sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A POMBA - YONAH - Cantares 2: 14




Introdução

Denominação comum às aves da ordem dos columbiformes, da família dos columbídeos, abrangendo cerca de 300 espécies, distribuídas por todo o mundo.
O corpo é compacto, pescoço curto,cabeça pequena, bico também pequeno com uma pele grossa e mole na base.
O gênero “columba” deu origem a numerosas variedades domésticas, muitas das quais funcionam como aves decorativas.
A palavra usada no hebraico é יֹונָה – Yonáh [ pomba]. Esta palavra ocorre por 6 vezes em Cantares de Salomão.

A Pomba Yonáh
Esta ave bastante comum na Palestina possuía algumas características interessantes que despertou o interesse de Salomão levando-o a proceder a uma pesquisa sobre a mesma.

A pomba descrita aqui é a variedade denominada “pomba-das-rochas” que tinha seu habitat nas terras costeiras, ao longo da “garanta” do Jordão.

Tais aves são notáveis por sua devoção a seus parceiros, e por sua afeição e, no cortejo, unem suas cabeças e a cada vez que cruzam os bicos, expressam algo parecido com um beijo dum casal íntimo.

“Minha pomba” era, assim, uma expressão apropriada de carinho, empregada por Salomão para referir-se a sua noiva.

Sendo ave tímida, que treme quando é assustada (Os. 11.11); a pomba, em seu estado selvagem, amiúde, se aninha nos vales (Ez 7.16); ao passo que a pomba-das-rochas faz seu ninho nas saliências e nas cavidades dos penhascos e das gargantas rochosas (Jr. 48.28)

A pomba possui asas fortes sendo capaz de voar a grandes distâncias [300 km] em busca de alimento, e é bastante rápida para despistar a maioria dos seus inimigos (Sl. 55.6-8).

As pombas são muito confiantes nos humanos e se tornam presas fáceis de serem capturadas. O próprio Jesus faz uma citação a respeito da simplicidade das pombas em Mt 10.16

As Características da Pomba Yonáh
Seguindo a linha de interpretação alegórica, a pomba no livro de Cantares de Salomão, representa a igreja. Veremos algumas analogias no texto de Cantares 2.14, em que a pomba representa a igreja.

1) Devoção ao parceiro – A pomba durante a sua vida é fiel a seu parceiro. A igreja de Jesus [a noiva] deve somente amar a Jesus. Jesus como noivo da igreja, não admite em hipótese alguma concorrentes; ou estamos com Ele, ou então não estamos.

2) Afeição recíproca - isto fala da comunhão interna. A igreja de Jesus precisa urgentemente acabar com as disputas internas. São tantas disputas, por cargos, por fama, por títulos, que acabam fragmentando a Igreja e dividindo o Corpo de Cristo. A cada dia surgem novas denominações, e ao perguntarmos a pessoa porque ele [a] saiu, temos a seguinte resposta: Deus me deu uma nova visão. Será mesmo? Que visão é esta? Da divisão? Das disputas? Deus sonda os nossos corações!

3) Gosta de banhar-se – Isto nos fala de purificação e santificação. Imagine uma pomba suja, cheia de carrapichos, de corpos estranhos. A igreja de Jesus, deve a cada dia buscar a agradar o Noivo, vivendo uma vida de santificação (Jo 17.17; Hb 12.14; I Jo 1.7).

4) Asas fortes - isto nos fala de alcançar novos patamares, de crescermos na graça e no conhecimento de Cristo (II Pe 3.18). O apóstolo Paulo disse que devemos andar em novidade de vida. Somos transformados de glória em glória. E você leitor [a] está crescendo em sua vida para com Deus. Ou estás estagnado, paralisado? Leia o texto de Habacuque 3.19

5) Rápida – a pomba pode atingir a velocidade de 80 km/h. Isto nos ensina a urgente tarefa da igreja de pregar o Evangelho da graça. Temos rapidez para tantas coisas, mas temos deixado de anunciar este evangelho, que é o poder de Deus. Estamos vivendo os últimos dias da igreja na terra. Com que apresentaremos ao Senhor? Quantas vidas foram alcançadas através do nosso testemunho e pregação?

6) Simples – foi o próprio Jesus que disse isto em Mateus 10.16 – isto nos fala da humildade. Quantas pessoas arrogantes em nossas igrejas! Quanta soberba! A igreja que subirá é a igreja que anda em humildade diante do Senhor Jesus. Será que nunca lemos João 3.27 “[...] não temos nada se Deus não nos conceder”.

A morada da Pomba Yonáh
Diz o texto sagrado em Cantares 2.14 que ela recolhe-se nas fendas da rocha. Agora surge a pergunta: Quem é a rocha? É Jesus, nossa rocha inabalável. Somente em Jesus, a igreja está segura contra as tempestades, os modismos, as heresias (Sl 27.5; 61.2,3).

A Voz da Pomba Yonáh
Ainda no mesmo texto de Cantares 2.14, lemos que sua voz é doce. O sabor doce nos direciona no sentido da palavra pregada pelos servos que atingem os corações e Deus os transforma. Quantos irmãos que não sabem pregar o evangelho! São pessoas amargas, azedas, que logo vão dizendo aos pecadores que eles vão para o inferno. Prezado leitor [a] o evangelho é reconciliação (II Co 5.18,19). Precisamos falar com amor, com doçura. Lembre-se que o evangelho antes de ser a verdade, ele é gracioso. Muitas pessoas no afã de dizerem a verdade, acabam afastando as pessoas de conhecerem a Cristo! Veja o que diz o texto de João 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade [....] unigênito do Pai”. Note que a GRAÇA vem em primeiro lugar!

A Pomba Yonáh é Imaculada
Em Cantares 5.2 temos uma alusão a pureza desta ave. Ali é dito que a pomba não tem mancha alguma. Que coisa magnífica! A igreja recebeu a lavagem do sangue do Cordeiro e agora é purificada. Por seu sacrifício na cruz, hoje não há mais condenação se estivermos em Cristo (Rm 8.1; I Jo 1.7)

Nós como a noiva do Cordeiro, não podemos ficar manchados e contaminados pelo pecado e o sistema mundano. Precisamos a cada dia estar em comunhão com o Noivo, para o grande dia do arrebatamento.

Que seja assim. Amém!
 
Fonte Point Rhema
VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...