não deve faltar em sua casa, pois uma vida sem oração é uma vida sem graça.



Eu costumo dizer na igreja que muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder. Eu vejo que a oração é o combustível do crente, sem ela você não anda. Será que esta coluna já está em sua edificação, existe oração em sua vida.


No evangelho de João 1:47 e 48, quando trouxeram a Natanael até a presença de Jesus, Jesus disse: Eu já te conheço. E perguntou Natanael: De onde me conheces? E Jesus disse: Eu te vi debaixo da figueira. Sabe o que ele estava fazendo debaixo da figueira? Orando!!!!!!!


Moisés mudou o coração de Jeová quando orava. Você também poderá fazer coisas grandes em sua vida e na vida daqueles que ama, basta começar a ter uma vida de oração. Eu poderia falar de tantos outros, mas quero acrescentar apenas um homem que se chamava Jabes, que significa filho da dor, e que um dia orando disse: Senhor! Abençoa-me! E Jeová mudou a vida dele.


Uma casa sem a coluna da fé não subsiste, não se firma e nem se garante. Se lembre das palavras de Jesus, quando Ele disse, se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, mandará a este monte (dor, enfermidade, incredulidade, desgraças, etc...) saia daqui e lança-te no mar e ele irá.


4ª COLUNA – A OBEDIÊNCIA
Esta é a quarta coluna, e assim como as outras também é indispensável para uma casa que deseja estar de pé contra todos os maus tempos.



Só para refrescar sus memória, Saul temendo que o profeta não chegasse faz o sacrifício para ir a guerra, temendo que o povo desistisse da guerra, e comete um grande erro, pois quando o profeta chega, vendo aquilo diz: Melhor é obedecer do que sacrificar. Está é a coluna que agrada a Deus, obediência, pois a obediência é o princípio da benção, quer ser abençoado? Obedeça a palavra de Deus a todo o custo.


Mas o que é obediência? Eu te digo. Obedecer é fazer aquilo que não queremos para agradar a quem amamos, e com o tempo obedecer será sempre um prazer (leia minha mensagem OBEDECER É A MELHOR COISA A FAZER).


Em Deuteronômio 28, que o capítulo mais desejado por todos os cristãos, pois se trata das bênçãos, mas o primeiro versículo é a chave das bênçãos, sabe o que diz? O-be-de-çam. Leia.


5ª COLUNA – JEJUM


Esta é uma coluna de peso, pois poucos crentes jejuam, mas o jejum tem um poder incrível quando feito de maneira certa, pois Deus não quebra princípios, Ele só pode abençoar quando fazemos as coisas certas.


Quando trouxeram um endemoniado (Mt 17:21) até Jesus, pois seus discípulos não puderam expulsar os demônios, Jesus disse, que aquela casta só sairia com jejum e oração. Ele estava era revelando duas das colunas para que nós soubéssemos que são importantes. Muitas vezes queremos tirar coisas ruins de nossas vidas, tais como a amante do marido, o câncer de mama, ou coisa parecida, mas não queremos jejuar, pedimos para os outros orarem, é mais fácil.


Mas o grande poder do jejum é que ele alimenta o seu espírito, e inutiliza a carne, mostrando que é que manda no negócio. Hoje o que vemos são cristãos frouxos, que não suportam nem uma lutinha, e já se entregam, sabe, lhes faltaram os jejuns, estão com o espírito fraco, raquítico, espiritualmente mais parecem uns andarilhos espirituais. Jejue e verás que esta coluna te sustentará sua casa em momentos difíceis.


6ª COLUNA – A CORAGEM


Outra coluna indispensável na casa que quer estar firmada, a coluna da coragem, que em hipótese alguma deve estar fora, pois uma casa sem coragem vive sofrendo ameaças, com o intuito de amedrontá-la e assim invadi-la e destruí-la.


Em II Timóteo 1:7, lemos que Deus não nos deu espírito de medo, mas de coragem, por isso devemos encarar nossos desafios e transpor nossos obstáculos. Uma casa sem coragem é um lugar escuro onde todos se escondem de tudo, e falando nisso me recordo de um jovem chamado Josué que foi escolhido para conduzir o povo até a terra prometida, e em um momento em que Josué estava orando (olha a coluna da oração), lhe aparece um anjo, mas Josué não o reconhece, pois estava cheio de coragem, e naquele momento Josué parte para cima do anjo que já estava com a espada nua, e sem medo lhe pergunta, “tu és um dos nossos, ou dos nossos inimigos?” Se fosse um inimigo naquele momento estaria perdido nas mãos de Josué.


Tenha coragem, tenha a coluna da coragem em sua casa e você será respeitado pelos seus inimigos. Levante está coluna ainda que te pareça pesada, tenha coragem, levante a cabeça, pegue suas armas, vista sua armadura (Ef 6:12). Então sua casa estará cima do lugar onde nunca sofrerá dano.


7ª COLUNA – A ALEGRIA


Meus queridos irmãos leitores, eu sou casado e tenho dois filhos, seio o que estou dizendo, uma casa sem alegria mais parece um cemitério, quando não se tem alegria o ânimo começa a faltar.


Salomão nos fala que um coração alegre aformoseia o rosto (Pv 15:13). Se a alegria traz feição boa ao rosto, então a tristeza trará um semblante feio. E ainda iremos mais longe, pois se a alegria traz semblante bom, isso significa que diante de uma adversidade teremos ânimo de persistir, certo! Certo, então a alegria é um incentivador para estarmos em pé, pois a alegria nos dá força, uma força incomum. Com base a esta tese o próprio Salomão ainda completa dizendo que se nos mostrarmos frouxo (tristes) no dia da angústia (luta) nossa força será pequena. Ainda a coluna da alegria traz luz para a casa e luz é o que todos queremos.


Coloque a coluna da alegria em sua construção, comece agora a edificar sua nova casa, uma casa que estará firmada em cima de sete colunas, seja a casa familiar, financeira, espiritual, ou ministerial, qualquer casa que deseje ficar de pé deve estar em cima das sete colunas da casa da Dona Sabedoria.


CONCLUSÃO


Mateus 7:24, diz que aquele que ouve e obedece a palavra é prudente faz a casa sobre “sete colunas”, mas o insensato a constrói na areia, pois não ouve nem obedece. Seja um homem prudente .

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...