terça-feira, 6 de setembro de 2011

"LEVITAS" OU "LEVADOS"?

 




“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”.

(João 4.23)

Não existem mais adoradores como antigamente. Uma grande parte dos chamados “levitas” de hoje desconhecem os princípios elementares das Escrituras; não sabem tocar, não analisam o que cantam e o melhor que fazem é pavonearem-se nos cultos. Muitos deles são alimentados pelos holofotes de mega-igrejas, ou até mesmo de velas e candelabros de razoáveis congregações. Eles coam mosquitos e engolem camelos. E o único compromisso que tem é com eles mesmos.

Alguns se acham “levitas”, mas são, de fato, “levados”. Levados em dois sentidos: o primeiro, no sentido de serem desobedientes e arrogantes, como meninos insubmissos que são. São “levitas” enquanto estão tocando, terminando o compromisso, saem do templo e abandonam a adoração. Grande parte deles vive dando trabalho aos pastores e líderes. E se algum ministro tira o pirulito de suas bocas malditas logo eles fazem uma rebelião, à semelhança de Lúcifer, mas tendo um melhor resultado do que este, pois, não são expulsos, e sim, expulsam tais pastores que ousaram mexer no “status quo”.

E o que mais me impressiona é a falta total de discernimento dos membros idiotados das igrejas. Para estes, basta ouvir alguma música bem tocada que acham que isso é adoração. Aplaudem, dão glória, e não percebem que a única glória que estão dando é para os "levitas". Alimentando assim a doença e causando uma grengena maior ainda na adoração, que tem de tudo, menos a presença de Deus.

Num segundo sentido, são levados por vozes discordantes da igreja hodierna, pois acompanham as ondas e manias gospels da atualidade. São levados pela música da moda, com belas harmonias, mas sem letra. São levados pelo "hit" do momento, alimentando o "Show da Fé". Pelo grupo famoso que vende milhões de cópias a cada turnê. Daí, as vozes e “ministração” dos “levitas” têm que parecer com aqueles, pois “libera” a unção. São robôs programados para entreter as cabeças ocas da igreja evangélica no Brasil. E com isso, criando mais um círculo vicioso do mundo gospel.Se existem "levitas" assim é porque existem pessoas dispostas a alimentar o circo. Pois o que o povo "crstão" precisa é de pão e circo.

No entanto, a Palavra nos ensina a prestarmos um culto digno ao Senhor, com salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef 5.18-20; Cl 3.16). O “levita” – se é que podemos chamá-los assim, pois os modernos diferem em muito daqueles do Antigo Testamento – é simplesmente um servo; deve ser a luz do mundo e o sal da terra e não aquele que sobe no pedestal da glória humana esperando receber ovações.

Um exemplo interessante é que num site de um cantor gospel famoso, cujas músicas eu particularmente gosto, da maioria delas, existem algumas exigências, dignas de astros da música secular, para que ele possa “louvar”. O que ele chama de “nossas necessidades”, são elas:

- Transporte terrestre e/ou Transporte aéreo;

- Traslado durante o período em que estiver a disposição da programação;

- Hospedagem de toda a equipe em hotel;

- Alimentação (incluindo água no interior do hotel sem que arquemos no momento do check-out);

- Estrutura do evento (palco, som, iluminação, modelo de teclado solicitado pelo escritório, a bateria também tem que ser aquela solicitada pelo escritório)

- E: Outras necessidades serão passadas após o preenchimento do formulário.

Fora o “cachê” para o mesmo poder marcar presença. "Adorar a Deus". Que Deus? Mamon? Ou como diria os Paralamas do Sucesso: "A arte de viver da fé. Só não se sabe fé em quê".

Mas, creia, não sou pessimista, nem tudo está perdido. Ainda existem grupos, cantores, músicos e servos que ainda prezam pelo compromisso com Deus. Existem hinos, embora cada vez mais raros, que ainda glorificam ao Senhor e são recheados da Palavra. Através dos verdadeiros adoradores o Espírito Santo ainda fala aos nossos corações. São adoradores compromissados com o Eterno que Ele se agrada. Pois, “o Pai procura a tais que assim o adorem”.

O Pai “procura” verdadeiros adoradores. Você entende isso? A busca não é humana. Não depende de talentos, dinheiro, instrumentos musicais, templo climatizado, beleza ou qualquer qualidade inerente no homem como um todo. Alguns “levitas” acham que por se pavonearem-se na adoração, Deus irá receber seus louvores. Precisamos entender também, como homens falhos que somos, que o compromisso é com o Eterno e não com nosso ego. O nosso compromisso é com o Senhor e ninguém mais.

Creio, repito, através dos verdadeiros adoradores o Espírito Santo ainda fala ao nosso coração. São adoradores compromissados com o Pai que Ele se agrada. Pois, “o Pai procura a tais que assim o adorem”. A minha oração é que cada “levita” possa dizer com sinceridade: “Que Ele cresça e que eu diminua”.

Adora-se a Deus não pelo que Ele nos dá, mas por quem Ele é. Portanto, que toda a glória, adoração, poder, honra e louvor seja dele, e apenas dele, a quem devemos tudo, para sempre. Chega de tantos levitas levados. Que Deus tenha misericórdia de todos. Amém.


SOLI DEO GLORIA NUNC ET SEMPER

Pr. Antônio Júnior

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...