terça-feira, 9 de agosto de 2011

VINHO NOVO (Jo 2:1-11)

 


 

Deus sempre deixa o melhor para o final. Nas bodas de Cana da Galiléia, Jesus operou seu primeiro milagre; e isso tem muito a nos dizer:

1. Era uma festa de casamento e, como em toda festa de casamento, não podia faltar o noivo, a noiva, os pais dos noivos, as testemunhas, enfim, os convidados - Jesus era um dos convidados. Também não podia faltar o que, popularmente, chamamos de comes e bebes. Tudo estava muito bem, por isso é que Jesus era apenas um convidado. Você pode perceber isso na vida de muitas pessoas: quando tudo está indo muito bem, Jesus é apenas mais um entre tantos a se lembrar.

Seria bom se cada um de nós fizéssemos uma análise em nossas vidas para nos certificarmos de que Jesus é convidado e está presente em cada área. Pense no seu casamento, negócios, vida social, vida espiritual, etc. Como podemos observar em Jo 2:3, havia acabado o vinho da festa; e isto significava que havia acabado a alegria, já que o vinho é o símbolo da alegria. Talvez, na sua vida, ou em alguma área da sua vida, tenha acabado o vinho, ou seja, a alegria. Se isto aconteceu, não se desespere, pois é no momento que o vinho acaba que Jesus deixa de ser um convidado e passa a ser o convidado especial ou até mais do que um convidado. Ele passa a ser o motivo da festa.

Quando Maria, a mãe de Jesus, disse para o Senhor que o vinho havia acabado, Ele simplesmente ignorou. Isso aconteceu porque o Senhor sabia que todos iriam tentar outras maneiras de resolver o problema. É bom notar que, ilustrativamente, Jesus espera não apenas ser convidado a estar presente, mas convidado a fazer a diferença.

Muitos estão achando que já fizeram tudo o que podiam quando convidaram o Senhor a entrar em sua vida, mas isso não é tudo. Jesus respeita a liberdade do homem, Ele está esperando a Sua vez de agir.

Imaginemos, agora, uma mesa posta contendo o melhor vinho já visto, um vinho feito pelas mãos do Senhor, e eu gostaria que você visualizasse esta cena que passo a expressar:

1. Há, ao lado da mesa, pessoas que já estão embriagadas com o velho vinho, e por isso não perceberam que o melhor vinho era servido por último (Deus sempre deixa o melhor para o final).
2. Há, também, um grupo que já tinha ido embora, pois pensavam que não haveria mais alegria naquela festa. Quantas pessoas já foram embora de nossas Igrejas, pensando que já não havia mais graça? Elas se esqueceram que o Senhor continuava presente e pode derramar graça sobre todos.
3. Há, ainda, um grupo de pessoas que, de terem bebido o vinho velho, puderam perceber que o último vinho era o melhor; e este é o grupo dos sóbrios e equilibrados.

Quero crer que estou falando com pessoas deste grupo, pessoas que não se precipitam, mas esperam a hora em que o Senhor entra em ação para mudar a situação. Este é o grupo mais feliz e abençoado. Lembrando que o Senhor sempre deixa o melhor para o final e que este grupo sempre experimenta o melhor de Deus.

O final é agora, pois o amanhã não nos pertence saber. Deus está nos convidando a viver em intensidade cada momento de nossas vidas. Nós ocupamos:

- o lugar do esposo quando reunimos pessoas para verem o milagre de Jesus;
- o lugar dos apressados quando vamos embora e não ficamos sabendo do final;
- o lugar dos embriagados quando não percebemos que Deus está agindo em nosso meio; e
- o lugar do mestre-sala quando equilibradamente sentimos as diferentes formas de Deus agir em nosso meio.

Hoje queremos que todos se sintam como o mestre-sala, e vivam este momento saboreando o melhor do Senhor. Na festa da Igreja Jesus Cristo é o noivo e o nosso noivo vai derramar o melhor vinho jamais bebido pelos homens. Recebamos a presença majestosa do Senhor em nosso meio.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...