segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RESTAURAÇÃO DO TABERNÁCULO DE DAVI.

 

“Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.”
Amós 9:11,12



De acordo com o dicionário a palavra "RESTAURAÇÃO" quer dizer:
Voltar ao estado original; Reparo, conserto de qualquer coisa desgastada pelo uso; recomposição de algo; restauração do passado; recostituição de forças depois de doença ou fadiga...


1 - A promessa.
2 - O tempo de seu cumprimento.
3 - Quem a executará.
4 - Seu objetivo.
5 - A quem é destinada.
a PROMESSA apresentada na profecia de Amós é uma promessa de RESTAURAÇÃO. O que exatamente será restaurado, veremos mais adiante. Deixe-me iniciar pelo aspecto de número 2 da referida profecia.
a) O TEMPO DO CUMPRIMENTO (2): O que está prometido pelo Senhor na Palavra Profética que Amós registra em seu livro, no capítulo e versículos citados anteriormente, se cumprirá no que o profeta chama de “naquele dia”, referindo-se ele ao dia da restauração de Israel; o contexto nos mostra isto.
“Mudarei a sorte do meu povo Israel; reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor teu Deus.”
(Amós 9:14, 15)
Este é o tempo no qual a PROMESSA se cumprirá. Em nossos dias a profecia se cumprirá. Não tardará mais tempo. Veremos o tabernáculo de Davi ser levantado de suas ruínas ainda em nossa geração! Já está começando a ser restaurado!
b) SEU OBJETIVO(4): O objetivo da PROMESSA é ainda mais glorioso! O Espírito do Senhor nos faz ver, através do profeta, que o cumprimento da profecia resultará em conquista de nações. Leia de novo:
“… para que possuam o restante de Edom e todas as nações … ” (Amós 9 : 12a )
Restaurarei o tabernáculo caído de Davi para que todas as nações sejam conquistadas. Este é o objetivo da PROMESSA contida na profecia de Amós.
Quanto mais o tabernáculo de Davi se levante, mais nações conhecerão a glória e o poder salvador de nosso Deus.
c) A QUEM É DESTINADA A PROMESSA? : Ao lermos o texto e o contexto da palavra profética em foco, entendemos que a PROMESSA está destinada a Israel como nação eleita - à menina dos olhos de Yahweh, mas vejamos como ela foi interpretada pelo apóstolo Tiago em Atos 15:16,17, 18:
“Cumpridas estas cousas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-os de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor que faz estas cousas conhecidas desde séculos.”
Ao interpretar a profecia de Amós 9:11 e 12, Tiago a relaciona com os gentios que invocam o nome do Senhor, isto é, a Igreja. No contexto de tal interpretação, vemos que os apóstolos estão reunidos para discutirem sobre a questão da conversão dos não-Judeus, e a PROMESSA termina sendo relacionada à salvação dos gentios.
O que Tiago afirma nos faz entender que a PROMESSA de RESTAURAÇÃO produziria nos homens uma fome de Deus e uma intensa busca de Sua Presença, de maneira que os considerados gentios passariam a invocá-lO.
Sabemos que essa fome está tornando-se realidade em nossos dias, e foi isso que o mesmo Amós profetizou quando disse:

“Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.”
(Amós 8:11)
Por esta razão, não temo afirmar que a PROMESSA de RESTAURAÇÃO contida na profecia de Amós está destinada ao Israel espiritual de Deus, ou seja, à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. É através da Igreja destes dias finais que o tabernáculo de Davi será restaurado!
d) QUEM A EXECUTARÁ? : Fica evidente no texto que, quem levará a PROMESSA feita pelo Espírito do Senhor através de Amós a tornar-se realidade, é o próprio Espírito Santo. Veja o que diz o texto:
“… todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.”
(Amós 9:11,12)
O Eterno não só anuncia o que virá, como também define que é Ele quem fará acontecer.
Sendo assim, o nosso Deus está absolutamente comprometido com a PROMESSA feita através do profeta, e Ele jamais deixa de atingir Seus objetivos e de cumprir com Sua Palavra!
e) A PROMESSA: Finalmente, precisamos entender de quê trata a PROMESSA. Então vejamos qual é:
“Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade…”
Como disse no princípio, é evidente que a PROMESSA apresentada na profecia de Amós é uma promessa de RESTAURAÇÃO. Mas o que exatamente será restaurado e o que isso significa?
Óbvio que a PROMESSA é a de RESTAURAÇÃO do tabernáculo de Davi. O que temos que entender, de um ponto de vista profético, como também afirmei no inicio, é o que isso significa. O que será restaurado, precisamente?
Não está explícito, mas intrínseco no texto o que Adonai, de fato, pretende restaurar nos tempos do fim, e, os que possuem uma visão clara do mover do Espírito em nossos dias, sabem que tal restauração já está em andamento. Glória a Deus!
Ocorre que a PROMESSA de RESTAURAÇÃO nada tem a ver com a reconstrução de um lugar físico. Por mais magnífica ou esplendorosa que pudesse ser a tenda do rei de Israel, o Aba não a iria restaurar, senão pelo que Davi e seu povo praticaram dentro dela por quase 40 anos.

Que hoje o Senhor esteja restaurando os tabernáculos caídos, feridos...e sarando as dores...
 
VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...